segunda-feira, 7 de abril de 2014

ESTUDO SOBRE CONJUNÇÕES: COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS

ESTUDO SOBRE CONJUNÇÕES[1]: COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS
Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos da oração. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva. Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc.

As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas; já as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.

As conjunções coordenativas são classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com o sentido das relações que estabelecem.
Observe o quadro abaixo:
Classificação
Sentido
Principais conjunções
Aditivas
adição, soma, acréscimo
e, nem, mas também
Adversativas
oposição, contraste
mas, porém, contudo, todavia, entretanto
Alternativas
alternância, exclusão
ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...
Conclusivas
conclusão explicação
quer logo, pois (posposto ao verbo), portanto
Explicativas
justificativa
pois (anteposto ao verbo), porque, que

As conjunções subordinativas são classificadas em integrantes e adverbiais. As integrantes introduzem orações subordinadas substantivas. As adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.
Veja o quadro abaixo:
Classificação
Sentido
Principais conjunções
Integrantes
sem valor semântico específico, apenas ligam orações subordinadas substantivas
que, se
Causais
causa, motivo
porque, como, já que, visto que
Condicionais
condição
se, caso, desde que, contanto que
Consecutivas
consequência
que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que
Comparativas
comparação
como, que (precedido de mais ou menos), assim como
Conformativas
conformidade
como, conforme, segundo
Concessivas
concessão
embora, se bem que, mesmo que, ainda que
Temporais
tempo
quando, assim que, antes que, depois que
Finais
finalidade
para que, a fim de que, que
Proporcionais
proporção
à medida que, à proporção que


1. Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de
a) oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união
2. Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de
a) condição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.
3. Releia-se o que escreve Beccaria:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, [.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5) 
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:
a) inclusive.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.
4. “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca”; a oração grifada traz uma ideia de:
a) Causa.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Conformidade.
e) Concessão.
5. No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além darealidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da perenidade da comunicação”.
Os termos negritados acima têm, respectivamente, a equivalência de
a) adversidade – causa – tempo.
b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.
d) adição – adversidade – tempo.
6. Em qual período o se é uma conjunção integrante?
a) “Paraquedista se prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um tecido comum pegaria fogo se fosse exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que a alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver câncer.”
d) “Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma overdose de medicamentos que até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspiração política.”
e) “Não fale rápido demais. Se sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”

7. “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:
a) Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.
8. “- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:
a) Escolha.
b) Contraste, oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.
9. “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a) direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.
10. No Texto lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”.
O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
a) construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.
"Este ano a olimpíada vai contar com a participação de 55.570 instituições públicas municipais, estaduais e federais. Por enquanto os alunos das escolas inscritas participam de oficinas de texto e desenvolvem prática nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião. Os textos para a seleção podem ser enviados até 18 de agosto." (Folha Online),

"Educação melhora, mas nível continua baixo no Brasil, mostra IDEB." (Folha Online)

O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios.
e: conjunção coordenativa - liga orações independentes
Se o professor explicar o conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.
Se: conjunção subordinativa - liga orações dependentes




[1] As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos da oração ou orações, por isso são consideradas conectivos. Estabelecem, porém, relações lógicas essenciais para a construção de textos coerentes e coesos.