terça-feira, 3 de março de 2009

PROPOSTA DE TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL DA ESCOLA JOÃO CRUZ"

PROJETO DE PROGRESSÃO PARCIAL DA EE. “PROF. João Cruz”

Justificativa
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) estabelece em seu artigo 24, inciso III, que a Progressão Parcial pode ser admitida a partir da 7ª ´serie do Ensino Fundamental. Para tanto, deve se respeitar a sequência do currículo escolar e demais normas do sistema de ensino em questão.
Por sua vez, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, por meio da Resolução Nº 21/98, definiu que a adoção deste regime se restringe aos estudantes que, mesmo sendo atendidos em projetos de reforço e recuperação, não tenham sido promovidos em até três disciplinas. Ainda em seu artigo 2º, define que a possiblidade de flexibilização curricular deverá ser implementada mediante orientação de estudos e frequência optativa do aluno.
Considerando que o aluno, após a implementação de diversas inciativas relacinadas ao desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais (reforço, recuperação, desenvolvimento de estudos paralelos no contra-turno escolar), a Equipe Gestora e Corpo Docente da EE. “Prof. João Cruz” estabeleceram a retomada do Regime de Progressão Parcial a partir do ano letivo de 2009.

Objetivo e estrutura do projeto
Essa ação tem por objetivo oferecer a oportunidade aos educandos acima caracterizados outras possibilidaddes de retomada dos conteúdos não assimilados, sem comprometer a continuidade do processo de ensino-aprendizagem.
Diante de tal situação, ficou decidida a implantação da Progressão Parcial nas seguintes conformidades:

1) Os alunos em regimes de Progressão Parcial, bem como os pais deles e/ou responsáveis tomarão ciência das responsabilidades dos alunos diante deste projeto em reunião que terá a participação da Equipe Gestora e Corpo Docente da Unidade Escolar, a ser realizada no início do ano letivo.
2) As atividades propostas deverão ser desenvolvidas e entregues bimestralmente pelos alunos envolvidos, ou seja, cursandos das 8ª. Série do Ensino Funtamental, 1º e 2º Anos do Ensino Médio. No caso específico do 3º Ano do Ensino Médio, os educandos terão a opção de concluir e entregar os trabalhos propostos a qualquer época do ano letivo, a fim de não comprometer sua inserção no mercado de trabalho e/ou seu ingresso no Ensino Superior. Tais atividades deverão ser retiradas pelo interessado junto à Coordenação Pedagógica da U.E: e entregues a esta, impreterivelmente nas datas especificadas.
3) O Projeto de Progressão Parcial será desenvolvido em caráter não-presencial, por meio de trabalhos domiciliares, os quais também poderão ser realizados no Espaço Cultural “Asas da Leitura”, localizado na Unidade Escolar, desde que observadas as regras de uso estabelecidas.
4) A avaliação dos trabalhos será realizada por disciplina e constituída por, no mínimo, quatro instrumentos. É necessário ressaltar que os referidos trabalhos deverão ser entregues sob forma de registros manuscritos. Será um processo somativo em que o conjunto das atividades realizadas atingirá, no máximo, o total de dez pontos.Destaca-se, ainda, que a média mínima exigida em cada bimestre e disciplina para que o desempenho do aluno seja considerada suficiente será de cinco pontos. Tudo isso então em conformidade com o Projeto de Avaliação da EE. “Prof. João Cruz”.
5) As notas obtidas nas disciplinas do Projeto de Progressão Parcial poderão ser bimestralmente vinculadas às mesmas disciplinas da série que o aluno estiver cursando regularmente.
6) A análise bimestral dos trabalhos será efetuada por uma Banca Examinadora composta pelo Corpo Docente e pela Coordenação Pedagógica da U.E., reunida em datas a serem estabelecidas. Caso as atividades do aluno não contemplem as exigências propostas, será oferecido um período de quinze dias para reelaboração.
7) Especificamente para o ano letivo de 2009, ficam definidas as datas para a reunião com os pais e/ou responsáveis, as entegas dos trabalhos e as reuniões da Banca Examinadora:
a) Reunião entre professores, coodernação pedagógica, alunos e pais e/ou responsáveis:
- Data: 03/03/2009 Horario: 10h.

b) Entrega dos Trabalhos:
- 1º Bimestre: 22/04/2009
- 2º Bimestre: 22/06/2009
- 3º Bimestre: 22/09/2009
- 4º Bimestre: 23/11/2009

c) Reuniões da Banca Examinadora para a correção dos trabalhos:
- 1º Bimestre: 28/04/2009, das 17h às 19h.
- 2º Bimestre: 30/06/2009, das 17h às 19h.
- 3º Bimestre: 29/09/2009, das 17h às 19h.
- 4º Bimestre: 01/12/2009, das 17h às 19h.

8) Abaixo seguem anexos os planos de Progressão Parcial de cada disciplina, compostos por Objetivos, Conteúdos, Estratégias e Avaliações:

Obs.: A primeira atividade do 1º bimestre de 2009 será comum a todas disciplinas.
- Atividades:
1. Estudar o módulo “Murrie, Zuleika de Felice. Projeto de pesquisa escolar. São Paulo: Editora do Brasil, 2005.(livro didático adotado pela escola nos três últimos anos), pois todas as disciplinas requerem projetos de pesquisa. . A obra em questão destaca a importância de saber produzir um projeto para finalidades diversas.

Justificativa:
Justifica-se a opção porquanto, normalmente, os alunos não sabem como organizar um projeto de pesquisa, quais as partes constituintes e como elaborá-las. A proposta, então, indica um dos caminhos possíveis.

Objetivo geral:
Orientar o aluno na produção de trabalhos escolares que são antecedidos por uma pesquisa.
.
Para que se possam ampliar as seguintes habilidades:
.Conhecer as diferentes etapas de produção de um projeto;
Compreender a função dos projetos de pesquisa na vida acadêmica e pessoal;
Analisar projetos de pesquisa e as partes constituintes;
Posicionar-se criticamente em relação ao produto textual próprio e o de outros;
Elaborar projetos de pesquisa escolar.
Para isso os conteúdos contemplados são:
a. Leitura e produção de textos de divulgação científica e pragmático;
b. Conceito de pesquisa (escolar);
c. Função da pesquisa s do planejamento;
d. Estrutura, organização e recursos de projetos de projeto de pesquisa;
e. Componentes de um projeto de pesquisa;
f. Organização de projeto

Para que a ação seja efetiva, fazem necessário seguintes estratégias:
.Levantamento dos trabalhos de pesquisa escolares realizados ou em processo de construção e checagem quanto à linha seguida preestabelecida ou não na feitura da produção do projeto.
Escolha de tema para pesquisa. Produção de parágrafos a respeito do projeto que pretende realizar ou já esteja realizando. Não se esquecer de registrar. No mínimo, três fontes bibliográficas que sustentarão a pesquisa.
Produção de justificativa;
Realização de tarefas sugeridas no livro didático.
Feitura do projeto de pesquisa.

LÍNGUA PORTUGUESA

Projeto de Dependência de Língua Portuguesa se regulariza em atividades de leitura e escrita com objetivo de sanar as deficiências apresentadas ao longo do ano letivo quanto as competências e as habilidades básicas que alicerçam o ensino e a aprendizagem.
Pretende-se, então, com base nas orientações curriculares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desenvolver as capacidades e desenvolturas em pauta:

1. Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso adequado da linguagem verbal de acordo com os diferentes campos de atividade.
2. Construir e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos linguísticos da produção da tecnologia e das manifestações artísticas e literárias.
3. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
4. Relacionar informações representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente.
5. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Para esse fim, privilegiam-se as seguintes habilidades:

Habilidades Gerais
1. Posicionar-se criticamente diante da realidade fazendo interagir conceitos, valores ideológicos e elementos linguísticos.
2. Considerar indícios de valor da contemporaneidade presentes na urdidura textual.
3. Analisar as intenções enunciativas dos textos nas escolhas dos temas, das estruturas e dos estilos, como procedimentos argumentativos.
4. Localizar informações relevantes do texto para solucionar determinado problema apresentado.
5. .Perceber se como ser em processo de construção, relacionando o projeto pessoal de vida a uma vivencia social, literária e lingüística.
6. Com base em tais competências e habilidades, a disciplina de Língua Portuguesa desenvolve os seus conteúdos em três níveis:

Conteúdos gerais em longo prazo e em médio prazo e ainda conteúdos particulares a determinada Situação de Aprendizagem
Estratégias de pré-leitura;
Estruturação da atividade escrita;
Estratégias de pós-leitura;
Elaboração de projeto de texto;
Construção lingüística da superfície textual;
Analise estilística;
Construção da textualidade;
Interpretação textual;
Intencionalidade comunicativa;
Construção da intertextualidade;
Recapitulação de conhecimentos linguísticos;
Projeto de texto
Argumentação e linguagem
Analisar textos literários e identificar neles representações históricas e ficcionais.
Refletir sobre o inconsciente individual e coletivo eleito no texto literário.

Estratégias de estudo

1ª PARTE:
3 ano:
Leitura, análise-interpretativa de obras literárias de autores da literatura brasileira e literatura portuguesa (análise estilística/intencionalidade).
Produção de resenhas, artigos de opinião e artigo de divulgação cientifica; livro – clipe / vídeo.
(Construção lingüística da superfície textual) textualidade

NOTA: As atividades, a saber: sequência didática “Mestre da literatura” (BUSQUE A PROPOSTA NO SITE): http://mecsrv04.mec.gov.br/seed/tvescola/mestres/index/principal.shtm . Clique em “Cadernos” – sugestões de atividades e “Multimídia” para assistir aos vídeos.
Pode consultar também outros tantos vídeos, como, http://www.vestibular1.com.br/video/video_aula_literatura.htm ;
1. Montagem de painéis “PowerPoint” acerca da evolução da arte literária.
2. Selecionar obras dos seguintes autores: Lima Barreto - Triste fim de Policarpo QuaresmaJosé de Alencar - O GuaraniGuimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas (troque esse romance pelo livro de conto “Recado do morro” (do livro “Corpo de baile”)).
3. Mário de Andrade - MacunaímaMachado de Assis - Memórias Póstumas de Brás CubasGraciliano Ramos - Vidas Secas.
Carlos Drummond de Andrade – A rosa do povo.
4. Leitura dos romances e poemas, contos ou crônicas.
5. Assistir a filmes, vídeos; livro-clipe, depoimentos, palestras, entrevistas dos autores e/ obras. (pesquisa do aluno)
6. Vivência com Resolução das atividades sugeridas de analise interpretativas das obras em questão (propostas do projeto “Mestre da Literatura” proposta da TV Escola).
7. Produção de painéis que remetem a tema(s) explorado(s) nas obras lidas.
8. Produção de resenha critica das obras em pauta.
9. Criação de vídeo e/ou livro – clipe das obras.

2ª PARTE:
Busque, no site a seguir, orientações acerca das exigências para se construir dissertações de qualidade http://www.vestibular1.com.br/menu/redacao.htm . . Após o estudo do assunto, destaque as ideias essências (resumo esquemático). Faça-o no computador, use o programa “PowerPoint”.
Escolha, no mínimo, cinco temas sugeridos pelas maiores instituições de ensinos superiores. Após leituras de todos eles, produção as redações.

3ª PARTE:
1. Estude as classes gramaticais e as funções sintáticas dessas classes/família gramaticais(use a minigramática da editor Saraiva, de Samira e Jesus
2. Desenvolver os exercícios sugeridos no site. Reescreva-os em outra página. Confira as respostas e some pontos dos acertos em porcentagens. http://www.vestibular1.com.br/exercicios/especificos_portugues.htm .

1ª PARTE:
1º ano
Leitura, análise-interpretativa de obras literárias que reportam aos gêneros discursivos: depoimento, carta, diário, crônica e conto. (Durante o ano letivo. As sugestões estão no final de cada capítulo a ser estudado; por isso essas leituras devem ser feitas concomitantes às atividades desenvolvidas durante os bimestres).

2ª PARTE:
Estudo e feitura das atividades do capítulo “Os gêneros discursivos”, de Abaurre. Maria Luisa M. & Abaurre. Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007, pp.30 – 42. (1º bimestre)
3ª PARTE:
Estudo e desenvolvimento das atividades sugeridas dos capítulos “Relato, carta pessoal, e-mail e diário”; “Notícia”, “Crônica”, “Biografia”, “Conto I” e “Conto II”, de Abaurre. Maria Luisa M. & Abaurre. Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007, pp.44 – 142. (2° bimestre)
4ªPARTE:
Assistir aos vídeos e ouvir as músicas sugeridas, no final de cada capítulo e produzir textos apreciativos (resenhas) dessas obras de arte. (3° bimestre)
5ªPARTE:
Navegue nos sites sugeridos, no final de cada capítulo, e faça comentários (apreciação) sobre o material explorado. (4º bimestre)