domingo, 21 de fevereiro de 2010

RECADOS PARA AS QUINTAS SÉRIES 2010


10 de fevereiro de 2010

SUGESTÕES DE LIVROS PARA SEREM LIDOS
(caso tenha sugestões é só acrescentar títulos no comentário)

1.Doze reis e a moça do labirinto do vento, Marina Colassanti. Este conto é bastante metafórico e provoca o imaginário das crianças. Reparar na temática, no tipo de texto e na linguagem utilizada pela autora.


2.A chave do tamanho, Monteiro Lobato Monteiro Lobato precisa ser lido porque é muito importante para a literatura infanto-juvenil. Essa obra é pertinente porque defende a paz e a boa convivência.


3.Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato. Outro clássico de Monteiro Lobato que as crianças precisam conhecer, pois retrata o universo infantil e mexe com o imaginário ao misturar realidade e fantasia.


4.O menino no espelho, de Fernando Sabino. As crianças precisam ter contato com bons textos e Fernando Sabino escreve muito bem. Além disso, o autor aborda valores importantes, como a amizade e a família, ao narrar em primeira pessoa suas travessuras quando garoto.


5.O príncipe e mendigo, de Mark Twain. Este livro amplia a visão de mundo do jovem ao retratar diferenças sociais e ideológicas. As crianças ainda não compreendem tudo e não têm uma noção geral, mas já dá para instigá-los. Mas é importante contextualizar o livro, explicando, por exemplo, sobre a época em que se passa a história.


6.Cazuza, de Viriato Correa, Estamos enfrentando uma fase de perda de valores, por isso costumo indicar esse livro, que fala de virtude, moral e família.


7.O mistério dos cinco estrelas, de Marcos Rey. Este livro, lançado na década de 1980, já se tornou um clássico. É uma história de aventura e mistério de tirar o fôlego, mas que também faz refletir sobre a amizade e a valorização dos deficientes físicos.


8.O pequeno Lorde, de Frances Hodgson Burnett. Uma bela história que deixa a mensagem de que a nobreza não está em títulos, mas dentro de cada um.


9.O santinho, Luís Fernando Veríssimo. São crônicas divertidas que falam da infância e da escola.


10.Coleção Para gostar de ler. Volume 6 – poesia, Vários autores. E esta é uma boa obra poética, porque traz poemas de quatro autores que possuem estilos diferentes. Para aprender a gostar de poesia.


11.Odisseia, de Homero. Esse é um clássico e é importante que as crianças o conheçam. No caso desta obra, é importante o trabalho interdisciplinar para que os alunos entendam a cultura grega.


12.Aprendiz de inventor, de João Carrascoza. Este livro de aventura desperta a criatividade das crianças ao apresentar um monte de invenções “maluquinhas”. Após a leitura, proponha que o jovem invente alguma coisa.














Projeto Autobiografia – 5ª/6º ano 2010


Objetivos Específicos:

Elaborar autobiografia/biografia e identificar e usar novas ferramentas do editor de texto.

Conteúdo Curricular:

• Em sala de aula, como atividade de classe, cada aluno escrever a autobiografia dele. Na sala de informática digitar e inserir a própria foto.

• Em casa, pesquisar sobre biografia de alguma personalidade que se destaca no cenário brasileiro ou mundial.

Biografia é uma palavra diferente para você? Não faz mal.

Nós vamos explicar direitinho o que isso significa...

Esta palavra vem de BIO, que significa VIDA e GRAFIA, que significa ESCRITA.

Uma Biografia, então é a história de vida de alguma pessoa.

Mas quando nós mesmos vamos escrever nossa história, então temos uma AUTOBIOGRAFIA .

Este é o nosso projeto!


Primeiramente, que tal contar para nós um pouco da sua história?

Com certeza você é uma pessoa especial, cheia de características e qualidades que adoraríamos conhecer...


Abra as portas do seu coração...

Divida conosco um pouco da sua vida...

Venha!!!

(precisa selecionar várias biografias para serem lidas)



Objetivo

Você deve estar se perguntando...

Para que serve escrever uma AUTOBIOGRAFIA?

Ora... Serve para várias coisas.

Você sabia que muitos artistas como pintores, escritores, atores, ou ainda personalidades conhecidas como políticos ou pesquisadores escreveram sua biografia?

A partir delas, podemos conhecer tanto a obra, quanto a pessoa. E isso é muito interessante.

Você deve estar pensando...

- Mas eu nem sou uma pessoa famosa, ué...

É sim! Pra nós você é super-especial!!!

E é por isso que queremos conhecer você. E você vai conhecer outras pessoas. Juntos, vamos aprender coisas sobre nossa maneira de ser e de pensar, vamos descobrir nossas semelhanças e diferenças.

Além do mais, você vai poder exercitar suas habilidades de escrita e de leitura.

Vai poder abusar da criatividade quando for desenhar seu autorretrato. Vale desenhar com lápis, caneta ou usar algum programa da Internet, se preferir.

Você também pode pegar um mapa e marcar onde estão os seus novos amigos.

Viu quanta coisa?

Atividades:

1. Na sala de aula os alunos escreveram autobiografia orientada pelo professor.

2. Na sal de Informática, digitar a autobiografia, inserir a foto de cada um e finalmente imprimir.

Software: Microsoft Office Word

Exemplo:

Meu nome é ..................................nasci no dia 27 de agosto de 1997, em SP, tenho 9 anos. Moro em São Paulo eu gosto de brincar, jogar tênis, ir à aula de inglês, ver TV, jogar futebol e outras coisas.

Quando crescer quero ser advogada porque a minha família inteira é ou foi e eu quero também por outras razões ou professora porque vendo a minha professora dar aula eu já tenho uma ideia, por isso escolhi essa profissão.

Meus sonhos são ir para a Itália e toda a Europa para conhecer a cultura e os lugares e esquiar.

As pessoas que mais admiro é meu pai, minha mãe, porque eles gostam de mim e eu deles e ainda de meus irmãos.


Um pouco Sobre o Autor


Sou André Luís Michels de Alcântara, nascido em 21 de maio de 1979, com as 22 horas e 50 minutos na cidade capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Meu esporte preferido é o caratê e já pratiquei o estilo full-contact "Oyama Kyokushinkaikan". ISSO SE DEVE muito por minha admiração à cultura japonesa, também por isso busquei a oportunidade de ler muitos livros sobre arte um do Ninjitsu.

Ao compilar este website, Forneci uma lista de filmes na página "Prevenção Social". Esta lista, além de ser a minha preferida, Fara (por meio de histórias e Efeitos Visuais) com que o leitor interprete com maior eficiência todo o conteúdo apresentado nos textos e histórias aqui exibidos. Ela atende ao meu gosto por cinema e auxilia uma obra a se desenrolar com maior facilidade.

Deixando um pouco o assunto sobre filmes, as músicas de minha preferência não o tem vínculo algum com site. As minhas preferidas são do estilo House, Dance, Eurodance, Trance e Techno Pop.

Todavia, Restringir o meu universo musical apenas em música dançante seria deixar de aproveitar o que uma música tem de mais belo: A variedade!

Preparei, logo abaixo, uma lista com uma coleção particular bem e deixo a cargo do leitor ponderar a respeito do que eu entendo por "Boa Música". (http://biucsproject.org/general/about_author_biografia.htm )

Observação: O que temos aqui é apenas um modelo que não necessariamente precisa ser seguido.

Atividades


1. Pesquise na Internet alguns sites, em livros que mostrem BIOGRAFIAS. A partir deles você vai poder ter uma idéia de como isso é feito.

Nós já selecionamos algumas...

Dê uma olhada:


Caso queira fazer nova pesquisa, vá ao site Estúdio@Web e faça uma pesquisa usando a palavra-chave BIOGRAFIA.

1  http://www.aleph.com.br/puccampinas/sitio/

Site que disponibiliza uma breve biografia de Monteiro Lobato, o perfil de seus personagens, uma sinopse de como se deu a passagem da história para a TV e mais.

 2 http://members.xoom.com/gibiland/

A proposta desta página é simples: Diversão! Através dos mais variados setores do site, são oferecidas imagens, biografias contando os maiores segredos dos personagens de quadrinhos; e por último, mas não menos importante, existem as colunas.

A página está dividida por assuntos para facilitar a navegação. Existem seções escritas por pessoas da área, por leitores antigos e até mesmo por leigos no asunto; elas sempre trarão um ponto de vista, próprio de cada um. Lá é possível encontrar notícias, além da seção de cartas, onde são tiradas todas as dúvidas.

Caracterização de personagens, localidades, e tempo poderão ser excelente recurso para a produção de textos.

3 http://www.michelangelo.com.br/

Site sobre Michelangelo contendo sua biografia, obras e links para outros sites do artista.

4 http://www.ag.com.br/braguinha
Site de Carlos Alberto Ferreira Braga, "Braguinha", grande compositor da música popular brasileira. Contém fotos, sua biografia, composições e muito mais.

5 http://brazilonline.com/aabc/clementina/indexp.html

Site de Clementina de Jesus, uma das mais importantes personalidades musicais brasileiras do século XX. Biografia, musicais e fotos.

6 http://www.cac.ufpe.br/libvirt/vieira/padres.htm

Pequena biografia dos principais padres jesuítas: Inácio Loyola, José de Anchieta e Manoel da Nóbrega.

7 http://brazilonline.com/garoto/indexp.html
Site de Anibal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garôto, um dos mais brilhantes e talentosos violonistas/compositor de todos os tempos. Trabalhou com Dorival Caymmi, Ary Barroso, Carmen Miranda, para citar alguns. Possui sua biografia e fotos.

8 http://pub2.lncc.br/dimas/pedroii.htm
Breve biografia sobre D. Pedro II, imperador do Brasil, com direito a foto.

9 http://brazilonline.com/adhemar/indexp.html

Adhemar Ferreira da Silva o único atleta brasileiro com duas medalhas de ouro olímpicas por salto triplo. Biografia e Fotos.

10 http://www.monarquia.org.br/isabel.htm
O site é uma biografia da vida da Princesa Isabel, a Dama do entardecer, inclui a sua atuação política, Lei Eusébio de Queiroz e Lei Áurea.

11 http://www.ibase.org.br/~tempoglauber

Site sobre a obra do cineasta Glauber Rocha: Filmes, biografia, acervo e detalhes sobre o projeto de um CD-ROM.

12 http://www.monteirolobato.art.br/

Site da vida e obra de Monteiro Lobato, Biografia, Sítio do Picapau Amarelo com seus respectivos personagens e a cozinha da Tia Nastácia, onde é possível ver receitas típicas brasileiras.

2. Você pode fazer uma entrevista a pessoas da escola. Faça uma lista de perguntas e peça para elas responderem. Se você preferir, grave essas perguntas e respostas, como um repórter. Quem sabe você pode até filmar???

Depois organize um livro com a BIOGRAFIA da Diretora, da Supervisora, da Merendeira, do Servente, do Porteiro, do Inspetor, da Bibliotecária... e de quem mais você achar interessante na escola.

3. Depois de fazer a autobiografia pra valer, você pode inventar uma personagem... que pode ser uma pessoa, um animal e até mesmo um objeto. Então, escreva a biografia dele.

Já imaginou um cachorro contando sua própria história? Ou então uma panela? Quem sabe uma flor ou uma porta?

Ilustrando esta parte do trabalho, sugerimos a leitura de "Memórias de Um Fusca" e "Memórias de Um Cabo de Vassoura", ambos de Orígenes Lessa.

Uma outra "dica" é a poesia de Vinícius de Moraes: A PORTA, que diz:

"Sou feita de madeira

Madeira, matéria morta

Não há nada no mundo

Mais viva que uma porta


Eu abro devagarinho

Pra passar o meninho

Eu abro bem com cuidado

Pra passar o namorado

Eu abro de sopetão

Pra passar o capitão


Eu fecho a frente da casa

Fecho a frente do quartel

Fecho tudo no mundo

Só vivo aberta no céu."

 Outro exemplo:


AUTOBIOGRAFIA ACRÓSTICA

S-Sempre otimista e dedicada durante toda a vida,

I-Inspira confiança e cria amizade a toda hora.

L-Luta, tenta, insiste, persiste, encontra a vitória,

V-Vive feliz pesquisando, aposentada, agora.

I-Interessada atualmente, na mineira História,

A-A registrar "O Mais Belo Vale de Minas", da memória.

D-De Sílvio Fernandes e de Ana Araújo, nasceu!

E-Em Belo Vale, a infância e adolescência viveu.

L-Leituras e estudos, no "Grupo Gama Cerqueira"

O-Ótimo educandário do seu Ensino Primário.

U-Um Ginásio completo: "Colégio Padre Virgílio,"

R-Razões para o Magistério: "Colégio Piedade"

D-De Ensino Médio Normal, em outra cidade.

E-Estudou Pedagogia e Letras nesta Capital,

S-Seus estudos completou em duas Faculdades.

A-Atendeu o Pós-Graduação! No tempo perfeito,

R-Retorno à Universidade, no Curso de Direito!

A-Amplia a cada dia mensagens Internacionais,

U-Unindo esforços Acadêmicos, Culturais e Virtuais,

J-Julga Concursos Literários, revisa Livros, Jornais,

O-O tempo oferece à música, poesia, pintura, ideais.

M-Mãe carinhosa! Violonista! Poeta premiada,

O-Ostenta 98 Diplomas e 56 Condecorações,

T-Tem vinte e oito Livros e Coletâneas publicadas,

T-Tem tempo demais! Grávida de alegria e emoções

A-Amiga ! POETA del Mundo! Vida transparente!

M-Mantém "emeios" com oito países lusófonos,

O-O qüinqüênio Clube Brasileiro da Língua Portuguesa

T-Tem sua marca de Fundação mineira , com certeza!

T-Tem Ronaldo, Deusdedit, Aristides, James, Heloisa,

A-Apaixonada por todos, com D.Helena e netos à mesa. (SÍLVIA ARAÚJO MOTTA/ (Belo Horizonte, 6 de janeiro de 2009.) http://www.webartigos.com/articles/19335/1/AUTOBIOGRAFIA-POETICA-DE-SILVIA-ARAUJO-MOTTA/pagina1.html

4. Vamos escolher alguém ou você mesma para ser a protagonista da biografia ou autobiografia acróstica????
 
Com licença poética

 Quando nasci um anjo esbelto,

desses que tocam trombeta, anunciou:

vai carregar bandeira.

Cargo muito pesado pra mulher,

esta espécie ainda envergonhada.

Aceito os subterfúgios que me cabem,

sem precisar mentir.

Não sou feia que não possa casar,

acho o Rio de Janeiro uma beleza e

ora sim, ora não, creio em parto sem dor.

Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.

Inauguro linhagens, fundo reinos

— dor não é amargura.

Minha tristeza não tem pedigree,

já a minha vontade de alegria,

sua raiz vai ao meu mil avô.

Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.

Mulher é desdobrável. Eu sou.(Adélia Prado)

5. Juntamente com o professor de Matemática, vamos criar uma biografia de uma personalidade importante dentro da Matemática. O professor orientará quanto aos possíveis nomes e fontes de buscas.

7 comentários:

Natalia C. disse...

Olá professora é a Natalia Capi, estou vindo aqui avisar que meu novo blog foi ao ar hj!
http://complexodeboneca.blogspot.com/

Giulia disse...

boa noite professora acessei o blog li sobre a biografia e autobiografia achei interessante conversei com meo pai,vou procurar saber mais e escrever minha autobiografia.....
fique com deus
anna giulia mendes rodrigues
quinta serie a

Dedeco disse...

Oii!!!Sou o andre da 5"B,e estou dando uma passadinha para dizer que gostei muito das suas aulas,e do projeto autobiografia;e espero que as aulas continuem com o mesmo rendimento até o final do ano!!!Bjus!!!

www.rafael.blogspot.com disse...

oi professora passei aqui no seu Blog para dizer que gostei bastante da aula acho que o ano vai ser muito bom e que as aulas são muito legais , gostei da idéia de fazer a biografia e autobiografia , Rafael de Andrade Câmara 5 série A

Juliana disse...

Oi professora é a Juliana da 5ª-B eu passei aqui no seu blog para dizer que gostei muito de suas aulas até agora, e eu acho que elas só vão melhorar a cada dia!!!!!!!!!!!!!!!!

Dedeco disse...

Sou andré da 5"b e estou passando no seu blog para dizer que as aulas dessa semana foram muito boas e o livro de Monteiro Lobato é muito legal,gostei de fazer a nossa autobiografia e quero que as aulas continuem tendo o mesmo rendimento beijos!!!

bruna disse...

Olá profª Piedade
Estou muito feliz e gostando das nossas aulas de Português...Você é ótima...foi muito bom poder escrever minha autobiografia...no começo foi dificil mas depois me envolvi com o texto e ficou bom...eu gostei!!!
Um abraço
Bruna Parra 5ª série "A"...pra senhora mais conhecida como "senhorita Parra" rsrs