terça-feira, 29 de setembro de 2009

QUAL LIVRO VOCÊ ESTÁ LENDO?????







FALAR EM LIVRO NÃO SE PODE TAMBÉM ESQUECER DE ILUSTRAÇÃO. UM ILUSTRADOR QUE VALE A PENA CONHECER É RUI DE OLIVEIRA.
O EVANGELHO SECRETO DA VIRGEM MARIA DE SANTIAGO MARTIN. Este livro reconta a história de Jesus sob o ponto de vista de sua Mãe Santíssima. Na cruz o próprio Jesus nos deixa Maria como nossa mãe como nos relata o texto do Evangelho de João (Jo 19, 26-27): Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis o teu filho!" Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe!" A partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa. A partir deste momento a Virgem teria contado a São João Evangelista, tudo o que lhe vinha à memória, tomando o relato cada vez mais um sabor costumeiro, pois o relato leva-nos a viver aquela forma de vida simples. Narra também aquilo que se dizia na Sinagoga, e entre muitas coisas, conta como quando tinha 15 anos, pouco tempo após se ter tornado mulher, ter tido uma "aparição" de um anjo que lhe perguntava se aceitava ser Mãe, segundo um plano que Deus tinha para ela. Deve-se lembrar, porém, que este Evangelho é apócrifo. Segue a trama dos Evangelhos canônicos e a parafraseia ilustrando-a com notícias fantasiosas.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

COTIDIANO, IMPRESSÕES E RELATOS - 6ª SÉRIE
















Dia Especial

Dia 24 de maio de 2009, foi um dos melhores dias da minha vida: fui ver ao vivo e a cores, uma das minhas bandas favoritas: Jonas Brothers.
Acordei muito animada, e me arrumando muito rápido, para chegar logo ao Morumbi, onde ocorreria o show.
A fila estava enormemente grande. Como ficamos bastante tempo na fila, conheci pessoas com quem tenho contato até hoje.
As cinco horas da tarde, o portão abriu e meu coração começou a ficar irregular. Passamos pelos seguranças e entramos. Fiquei abismada com a grandeza do Morumbi e quantas pessoas haviam lá.
Antes dos Jonas entrarem, a banda Cine e a grande cantora Demi Lovato cantaram. Logo escureceu e os três meninos que eu amo, subiram ao palco. Aí sim, meu coração ficou irregular. Não sabia se ria, ou se chorava.
Chorei e ri em todo o show, mas teve um clímax: quando o Nick cantou a música "A Little Bit Longer", que diz sobre a sua diabetes, eu chorei muito. Nem imagina como é linda!
Quando o show acabou, desabei: havia acabado. O melhor show, havia acabado.
Mas nada foi em vão: nem o sol escaldante, nem a fila e nem as unhas roídas.
Nesse dia, I live the dream, e em português: "Eu vivi o sonho".
(Letícia Francolino Nogueira, da 6°D)





quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OS MITOS PELO OLHAR DA 6ª SÉRIE. APRECIE RELEITURAS!!!!








A BELA DA PRAIA


Contam alguns moradores de uma determinada ilha que quando estava para mudar o tempo, bem ao anoitecer, uma bela mulher, muito alta e com cabelos longos, loiros e cacheados. Nua em pelo, dança ao som do bater das ondas e é iluminada pelos relâmpagos. Seus lindos pés parecem não tocar o macio chão de areia, e sim, flutuar.
Conhecida como alamoa, que é o feminino de alemão, sua forma pode variar. Às vezes, é uma forma iluminada, às vezes, multicolorida. Atrai os homens e os seduz. Aqueles, que não resistem aos seus encantos, se transformam em um esqueleto.
Dizem alguns que ela é uma alma perdida que procura um forte homem que a ajude a desenterrar um tesouro.
Mora em uma pedra, em que, em algumas noites, abri uma porta toda iluminada, por onde ela atrai suas vítimas. Dizem alguns ainda que a beleza é apenas um disfarce, pois ela logo se transforma em um esqueleto com buracos no lugar dos olhos, e que os homens que lá entram nunca mais são vistos e seus gritos de horror ainda ressoam no local por vários dias.(VITÓRIA GUIMARÃES/ 6ª SÉRIE B)


UMA JOVEM TEIMOSIA


Um jovem chamado Faetonte não sabia quem era seu pai. Um dia sua mãe lhe disse que era o Sol, mas ele não acreditou, então foi até a morada do astro confirmar a resposta.
Chegando lá, o Faetonte explicou para o Sol o que sua mãe havia revelado. Não muito seguro, perguntou para o Sol se a revelação era verdadeira. E o astro, então, prometeu ao filho que realizaria qualquer desejo para que ele tivesse certeza do fato.
Faetonte então disse que desejava guiar o carro do Sol. O astro não gostou muito da idéia, e falou que não seria muito seguro o menino guiar o carro, pois, no caminho, ele encontraria muitos perigos, como os chifres da constelação de Touro, o arco de Sagitário, a boca do Leão, e também, os cavalos alados, que puxavam o carro, não seriam fáceis de domar, e eles soltam fogo pelo nariz e pela boca, por isso ele deveria ficar na mesma distância entre o Céu e a Terra, pois ambos devem receber a mesma quantidade de calor que os cavalos alados soltam pelas suas narinas, afinal, não é qual quer um que aguenta o calor do fogo, não é mesmo? “Até Zeus, o rei de todos os Deuses, não poderia guiar o carro, quem dirá um mortal como você?”
Mas o menino não quis ouvir seu pai, e insistiu no desejo. E como o pai havia prometido, não poderia voltar atrás, e foi obrigado a cumprir a vontade do menino.
Faetonte entra no carro de Sol, e percebe que não era capaz de guiá-lo. Mas já era tarde demais.
Os cavalos alados quase não sentiam força nas rédeas, e então começaram a correr a vontade, por caminhos que não eram permitidos, e o carro ia para cima e para baixo, desequilibrando o calor entre o Céu e a Terra. E então o solo se fende, as águas secam, o verde se queima. Pessoas viram cinza, cidades se destroçam. Dizem que foi naquela época, que os povos da África passaram a ter cor negra.
Até que a Terra levanta sua voz e diz para Zeus que não poderia suportar mais, e se deveria morrer pelo fogo, que ao menos fosse por meio do fogo do Deus dos Deuses.
Então, Zeus ouvindo o seu pedido lança um raio contra Faetonte. E ele cai do carro do Sol.
E finalmente, tudo aquilo acaba.
Ninfas recolheram o corpo de Faetonte e o sepultaram como epitáfios escreveram essas palavras: ‘’ - Aqui jaz Faetonte, cocheiro do carro paterno. Não conseguiu dirigi-lo, mas morreu num ato de grande ousadia.
O pai de Faetonte ficou desolado. Dizem o mesmo que durante um dia todo não houve sol sobre a Terra. ’’


DEIXANDO A MINHA PALAVRA...

Os mitos nasceram com o objetivo de explicar milhares de fenômenos existentes. Esse não é diferente. Mas há também uma lição: sempre devemos ouvir e abaixar a cabeça para os mais velhos, aqueles que nos guiam, orientam, pois, muitas vezes, são eles que têm razão.
E esse mito, portanto, nos mostra duas explicações: a primeira, é questão de onde surgiu a cor negra, e a segunda o porquê a existência do dia e da noite.

Depois gostaria de saber, professora, se você poderia me dizer o que você concluiu a respeito desse mito. Até mesmo por que é sempre interessante nós sabermos a opinião do outro sobre um mesmo assunto, não é? (GABRIELA PORFÍRIO/6ª SÉRIE C)



DEIXANDO UM POSSÍVEL OLHAR...

GABRIELA, qual seria o conselho do pai Hélios “considerado o Sol divinizado e era representado como um jovem coroado de raios solares. Hélio regia o ciclo das estações e a produtividade do solo antes de ser assimilado pelo deus Apolo. Da união de Hélio com Clímene nasceram Faetonte e as helíades (Mérope, Hélie, Febe, Etéria, Dioxipe e Lapécia”).
“O conselho final foi “Voa no meio e correrás seguro ”. “In medio est vistus”, a virtude está no meio, dizia um provérbio latino. Caminho do Meio é uma expressão usada desde os antigos, e sugere evitar caminhos extremos. Os gregos ensinavam a prudência e a moderação como um estado de espírito saudável (Sophrosyne). O oposto dessa virtude era o orgulho, a violência (hybris). Nada em excesso, recomendavam os mestres ao contar histórias de homens e heróis castigados pelos deuses por conta de seus excessos.
Assim foi com Faetonte, que não demorou a perder o controle. Os corcéis dispararam e logo alastrou um incêndio por florestas e cidades. A Terra, mãe de tudo pediu ajuda a Zeus, pai dos deuses e dos homens, que cuidava da ordem do mundo. Do alto do Olimpo, Zeus acertou Faetonte com seu raio. O jovem morreu no próprio fogo que provocara. O dolorido pai deixou por um dia a terra em trevas, iluminada apenas com o clarão das labaredas.
Entre as interpretações desse mito, muitos dizem que o erro de Faetonte foi não perceber sua força limitada. O filho mortal quis se igualar à divindade, se fazendo de deus. O excesso de vaidade de Faetonte fez dele sua própria vítima.”

terça-feira, 8 de setembro de 2009

EXIGÊNCIAS DO ENEM 2009 EM LÍNGUA PORTUGUESA

No Enem 2009, em português será cobrada a gramática aplicada
Última atualização: 04/08/2009
O que será cobrado de língua portuguesa dentro da divisão de "linguagens, códigos e suas tecnologias" no Enem 2009?

O novo exame abordará o assunto da mesma maneira que os grandes vestibulares, como o da Fuvest e o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): as questões pedem que o estudante saiba aplicar a gramática em situações concretas.

No Enem, o que é cobrado do jovem que sai do ensino médio não são nomenclaturas gramaticais, mas a capacidade de ler e entender o que é pedido. O simulado divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) não mostrou nenhuma novidade em relação a anos anteriores e só confirmou essa tendência. A prova pedia que o estudante tivesse capacidade analítica; ele teria que perceber a relação que existe entre as diversas variedades de texto apresentadas, teria que entender as diferentes visões de mundo que elas veicularamm e teria que ter senso crítico para perceber isso e não se deixar influenciar facilmente.

Esse jeito de cobrar os conhecimentos de português já se reflete no ensino médio: antes você trabalhava com a palavra 'solta'; agora, o aluno analisa a palavra a partir do texto em que ela está inserida. Por isso, quem só estudar gramática vai acabar se frustrando porque o Enem não vai cobrar nomes.

Dicas de estudo

Para se preparar, confira as questões dos exames anteriores do Enem e de vestibulares para verificar o que foi cobrado e, a partir daí, consulte uma gramática, caso precise de auxílio para compreender o que é pedido. O conteúdo do Enem está se aproximando cada vez mais daquele pedido pela Fuvest na primeira fase.
CONFIRA CINCO PONTOS IMPORTANTES COBRADOS NO ENEM
1. COESÃO TEXTUAL
Dentro de um texto pode ser pedido conhecimentos de análise sintática, uso dos conectivos, uso de pronomes relativos e de períodos compostos
2. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
O estudante deve ter a percepção de que a língua não é homogênea e que a norma culta é só uma referência; ele deve saber identificar as diferentes formas de falar e saber por que ocorrem.
3. GÊNEROS TEXTUAIS
O aluno deve saber quais são os mecanismos gramaticais que predominam em cada tipo de texto, como o jornalísitico, o poético etc.
4. USO DE TEMPOS E MODOS VERBAIS
Conhecimento essencial para interpretação de textos no Enem.
5. FIGURAS DE LINGUAGEM
São recurso fundamental da língua, o estudante deve perceber os efeitos de sentido de uma metáfora, de uma ironia etc.


Recomenda-se também muita leitura: é primordial, não só de livros didáticos mas de jornais, revistas, sites de informação. Só assim o aluno adquire habilidade de leitura e nível vocabular.

A leitura cobrada no exame pode ir além de textos: o texto iconográfico, como quando o Enem pede para comparar figuras, também é texto: o estudante tem que interpretar as imagens, identificar seu significado. Tudo isso exige treino.

Para todas as matérias

O domínio da língua portuguesa é central para os estudantes pois está por trás dos cinco eixos cognitivos comuns a todas as áreas do Enem 2009; veja quais são (de acordo com as habilidades cobradas pelo exame):

1. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
3. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
4. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

O domínio da língua portuguesa é a base para o estudante poder desenvolver as habilidades acima e, a importância da interpretação de texto tende a crescer: boa parte da prova vai ser interpretação.
http://www.passeiweb.com/vestibular/noticias/1249419256