domingo, 28 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS SEMANAIS DO 3ºs ANOS "B" e "C" 2010 DOS DIAS 23/03 E 25/03

NESSA SEMANA QUE FINDOU A ÊNFASE FOI NA DISCUSSÃO SOBRE OS 30 ARTIGOS CONSTITUINTES DOS DIREITOS HUMANOS ATÉ ENTÃO DESCNHECIDOS PELA A MAIORA DOS TERCERANISTAS DO JC.
JÁ ESTAMOS DISCUTINDO A PROSA RENOVADA DO SÉCULO XX COM BASE NO ESTILO DE OSWALD DE ANDRADE - a presença do cenário urbano com todos os ruidos das máquinas e a pressa do dia-a-dia (SUGESTÃO: pesquisa sobre a biografia do escritor em questão). ANTES, NO ENTANTO, FECHAMOS A EXPOSIÇÃO “De Caminha aos dias de hoje”: aspectos relevantes de cada estilo/movimento com seus respectivos representantes, acompanhados de exemplares de textos literários. (proposta de trabalho também para os grupos para apresentação dia 08/04/2010 por meio dos programas power-point ou movie maker).


É importante destacar que, ao viajar pela história da literatura brasileira, se enfatizou o hibridismo da literatura contemporânea dos finais dos anos 90s, como “Cidade de deus”, os romances de Ferrez, dentre outros.


Falando em Ferrez, o romance dele trouxe polêmica em escola na Bahia. Espero que o livro não seja queimado, por puro autoritarismo, em praça pública como os do baiano mais amado, Jorge Amado, nos anos 30s.


Leia a notícia abaixo:
Conheça "Capão Pecado", livro que provocou afastamento de professora na Bahia

"Capão Pecado" causa polêmica escolar na Bahia e em Minas Gerais
"Filho da puta", "porra" e "bosta", entre outros palavrões frequentes na linguagem coloquial, provocaram o afastamento de uma professora da Diretoria Regional de Educação em Feira de Santana (BA), informa o jornal "Correio da Bahia".


O motivo: adotado nas aulas de português da oitava série, o livro didático "Linguagem - Práticas de Leitura e Escrita" (Global e Ação Educativa), de Anna Christina Bentes, reproduzia trecho de "Capão Pecado", do escritor paulista Ferréz. A obra é ambientada em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, e utiliza as gírias no texto para reproduzir a linguagem oral da periferia.


Não é a primeira vez que "Capão Pecado" causa controvérsia. No ano passado, pais de alunos e a Secretaria da Educação de Minas Gerais também discutiram se o uso de palavrões no livro não era um motivo para evitar a leitura por adolescentes nas salas de aula.


Segundo o "Correio da Bahia", em Feira de Santana, a direção da Escola Estadual Godofredo Filho justificou que a professora afastada usou o livro didático sem conhecimento do conteúdo de "Capão Pecado". O título foi escolhido como substituto para o livro oficial, que teria demorado a ser entregue pelo MEC (Ministério da Educação), segundo o jornal.


Na descrição da editora Objetiva, "Capão Pecado" descreve um lugar "abandonado por Deus e batizado pelo Diabo, usando a linguagem do gueto para personagens tão reais e sem futuro. É miséria, violência, droga e morte". Como o autor o define, é "um livro de mano para mano. É ácido e violento. É um grito".


Em seu blog, Ferréz disse que a professora afastada "está sendo vítima de perseguição" e criticou o jornal que publicou a notícia sobre o caso.
"Torço para que os responsáveis pela secretaria de educação não se deixem manipular pela reportagem do jornal Bahia Meia Dia, que fez uma reportagem tendenciosa e preconceituosa sobre o livro, pra quem não sabe o jornal é do Grupo Rede Globo de televisão. Num país onde programa como Pânico na TV mostra até o 'útero' das mulheres, e onde nosso símbolo de carnaval é uma mulher negra nua rebolando com a vinheta da Globo, até que eu devo estar errado mesmo, por tratar de temas como a Aids e machismo."
"Capão Pecado"


Autor: Ferréz
Editora: Objetiva
Páginas: 152
Quanto: R$ 35,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha ou melhor em uma biblioteca mais perto de você.
(http://livraria.folha.com.br/catalogo/1091346/capao-pecado


CRONISTAS DO JC

Anidropodoteca



Estava eu, todo exuberante, “paquitão’’, quase pronto para ir a um “casório’’, onde seria padrinho, quando menos esperava, cai aquele “pé d’água’’.
O que eu poderia fazer? , uma telepatia? , transportar-me por pensamento? Bom, seria o único jeito de chegar até lá sem me molhar.Minha mãe, vendo minha situação, berrou lá da cozinha:
- Ô animal, pra que é que serve a anidropodoteca? Isso não foi feito para mangrar (inutilizar), viu!
Eu cheio de dúvidas, fiquei a imaginar, anidro... anidro... anidro...
Seria uma capa igual a do super homem só que impermeável?
Ou seria uma carruagem? , para mim naquele momento, até uma carroça, dava jeito.
Não sei muito, mais suponho que quem inventou uma palavra dessas, devia de estar pensando no nome da mãe, da tia, do pai, da avó e pegou as inicias do nome de cada um, resultando naquela palavra.
Com uma dúvida petulante, insistente, resolvi pesquisar no dicionário, porém nem no Aurélio havia tal palavra e, nisso minha mãe joga algo no sofá e fala:
-Toma, vê se coloca direito viu, e o guarda chuvas está em cima da mesa.
Peguei o saco preto e, ao abri-lo, avistei um objeto parecido com uma bota de borracha, que ao comprar a roupa do “casório’’, veio junto com o sapato de couro alemão, para proteger da água, pois o couro é muito sensível a umidade.
Não tinha menor idéia que galocha, (uma bota de borracha, que em caso de chuva não permite que a umidade entre em contato com os pés) seria a tal da anidropodoteca. (Marcos Ruan dos Santos Souza 3ºEMB Amizade)







REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 22/03 a 26/03

A semana foi movimentada com contato com o estilo machadiano de dizer por meio de "Missa do galo", premiações para mais de 40 alunos (Destaque de 2009) que se deliciaram dos brinquedos, chuvas e muitos vem-e-bebes e apresentações não Playcenter em grupo em Sampa "Quem sou eu / nós" que me deu o que pensar.



Por meio de imagens selecionadas pelos alunos, Juntamente, com explicações individuais, o destaque foi para "ter o", revelando que as metas alcançadas A SEREM ainda Centram se, quase que por Unanimidade, efeitos em riqueza e poder fazer apelo ao que se faz consumo, eo valor passa a ser TRANSFERIDO para a matéria.


Deixemos que falem as imagens ...

Assistam aos vídeos ... E aguardo nos comentários Consistentes Quais sobressaem, principalmente, comparações entre uma temática abordada ea realidade social da qual nós nos inserimos.



TAREFAS À VISTA:

1. Leitura de "Missa do Galo: Variações sobre o mesmo tema", um dos mais célebres contos de Machado de Assis é recontado por seis grandes escritores brasileiros: Antonio Callado, Autran Dourado, Julieta de Godoy Ladeira, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Osman Lins. O volume, idealizado por Osman Lins em 1964 e posto em prática 13 anos depois.

2. Leitura do artigo: "A reescritura de" Missa do galo "Através de um olhar feminino", de Lúcia Osana Zolin.


VÁ NO SITE: http://periodiocos.unem.br/ojs/index.ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/2749/1888 
Lá está o texto na íntegra.

QUEM É MACHADO DE ASSIS ?????????





MAIS UM POUCO SOBRE MACHADO ... ASSISTA. COMENTE.













ROTEIRO DE ESTUDO DO CONTO "MISSA DO GALO", DE MACHADO DE ASSIS.

1) O conto é narrado em flashback por Nogueira, um senhor que já é de idade, e faz uma retrospectiva de um momento importante em sua vida. Qual é a característica mais marcante de uma narração em primeira pessoa (ponto de vista não somente é narrador-personagem)?

2) Missa do Galo tem uma estrutura bastante rígida, em perfeita consonância com o que DEVE ser uma história curta. Há, marcadamente, três partes, não conto: o prólogo, o desenvolvimento da história propriamente dita eo epílogo. Delimitar essas partes?
 
3) Apesar de ter Sido escrito em uma época em que o cinema ainda não existia, o conto Missa do galo é bem cinematográfica, isto é, nele existem recursos visuais importantes. A figura de Conceição, por exemplo, é focalizada o tempo inteiro, fazendo "avanços e recuos", num autêntico jogo de sedução.

Exemplos: "Vestia um roupão branco, mal apanhado na cintura, Sendo magra, tinha um ar de visão romântica".

"Conceição ouvia-me com a cabeça reclinada não espaldar, enfiado os olhos por entre as pálpebras meio - cerradas, sem os tirar de mim."

Proposta: Continuar a fazer esse levantamento ao longo do texto

4) Conceição é a personagem central desse conto, entretanto aparecem outras figuras. Quem são? Como são? Dê ênfase, no entanto, na figura de Nogueira (Crie o perfil dessa personagem). Busque o texto de Machado como testemunha para sustentar o teu discurso, ou melhor, para comprovar afirmações.

5) O espaço-ambiente é elemento importante nesse relato. A história narrada passa-se em que lugar? Como ele é caracterizado? Justifique com fragmento do texto, usar voz de autoridade.

6) O tempo é outro elemento importante de qualquer narrativa, principalmente do conto, que é uma narrativa curta, o tempo Análise nessa história. Ele cronológico é? Psicológico? Ou há uso dos dois tipos de tempo? Comprove com trechos do texto.

7) Detenha-se agora na linguagem do conto. Diálogos Repare nos: como eles são? Você seria Capaz de falar sobre o conteúdo da conversa entre Nogueira Conceição? Por que a narrativa começa com o seguinte comentário: "Nunca pude entender uma conversação senhora com uma que tive, há muitos anos [...]"?

8) Faça um levantamento dos itens seguintes formal:

a) para qualificar os adjetivos que servem Conceição;

b) os longos períodos e conto os períodos curtos fazer;

c) o tipo de pontuação de que se vale nos diálogos o autor.

Após o levantamento, responda:

• O autor exagera nas qualidades (ou defeitos) de Conceição? Que tipo de visão fica de Conceição?

• Que tipo de linguagem foi mais utilizada conto não?

• O diálogo é sugestivo?

9) Missa do galo é uma história de amor? Explique.

10) NOTA: uma tarefa final é Recolher todas as perguntas e resposta em um texto único, construindo assim uma resenha. Titule-a.



Sugestão de leitura: "Uns braços", também de Machado de Assis. (vide o texto na Integra em "Recados para o 2 ° anos - 2010")

segunda-feira, 22 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 7ªs SÉRIES "A" e "B" - FEVEREIRO /MARÇO DE 2010

Nos meses de fevereiro e março deste ano, as aulas da 7ª série estão centradas em leituras de textos com narratividade: reportagem e contos, como, "Tentação", de Clarice Lispector. A proposta, então, principalmente,é produzir documentários com base em reportagem cujo o assunto é  o adolescente (houve uma votação Quanto a esse aspecto).

Veja em seguida uma versão para o tal conto de Lispector:






Falando em narrativas e filmes nada mais justo que trazer algumas pedidas.

Assista e Comente...




ESSE EXEMPLO DE VIDA TAMBÉM É CONTADO EM DESENHO ANIMADO. AQUI ESTÁ A PRIMEIRA PARTE. BUSQUE AS OUTRAS PARTES NO YOUTUBE. TENHO CERTEZA QUE NÃO VAI SE ARREPENDER.



PORTANTO:

NESTE BIMESTRE, NAS 7ªS SÉRIES A e B, A ÊNFASE É LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, NÃO SÓ DE SEQUÊNCIA (TIPO) NARRATIVA (história de ficção), MAS TAMBÉM DISSERTATIVA PARA ATENDER ÀS COMANDAS EXPOSTAS NOS QUESTIONAMENTOS COM BASE NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR, “TENTAÇÃO”; “DEZEMBRO”, DE ..... E AINDA EM FRAGMENTOS DO ROMANCE “FELIZ ANO VELHO”, DE MARCELO RUBEN PAIVA. ALÉM DESSA FRENTE, O TEXTO JORNALISTICO TAMBÉM TEM ESPAÇO GARANTIDO, COM GÊNERO REPORTAGEM (ORIENTAÇÃO DA REVISTA DA “SE” 2009, VOL. 4) E O TRABALHO COM VÍDEOS(leitura, entendimento e produção). O ASSUNTO (votada e seleção dos temas em sala de aula) A SER ABORDADO EM UM DOCUMENTÁRIO (parte de leitura de reportagens)A SER PRODUZIDO EM GRUPO É SOBRE ADOLESCÊNCIA.



AO DISCUTIR PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO DE DIVERSAS FORMAS PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE, NÃO DEIXAMOS DE DESTACAR O TRATAMENTO DIFERENCIADO QUE É DEDICADO ÀQUELES COM ETNIAS, COSTUMES, TRADIÇÕES E ESCOLHAS DIFERENTES AOS OLHOS DE GRUPOS SOCIAIS, ORIENTAÇÕES SEXUAIS QUE FOGEM DE UM PADRÃO PREESTABELECIDO, DEFICIÊNCIA.


DENTRO DESSE CONTEXTO, HOUVE ESPAÇOS PARA FALAR DE HELEN KELER (Nascida Helen Adams Keller, em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, EUA, a criança desenvolveu uma febre aos 18 meses de idade. Em seguida, Helen ficou cega, surda e muda. Quando tinha seis anos, a professora Anne Mansfield Sullivan, da Perkins School for the Blind (Escola para cegos Perkins), foi contratada como professora de Helen. A moça, de 20 anos, ensinou a Helen a linguagem de sinais e o braile. A história da professora e sua aluna foi recontada na peça e no filme de William Gibson, "The Miracle Worker (O milagre de Anne Sullivan). http://www.dionariolibras.com.br/website/artigo.asp?cod=124amp;idi=amp;moe=6&id=798  





ATENÇÃO: há filmes e documentários que abordam a vida dessa personalidade que enfrentou preconceito, limites impostos pelas múltiplaas deficiências e pela família; deixando a história de vida para servir de referencia a todos;



1. O Milagre de Anne Sullivan (Professora tenta fazer Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, entender melhor as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e aa superprotegeram.).



2. Helen Keller:In Her Story (1954) (( Documentário: Sua vida virou filme. "Helen Keller in Her Story" (Helen Keller e sua História) recebeu o "Oscar" de melhor documentário da Academia de artes e ciências cinematográficas em 1955.



3. Hellen Keller: O milagre continua (1984) O filme retrata a história da americana Hellen Keller, que mesmo sendo cega, surda e muda, provou com a ajuda da professora Anne Sullivan a sua importância. Colorido; filme feito para a Tv, não foi lançado em vhs ou em dvd.



Quanto às tarefas, elas se relacionam às atividades sugeridas pelo livro didático, pela revista de “SE” e à leitura e produção de curtas-metragens/documentário.

COMO OS CURTAS ABAIXO A QUE DEVEM SER ASSISTIDOS E, EM SEGUIDA, HÁ ATIVIDADES EM GRUPO E INDIVIDUAL PARA SER DESENVOLVIDAS: 


O OUTRO É CLANDESTINA FELICIDADE, ADAPTAÇÃO DO DE CLARICE LISPECTOR: "FELICIDADE CLANDESTINA"  
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=311#

VAMOS APRENDER BRINCANDO?????


sexta-feira, 19 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 5ªs SÉRIES - FEVEREIRO /MARÇO DE 2010

ALUNOS DAS 5 ª s SÉRIES, APÓS UM MÊS DE CONVÍVIO, ACREDITO QUE JÁ ESTÃO MAIS acostumados COM AS EXIGÊNCIAS DA SÉRIE: HORÁRIOS MAIS RIGIDOS, TAREFAS, COMPROMISSOS DIVERSOS, ATÉ ESCREVER MAIS DEPRESSA EA CONVIVÊNCIA COM MAIS COM PROFESSORES E ESTILOS DIFERENTES METODOLOGIAS (PORÉM MESMO COM PROPÓSITO: ENSINAR E APRENDER).


A PARTIR DE AGORA, VAMOS REGISTRAR UMA SÍNTESE DE NOSSAS AULAS POR AQUI, RECADOS PARA QUE VÁ A "RECADOS À QUINTAS SÉRIES - 2010" PARA DESENVOLVER TAREFAS, COMO, TRANSCRIÇÃO DE UM TEXTO / Documento, LEITURA DE UM TEXTO, VISITAS A LOCAIS PARA APROFUNDAR UM ESTUDO FEITO EM SALA DE AULA OU PARA PESQUISAS.


NESSE UM MÊS DE AULA, ALÉM DE TRABALHAR ESTARMOS A CONCEITO, PRODUÇÃO DE LEITURA E BIOGRAFIA / AUTOBIOGRAFIA EM PROSA E VERSO EM: POEMA (COM BASE NA NOSSA VIVENCIA E DE OUTROS VIVENCIAS, COMO, DE MONTEIRO LOBATO, DE PROFISSIONAIS DA ESCOLA JC E DE PERSONALIDADES DE O MUNDO DA MATEMÁTICA JUNTO COM O PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Narita).


NÃO SE PODE DEIXAR DE DESTACAR AS PRODUÇÕES DE AUTOBIOGRAFIAS EM PROSA Criadas PELOS ALUNOS, AGORA, DEPOIS DAS REFACÇÕES (REFEITURAS), ESTÃO DEIXANDO DE SER "MODELÕES" E ESTÃO Revelando ESTILOS INDIVIDUAIS. (VOU POSTA-LAS POR AQUI).

ASSISTA É UMA AUTOBIOGRAFIA QUE MISTURA O VISUAL EA PALAVRA ESCRITA



Entramos NO MUNDO DAS HISTÓRIAS DE FICÇÃO PELA HISTÓRIA EM QUADRINHO QUE EXPLORA APENAS A LINGUAGEM VISUAL. Conhecemos O Peralta Calvin (Folheando o nosso Livro didático - Projeto Araribá / Editora Moderna -, descobrimos que lá há Milhares de histórias que usam uma linguagem das imagens - tiras). A PRÓXIMA NARRATIVA É "O Índio", ESCRITA SÓ COM LINGUAGEM VERBAL.

FALANDO EM NARRATIVA: ASSISTA A ESSA HISTÓRIA DE FICÇÃO, de Hans Christian Andersen, "A MENINA DOS FOSFOROS". É PARA NÃO SE ESQUECER JAMAIS, POIS NOS Sensibilizar PARA A VERDADEIRA NOÇÃO DE SOLIDADRIEDADE HUMANA.



DAQUI A POUCO, NÃO VAI DEMORAR, ESTAREMOS PUBLICANDO NARRATIVAS DOS NOSSOS CALOUROS DAS 5 ª s SÉRIES. AGUARDE!


ATENÇAO AINDA PARA POSTURA DE RESPEITO, SOLIDARIEDADE, TOLERÂNCIA E RESPONSABILIDADE COM A APRENDIZAGEM E COM A ESTÉTICA DE SI MESMO, DA SALA E DOS MATERIAIS DE TRABALHO, POR ISSO PAIS E ALUNOS SÃO CIENTES DO "CONTRATO POLÍTICO PEDAGÓGICO" QUE BUSCA FAZER DE NOSSO CONVÍVIO Harmonioso MAIS UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO E EM QUE TODOS TEM VOZ, O DIREITO E DEVER questionar, NÃO SÓ DE OUVIR, MESMO QUE NÃO CONCORDEM, MAS TAMBÉM TAREFAS E PRAZOS A CUMPRIREM.


VEJA O JOGO A SEGUIR: BRINQUE E APRENDA SOBRE A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA. ESPEREMOS QUE TENHA SÓ VENCEDOR.




VISITE ESSE SITE, TENHO CERTEZA QUE VÃO AMAR, LÁ TEM MUITAS HISTÓRIAS. Vou Esperar COMENTÁRIOS ...
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=livropedia



MAIS UMA HISTÓRIA PARA VOCÊS

 



OLHA OS NOSSOS ESCRITORES ... APRECIE E COMENTE ... Estou aguardando ...

Um pouco sobre mim ...

Cheguei espuletinha desde os primeiros minutos de vida. Afinal, não é qualquer recém-nascido que com duas horas de vida, bate os pezinhos numa incubadora, mostrando ao papai uma energia que já tinha.
O tempo passou e muita coisa como fui aprendendo, um engatinhar, como primeiras palavrinhas ea conhecer como pessoas que Estavam em minha volta. Também foi nesse ano que ganhei a minha primeira bicicleta, com certa dificuldade consegui andar sozinha, mas guardei para sempre uma frase que o papai dizia: "Se não cair, não aprende", mas mesmo aprendendo ainda caia algumas vezes ...
E mais o tempo passou, chegou o dia de encarar a escola, com 4 anos fui para o "EMEI Jardim Luiza", tudo era novo e desafiador, já que pela primeira vez fiquei longe da mamãe.
Nos 2 anos seguintes, não estudei E.M.E.I. "Parque Califórnia", onde conheci um doce amiga e diretora Marta.
Mas a vida segue, e com 7 anos, passei a estudar na "Escola Estadual Professor João Cruz", de cara, foi um pouco assustador, pois a escola era muito grande, além de ter alunos mais velhos que eu, porém o ponto mais Alto de tudo, foi ter conhecido a professora Fátima, que me cativou desde o primeiro momento.
O ano se passou, e fui pra segunda série, com uma professora Virgínia, muito brava, porém um "Super Professora".
Já na terceira série, com uma linda, maravilhosa Professora Valéria, foi muito bom também.
Enfim a quarta série, com uma professora Márcia, também um desafio mais.
Agora, neste ano, estava ansiosa e com muito medo, pois me disseram que a quinta série não seria fácil, mas como já passei por vários desafios até hoje, esse será apenas mais um ...
"Pedras no caminho sempre vou encontrar, mas vou juntando todas, pois um dia construirei um castelo!" (Sou Bianca Mesquita Ribeiro, 11 anos e corinthiana de coração).

Quem sou eu?

Cheguei enchendo olhos de lagrimas um sonho realizado.
Cresci, já tinha três anos, só pensava nos dinossauros, mais um ano se passa e entro na pré-escola. Comecei a ler e escrever com cinco anos, era tudo bom e maravilhoso para mim, entro na primeira série com sete anos e com medo da escola, porém consigo passar para segunda serie com uma Virgínia Professora, hoje aposentada.
Passo de novo agora para terceira serie, mudou um pouco agora tinha cinco matérias e estava com minha professora favorita a professora Valéria, apesar das dificuldades passo para quarta série com boas notas e conheço quatro novas pessoas a figura da professora Márcia, o Vitor, o Matheus Abreu ea Caroline Ester.
Esse ano que passou foi muito bom e esse ano agora tenho 9 professores, não os conheço muito bem mas sei de suas competências, tive muita sorte pois todos são dez.
Cresci uma criança cheia de sonhos mas os principais são violão: tocar, guitarra, ator e ser cantor.Estou fazendo um curso e estou descobrindo que seguir essas duas profissões não é fácil. (Meu nome é Gabriel, tenho onze anos e sou assim!)


Vida por escrito

Numa linda noite, um clima de alegria estava no ar. Isso porque, nessa noite, acontecera algo que mudara a vida de Edson e para sempre Luciana.

À meia noite e meia do dia três de dezembro de 1999, nasceu com toda a graça do mundo, Isabela Helena dos Santos Marcondes, euzinha aqui!

Cresci forte e sadia. Aos dois anos, já falava de tudo. Aos três anos, perdi meu avô Pedro, alguém de quem eu gostava muito.

Com quatro anos, fui para uma pré-escola.

Aos cinco anos, participei de um concurso de "quadrilhas" e ganhei o primeiro lugar. Lá estava eu linda, num belo vestido branco com plumas, véu, grinalda, buquê até eu tinha. Foi demais!


Em 2007, vim estudar sem João Cruz, onde estudo até hoje, agora cursando a 5 ª série.


Sou uma menina normal: gosto de ir ao shopping, ao cinema, à praia. Adoro navegar na Internet, Orkut, MSN, ouvir música, ler e jogos do celular, mas só faço isso depois da escola (rsrsrs).


Já pensei em ser modelo, bailarina, professora, engenheira aeronáutica, mas ainda não sei ao certo o que quero.Vou estudar e mais para frente, vou fazer uma escolha minha. Espero não errar.

Hoje o que eu posso dizer de mim, é uma que Isabela é uma pessoa feliz. (Isabela Helena dos Santos Marcondes)















AGORA TEMOS AS BIOGRAFIAS DE DOIS ESCRITORES BRASILEIROS QUE VALE A pena conhecer: Monteiro Lobato (QUE CERTEZA QUE JÁ CONHECEM E MACHADO DE ASSIS QUE TERAO MUITO PRAZER DE CONHECE-LO (considerado o escritor de todos os tempos).
DIVIRTA COM MAIS ESSE JOGOOU ESSA POSSIBILIDADE DE AMPLIAR TEUS CONHECIMENTOS

Sobre a obra



O Jogo Ler é Preciso foi baseado no livro “Inventário do que podia ser bem melhor e será”, do Instituto Ecofuturo.


A publicação é resultado da sexta edição do Concurso de Redação, do qual participaram crianças, jovens e adultos que freqüentam os bancos das escolas, por meio do envio de redações.


As 264 páginas do livro reúnem 62 textos escolhidos pelos jurados do concurso. A compilação apresenta em forma de inventário, um quase-dicionário de pensamentos, crenças e sentimentos do nosso povo nesta primeira década do século XXI.




REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 15/03 a 19/03

O VÍDEO A SEGUIR COMPLETA A DISCUSSÃO QUE POR HORA PERMEIA NOSSAS AULAS DE LITERATURA(retomada de conceito de literatura, gêneros literários, recursos que autorizam a afirmar se o texto é literário). INICIAMOS O ESTUDO SOBRE OUTRO GÊNERO LITERÁRIO: CONTO (agora, sim fixassaremos nossas atenções em Machado de Assis). O FOCO É O CONTO "MISSA DO GALO". INICIAMOS A LEITURA, USANDO DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS, COMO, VOLTAR-SE PARA A IMAGEM DE CONCEIÇÃO E NOGUEIRA E AINDA PARA O DIZER DE MACHADO( estilo machadiano)




CONTINUAMOS AS CORREÇÕES DA "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1/VOL.4, ÊNFASE NO ESTILO DO AUTOR DALTON TREVISAN CARREGADO DE PESSIMISMO PARA IRONIZAR A SOCIEDADE URBANA BURGUESA, PRINCIPALMENTE. ISSO MATERIALIZADO EM "UMA VELA PARA DARIO" 

ÀS SEGUNDAS-FEIRAS, CONTINUAM AS APRESENTAÇÕES DAS AUTOBIOGRAFIAS, TANTO EM LINGUAGEM VERBAL ESCRITA, COM NÃO VERBAL VISUAL/IMAGEM. TIVEMOS ÓTIMAS SURPRESAS QUANTO À AUTOBIOGRAFIA POÉTICA DO ALUNO ABNER DO 2° ANO C QUE EXPLOROU A METÁFORA "ESPELHO" PARA CRIAR A IMAGEM DE SI MESMO. AÍ ESTÁ O POEMA. SE DELICIE. FAÇA COMENTÁRIOS...

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 3ºs ANOS 2010...DOS DIAS 16/03 e 18/03

Nas aulas dessa semana (16/03 e 18/03), além da leitura de algumas crônicas (Estão sendo publicadas na postagem anterior e hoje. Por favor, confira, prestigie, deixe comentários acerca da produção textual dos alunos. Aceitamos críticas, com certeza).

A ênfase, certamente, foi a o questionamento subsidiado pelo primeiro subtítulo do livro didático “Língua Portuguesa – Projeto Escola e Cidadania para Todos”, Editora do Brasil - “Normas para reger a vida”: Você acha necessário termos normas para reger nossa vida?”. A conclusão é contraditória: as regras regularizam a convivência de forma mais harmoniosa e democrática; no entanto pode ser arma do autoritarismo quando poucos a detém ou ainda o estabelecimento de normas põe em dúvida se há liberdade. A leitura de “Direitos versus Opressão” sustentou a pauta do dia e deu margens ao trabalho em dupla para próxima aula: pesquisar e registrar em painel um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), documento que nasceu da necessidade pós- Segunda Guerra de estabelecer regras/princípios para um convívio democrático entre os países.

A dupla deve preparar para uma exposição oral para a classe. Na quinta-feira, exposição oral da “história da literatura”, divisão da classe em grupo(alerta quanto à organização e responsabilidade, principalmente, do líder) para um seminário, para o dia 02/04/2010. sobre o assunto em pauta com base em alguns textos teóricos postados, neste blog, em “RECADOS PARA OS 3°s ANOS “B” e “C” – 2010”: “Viagem(rápida) na história da literatura brasileira”. Atente aos recursos a serem usados na exposição. (ATENÇÃO: CASO PRECISE DE MAIS ORIENTAÇÃO, MARCAR HORÁRIO COM A PROFESSORA PARA  QUINTA-FEIRA, APÓS ÀS 17H30MIN).


Terminamos a aula com uma homenagem sincera ao nosso mui amado e companheiro prof. Jorge de Educação Física, que despensa apresentações, com a inauguração da quadra poliesportiva a qual recebeu o nome do professor e da placa com o afago de toda Unidade Escolar JC.


OS CRONISTAS DO JC

A pequena Rutilar



Você com certeza já ouviu nomes estranhos não é? Rosicleide, Plínio, Cleuzemiro, eu conheço um Arlindo, e tenho uma tia chamada Bitiosa e outra chamada Mitie. Encontrar nomes difíceis ou palavras que se tornam nomes difíceis, não é tão incomum, e às vezes você pode se surpreender com os seus significados, Manica, por exemplo, quer dizer força.
No entanto, eu duvido que você tenho ouvido um nome tão diferente quanto o da pequena Rutilar, a filha do meu vizinho. Você pode achar que é um nome derivado de Rute, pode pensar que é um sistema como: ”o sistema Solar é próximo ao sistema Rutilar”.Pode achar que é uma raça de cachorro:
__Eu tenho um labrador, e você?
__Eu tenho um rutilar, um grande rutilar.
Você pode julgar o pai de Rutilar e dizer:
 __Que pai desnaturado daria um nome assim para uma criança?Que maldade!
Contudo, o pai da menina não se incomoda, e diz que se tivesse um filho homem o chamaria de Rútilo, pois tem o mesmo sentido que Rutilar.
Eu curiosa perguntei a ele se não tinha preocupação com o fato do nome de sua filha ser tão diferente, e ele disse.
__Não importa se o nome é diferente ou normal, o que importa é o seu significado, e minha filha será resplandecente, brilhará em tudo o que fizer!Além disso, ter um nome diferente não é ruim, é único.
Seu Denusto tem razão, ele sabe o que é ter um nome diferente, ele é um homem muito feliz, é muito belo e formoso, como diz seu nome.
Com isso posso concluir somente uma coisa, as aparências e as palavras com certeza enganam!




Saltimbanco,o que seria?



Certamente não devemos julgar as palavras sem antes saber o verdadeiro significado delas.
Estava com minha tia andando pela cidade, quando passa uma mulher com uma criança, no colo, chorando.
E a mulher falava nervosa:
-Ah que saco esses saltimbancos deveriam acabar!!!!!!!
Eu, muito curiosa, perguntei para minha tia,o que seria saltimbanco?
Ela com uma cara de não saber disse:
-Deve ser algo relacionado com banco, sei lá assalto em banco!... É o que parece.
Tá Me conformei com a resposta não muito segura, e fomos embora.
Ao chegar a minha casa perguntei para minha mãe o sobre o significado da tal palavra. Ela também não sabia me dizer o que seria. “Pai, você sabe?” Ele respondeu o mesmo que minha tia.
Deixei para lá, desisti de saber. Nem pesquisei.
No outro dia, na escola, minha amiga.
-Ah! meu pai ontem deu cinco reais para um saltimbanco no semáforo.
Me lembrei,com os olhos arregalados;
- O que é isso? Um assalto??!!
Ela riu. “Não! Saltimbanco é uma pessoa, artista que se apresenta nas ruas fazendo acrobacias e mágicas”.
Geralmente essas pessoas ficam vestidas de palhaço, com o rosto(Sofia - 3º ano C) 


EMPASTELAR


Confesso, que, para chegar até a esta crônica, escrevi uns dois textos; para mim estavam bons, mas para outros, não.
Estava no meu horário de estudo em casa, pensando em alguma palavra bem esquisita para realizar a tarefa de Língua Portuguesa, até que me surpreendi com uma, que estava num anúncio de jornal, rapidamente comecei a escrever um texto enorme sobre aquela palavra diferente. Para mim o texto estava muito bom, mais quando mostrei pro meu pai... ele não acreditou, fez uma cara daquelas e disse:
- Moleque, se você publica isso em um jornal, iriam EMPASTELAR!!!
 Puts! aí que eu não entendi mais nada, estava agora com um “nó” na cabeça. O que seria empastelar? Se empanturrar de pastel? Se melecar com pasta?
Ou empanturrar-se com pastéis melecado de pasta?
Eu não sabia se pedia desculpa pelo texto, ou se agradecia pelo elogio. Enfim, quando parei de pensar no que faria, meu pai nem estava mais ali!
Não sabia o significado daquela perturbadora palavra, eu estava ficando até com dor de cabeça, de tanto pensar naquilo acabara de ouvir. Nem peguei dicionário nem nada, fiquei ali imaginando inúmeras situações para empregar aquela palavra.
Até que cansei, aproveitei que estava com o computador ligado e procurei:

EMPASTELAR Achei! E como diz um amigo meu, “chorei litros de tanto da risada”, quando vi o sentido real daquilo que tanto me perturbava.



Bom, vou para de enrolar, porque já deve ter gente aí morrendo de curiosidade pra saber o que é.
Lembra da frase do meu velho? Que se eu publicasse o texto em algum jornal, iriam empastelar? Então, empastelar significa: destruir as oficinas ou gráficas de um jornal.
Pois é, iriam mesmo, mas ainda bem que não publiquei, pude evitar um
Grande empastelamento.( PAULO VICTOR RIBEIRO TRAJANO SILVA 3º E.M. B)

Vetusto



Não há nada mais emocionante do que se deparar com uma palavra desconhecida. Algo que não fazemos idéia do que significa.
Folheando um dicionário, qualquer dia desses, encontrei uma palavra chamada VETUSTO. Logo, coloquei-me a imaginar: O que seria vetusto ?
Seria o nome de uma veia do coração? - " Senhora, sinto muito, seu marido está com o vetusto emtupido". Ou seria a marca de um desses remédos miraculosos que vemos na TV - " Tome apenas 5 capsulas de Vetusto e perca 15 quilos em uma semana!''.
As hipóteses eram várias e quanto mais eu pensava, mais exóticas elas pareciam.
- Bom dia alunos, hoje iremos estudar a história de Vetusto - O deus da montanhas.
Poderiamos nos deparar também com uma manchete: " Vetusto - o novo planeta encontrado no Sistema Solar". Nossa! Seria uma notícia e tanto.
Mas um dia, vendo um desses filmes de comédia, minha dúvida estava para ser esclarecida. Pois na cena que se dava haviam duas mulheres a procura de um marido. Elas estavam analizando as qualidades e os defeitos de alguns pretendentes, quando se interessaram por uma característica em particular. O homem dizia ser Vetusto!
Entusiasmada, uma das moças disse:
- Vetusto ? Parece ser uma ótima qualidade. Algo como destemido, robusto. Esse deve ser um ótimo pretendente, pois qual mulher não quer um homem assim para defendê-la?
O que a pobre moça não sabia - assim como eu - é que ela estava prestes a se encontrar com um homem vetusto ( que segundo o dicionário significa: "algo ou alguém muito velho"). (Gabriela Sales - 3º ano B)

domingo, 14 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 1º ANO"E" 2010 do dia 09/03 a 12/03

Nessa semana que passou, os alunos do 1 ° ano "E", quinta-feira, Tiveram uma oportunidade de ir ver de perto o projeto "Rã-bugio que busca despertar uma sensibilidade quanto A necessidade de preservar a Mata Atlântica um qua um Abriga maior diversidade de flora e fauna do Planeta e também garante o abastecimento de água para uma grande parcela da população. Esperemos que os alunos não façam JC uma parte deles, assim o Planeta agradece.

Tivemos que adiar a correção da tarefa quanto à "autobiografia sátira" (Faltou compromisso do grupo quanto à responsabilidade com a aprendizagem própria. Próxima aula, espera-se mudanças de atitudes.).

Na sexta-feira, demos início aos estudo por meio do livro didático, "Intertextualidade", completar o estudo já iniciado quando entramos em contato com uma autobiografia de Bartolomeu Campos de Queirós.

Volto a recomendar entrar no site para estudar o recurso textual "Intertextualidade" na música popular brasileira: http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=2319. Foi determinado para futuras aulas os exercícios sugeridos no livro didático.

PARA APROFUNDAR O ASSUNTO, ESTUDE TEÓRICO O TEXTO A SEGUIR PARA COMENTAR SOBRE OS ASPECTOS QUE MAIS ATENÇÃO chamaram.

Textos "conversam " entre si

Para entender o que é o conceito de "intertextualidade", um exemplo divertido. O jogo do "não confunda":

Não confunda "bife à milanesa" com "bife ali na mesa",
• Não confunda "conhaque de alcatrão" com "catraca de canhão",
• Não confunda "Força da Opinião Pública" com "Força da Opinião Pública".

Como se vê, é um e possivellaborar texto novo a partir de um texto já existente. É assim que os textos "conversam" entre si. É comum encontrar ecos ou referências de um em outro texto. A essa relação se dá o nome de intertextualidade.

Para entender melhor uma palavra, pense em sua estrutura. O sufixo inter, de origem latina, se Refere A noção de relação (entre). Logo, intertextualidade é uma propriedade de textos se relacionarem.

Intertexualidade na poesia

Veja como Chico Buarque de Holanda, um dos mais importantes compositores brasileiros, em uma intertextualidade utiliza uma canção sua. Em "Bom Conselho", ele faz uma referências provérbios populares.

PROVÉRBIOS POPULARES CONHECIDOS POR TODOS NÓS:
1. "Uma boa noite de sono combate Os Homens"
2. "Quem espera sempre alcança"
3. "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço"
4. "Pense, antes de agir"
5. "Devagar se vai longe"
6. "Quem SEMEIA tempestade vento, colhe"

Bom Conselho (Canção de Chico Buarque de Holanda que retoma alguns provérbios. Atente)

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Provado está, quem espera nunca alcança
Venha, meu amigo
Deixe esse Regaco
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
é que não se vai longe
Eu semeio vento na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade (Chico Buarque, 1972)

CONCLUINDO:

Chico Buarque inverte os provérbios, QUESTIONANDO OS-e olhando-os sob outro ângulo, atribuindo-lhes novos sentidos.

NOTA:

Há vários exemplos de intertextualidade na literatura. Veja, a seguir, como Ricardo Azevedo brinca com o famoso poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

 Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes que não tinha história Introduzido na. (Carlos Drummond de Andrade)

Quadrilha da sujeira

João joga um palitinho de sorvete na
Rua de Teresa que joga uma latinha de
refrigerante na rua de Raimundo que
joga um saquinho plástico na rua de
Joaquim que joga uma garrafinha
velha na rua de Lili.
Lili joga um pedacinho de isopor na
Rua de João que joga uma embalagenzinha
de não sei o quê na rua de Teresa que
joga um lencinho de papel na rua de
Raimundo que joga uma tampinha de
refrigerante na rua de Joaquim que joga
um papelzinho de bala na rua de J. Pinto
Fernandes que ainda nem tinha
Introduzido na história. Ricardo Azevedo ( "Você Diz Que Sabe Muito, Borboleta Sabe Mais", Fundação Cargill)

Enquanto um texto trata do amor não correspondido, por meio da comparação com uma dança quadrilha (), o outro critica o mau hábito de jogar lixo na rua - e mostra como as pessoas que prejudicam outras.

A intertexualidade também é um recurso comumente utilizado pelas crônicas de jornal. Abaixo, veja como José Roberto Torero utiliza uma frase famosa dita por um personagem de Shakespeare. A frase quer dizer, em poucas palavras, muita coisa que há na vida compreendemos que não.

Shakespeare                                     
"Há mais coisas entre o céu ea terra do que supõe a nossa vã filosofia

Deuses do Futebol: Urucubaco


Olímpico leitor, leitora divinal, há mais coisas entre o céu dos deuses ea terra do futebol do que sonha a nossa vã crônica esportiva.

Em determinadas situações do jogo e passam pelas fases Quais os Certas vezes não são, como pensam alguns, obra do acaso. Ao contrário, são uma manifestação da vontade de seres superiores, seres que controlam a nossa vida desde o dia em que o Caos gerou a Noite.

(Trecho de crônica de José Roberto Torero, Folha de S. Paulo, em17/9/02-pag.D3)

Intertextualidade implícita

Agora, leia o poema a seguir e veja como ele se parece com um outro tipo de texto ...

Receita de herói

Tome-se um homem feito de nada
Como nós em tamanho natural
Embeba-se-lhe a carne
Lentamente
De uma certeza aguda, irracional
Intensa como o ódio ou como a fome.
Depois perto do fim
Agite-se um pendão
E toque-se um clarim
Serve-se morto. (Reinaldo Ferreira em "Portos de Passagem" - João Wanderley Geraldi, São Paulo: Martins Fontes, 1991)

Ao fazer falar como se faz um herói, o poeta EUA Elementos de uma receita de cozinha. Analise, por exemplo:

1. Indicam os verbos que ordem (imperativo): "Tome-se", "Embeba-se-lhe", "Agite-se", "Toque-se", "Sirva-se";
2. O advérbio de modo "lentamente", ou seja, o "modo de fazer", próprio das receitas culinárias;
3. Em geral, uma receita de cozinha termina com uma expressão: "Sirva-se ... (gelado ou quente ou frio, etc) O último verso do poema retoma essa forma da Receita, mas o faz de uma maneira realista ou crítica, isto é, um herói "Serve-se morto."

O poema de Reinaldo Ferreira faz uma referência "implícita receitas culinárias" Como - uma referência direta não é clara, um específico em nenhuma receita, mas o modo como o texto é construído de de de lembra de que tais receitas.

Para terminar, outro exemplo interessante, também de Drummon. Ele fala da "medicalização" do mundo moderno, por meio da criação de palavras que lembram os nomes de diversos remédios ...

Receituário Sortido

Calma.
É preciso ter calma no Brasil
calmina
calmarian
calmogen
calmovita.
Que negócio é esse de ansiedade?
Não quero ver ninguém ansioso.
O cordão dos ansiosos enfrentemos:
Aspiran!
ansiotex!
ansiex ansiax ansiolax
ansiopax, amigos!

* Alfredina Nery é professora universitária, consultora pedagógica e docente de cursos de formação continuada para professores na área da linguagem de língua / leitura.









REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 08/03 a 12/03

Iniciamos  a semana saudando as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher" (Os gatos dos segundos fizeram esse carinho, alguns, poucos, claro, a contragosto).


Nas aulas dos dias 08/03, 10/03 e 12/03, além de, em grupo, criar o perfil (autobiografia) do grupo, usando apenas uma linguagem não verbal, visual, (como apresentações Serão Nesta segunda-feira, dia 15 / 03, Juntamente, com uma autobiografia escrita individual em prosa / - Dois eventos avaliativos do 1 ° bimestre).


Na quarta, apenas iniciamos o estudo (apostila feita pelo professor) sobre os recursos poéticos presentes nos poemas autobiográficos (registrados em "Recados para os segundos anos - 2010"). Aprofundaremos o assunto na próxima quarta, com certeza (AH! Também os alunos vão explorar esse gênero literário nas próximas aulas futuras).


Sexta-feira, início da correção das tarefas em dupla com base na "Revista da SE" - Situação de aprendizagem 1 vol.4 / 1 º ano do EM que oportuniza, com as atividades,  os alunos retomar o gênero "Conto" ainda, e o melhor, desenvolver a capacidade leitora e escritora de texto literário.  Partimos de "Uma vela para Dario" (o conto está postado em "Recados para o 2 ° s anos - 2010"), De Dalton Trevisan (Dalton Jérson Trevisan sempre foi avesso à imprensa, criando uma atmosfera de mistério em torno de seu nome. Não dá entrevistas nem gosta de ser fotografado. Assina apenas "D. Trevis" e não recebe a visita de estranhos. O apelido de "O Vampiro de Curitiba" veio do título de um de seus livros.). Vá lá para ler mais sobre Trevisan: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u476.jhtm


Os contos desse contista paranaense (14/6/1925-) revelam personagens que compoem o lado humano eo grotesco da vida urbana. Nasce em Curitiba, cidade na qual ambienta  a maioria de suas histórias. Formado pela Faculdade de Direito do Paraná, lança em 1945 sua primeira coletânea de contos, Sonata ao Luar.

As histórias de Dalton Trevisan, um dos melhores contistas brasileiros contemporâneos, reproduzem um cotidiano angustioso numa linguagem direta e popular. A partir da gente de sua cidade, Trevisan chegou a uma galeria de personagens e situações de significado universal, em que as tramas psicológicas e os costumes são agudamente recriados por meio de uma linguagem precisa e de sabor genuinamente sabido, que valoriza os mínimos incidentes de um dia-a-dia sofrido e angustioso.


Dalton Trevisan é dos autores retratam um melhor que a sociedade brasileira por meio da ironia e do sarcasmo, sempre demonstrando uma falta de identidade e de Coerência das atitudes humanas. Ele sabe como mascarar suas histórias pela simplicidade, nunca se referindo Diretamente à sociedade, mas com as histórias sempre pertencendo a ela.


ASSISTA. VALE A PENA.


 
 






A APRESENTAÇÃO A SEGUIR É ÓTIMA PARA Revisitar ALGUNS ASPECTOS DE TEORIA LITERÁRIA, saber importante pois nos habilita nos Tornar escritores e leitores um pouco mais proficiente.

ATENÇÃO: A TAREFA É ASSISTI-LA ALGUMAS VEZES E, POR MEIO DE UMA RÁPIDA PESQUISA NA NET, (MESMA DUPLA JÁ FORMADA) TAMBÉM CRIAR UMA APRESENTAÇÃO PARA POSTAR AQUI NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA. ESTOU AGUARDANDO CONTATO PAR TIRAR DÚVIDAS, SE HOUVER.