ESTUDO SOBRE CONJUNÇÕES[1]:
COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS
Conjunção é a palavra invariável que
liga duas orações ou dois termos da oração. Quando duas ou mais palavras
desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução
conjuntiva. Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a
fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc.
As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas; já as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.
As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas; já as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.
As conjunções coordenativas são
classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e
explicativas, de acordo com o sentido das relações que estabelecem.
Observe o quadro
abaixo:
Classificação
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Sentido
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Principais conjunções
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Aditivas
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adição, soma, acréscimo
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e, nem, mas também
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Adversativas
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oposição, contraste
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mas, porém, contudo, todavia, entretanto
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Alternativas
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alternância, exclusão
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ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...
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Conclusivas
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conclusão explicação
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quer logo, pois (posposto ao verbo), portanto
|
Explicativas
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justificativa
|
pois (anteposto ao verbo), porque, que
|
As conjunções subordinativas são
classificadas em integrantes e adverbiais. As integrantes introduzem orações
subordinadas substantivas. As adverbiais introduzem orações que indicam uma
circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em:
causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas,
temporais, finais, proporcionais.
Veja o quadro
abaixo:
Classificação
|
Sentido
|
Principais conjunções
|
Integrantes
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sem valor semântico específico, apenas ligam
orações subordinadas substantivas
|
que, se
|
Causais
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causa, motivo
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porque, como, já que, visto que
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Condicionais
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condição
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se, caso, desde que, contanto que
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Consecutivas
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consequência
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que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que
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Comparativas
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comparação
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como, que (precedido de mais ou menos), assim
como
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Conformativas
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conformidade
|
como, conforme, segundo
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Concessivas
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concessão
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embora, se bem que, mesmo que, ainda que
|
Temporais
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tempo
|
quando, assim que, antes que, depois que
|
Finais
|
finalidade
|
para que, a fim de que, que
|
Proporcionais
|
proporção
|
à medida que, à proporção que
|
1. Mariza saiu de casa atrasada e perdeu
o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além
de indicar adição, introduz a ideia de
a)
oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união
2. Preços mais altos proporcionam aos
agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de
alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a
pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de
a)
condição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.
3. Releia-se o que escreve Beccaria:
“Contudo,
se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é
praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de
propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como
único bem, [.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para
aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma
família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5)
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:
a)
inclusive.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.
4. “… e eu sou acaso um deles, conquanto
a prova de ter a memória fraca…”; a oração grifada traz uma ideia de:
a) Causa.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Conformidade.
e) Concessão.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Conformidade.
e) Concessão.
5. No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem
virtual estava longe”. Mas, além darealidade
física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da
perenidade da comunicação”.
Os termos
negritados acima têm, respectivamente, a equivalência de
a)
adversidade – causa – tempo.
b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.
d) adição – adversidade – tempo.
b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.
d) adição – adversidade – tempo.
6. Em qual período o se é uma conjunção integrante?
a) “Paraquedista se prepara para
romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um tecido comum pegaria fogo se fosse
exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que a alimentação
materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver câncer.”
d) “Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma
overdose de medicamentos que até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por
alguma misteriosa conspiração política.”
e) “Não fale rápido demais. Se sua dicção
não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”
7. “Já a produção de petróleo não é
suficiente para atender à demanda, embora a
dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação
lógico-semântica de:
a)
Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.
8.
“- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de
artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:
a)
Escolha.
b) Contraste, oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.
b) Contraste, oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.
9.
“Dicas para acelerar sem perder o ritmo”.
Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a)
direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.
10. No Texto lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos
“bens” “as coisas úteis ao homem”.
O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
a)
construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.
"Este ano a olimpíada vai contar
com a participação de 55.570 instituições públicas municipais, estaduais e
federais. Por enquanto os alunos das escolas inscritas
participam de oficinas de texto e desenvolvem
prática nos gêneros poesia, memória e artigo
de opinião. Os textos para a seleção podem ser enviados até 18 de agosto."
(Folha Online),
"Educação
melhora, mas nível
continua baixo no Brasil, mostra IDEB." (Folha Online)
O professor explicou o conteúdo e os alunos
fizeram os exercícios.
e: conjunção coordenativa - liga orações independentes
e: conjunção coordenativa - liga orações independentes
Se o professor explicar o
conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.
Se: conjunção subordinativa - liga orações dependentes
Se: conjunção subordinativa - liga orações dependentes
[1] As
conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração,
apenas ligam termos da oração ou orações, por isso são consideradas conectivos.
Estabelecem, porém, relações lógicas essenciais para a construção de textos
coerentes e coesos.
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