terça-feira, 9 de agosto de 2011

RECADO PARA OS ALUNOS DO 8ª/9ºANO 3º BIMESTRE 2011

Atividade de leitura dos livros



Para do dia 05/09/2011 - Grupo: 6 pessoas


1. Leitura de livro: O Coruja de Aluisio Azevedo e Capitães da areia, de Jorge Amado.





As orientações de possíveis perguntas estão aqui no blog juntamente com discussões sobre o romance em questão.



 
Observação:

Após a leitura do romance escolhido, prepare para a gincana com base nos aspectos a seguir:

1. Análise do enredo

a. Reconstituição da história (O que conta o romance/não pode ultrapassar 500 palavras em um único parágrafo).
b. Começo e epílogo do romance (como se organiza o relato).
c. Andamento da ação (Qual o ritmo do narrado: ações central e secundárias/conflito e clímax).

IMPORTANTE LEMBRAR QUE, EM UM ROMANCE, OS DRAMAS SÃO MÚLTIPLOS E DEVEM, DE ALGUMA FORMA, ESTAR LIGADOS AO CONFLITO CENTRAL, EM TORNO DO QUAL GRAVITAM, COMO SATÉLITES.

2. Análise do espaço


a. Onde ocorre o relato (espaço físico; cenário e espaço social).
b. Que lugares são descritos e quais as locações privilegiadas no enredo).
c. Há preocupação com a paisagem.
d. Que ambientações predominam (externa e interna).


3. Análise do tempo (cronológico ou linear, psicológico ou vertical e social)

a. Quando se passa a história (Que tempo ela abrange. Os fatos temporais dizem respeito à cronologia histórica, desde o inicio da narração. O narrador usa o tempo disciplinarmente).
b. É possível medir o lapso temporal (Quebras da sequência linear dos acontecimentos ou localização temporal/uso de “flashback”, cuja função é dar conta de fatos ocorridos anteriores ao acontecimento principal do relato e/ou há momento de comentários ou verticalidade).
c. Trata-se de um romance de tempo cronológico ou tempo psicológico (Há algum uso especial do tempo psicológico. Que importância tem isso).
d. Observa-se a presença do tempo social (tempo do contexto político-social-cultural/histórico).

4. Análise das personagens

a. Quanto são as personagens.
b. Quais as personagens principais (protagonistas/antagonista) e quais os secundários (coadjuvantes). São planas ao longo do período de relato (Estão sempre iguais, não surpreendem, estáticas e inalteráveis). Há personagens figurantes ou apenas nomeadas.
c. De acordo com a profundidade, as personagens podem ser: planas ou bidimensionais ou esféricos ou tridimensionais (redondas). Surpreende o leitor, pois se aproxima do
d. Faça uma análise das personagens principais (Com são quanto aos aspectos físicos e comportamentais. São analisadas psicologicamente. Que tipo de comportamento as personagens apresentam).
e. Existe algum personagem-tipo/caricatural.


5. Análise do foco narrativo

a. Quem conta a história. Existe onisciência (o narrador conhece todos os pormenores e acompanha as personagens em todos os pensamentos. Acompanha tudo com se fosse um cameraman. Provoca a sensação de dirigir o leitor).
b. Existe intromissão do narrador (Isso é importante dentro do enredo).
c. Há mistura de focos narrativos.

6. Análise da linguagem

a. Qual o tipo de discurso/vozes predominante (Direto, indireto e/ou indireto livre).
b. Existe descrição (Comentar).
c. Como é a narração.
d. Há dissertação(comentários).


7. Comentário final

a. Quais os tipos de níveis o romance oferece?
b. Quais são os temas enfocados?
c. Que tipo de mensagem foi transmitida?
d. Que tipo de crítica social se teceu?


A gincana se constitui em duas partes:

1. Perguntas ao grupo com autorização de debate; 
2. Perguntas a um representante do grupo sem debate; 

*O campeão da classe enfrenta o campeão de outra sala*


2. Escolha um livro na sala de leitura (biblioteca) para as seguintes atividades:


Cada grupo tem direito a uma atividade*

* Montar um livroclip.

* Apresentação teatral – adaptação da obra para o teatro.

* Montagem de panfletos divulgando a obra (50 exemplares) – Pesquise modelos atrativos.

* Montagem de blog – Explorar todo seu potencial e após o termino do trabalho, o blog devera ter 20 comentários distintos.

* Adaptação para musical.


* Montagem de podcast – pesquisar exemplares antes da montagem – publicar na internet


RETOMANDO O ESTUDO DE ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS