domingo, 12 de agosto de 2012

ATIVIDADES PARA AS 8ª SÉRIES - ARTIGO DE OPINIÃO: UMA POSSIBILIDADE DE REVER A REALIDADE


 ATIVIDADES A SEGUIR CENTRAM-SE EM PRÁTICA DE LEITURA DE ARTIGO DE OPINIÃO

e ainda trabalho com o vocabulário; análise linguística: frase, oração e período / orações subordinadas substantivas (FUNÇÃO DE SUBSTANTIVO).

ANTES DE LER O TEXTO, RESPONDA ORALMENTE:

• O texto que você vai ler é um artigo de opinião e sua autora é uma psicóloga que costuma escrever sobre o comportamento de adolescentes. O que você supões ser o TEMA desse texto?

• A adolescência representa uma fase polêmica, de muitos questionamentos. E costuma ser considerado um momento difícil na vida de todos nós. Você considera a adolescência uma passagem difícil na sua vida? Por que?

• Parece que hoje os jovens estão prolongando a adolescência. O que mudou na cabeça de nossos adolescentes? Quem são os responsáveis por essas mudanças?
(NOTA: Responda a esses questionamentos e, em seguida, envie para o email piedadeteodoro@hotmail.com para correção. Ao receber a correção, acerte as tais perguntas, se necessário e reenvie para nova correção).       

Agora leia o texto e conheça uma opinião sobre o assunto.

EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA

Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.
Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. E, se os dois jovens adultos se vêem como adolescentes, é porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.
A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
Pais e professores, quando educam, visam à conquista da autonomia e não podem perder de vista esse objetivo. Assim, ensinar uma criança pequena a se calçar sozinha, por exemplo, é apenas uma parte do processo educativo que supões que, assim que possível, ela caminhe com seus próprios passos. É claro que isso não acontece de uma hora para outra, mas em etapas. Mas há de chegar o dia em que ela vai escolher os sapatos que calçar, quem sabe comprar com dinheiro fruto de seu trabalho, via usá-los para andar por onde quiser e vai ter de se responsabilizar por suas escolhas. Isso é ser adulto.
Qual a diferença em relação ao adolescente? Justamente essa: o adolescente está a caminho de ter autonomia sobre sua vida. Os pais, mesmo que à distância e discretamente, ainda tutelam os passos do filho adolescente – e não sem razão. É que, para os adolescentes, ainda é prioritário e natural pensar primeiro no tempo presente, no prazer, na diversão e só depois – às vezes – nas conseqüências que suas atitudes e comportamentos podem provocar.
É difícil tornar-se responsável por tudo? Sem dúvida é, e os adultos sabem muito bem disso. Mas há ganhos, pelo menos em relação à vida dos adolescentes: o da liberdade possível e o da independência, por exemplo. E, certamente, um adulto que se considera adolescente aos 23 anos não deve sentir-se responsável por sua vida. O que ele talvez não saiba é que isso o impede de ser independente.
Hoje, por conta de diversos fatores, muitos pais agem de modo confuso, mas sempre em nome da educação para a autonomia. Garotas e garotos de 12 a 15 anos são liberados para freqüentar festas noturnas quase sem limites de horário e sem adultos por perto, mas, em compensação, não têm autonomia para administrar sozinhos a vida escolar, porque os pais esperam determinados resultados e, para tanto, precisam verificar se o filho cumpre o que desejam. Professores universitários tratam seus alunos como adolescentes incapazes de discernir direitos e deveres e, depois, reclamam da falta de interesse deles pelo conhecimento.
Exemplo desses não falta numa sociedade que trata seus cidadãos de modo infantilizado e os faz acreditar – e muitos acreditam – que isso é feito pelo bem estar deles. Por isso é bom que os pais e educadores pensem com carinho na educação que praticam. Para que crianças e adolescentes atinjam a vida adulta, é preciso que sejam tratados de modo coerente e sejam responsabilizados, pouco a pouco, por aquilo com que são capazes de arcar. Afinal, a adolescência tem de terminar. (Rosely Saião. “S.O.S. Família”. Folha de São Paulo.)

ATIVIDADES

A. SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS

1) Escreva sinônimos ou expressões equivalentes para as palavras destacadas.

a) “Educação de hoje adia fim da adolescência”.
b) “(...) com a puberdade, época das grandes mudanças físicas.”
c) “Pais e professores, quando educam, visam à conquista da autonomia.”
d) “Os pais (...) ainda tutelam os passos do filho adolescente(...)”
e) “(...) não tem autonomia para administrar sozinhos a vida escolar(...)”
f) “(...) adolescentes incapazes de discernir direitos de deveres (...)”

B. ANÁLISE DA LEITURA

2) O texto que você leu é um artigo de opinião. Qual é o objetivo da produção desse texto?

3) Você já sabe que o artigo de opinião segue uma estrutura que apresenta, inicialmente, a introdução, depois o corpo (argumentos) e a conclusão. Explique quais são essas partes estruturais no texto de Rosely Saião.

4) O texto é predominantemente argumentativo, pois são desenvolvidos argumentos opinativos sobre o assunto, ainda que haja trechos narrativos, como no início em que a autora conta sobre o recebimento de uma mensagem.
• O que o emprego da 1ª pessoa nos dois primeiros parágrafos podem indicar?

5) No 1º parágrafo, a autora se diz surpresa com a mensagem, recebida. Por que ela reagiu dessa forma?

6) Passado o espanto, a autora analisa a situação com maior clareza.
a) Segundo ela, qual é a causa de alguns jovens adultos estenderem a adolescência por um tempo maior?
b) De que forma pais e educadores colaboram para essa situação, segundo o texto?

7) De acordo com o texto, até um tempo atrás, a adolescência era uma fase bem definida, tanto o começo como o fim.
 Qual era o período certo da adolescência e que características ela apresentava?

9) Com o passar dos anos, o início e o término da adolescência se modificaram.
a) Quais são as consequências dessas mudanças na vida dos jovens?
b) Na sua opinião, é conveniente para o jovem prolongar sua adolescência? Por quê?


C- ANÁLISE LINGUÍSTICA 

13) Dê o conceito de: 
a) frase 
b) oração 
c) período 
d) período simples e período composto 
e) período composto por subordinação 

14) Observe o primeiro parágrafo e responda quantas orações, frases e períodos e ele é composto? 

15) Volte ao 1º parágrafo e observe o primeiro período; nele há a presença de uma oração subordinada substantiva. 

16) Para fazer a apresentação do assunto e explicar como a mensagem chamou sua atenção, Rosely Saião faz uso de uma oração subordinada. Veja: 
“O interessante é que não foi o conteúdo dela (...)” 

a) Separe a oração principal da oração subordinada. 
b) Classifique e justifique a classificação da oração subordinada substantiva. 

17) No segundo parágrafo, a autora inicia a apresentação dos argumentos, ou seja, apresenta justificativas para defender sua opinião e para isso novamente recorre  ao período composto por subordinação. Observe o período abaixo: 
“(...) eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como 
tal(...)”. 

a)Transcreva a oração subordinada substantiva, classifique-a e justifique sua classificação.   
b) Qual é e como se chama o conectivo que liga a oração principal à oração subordinada substantiva? 

18) Em sua conclusão, a psicóloga também faz uso de uma oração subordinada substantiva. 
“(...) é preciso que sejam tratados de modo coerente e sejam responsabilizados (...)”. 

a) Separe a oração principal da oração subordinada. 
b) Classifique e justifique a classificação da oração subordinada.  
                                                                                                             

http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/atividade_reforco_lp_9anos.pdf

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