domingo, 18 de março de 2012

3º ANO SE EXPRESSA - MOMENTO LITERATURA 2012

E, APÓS O TAL TESTE, COMENTÁRIOS EM http://www.facebook.com/#!/groups/312812988770936/ SOBRE DO(s) LIVRO(S), PRODUÇÃO DE RESENHA ENVIADA PELO EMAIL piedadeteodoro@hotmail.com PARA APRECIAÇÃO, EI-LAS AQUI.


Mulheres e suas diversas facetas.


Ao fazer o teste "Que livro é você" , tive resultado de dois livros: " O Alquimista" ,de Paulo Coelho e "Doidas e Santas" ,de Martha Medeiros. 
O livro que mais me interessou e chamou atenção foi o livro "Doidas e Santas";primeiramente por ser de uma escritora que admiro muito,e também, por ser um livro de leitura fácil,dinâmica e constituído por crônicas.
Martha Medeiros escreve suas crônicas com leveza, e se baseia nos prazeres e desilusões da vida adulta,focando-se principalmente na inquietude da mulher.
Um trecho que comprova isso, é quando Martha Medeiros inicia a crônica "Doidas e Santas" : "Estou no começo do meu desespero e só vejo dois caminhos: ou viro doida ou santa".São versos de Adélia Prado, retirados do poema "A serenata".
Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar,não importa qual seja o assunto,ela trata com grande agilidade, de maneira aceitável, o imponderável da vida.
Achei um livro muito interessante, por isso o indico para que todos tenham o prazer de lê-lo, pois além de ser um livro que fala com o leitor de maneira direta, ele traz consigo as alegrias e desilusões, os dramas, os prazeres da vida, os sentimentos vividos pela mulher. Enfim o cotidiano de cada um de nós torna-se o principal tema da autora nesse livro. 
(Thainara Cruz - 3º ano B/2012)



 Espelho, espelho meu
    O meu resultado para o "Teste: Que livro você é?", foi o livro "Doidas e Santas", de Martha Medeiros. A princípio, fiquei receiosa, pois ao contrário da maioria dos outros alunos que realizaram o teste, o meu resultado se baseiou em apenas um livro. Esse fato me intrigou muito, pois, conhecendo a natureza dos testes, poderia significar que minha personalidade está bem definida e traduzida no tal livro. O medo de ser "exposta" realmente me assustara.
    Enfim, o li. Impressionante! Os textos são leves, atraentes e convidativos, simplesmente prazerosos. O teste estava certo, é o único, até agora, que pode me expressar com solidez. Além de se tratar do gênero que mais me envolve- a crônica- os temas são simples, porém pertinentes. As cenas e os pensamentos descritos pela autora são de interesses recorrentes ao meu "tipo de leitura". O que mais me chamou a atenção é a firmeza da autora quanto a sua opinião, mesmo quando traz assustos polêmicos à discussão. Já a conhecia por sua famosa obra "Divã", mas é este livro que a revela melhor, na minha opinião.
    Uma das crônicas, em especial, me fez refletir sobre minha vida, fiquei (e ainda estou, de certa forma) sobre o efeito da epifânia, assunto tratado em sala de aula. É curta e direta: "Vida interessante".
    Em geral, são assuntos contemporâneos e urbanos. E, embora tenha uma visão feminina e adulta, o livro pode ser interessante para qualquer pessoa que queira entrar nesse universo, sendo este revestido com irreverência e bom-humor. (Pâmela Fernandes- 3º ano B/2012).


MENINO-DIABO
Ao fazer o teste “Que livro é você?”, obtive somente um resultado: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis.
Machado de Assis escreveu praticamente todos os gêneros literários, o que fez eu me interessar ainda mais pelo livro.
O livro se trata de um romance, com o qual me identifiquei muito, pois ele retrata a vida de Brás Cubas, que, quando criança muito mimado, sempre aprontava, por isso, desde cedo, levou o apelido de “menino diabo”, o que fez eu me lembrar de quando eu era criança, mesmo com todos os problemas eu era muito mimada por meu pai.
Achei um livro muito interessante, ele expõe muitos problemas da nossa sociedade existentes ate hoje de uma forma irônica.
Você pode encontrar esse livro no site:

 Um poucoquinho de realidade...

Ao realizar o teste proposto pelo site educar para crescer (educarparacrescer.abril.com.br) chamado “Qual livro é você”, me foram indicado três livros, sendo eles: “Doidas e Santas” de Martha Medeiros, “Antologia Poética” de Drummond de Andrade e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, contudo o livro que escolhi para estar comentando aqui é o de Machado de Assis.
Sou suspeita para falar desse carioca sensacional, que marcou a história da literatura brasileira, já que sou apaixonada por seus textos, apesar de não possuir um conhecimento acadêmico sobre eles, mas o que me faz entende-los é a convivência com o ser humano.
O conviver com uma sociedade muitas vezes hipócrita, que fizeram do casamento, da religião e dos relacionamentos entre si, um circo, deixando-os de respeitar. E é isto que Machado de Assis nos deixa claro, com sua ironia fina, ele, através da voz do narrador, consegue abordar em Memórias Póstumas de Brás Cubas, atitudes, pensamentos e ideias que temos, mas não conseguimos confessar á nós mesmos, como: o egoísmo, a superficialidade, sentimentos obscuros, “amores bandidos”, loucura, traição, desejos encobertos, e toda negatividade e promiscuidade encoberta pelo bicho chamado “gente”.
Sua negatividade é sensacional, entretanto não é só isso que o faz único, nesse livro vemos a busca do homem pela solução de seus problemas e amargores, principalmente quando a personagem busca pela criação do emplastro.
Por isso podemos dizer que são alfinetadas construtivas, visto que o narrador tenta conscientizar ao leitor sobre a pequinês do ser humano mediante a vida, fazendo com que esse reflita sobre que tipo de ser humano está sendo.
E esse livro me fascina porque tem como base a realidade, apesar de eu ter um pezinho no romantismo, gosto de muitas vezes analisar as coisas com frieza, e de ver não somente o lado bonito do amor, da vida e principalmente da sociedade, mas também analisar as atitudes tomadas pelas pessoas e os seus porquês; adoro a ironia principalmente a machadiana, por isso me identifico com esse livro, e na verdade com o autor em si.
Aqui finalizo e quero dizer que me senti muito honrada quando o site me “indicou” esse livro, pois escrever sobre o ícone do realismo/naturalismo é um prazer, e eu recomendo essa leitura á vocês, com certeza vale a pena ler e entender Memórias Póstumas de Brás Cubas.(Raniely/3º ano B/2012)


Fascínio por poemas
O livro que, segundo o teste “Que livro é você?”, combina comigo é “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrade.

Eu tive o prazer de ler uma antologia de Drummond e me identifiquei muito com os poemas. Desde pequena sou fascinada por esse gênero textual, pois o ritmo e as rimas me agradam, me envolvem.

Um dos poemas de Carlos de que mais gostei foi o poema “O amor bate na porta”, que pode ser encontrado no livro “Amar-Amaro”, que me chamou a atenção por ter como tema o sentimento mais bonito que o ser humano pode ter: o amor.

Enfim, gostei do resultado do teste por ter me “indicado”tal livro, pois amo poemas e o escritor em questão, com seu jeito simples de se expressar, me envolveu em seus versos e rimas, me fazendo “viajar” pelo “mundo literário”. Não poderia deixar de convidá-los para ler DRUMMMOND. Aí tem-se um dos milhares de poemas desse mineiro dos bons.



Poema O Amor Bate na Porta

Cantiga de amor sem eira
nem beira,
vira o mundo de cabeça
para baixo,
suspende a saia das mulheres,
tira os óculos dos homens,
o amor, seja como for,
é o amor.

Meu bem, não chores,
hoje tem filme de Carlito.

O amor bate na porta
o amor bate na aorta,
fui abrir e me constipei.
Cardíaco e melancólico,
o amor ronca na horta
entre pés de laranjeira
entre uvas meio verdes
e desejos já maduros.

Entre uvas meio verdes,
meu amor, não te atormentes.
Certos ácidos adoçam
a boca murcha dos velhos
e quando os dentes não mordem
e quando os braços não prendem
o amor faz uma cócega
o amor desenha uma curva
propõe uma geometria.

Amor é bicho instruído.
Olha: o amor pulou o muro
o amor subiu na árvore
em tempo de se estrepar.
Pronto, o amor se estrepou.
Daqui estou vendo o sangue
que corre do corpo andrógino.
Essa ferida, meu bem,
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã.


Daqui estou vendo o amor
irritado, desapontado,
mas também vejo outras coisas:
vejo beijos que se beijam
ouço mãos que se conversam
e que viajam sem mapa.
Vejo muitas outras coisas
que não ouso compreender...
 (
Evelyn Cristina nº: 08 3ºEM: B/2012)

 





domingo, 11 de março de 2012

ALUNOS DA 8ª SÉRIE A SE EXPRESSAM VIA RESENHAS





Atividade a seguir nasceu da proposta


"BEST-SELLER ADOLESCENTE"

x.sht
Por que ler o livro "O Ladrão de Raios"?
Eu me interessei por esse livro “O Ladrão de Raios” de Rick Riordan por que ouvi muitos comentários positivos de várias pessoas que conheço, a respeito da história de Percy Jackson.
Este livro tem uma história incrível que fala de um menino que morava em um colégio interno, e no verão ficava com sua mãe Sally Jackson e seu padrasto Gabe Ugliano, mas aos doze anos o menino perde sua mãe que foi morta por um monstro e descobre que é um semideus e vai morar no acampamento de verão Meio Sangue para semideuses, logo em seguida descobre que seu pai era Poseidon o Deus do Mar, e assim seu pai lhe propõe uma missão para evitar uma guerra entre deuses, a missão de achar o ladrão de um artefato do Monte Olimpo o raio de Zeus o Deus do Céu, e no fim Percy Jackson consegue finalizar sua missão salvando a todos de uma furiosa guerra.
Hoje posso dizer que esse livro é um dos meus favoritos, que fala sobre a mitologia grega junto com sequências de aventuras de   tirar o fôlego, este livro é realmente brilhante e na minha opinião é para leitores de todas as idades. (Thalita Cristina Serapião Fausto - 8ªA/2012)
Por que deve ler o livro Crepúsculo?

O livro "Crepúsculo
", da norte-americana Stephenie Meyer, é uma saga composta por quatro livros que virou até mesmo filmes com grande sucesso, narrando um caso de amor entre uma humana, "Bella", e o vampiro, "Edward Cullen". Acredito que o motivo principal de tantas pessoas lerem esse livro, diz algumas fãs, é pela beleza de "Edward", um dos protagonistas da saga.
Esse livro teve mais de milhões de leitores e causou certa compulsão entre as garotas que passavam boa parte do dia lendo o tal livro, cerca de mais ou menos seis e sete horas por dia, por ser uma obra de romance e drama e muitas dificuldades de concretizar o relacionamento por conta das diferenças entre casal de amantes. 
"Crepúsculo" é um livro que incentivo muitos a lê-lo, pois é voltado aos adolescentes, principalmente, mas isso não deixa outras faixa etária de fora. Ele é muito interessante, pois mostra o amor entre pessoas opostas que, apesar das diferenças. conseguiram alcançar o objetivo: ficarem juntos eternamente. Eu acho que é um ótimo livro, recomendaria, apesar, de ser escrito em muitas páginas, é um livro que parece vale a pena ler. Eu não li ainda, mas já vi os quatro filmes que são, "Crepúsculo", "Eclipse", "Lua Nova" e "Amanhecer", no entanto o último ainda irá sair sua segunda parte, em novembro deste ano. 
Esse livro mostra, para algumas pessoas, a solidão, ou melhor dizendo, uma fantasia que o ser humano inventa para si próprio para fugir desse estado, isso acontece na idade da adolêscencia e juventude , por isso alguns devaneios, a necessidade de fugir da realidade.
Esse livro , então, é indicado por algumas educadoras, por ele ser ótimo meio de educação. Uma boa idéia, seria organizar um clube de leitura, para cada um opinar sobre o que se interessou no livro, como disse a psicóloga e educadora, "Ana Carolina Carvalho" (Ana Sales - 8ª série A/2012)

Por que ler o livro Contos de Beedle?
  De acordo com a pagina em que foi me passada, para conferir algumas informações de alguns livros, o livro Contos de Beedle, o Bárbaro, de J.K. Rowling traz uma história que pode agradar a quem é fã, ou gosta dos livros da saga Harry Potter. Como é o meu caso, por isso resolvi comentar sobre ele.
  O livro é interessante, não só pela história, mas também pela lição de moral que ele passa, isso de acordo com a fã Bruna Psciottano Noronha, de 14 anos, e ainda porque o livro pode estabelecer uma conversa entre pais e filhos, com a possibilidade de refletirem qual seria a atitude de cada um deles, diante de determinada situação, enfrentada pelas personagens do livro.
  Ainda de acordo com essa fã, e com o resumo disponível no blog http://contos-beedle-bardo.blogspot.com, o livro conta cinco histórias relacionadas ao passado da escola Hogwarts, que por sinal, é o colégio da série Harry Potter, e toda essa “integração” dos livros me causou um grande interesse, e por isso resolvi procurar um pouco mais sobre a história deste livro... Assim fiquei sabendo de mais uma curiosidade sobre ele: Beedle, o Bardo é, também, uma personagem da série Harry Potter! Mais uma integração entre as histórias.
  É legal saber também, que este livro aparece na sétima edição da saga Harry Potter, sendo dada a uma das personagens como um presente!
  Pelo que deu para perceber, o livro é muito interessante e conta uma história muito que chama muito a atenção dos jovens! Espero que um dia, eu ainda possa lê-lo! (Rodrigo da Silva Pereira - 8ª série A /2012)


O outro lado de Gossip Girl

Gossip Girl, livro escrito por Cecily Von Ziegesar, retrata a vida de afortunados adolescentes que moram em um rico bairro (Upper East Side) de Nova York onde uma misteriosa e anônima blogueira detalha podres segredos e o dia a dia dos jovens em um blog. A primeira vista parece ser um livro fútil e totalmente materialista pois os adolescentes gastam seu tempo gastando dinheiro e usam a escola como uma vitrine para expor suas novas aquisições, porém o livro retrata a fundo os polêmicos assuntos da adolescência. Assuntos, que alguns pais não teriam intimidade de conversar com o filho, são retratados de forma lúdica e fácil. ''Neste livro namoros começam, outros terminam, alguns terminam e recomeçam. Quais? Nossa adorável fofoqueira irá contar tudo neste livro, menos, é claro, quem ela é'' Afirma o fã site da série http://gossipgirlbrasil.com/

A obra em questão traz informações importantes e muito discutidas na vida dos jovens e até mesmo no cotidiano, tais como, festas, drogas, homossexualismo, fofocas, preconceitos e conflitos com os pais. O livro, além de envolver os jovens e adolescentes nessa aventura deslumbrante da vida ''perfeita'' das ricas personagens com uma história, ajuda os jovens a verem as consequências que certas atitudes mal pensadas podem trazer. Cada personagem envolvido na trama revela um tipo de personalidade: problemas com bebidas, bulimia, homossexualismo, mal comportamento, dificuldade em expor sentimentos e mal relacionamento com os pais e mostra ainda de uma certa maneira como a vida de alguns adolescentes é marcada por esses tipos de problemas, e como a mãe e o pai devem reagir nessas situações.

O livro, narrado pela tal blogueira misteriosa, tem uma linguagem fácil e nos mostra as ''delicias'' da fofoca, 

e a leitura passa a se tornar impossível de não ser feita! Mistura romance e drama. A vida de cada personagem é envolvente, e a cada página do livro uma nova surpresa vem à tona, e a verdade é que muitos de nós gostaríamos de ter a vida desses jovens. Todas as personagens estão ligadas de alguma maneira: família, por uma relação amorosa ou uma amizade, que na maioria das vezes todas essas relações são conturbadas.

Treze livros da série ''Gossip Girl'' foram lançados e é praticamente impossível ler apenas um, inclusive a série de livros ganhou tanta repercussão entre os adolescentes e jovens que virou uma série de televisão que ganhou tanta fama quanto os livros!

 E esses são motivos para ler a série de livros Gossip girl, ele estimula a leitura dos jovens com assuntos do cotidiano que eles mesmos vivenciam ou irão vivenciar algum dia, em muitas partes nos identificamos e acabamos criando uma espécie de vinculo com algum dos vários personagens, além disso a cada dia que passa os jovens não fazem mais da leitura uma forma de diversão e aprendizado, e com livros desse gênero cativamos jovens, e quem sabe no futuro os mesmos possam fazer leitura de clássicos da literatura Brasileira e estrangeira. Brigas, intrigas, fofocas, festas, falsidade, namoros, drama, romance, problemas, preconceitos, risos e confusão... o livro aborda a juventude em toda sua glória! (Fernanda Bueno - 8ª série A - 2012)

O Diário da Princesa 

     Escrito por um Norte-Americano chamado Meg Cabot , o livro lançado na Disney e foi produzido por duas séries inspiradas com base filme, a personagem Mia Thermopolis descobre que é uma princesa em um país pequeno e pouco conhecido sem mais nem menos ela se descobre e tem que mudar sua postura e seus conceitos e tem que aprender como ser uma princesa para governar Genóvia , pois seu pai veio a falecer e Mia tem que tomar a frente do país e sendo assim sua Vó que já é um pouco velha procura mia para tome a liderança do país para que não passe para outra família . 
   O livro me parece bem interessante, entretanto foi feito em uma línguagem especifica tendo seu público alvo para crianças de 1 a 15 anos , já que foi feito como conto de fadas,nessa idade que começamos a se expressar  de diversas maneiras.
   Ainda não li o livro mais gostaria muito de ler,pois já assisti o filme e as séries mais ainda sim desejo ler um dia,  já que o livro me parece ser bem engraçado com as atrapalhadas da princesa e seria uma leitura enterrada para minha idade. (Larissa Germano Lima  João Cruz 8ª A/2012)..


Por que devemos ler ou não? “ O Ladrão de Raios"
Escolhi, primeiramente, este livro “ O Ladrão de Raios”, escrito por .....,  porque gosto muito de livros dentro deste contexto: sobre histórias mitológicas misturada com a atualidade.
Recomendo, então, o tal livro, apesar de não ter ainda lido, por apresentar um menino que se descobriu  um semideus e precisa encontrar um ladrão de artefato para se livrar de uma furiosa suspeita de monstros e deuses.
Indico essa obra, visto que me levei também um pouco pelo comentário da fã Giulianna, que fala que o livro parte dos princípios de que os mitos são reais e ainda sobre o que a Evilyn contou, que além de fantásticas as histórias da mitologia grega, transmitem valores morais.
Segundo relatos, contam que antes das religiões monoteístas, os povos acreditavam na influência de vários deuses, e era assim também com os gregos, também com os índios nativos da região onde hoje é o Brasil além de tantos outros povos. Por tudo isso vale entrar em contato com o livro, eu e vocês... (Luiz Fernando Bucholz de Amorim – 8ªA/9°A – Tiro/2012)
Por que ler o livro Querido Diário Otário?
O livroQuerido Diário Otário, do autor norte-americano Jim Beton, é destinado ao público infanto-juvenil. Muitas crianças e jovens devem ler esse livro, pois muitos deles podem se identificar com a personagem principal, por ser uma garotinha(o) que vive muitas aventuras e fantasias. Há intriguinhas e paquerinhas na escola, a personagem principal não gosta de escrever e não está muito a fim de estudar.
O adolescente, lendo algo que se identifica, vai se interessando pelo assunto, e vai querendo ler mais, pois essa obra o ajuda estimular na leitura, fazendo que ele crie hábito de ler, o que muitos hoje não tem. Ele criando esse hábito tem mais facilidade na hora de escrever um texto, quanto à facilidade de escrever corretamente, e obviamente a facilidade na hora da leitura.
Esse livro tem a intenção de que o leitor reflita o que nele está escrito, pois a personagem mesmo não gostando de escrever, tem um diário e escreve nele em seu cotidiano, pois ela vê que ali é onde ela pode se desabafar sem que ninguém a interrompa e faça alguma crítica sobre sua vida, ou sobre o assunto retratado.
Muitos professores de Língua Portuguesa dão trabalhos de leitura para os jovens, mas esses livros, muitas vezes, não são de nossos interesses, por ser muito complexo, e então nós não fazemos esse trabalho, porque queremos, mais sim porque somos obrigados. Eu acho que esses professores, em vez de darem livros assim, para nós lermos, deveriam dar livros de que nós gostamos e que sejam de nossos interesses e sobre um assunto que envolve o nosso cotidiano. Eu, por exemplo, se tivesse um trabalho de leitura com um livro que eu gostasse de ler, e me interessasse, iria caprichar bem mais do que em um livro de que eu não gosto e não me identifico. Os professores, porém, dão livros de que nós não gostamos tanto para que nós tenhamos uma visão mais ampla do assunto e que possamos conhecer todos os tipos de leitura não só a de que gostamos. (Camila Palaro - 8 série A/2012).


sexta-feira, 9 de março de 2012

ALUNOS DA 8ª SÉRIE B SE EXPRESSAM VIA RESENHAS


Atividade a seguir nasceu da proposta




"BEST-SELLER ADOLESCENTE"

Uma dica de fã
Muitos jovens procuram bons livros, para ler nas férias, ou até mesmo durante o dia-a-dia, mas acabam se decepcionando com algumas histórias, e acham que todos os livros são "chatos", mas isso pode ser porque o jovem não se identifica com a história. E eles acabam desistindo da leitura, achando que nunca irá se dar bem com os livros. Tenho certeza, porém, de que se o jovem fizer pesquisas sobre o seu tema preferido de livros, ele vai achar algum que lhe interessa, pois, hoje em dia, há uma grande variação de temas, e assuntos de livros, que é completamente direcionado aos adolescentes.
Então vou dar uma dica para todos os adolescentes, que procuram uma boa história. O livro O Ladrão de Raios do escritor Rick Riordan, é a minha recomendação para uma boa leitura. Eu achei esse livro muito interessante, pois nunca tinha visto um livro antes em que a mitologia grega, fosse introduzida na história, deixando-a mais atraente e empolgante.
O livro conta a vida de um adolescente de apenas 12 anos chamado Percy Jackson, que a pesar de pouca idade, já enfrenta muitos problemas. Nunca conheceu seu pai, e ele não gosta nem um pouco de seu padrasto. E apesar de ser o personagem principal, esta história possui um diferencial da outras, ele não possui nada de superior dos outros alunos de sua escola. E pelo contrário. Ele acaba sendo "humilhado" pelos outros colegas de classe, menos pelo seu único amigo fiel, Grover. Até que ele descobre que é um semideus, ou seja, filho de um Deus da mitologia grega, que no caso é Poseidon. Então ele é transferido para o acampamento meio-sangue, onde vivem os outros semideuses. Lá, ele conhece Annabeth, que junto dele e Grover, vivem aventuras ao redor do mundo.
O Ladrão de Raios é apenas o primeiro livro de uma série de cinco livros no total, fazendo com que o leitor fique ainda mais "preso" na história, e o deixa ainda mais interessado, querendo acompanhar a série até o final.
O filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi uma adaptação do livro, e o segundo filme, Percy Jackson e o Mar de Monstros, que vai dar continuação na série de filmes, já está a caminho, mas é claro que em um filme de no máximo duas horas, o diretor não consegue apresentar toda a história ao espectador. Então, como, fã da série, deixo uma dica para todos: o livro é muito mais completo e prende mais o leitor do que os filmes, deixando-nos todos mais ansiosos para o próximo livro.
Essa é a minha opinião, e fica a dica para todos os jovens. (Bruno Felipe - 8ª série B/2012)
Complemento a eterna história


     Inicio a resenha, inevitavelmente falando sobre a aparição do livro " Contos de Beedle, o Bardo " em um dos episódios da série Harry Potter, na cena em que “ Hermione “, personagem da série, recebe o livro como presente. Lembrando que as histórias presentes no livro acontecem no mundo narrado da série Harry Potter. São histórias de antes mesmo do protagonista da saga Harry Potter nascer. Tornando o entendimento do livro muita mais fácil.
     O livro reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas e bruxos, trazendo histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter, que vendeu mais de 400 milhões de exemplares, em mais de 200 territórios e foi traduzida para 65 idiomas. Presente de Natal obrigatório para os milhares de leitores que se sentiram "órfãos" com o fim da saga de Harry.
     No conteúdo da obra residem cinco histórias: “O Mago e o Caldeirão Saltitante”, “A Fonte da Sorte”, “O Coração Peludo do Mago”, “Babbyty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante” e “O Conto dos Três Irmãos”. Em cada uma dessas histórias, são exibidos acontecimentos no criativo mundo mágico de Harry Potter. Sete livros não seriam suficientes para um dos mais criativos cenários de histórias, seriam necessários mais cinco brilhantes histórias para saciar a “fome” dos leitores.
     Enfim, para quem realmente é louco por Harry Potter deve ler esse livro, pois “Contos de Beedle, o Bardo” fala sobre muitas coisas, e sobre muitas lições de vida e, é claro, uma história associada a Harry Potter é sempre bem vinda. Esse livro é totalmente recomendado aos fãs da saga Harry Potter e a qualquer pessoa que se encante com uma ótima e bem contada história. “Contos de Beedle, o Bardo” cumpriu sua missão de complementar o que já era bom. Minha dica “Contos de Beedle, o Bardo” uma ótima escolha para um bom apreciador de livros. (Rodrigo 8ª séria B/2012).


PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS
Os adolescentes deveriam ler o livro Percy Jackson e o Ladrão de Raios, pois mistura realidade com mitologia grega, por isso é muito interessante. A história contada é inacreditável, pois como um garoto consegue prevenir uma guerra entre os deuses que poderiam acabar com o mundo? Esse livro conta tudo isso.
Percy Jackson, um semideus, filho do deus grego Poseidon, deus dos oceanos, é acusado de roubar o raio mestre de Zeus e, para provar que é inocente, sai numa aventura cheia de perigos para achar o raio e devolvê-lo ao dono e assim evitar uma catástrofe.

No livro, são citadas várias personagens da mitologia grega, como Perséfone, prometida a ser esposa por toda a eternidade de Ades, o deus das trevas ou como é conhecido, o demônio; Medusa, a mulher dos cabelos de cobra, que se conta, que se ela olhar diretamente para olhos dos outros, imediatamente a pessoa vira pedra e Hidra, um monstro que tem sete cabeças, que crescem mais duas no lugar, ao tentar cortar ou esmagar uma delas, ainda existem mais personagens da mitologia grega citadas, mas não me recordo.
Percy viaja por várias partes do mundo a procura do tal raio que, no fim dessa busca, estava escondido no próprio escudo, colocado lá pelo verdadeiro ladrão Luke, filho de Hermes que se tornou seu amigo para colocar a culpa nele e destruir os deuses, pois ele não gostava de nenhum deles, Percy consegue devolver o raio e se torna o grande herói da história, e ainda, conhece seu pai que havia abandonado sua família assim que nasceu, e o verdadeiro herói é ele que mesmo seu pai o abandonando ele teve forças para seguir sua vida até a adolescência e assim conseguir chegar ao seu destino e salvar o mundo.
Eu gosto muito desse livro, acho o divertido, misterioso e aventureiro, pois leva o leitor a um nível de aventura imenso. Espero que alguns adolescentes gostem também desse livro que é muito divertido. Além do livro, existe também o filme que é uma produção maravilhosa que retrata tudo que acontece no livro de uma maneira muito bonita e moderna. Gosto muito desse livro e do filme, eles são ótimos para os adolescentes, pois mistura lição de vida com mitos, magia e aventura, mas também é ótimo para os pais lerem, e é melhor ainda para utilizar nas escolas, pois mistura várias matérias como História, Língua Portuguesa e um pouco de Geografia. Muitas pessoas falam muito bem desse livro e eu sou uma delas e indico esse livro para ser lido por todos, pois quem não gosta de uma boa aventura? (ANDRESSA DE PAULA ROSA 8ª B/2012).

Por que ler o livro Eragon?

Devemos ler o livro Eragon pelo simples fato de que ele tem algo diferente como fantasia, dragões e pelo próprio protagonista da história pensar em salvar as pessoas do mal, nada mais grandioso e também para deixar de ser um livro com uma história normal e sim com uma história de fantasia, isso se torna interessante para o leitor!
A história de Eragon se baseia em um menino, que encontra uma pedra azul polida. Naquela época, estava próxima ao inverno, ele , então , pensa em vende-lá para comprar carne para enfrentar a tal estação.
Mas quando o dragão nasce da pedra, os dois viram amigos uns do outro. Da noite para o dia em um pequeno vilarejo, Eragon é lançado para um mundo de magias, destinos e do poder.
Ele, com uma espada e com o dragão, começa a viver altas aventuras enfrentando inimigos sombrios. O livro foi originalmente publicado pelo próprio autor e depois foi publicado pela editora Alfred A. Knopf Publishing, tornando-se a partir daí um best seller. Até 2005,foram vendidos cerca de 4 milhões de exemplares e em 38 países do mundo. (Itálo- 8ª B/2012)  

Ideias de um Diário

    O livro “Querido Diário Otário”, escrito pelo autor norte-americano Jim Bentom, é voltado para as crianças de 7 a 10 anos, e tem um humor saudável e inocente. Como enredo, o livro narra a história de uma menina chamada Jamie, que escreve em seu diário os planos mirabolantes que envolvem sua inimiga número um, Angelina, e teu paquera Lucas.
     A personagem Jamie é meio atrapalhada e doidinha, mas muito divertida, pois, além de divertir as crianças, também serve de consolo para muitas crianças que pensam que toda criança pode fazer o que quiser. É também percebido no texto, a falta de liberdade da criança, que sempre está sobre custódia dos pais ou responsáveis.
     O livro é ótimo, pois foca em uma das maiores dificuldades das crianças hoje em dia, dividir suas ideias livremente com as pessoas, por isso o texto serve como uma base de comportamento para as crianças, porque, como indica o título, apesar da personagem Jamie não gostar de escrever, escreve porque sabe que não pode compartilhar suas ideias livremente com os colegas.
     O livro pode ser uma grande ajuda para familiarizar com algumas tipologias de texto, como por exemplo, o gênero diário ou carta. Quem gostar da ideia do diário, pode também montar o seu próprio diário, individual ou coletivo com seus amigos e colegas, é bem simples e fácil, basta apenas você ter um caderno e uma história para postar em seu diário. (Bruno de Souza/8ª série B - 2012).

O Pequeno Príncipe visto por Natanael

O livro que será indicado a seguir é uma obra que nos ensina a termos melhores atitudes com todos á nossa volta, não só quando você está em companhia dela, mas sim em companhia de tudo e todos. O título da obra escolhida é um dos textos mais famosos e conceituados de todos os tempos. O Pequeno Príncipe é uma obra do francês Antoine de Saint-Exupéry ( Lyon,29 de junho de 1900 – Mar Mediterrâneo 31 de julho de 1944) - , que a produziu durante seu exílio nos Estados Unidos.
A leitura da obra em destaque, contando o fato de que o livro parece ser infantil pelas ilustrações, aborda um texto que não apenas para o público infantil, mas sim para todos que se interessem e, sim para todos que queiram ter uma educação de nível mais elevado. Esta história conta a trajetória após a queda de um piloto com seu avião no deserto do Saara, encontrando um menino que tinha uma inteligência fora dos padrões, que o leva para viagens extraordinárias pelos planetas.
Quando recebi a proposta de leitura, fiquei um pouco chateado, pois apenas tinha interesse em ler textos que falassem sobre aventuras e sonhos, mas, apenas com o olhar das primeiras linhas, consegui perceber que com aquele livro tão simples e famoso, teria uma grande leitura e um maior aprendizado. No final da leitura, eu fiquei encantado, pois me surpreendi muito com o final em que a tão má e perversa cobra morde o piloto e, quando ele acorda na manhã seguinte, está de volta ao seu planeta.
Indico a obra pois devemos aprender com os mais sábios, mas não devemos apenas ficarmos calados ouvindo, devemos ter a ousadia de levantar a cabeça e ensiná-los também, pois todos temos algo a aprender e ensinar. (Natanael/- 8ªB - 2012)


Filho de peixe, peixinho é

O livro escolhido para a resenha é Percy jackson e os Olimpianos em O Ladrão de raios, de Richard Russell , pois já li os cinco livros da série e já estou terminando o primeiro livro da nova temporada. Esse livro foi criado para jovens que gostam de seres mitológicos, deuses e heróis, que alguns jovens gostam do gênero, pois cita nomes de criaturas mitológicas, criando assim procurar sobre essas criaturas.
O livro conta a história de um menino chamado Percy Jackson que depois de uma viagem de escola a um museu descobre que é filho de Poseidon e descobre que não poderia ter nascido, pois ele era uma ameaça para os irmãos de seu pai (Zeus e Hades). Ao chegar ao acampamento, Percy descobre que seu melhor amigo é Sátiro e seu protetor e conhece Annabeth. Depois de conhecer o acampamento por completo, mais tarde durante o jantar, Hades aparece e acusa ele de ter roubado o Raio mestre de Zeus, ele e seus amigos vão atrás do raio levando-o em vários lugares dos Estados Unidos, encontrando inimigos e deuses, gerando grandes aventuras... O resto é só lendo para saber.
 Jovens e pessoas que não irão gostar do livro são pessoas que não gostam de mitologia grega e de aventura; jovens e pessoas que irão gostar do livro e da série, como disse no primeiro parágrafo, são pessoas que gostam de heróis, mitologia grega e história de aventura. (Felipe Feliciano 8ªB/2012)