sábado, 9 de julho de 2011

RECADO PARA OS 2º ANOS - 3º BIMESTRE 2011

PROGRAMAÇÃO PARA O 3º BIMESTRE

1ª PROPOSTA
Ênfase em leitura e produção de texto, principalmente, literário.


1ª atividade: leitura e produção de crônicas com base na “Oficina 8 – A crônica: Um olhar sobre o cotidiano”, páginas 131 a 138 da revista “Entre Jovens/3º ano” e no livro “As cem melhores crônicas brasileiras”.


2ª atividade: apresentação do conceito, características, recursos lingüísticos e tipos de crônica (Power Point – professor).


3ª atividade: montagem de ilustração, via PowerPoint ou Movie Maker, das crônicas “Amor e Sexo”, de Arnaldo Jabor (prosa – livro de crônicas - http://obviousmag.org/archives/2006/08/amor_e_sexo_1.html)
e “Diário de um detento”, de Racionais Mc - http://diariodeumdetento.racionaismcs.letrasdemusicas.com.br/


4ª atividade: escolher duas crônicas do livro em questão, para:
a) Divulgar no espaço escolar (escolher uma forma sedutora). Observação: preparar com atenção e entregar com antecedência para o professor apreciar.
b) Montagem do Podcast (divulgar na internet). Observação: técnicas de rádio-novela.

5ª atividade: produzir uma crônica (montagem do livro)
Observação: todas as atividades serão realizadas em trio, exceto a quinta proposta (individual).


2ª PROPOSTA
Romance: O gênero literário conta sobre a vida.


1ª atividade: conceito e origem do romance (professor/aluno). Ênfase em obras do Romantismo e Realismo-Naturalismo.


2ª atividade: Leitura dos romances:
a) “Iracema”, de José de Alencar.
b) “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.
c) “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.


3ª atividade: atividades do livro didático:
a) “Praticando”, páginas 239 e 240 (capítulo 6: Realidade e ficção nas narrativas, páginas 227 a 238).
b) “Praticando”, páginas 254 e 255 (capítulo 7: Estrutura da narrativa, páginas 241 a 253).
c) Romantismo (parte 1): “Praticando”, páginas 277 a 280 (capítulo 1: Os estilos de época da Revolução Industrial à Primeira Guerra: Romantismo, páginas 258 a 276).
d) Romantismo (parte 2): “Praticando”, páginas 341 a 345 (capítulo 4: A prosa no século XIX, páginas 318 a 340).


4ª atividade: leitura e entendimento de romances e fragmentos (livro didático e a revista/apostila complementar).


5ª atividade: gramática por meio das poesias de cordel.
Observação: Todas as atividades serão eventos de avaliação.


Neste bimestre, a ênfase não será apenas em Machado de Assis e nos movimentos literários Romantismo e Realismo-Naturalismo, mas também na leitura e produção de crônica; portanto atente as sugestões a seguir:

LEIA ESTA CRÔNICA PARA INÍCIO DE CONVERSA...


Atente: Segundo informações não confiáveis, o texto não é do Veríssimo.....é de Vitor Trucco, um músico carioca.



Vamos dá uma olhada rápida no movimento literário Romantismo:








Nenhum comentário: