terça-feira, 28 de setembro de 2010

5ª série - AS IDEIAS PEDEM PASSAGENS... LEIA E SABOREE...


Um ato de coragem

Fernão Capelo Gaivota estava voando em um dia de sol. Começou a se cansar e aterrou em um ninho de gaviões, mas ele pensou que estava em um lugar seguro. Logo, em seguida, veio a mãe dos filhotes que começou uma grande perseguição, o gavião acertou seu bico na asa da gaivota que caiu em uma caverna.
Dentro da caverna havia vários morcegos, Fernão Capelo ficou com medo então começou a correr mas de repente deparou com uma anaconda enorme faminta,que perseguiu a gaivota até o final da caverna.
A gaivota, saindo da caverna, observou um deslizamentos e ouviu gritos:
-Socorro, socorro!! Por favor!!.
Fernão Capelo Gaivota dirigiu-se pra lá. Quando chegou no fundo da caverna, viu uma outra gaivota com a asa presa em uma pedra. Fernão, então, ajudou a liberta o pássaro daquela pedra, mas o deslizamento aumentou, por isso a gaivota fugiu, mas Capelo, como herói, enfrentou a situação e foi morto pelas pedras.(Lucas da Silva Lima/5ª série C).

FALANDO SOBRE O LIVRO “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne (uma hipótese, ainda).



     O autor Júlio Verne escreveu o livro “Viagem ao Centro da terra”. Essa historia foi escrita em dois mil e dois para literatura juvenil. O ilustrador do livro foi Edmundo Rodrigues.
     Acredito que o livro passou por uma revisão na qual o autor analisou se o seu objetivo foi alcançado.
    A editora que publicou o livro foi a editora Ediouro, mas ele não pertence a nenhuma coleção. Foi publicado para todas as idades, especialmente, jovem. O livro não possui orelha, porém, na quarta-capa, encontramos a biografia e a bibliografia do autor.
    Imaginando como são as histórias do livro ´´Viagem ao Centro da Terra``, com base na imagem, no título, no conhecimento que já possuo sobre o assunto ou no interesse pelo tema, as ideias que surgem do livro é a de que as personagens do livro vão fazer uma viagem ao Centro da Terra e no caminho dessa viagem enfrentarão muitas aventuras na qual escalar montanhas, navegar em navios, andar a cavalo e outras tantas situações.
   
   Folheando o livro, a informação que se encontra sobre o autor está na quarta-capa do livro na qual diz que o autor não vive mais, pois faleceu em 1905, que ele escreveu diversos livros, (QUAIS?????). Nasceu em Nantos na França em.....??????(Verónica Júlia/5ª série C). 

domingo, 26 de setembro de 2010

PROJETO "O VALOR DO AMANHÃ " - 1º ANO E 4º BIMESTRE 2010

A DISCUSSÃO CENTRA-SE NA DEFESA DE UMA POSTURA MAIS AMPLA NA QUAL O TEMPO NÃO ROUBA A VIDA; PORÉM A SAIDA É INVESTIR NELE, NO TEMPO.



“Use agora e pague juros, ou economize agora e receba dividendos”



“O Valor do Amanhã é, pois, uma fábula sobre as trocas intertemporais que fazemos ao longo de momentos e situações tão diferentes como o nascimento, a escolha da profissão, nossos relacionamentos, a conduta (de relativa) moral das sociedades em que nos inserimos, enfim, no fluxo do tempo que criamos como figura de linguagem e suporte para a realidade perceptível.”


 
O Valor do Amanhã!


Será preferível viver o presente ou planejar o futuro? Viver intensamente o agora sem se preocupar com o depois ou se sacrificar hoje para garantir um futuro tranquilo?


"Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro.
A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
Da cigarra
Que distrai da fadiga,
Seria uma barra
O trabalho da formiga!"


Penso que na verdade o mais importante seja equilibrar presente e futuro. Viver plena e intensamente o agora é fundamental, pois não temos nenhuma certeza se o amanhã irá chegar para nós. De qualquer forma, não podemos descuidar do futuro, de planejá-lo, para não sofrermos depois a consequência de nossa displicência. Não dá para ser só trabalho, como a formiga o faz, nem tampouco só cantiga, escolha irresponsável da cigarra. Precisamos estudar, sim, sempre e muito, trabalhar para conquistar um futuro mais tranquilo, mas nunca, jamais, deixar de cantar, de viver cada minuto, de curtir o momento, de aproveitar os privilégios que se oferecem a cada momento de nossas vidas, de sermos felizes, porque, se o amanhã não vier, teremos menos do que nos arrependermos se tivermos vivido realmente nossas vidas.  (http://grifando.wordpress.com/2007/08/06/o-valor-do-amanha-eduardo-gianetti/ )




Tempo Perdido



(Legião Urbana/ção: Renato Russo)


Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...


Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...


Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...


Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!...



domingo, 19 de setembro de 2010

RECADO PARA QUEM QUER ENTENDER MELHOR COMO ANALISAR POESIA

Na poesia a linguagem é carregada de significados/de sentidos. “[...] apresenta imagens que precisam ser sentidas, e interpretadas. Não se pode ler um poema em sentido literal, apenas. Um texto poético tem muitas faces, muitas dimensões. Precisamos ir além do sentido denotativo, direto. O poema sugere muitos sentidos: a isso é dado o nome de plurissignificação ou polissemia.”

A poesia pode apresentar-se em composições muito variadas.

Adicionar legenda

Os antigos retóricos gregos dividiram-na em épica, lírica e dramática.
A poesia épica (poema narrativo) canta as façanhas de um herói ou de uma coletividade, tendo como estrutura às baladas ou cantos populares em que simbolizam as aspirações e conquistas de uma raça ou de um povo.
A lírica (poema breve e mais subjetivo), vem de lira, instrumento musical usado para acompanhar os cantos gregos. Isso ocorreu até o final da Idade Média, quando as poesias eram cantadas. Dizemos que uma poesia é lírica quando o poeta nos passa uma emoção, um estado, centrando-se no seu interior uma forte carga subjetiva.
A dramática (própria das peças de teatro), que há muito tempo foram escritas em verso, as paixões humanas constituem sua fonte de inspiração e costumam ser expressas na forma de diálogos e monólogos.








"A poesia enfrentou diversas alterações formais no romper de muitos séculos, adequando-se, no entanto, a cada estilo e época dos poetas que a experimentaram. Ninguém chegou a ponto de romper a sua subjetividade. E por falar em subjetividade, toda linguagem carregada de significado é literatura."


Ao analisar poemas, deve-se atentar para os seguintes aspectos:



Estrutura externa


Estrutura interna


Linguagem poética



Estrutura externa:

Saber o contexto de produção do poema (autor, quando e em que situação foi escrito, público a que se dirige, vozes assumidas pelo autor/papel social);






Análisar métrica do poema, incluindo comentário sobre os aspectos métricos: tamanho dos versos, pausas, acentos, rimas e estrofes. (alguns poemas não apresentam uma métrica tradicional, mas verso livre e brancos);


Indicar o nome, classificação e origem do verso, (exemplo: o verso alexandrino é um verso de arte maior, composto por versos pentassílabos ou heptassílabos, de origem medieval);


Fazer alusão aos ritmos presentes no poema, a rima, aspecto formal importante e o tipo e o esquema rimático;


Comentar sobre as estrofes (formulação tradicional frequentes composições de formas fixas: sonetos, já no Modernismo, esquemas métricos sem esquema fixo, para a livre criação ao poeta).


Estrutura interna:

Analisar as partes em que se dividir o conteúdo do poema, adiantando, em parte, o significado do poema. Relaciona-se, por vezes, à estrutura externa. Muitas vezes são os recursos próprios da linguagem poética os facilitadores da divisão do poema como se segui.



Linguagem poética:



Dizer que o poema apresenta muitas metáforas, repetições, ou aliterações exige procurar o valor poético no poema do uso desses recursos. Deve-se sempre referir o valor expressivo das figuras de estilo e o valor expressivo que apresentam os materiais linguísticos ( palavras). Esses dois aspectos são importantes no entendimento do texto.




1. Fonologia.

O principal recurso fonológico que apresenta o texto já foi abordado na estrutura externa, pois todos os elementos métricos são fonológicos.


A aliteração, muito presente em muitos poemas pode apresentar valores expressivos importantes conforme os sons que se repetem.


 2. Morfologia

A Língua oferece múltiplas possibilidades expressivas, apresento algumas mais significativas:


a. O substantivo: os valores do substantivo radicam mais do seu significado do que do seu aspecto morfológico. Talvez que o único aspecto morfológico que interessa mais é a presença de morfemas apreciativos- diminutivos, aumentativos e depreciativos. Em todos eles são os valores afetivos que se sobrepõem aos verdadeiramente denotativos. O poeta não aumenta ou diminui magnitudes, apenas manifesta a sua subjetividade face às realidades que alude o substantivo.


b. O adjetivo: Deve ser tido em conta pois as suas possibilidades são muito variadas. Aumentam segundo a sua função e frequência: desde o adjetivo com função de atributo aos adjetivos epítetos à volta do nome. A sua colocação face ao nome também é muito variável: por exemplo, os adjetivos valorativos normalmente antepõem-se enquanto os objetivos se pospõem.


c. O verbo: Os valores modais, aspectais e temporais que o verbo oferece são muito usados por muitos poetas.


d. Determinantes e pronomes: normalmente unem-se ao verbo para mostrar as pessoas gramaticais.




3. Sintaxe

Os recursos sintáticos mais frequentes são: paralelismo, repetição, hipérbato, assíndeto e polissíndeto.


4. Semântica

A maior complexidade dos textos poéticos radica do predomínio dos valores conotativos frente aos denotativos. Podem remeter para determinados temas constantes em cada poeta.


5. As figuras literárias presentes no plano semântico são numerosas



a. Figuras de pensamento


Personificação/prosopopeia


antítese ( contraste de ideias)


Hipérbole


b. Tropos


Metáfora


Sinestesia


Comparação


Metonímia


Sinédoque


Concluindo: Comentar um texto é verificar o que o autor disse e como o transmitiu, relacionando ambos os conceitos; é observar as conotações e os sentidos implícitos, interligando-os com as ideias explícitas; é um momento em que o leitor estabelece afinidade com o texto que lê, expondo a sua sensibilidade estética, articulando aquilo que o autor disse, o modo como o fez, com a sua subjetividade de quem analisa e comenta.




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

2º ANO A , B e C SABOREEM OS ROMANCES DO ROMANTISMO - REALISMO E NATURALISMO 3º BIMESTRE 2010

s classicos säo livros que, quanto mais pensamos conhecer, por ouvir dizer, quando lidos de fato, mais se revelam novos, inesperados, ineditos.(Italo Calvino)



PRIMEIRO É DOM CASMURRO







Minissérie Capitu e algumas citações de Dom Casmurro (http://www.lendo.org/minisserie-capitu-citacoes-dom-casmurro/)


"Quero compartilhar com vocês algumas das citações que me deixaram impressionado na época. Vou aproveitar e ilustrá-las com  imagens da minissérie da Globo, que inclusive usou algumas delas no roteiro."

Imagem  da minissérie da Globo - Capitu
Um coqueiro, vendo-me inquieto e advinhando a causa, murmurou de cima de si que não era feio que os meninos de quinze anos andassem nos cantos com as meninas de catorze; ao contrário, os adolescentes não tinham outro ofício, nem os cantos outra utilidade.
Capítulo XII
Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar, tinha orgias do latim e era virgem de mulheres.
Capítulo XIV
Aos quinze anos, há até graça em ameaçar muito e não executar nada.
Capítulo XVI
Imagem  da minissérie da Globo - Capitu
Quantas intenções viciosas há assim que embarcam, a meio caminho, numa frase inocente e pura! Chega a fazer suspeitar que a mentira é tão involuntária como a transpiração.
Capítulo XLI
Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. Entretanto, se eu me ativer só à lembrança da sensação, não fico longe da verdade; aos quinze anos, tudo é infinito.
Capítulo L
O que o mandamento divino quer é que não juremos em vão pelo santo nome de Deus. Eu não ia mentir ao seminário, uma vez que levava um contrato feito no próprio cartório do céu. Quanto ao selo, Deus, como fez as mãos limpas, assim fez os lábios limpos, e a malícia está antes na tua cabeça perversa que na daquele casal de adolescentes…
Capítulo LI
Imagem da minissérie da Globo - Capitu
Perde-se a vida, ganha-se a batalha!
Capítulo LV
A alma da gente, como sabes, é uma casa assim disposta, não raro com janelas para todos os lados, muita luz e ar puro. Também as há fechadas e escuras, sem janelas ou com poucas e gradeadas, à semelhança de conventos e prisões. Outrossim, capelas e bazares, simples alpendres ou paços suntuosos.
Capítulo LVI
Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos.
Capítulo LIX
Imagem da minissérie da Globo - Capitu
…um dos ofícios do homem é fechar e apertar muito os olhos a ver se continua pela noite velha o sonho truncado da noite moça.
Capítulo LXIV
A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre, por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.
Capítulo LXIV
Imagem da minissérie da Globo - Capitu
Ora, há só um modo de escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal.
Capítulo LXVIII
O destino não é só dramaturgo, é também o seu próprio contra-regra, isto é, designa a entrada dos personagens em cena, dá-lhes as cartas e outros objetos, e executa dentro os sinais correspondentes ao diálogo, uma trovoada, um carro, um tiro.
Capítulo LXXIV
Imagem da minissérie da Globo - Capitu
A máxima é que a gente esquece devagar as boas ações que pratica, e verdadeiramente não as esquece nunca.
Capítulo CXXVII
A vida é tão bela que a mesma idéia da morte precisa de vir primeiro a ela, antes de se ver cumprida.
Capítulo CXXXIII
A alopatia é o catolicismo da medicina…
Capítulo CXLIII
Capitu foi uma grande contribuição e ao mesmo tempo uma grande homenagem à obra de Machado.




Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...



Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. (Machado de Assis, Dom Casmurro)

Bento Santiago se sente fortemente atraído por Capitu, mulher evasiva( ? ), como comprova o trecho: “Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro[...]”

CAPITU
De um lado vem você com seu jeitinho

Hábil hábil, hábil.. e pronto!

Me conquista com seu dom

De outro esse seu site petulante

WWW ponto poderosa ponto com


É esse o seu modo de ser ambiguo

Sábio, sábio

E todo encanto, canto, canto

Raposa e sereia da terra e do mar

Na tela e no ar

Você é virtualmente amada amante

Você real é ainda mais tocante

Não há quem não se encante


Um método de agir que é tão astuto

Com jeitinho alcança tudo, tudo, tudo

É só se entregar, é só te seguir, é capitular


Capitu

A ressaca dos mares

A sereia do sul

Captando os olhares

Nosso totem tabu

A mulher em milhares

Capitu


De um lado vem você com seu jeitinho

Hábil hábil, hábil.. e pronto!

Me conquista com seu dom

De outro esse seu site petulante

WWW ponto poderosa ponto com


É esse o seu modo de ser ambiguo

Sábio, sábio

E todo encanto, canto, canto

Raposa e sereia da terra e do mar

Na tela e no ar

Você é virtualmente amada amante

Você real é ainda mais tocante

Não há quem não se encante


No site o seu poder provoca o ócio, o ócio

Um passo para o vício, o vício, o vício

É só navegar, é só te seguir, e então naufragar


Capitu

A ressaca dos mares

A sereia do sul

Captando os olhares

Nosso totem tabu

A mulher em milhares

Capitu


De um lado você vem com seu jeitinho

Hábil, hábil, hábil... e pronto!

Me conquista com seu dom

De outro esse seu site petulante

WWW ponto poderosa ponto com


É esse o seu modo de ser ambíguo

Sábio, sábio

E todo encanto, canto, canto

Raposa e sereia da terra e do mar

Na tela e no ar

Você é virtualmente amada amante

Você real é ainda mais tocante

Não há quem não se encante


No site o seu poder provoca o ócio, o ócio

Um passo para o vício, o vício, o vício

É só navegar, é só te seguir, e então naufragar


Capitu

A ressaca dos mares

A sereia do sul

Captando os olhares

Nosso totem tabu

A mulher em milhares


Capitu

Feminino com arte

A traição atraente

Um capitulo a parte

Quase vírus ardente

Imperando no site

Capitu


Capitu

A ressaca dos mares

A sereia do sul

Captando os olhares

Nosso totem tabu

A mulher em milhares

Capitu (Composição: Luiz Tatit)





QUESTIONAMENTOS SOBRE DOM CASMURRO  E MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
























































































sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PROJETO DE LEITURA " LENDO DESCOBRE-SE O MUNDO" 7ª SÉRIE 3º 4º BIMESTRES 2010

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ENVOLVENDO LEITURA DE ROMANCES CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL 


1ª ETAPA:

ESCOLHA DE LIVROS NA "SALA DE LEITURA" DO JC PELOS GRUPOS.

2ª ETAPA:

PRODUÇÃO DE FICHA TÉCNICA.
Antes da leitura da obra, com base no primeiro contato com o livro:

a. Quem é o autor do livro?

b. Quando essa história foi escrita? Para quem?

c. O livro possui gravuras? Quem o ilustrou?

d. Houve revisão? O que é fazer revisão de um livro?

e. Que editora publicou a história? Pertence a alguma coleção? Qual?

f. Para que tipos de leitores?

g. Que informações se encontram na quarta-capa?

h. O livro tem orelha? Que informações lá se encontram?

i. Imagine como são as histórias dos livros escolhidos, com base na imagem, no título, no conhecimento que cada um já possui sobre o assunto ou no interesse pelo tema. Exponham as idéias.

j. Folheie o livro e descubra se há alguma informação sobre o autor. Onde se encontra essa informação? O autor ainda vive? Escreveu outros livros? Onde nasceu? Já leu outro(s) livro(s) desse autor?

k. Faça uma pequena biografia do autor do livro.
 
SUGESTÃO ABAIXO...

2ª ETAPA:
1. Representando...

Escolher um livro da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger como a mais interessante da história.


Data: Valor:100 pontos Duração máxima:10 minutos


Variação:


Dramatizar um outro final para a história criado pelo grupo ou uma cena acrescentando um elemento novo.


Obs:Fazer a dramatização usando fantoches confeccionados pelos próprios membros da equipe (trabalhar,sepossível, junto com o professor de Arte).


2. Julgando...

Escolher um livro que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri.Selecionar um membro da equipe para ser o juiz, outro para ser advogado de defesa, outro para ser o promotor.Os demais membros formarão o corpo de jurados. As tese defendidas devem ser baseadas em fatos da história.


Data: Valor:100 pontos Duração máxima:10 minutos


3. Desfilando...

Organizar um desfile das personagens de um dos livros, caracterizadas de forma a serem facilmente identificadas.


Obs:Um dos membros da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem na história, com fundo musical.


Data: Valor:100 pontos Duração máxima:10 minutos


4. Escrevendo...

Escrever uma carta para o autor de um dos livros da lista, questionando as personagens,sua atitudes,pedindo informações sobre a vida dele e contando da Gincana de leitura. Aguardar a resposta e apresentá-las juntamente com uma copia da carta enviada.


Data: Valor:100 pontos Duração máxima:10 minutos


Variação:


Escrever uma carta para uma das personagens questionando uma de suas atitudes ou sua maneira de ser, e simular uma resposta.Para isso,dividir a equipe em dois subgrupos, para que cada um se responsabilize por uma das cartas,dando mais realismo à tarefa.


5. Entrevistando...

Escolher um livro que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la,usando o conteúdo da história nas perguntas resposta.


Dramatizar a entrevista.


Obs:Um dos membros será a personagem escolhida e os outros deverão participar fazendo as perguntas


Data: Valor:100 pontos Duração máxima:10 minutos


Variação:


Entrevistar o autor,ao vivo,se possível,ou de forma simulada,baseando-se nas informações que o livro trouxe sobre ele.


6. Reciclando...

Apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de um dos livros. Usar em sua confecção apenas prudutos recicláveis.Lembrar aos alunos que uma cema envove ambiente e personagem.


Data: Valor:100 pontos . Duração máxima:10 minutos


Variação:


Fazer algumas personagens do livro,usando sucata.


7. Recriando...

Escolher um dos livros para tranformar em histórias em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão.


Data:_______ Valor: 100 pontos . Duração máxima: 10 minutos


Variação:


Apresentar, numa folha cartolina ou similar, uma colagem (ou desenho, ou pintura...) que recrie trechos decisivos na história.


8. Cantando:

Escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de um dos livros da lista.


Obs:A equipe toda deverá participar da apresentação e provocar a participação de toda a turma,distribuindo cópias do texto criado.


Data:_______ Valor: 100 pontos . Duração máxima: 10 minutos


Variação:


Escrever a história em forma de cordel e apresentar.


9. Musicando...

Selecionar músicas de sucesso que tenham letras relacionadas a momentos da histórias de um dos livros da lista e apresentar uma trilha musical para retratar essa história.


Data:_______ Valor: 100 pontos . Duração máxima: 10 minutos


10. Dançando...


Recontar a história de um dos livros através de uma coreografia.Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema do livro escolhido e ressaltar em cada um dos participantes a caracter´stica mais marcante da personagem representada.


Data:_______ Valor: 100 pontos . Duração máxima: 10 minutos


11. Divulgando:

Escolher um livro para seralvo de uma campanha publicitária.Elaborar um outdoor divulgando-o.Selecionar para isso lições que se possam depreender da história.


Obs:O outdoor deverá ser feito em pape-metro com 1,00m X 0,70m.


Varaição:


Campanha publicitária para revistas e jornais.


12. Noticiando...

Fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes,textos,ilustrações sobre fatos que compõem a história de um dos livros.


Obs:As informações necessárias para a elaboração dessa tarefa serão dadas pelo professor durante a aula.


Data:_______ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 minutos

FORMAÇÃO DOS GRUPOS 
E OBRAS ESCOLHIDAS
Livro: O Velho E O Mar
Editora: Civilização Brasileira
Autor: Ernest Hermingway

Líder - Guilherme Catelani Lírios n°15

Componentes
Otávio Augusto nº 32
Gabriel Pereira nº 12
Alean nº 1
Bruno Barreto nº 9 (7ªA)

 Livro: O crime mais Cruel
Autora: Miriam Mambrini
Editora: Bom Texto Coleção: Elementar, meu caro leitor.

Grupo
Líder - Giuliana Terranova nº09
Braço direito, esquerdo, etc...: Andreza Lúcia de Freitas nº 01
Franciely Ferreira de Souza nº 07
Gabriel Henrique Cabral nº 08
Lucas Fernando nº13 

CASTRO, Jorge Viveiros de. O Melhor Time do Mundo. São Paulo: Cosac & Naify, 2009

Líder - Breno de Luca Boff nº08

Componentes:
Igor
Alexandre
José Renato
Blayne
João Pedro 7ª série A  

Livro: Capão Pecado
Autor: Ferréz
Editora: Objetiva

Líder: Marcos Vinicius nº20

Braço Direito: Renan Guedes nº27
Luis Fernando Torres: nº15
Luis Guilherme: nº17
Mateus Vinicius nº21
Pamela nº23
Sala: 7ªB

Livro: Historias da velha Totônia
Editora:José Olympio
Autor: José Lins do Rego
11ª Ediçao



Líder- Gabriel Andrade Câmara n°11
Componentes:

Mozart Fernandes n°30
Gabriela nº14
Pedro nº 33
Fabio nº 10
Mauricio (7ª A) 

Romeu e Julieta, do autor Willian Shakespeare
editora:

LIDER Jonatas Souza N°20


Rafaela N°34
Amanda N°
Bianca n°
Kauê N°24
Luis Guilherme N°27 (7ª série A)