sábado, 27 de fevereiro de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA... ALÔ 3ºs ANOS "B" e "C"!!

SEMANA Nº 1: 18/02 a 25/02

Nessas primeiras aulas de Língua Portuguesa, no 3ºs anos B e C, tive gratificantes reencontros com alunos que, em 2009, não tivemos trocando figurinhas, como, no 3°C, a senhorita Lins, Amanda que agora sabe mais o que quer, Luiza, dedicada e responsável como sempre, Eduardo José mais magro (me pareceu triste), o alegre Márcio, Danilo contido e sério, Bruna muito mais participativa, a senhorita Gomes ainda acabrunhada no canto. Senti a ausência de Isac. Conheci Heron cheio dos beijos e intimidades!!! Tem Sophia que não conheço, Bruno Fernanda, Albert, Emanuela, Arine e Aridne(mais bonitas ainda) . Lá estaão Leonardo e Gabriel, sorrisos francos e verdadeiros, Dafne com os olhos mais brilhantes. Senti falta de Delieverton, o chato gente-boa. Há mais gente, falo depois deles. Enfim tô feliz de reencontrar esse povo.



Ah! No 3° B, temos Eduardo que à casa retorna, juntamente com ... Isamara continua de férias (isso é só pra quem pode e não para quem quer!). Senti Ana ter partido, mas chegou gente nova: moças e rapazes. Ellen, Gabrielas, Mateus, Guilherme, André, Tochio, Laura, Letícia, Renatinha, Natálias, Raissa, Patrícia, Tati, Marcos, Marcelo, Rafael e...........



Iniciamos as aulas criando, coletivamente, um "Contrato político pedágogico" com intuito de estabelecer normas de boa convivência entre professor e alunos. Foi assinado por todos e por mim também, pois lá também estabelecem exigências quanto à postura do professor. Justo em uma gestão democrática: todos tem voz, direitos e deveres. Acredito que, difilmente, precisará ser retomada para fazer vale, pois que foi discutido e nasceu da consciência da necessidade para uma convivência alicerçada no respeito e no compromisso.   


Após esse primeiro contato, estamos discutindo sobre o poder da palavra, no entanto o planejado é enfatizar também a palavra do poder, a palavra legal/da lei. Essa abordagem visa expandir a percepção dos alunos quanto à necessidade de investir na ampliação da competência comunicativa, exigência para que se possa deter o saber. Partimos de “Faz-se a luz”, palavra divina, responsável pela criação do Universo (exigência que se tenha fé, para acreditar na força da palavra); ampliamos a discussão, perpassando por posições filosóficas, científicas, do senso comum. O relevante nisso tudo é que essas múltiplas vozes se juntaram as nossas e convergiram para um lugar comum: O poder da palavra é o poder de mobilizar a autoridade acumulada pelo falante e concentrá-la num ato lingüístico (Bourdieu, 1977). Estamos no processo de formação do conceito: ampliar o domínio da palavra/linguagem obrigatoriamente é expandir a capacidade de pensar e, consequentemente, a competência para aprender. Isso acarreta um ser humano melhor e um cidadão mais participativo.

É necessário postar comentários sobre as aulas semanais após o registro dos relatos que estarão postados todos os finais de semana (atividade de avaliação – valor 2,0 no 1º bimestre).





64 comentários:

carlos_corinthians92 disse...

Nas Aulas de Língua Portuguesa dessa semana pudemos fazer um aprofundamento na questão do “poder da palavra e a palavra do poder”. Podendo assim afirmar que quanto mais eu tenho o poder da palavra, maior será o meu conhecimento, melhor ficará a comunicação e o relacionamento com as outras pessoas. As palavras do poder são os textos legais, ou seja, as leis, normas e regras; podemos tomar como exemplo a Constituição Federal Brasileira, o Estatuto do Consumidor, o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, contratos, pactos, etc.


Carlos Oliveira - 3°EMB

Ariane disse...

Primeiramente quero agradecer pelo elogio professora, rsrs .
A senhora é uma linda que trata com carinho de cada aluno :D
E sobre as aulas,trabalhamos o 'poder da palavra e a palavara do poder' , estamos estudando uma apostila muito interessante e com base nela discutimos o poder que a palavra exerce no ser humano,que mexe muito com nossos sentimentos e que quanto mais tivermos conhecimento, mais teremos esse 'poder' em nossas palavras, as aulas foram muito produtivas, pois esse tema já abriu um leque de assuntos no qual eu me interessava, e eu adorei!

Beijos, Ariane C. Gregório 3°EMC

Laura disse...

Nas aulas desta semana, aprendemos que o Poder da Palavra desenvolve capacidades que desenvolveram o universo, e que a palavra é essencial para comunicação.
Usar a palvra significa se expressar, transformar pessoas, interagir com o mundo através de ideias, conceitos, definições.
A palavra esta diretamente relacionada em nossa sociedade à capacidade de realização pessoal de cada um.

Renata disse...

Nas aulas dessa semana discutimos sobre “poder da palavra e a palavra do poder”. Vimos muitos exemplos do poder da palavra como disse o Kaka: As leis, normas e regras; Constituição Federal Brasileira, o Estatuto do Consumidor, o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, contratos, pactos, etc. E também da palavra do poder, podendo tomar como exemplo as ordens dos Reis, Presidentes, etc. É um assunto interessantíssimos e que pelo menos para mim estigou o conhecimento. Porque percebemos que sem ele não somos nada, não conseguimos nada e ter o domínio sobre a palavra nos torna até mais interessantes e nos faz ter um debate mais legal e contagiante em sala de aula. Chegando a trocar até conhecimentos distintos. Muito bom, como sempre a aula da senhora é show. rs Beijinhos professora.

charlles disse...

Essa semana foi discutido nas aulas de língua portuguesa a diferenças entre “o poder da palavra” e “a palavra do poder”, foi falado do poder que a palavra da pode ter quando as usadas corretamente de acordo com a situação e a importância de dominar as palavras para se comunicar e a palavra do que são as leis,código penal entre outros. Eu também acho que pode incluir que tem o poder da palavra para ajudar o povo brasileiro que são os políticos e só pensam em desviar dinheiro ao invés de ajuda a acabar com a pobreza no Brasil.

Charlles -3ªB

Gabriela disse...

Primeiramente, estou muito feliz em retornar ao João Cruz e mais ainda por estar em uma sala tão boa, com professores excelentes.
Essa semana nós iniciamos a discussão sobre ' O Poder da Palavra e a Palavra do Poder'. Vimos o conceito de cada situação e discutimos a importância de cada uma delas. O que mais me chamou atenção foi os casos contados pela professora sobre a forma de comunicação de deficientes físicos. Isso me abriu os olhos de como a palavra, a comunicação é importante. Estou adorando esse tema e tenho boas expectativas com o desenvolvimento deste projeto.


Gabriela Sales, 3ºEMB.

Johnathan disse...

Durante as aulas desta semana aprendemos sobre o "poder da palavra e a palavra do poder".A respeito do poder da palavra vimos que quem tem conhecimento diminui a Ignorância, a discriminação, estimulamos maior capacidade de pensar, interagir, defender ideias, enfim, o poder da palavra nos possibilitam infinitas formas de utilizá-las inclusive usá-la também na questão religiosa , quem tem o poder da palavra tem determinada superioridade sobre boa parte das pessoas na sociedade, por exemplo no mercado de trabalho quem tem mais estudo ocupa uma função superior em relação as pessoas que tem menos conhecimento.E a palavra do poder é uma referência ao poder legal, ou seja, as leis, as regras ditadas pelo Estado, para manter a ordem numa comunidade, por exemplo a Constituição Brasileira.Além do conteúdo da apostila, aprendemos outros assuntos como vocábulos sem significado não são palavras e que alguns vocábulos se torna palvra dentro de um contexto, também da importância da linguagem, que é uma função inata e outros aspectos como a troca de experiência e conhecimentos, a compreensão e que ajuda no processo de socialização.

Johnathan T 3°EMB

Iago disse...

Olá, primeiramente gostaria de agradecer a todos que me acolheram muito bem e dizer que gostei muitos de todos os meus colegas e professores,
Nesta semana nas aulas de língua Portuguesa falamos da importância e da variedade que existe de comunicação em nossa vida e qual a importância dela, Com o seguinte tema.
'poder da palavra e a palavra do poder' debatemos sobre esse assunto e descobrimos como é importante a palavra em nossa vida, também vimos sobre linguagem, vocábulos e outros.
thauzinhoooooooo


Iago moreno 3°B

Tatiany disse...

Nessa semana nas aulas de Língua Portuguesa primeiramente fizemos o nosso Contrato Pedagógico, onde falávamos sobre nossos direitos, deveres e o que esperávamos nesse ano dos professores e dos alunos.
Depois, discutimos sobre "O poder da palavra e a palavra do poder" e percebemos o "poder" realmente que a palavra tem, pois quanto mais dominarmos a palavra mais teremos poder, pois é a palavra que domina o poder, por exemplo, a constituição que é a palavra legal.


Tatiany Fernanda Batista de Souza - 3º EMB – Amizade

Paulo Victor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Victor disse...

NO PRIMEIRO MOMENTO, A PROFESSORA PROPÔS AOS ALUNOS UM CONTATO PEDAGÓGICO, ONDE TODOS PUDERAM DAR SUGESTÔES E FAZER SUAS CRÍTICAS, RESPEITANDO O PONTO DE VISTA DE CADA UM; TODOS ASSINARAM ESTE DOCUMENTO COMO PROVA DE QUE ACEITARAM CADA DIREITO E DEVER NELE DESCRITO.
A SEGUIR(A PROFESSORA)DEU UMA INTRODUÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO NOSSO COTIDIANO, PARA ENTÃO PODER ENTRAR NO CONTEÚDO DO XEROX QUE ELA NOS PASSOU.
NESTAS FOLHAS SE DESCREVE ENTÃO O PODER DA LINGUAGEM, ENTITULANDO-SE COMO ''O PODER DA PALAVRA E A PALAVRA DO PODER''.
''O PODER DA PALAVRA...'' NADA MAIS É DO QUE O PODER DA LINGUAGEM, O PODER DO CONHECIMENTO, QUE QUANTO MAIS DOMINAMOS A PALAVRA, MAIS ''PODER''
ASSIM TEREMOS, MAS PODER NO SENTIDO DE MELHOR COMPREENSSÃO DO OUTRO E O PODER DE MATERIALIZAR PENSAMENTOS E IMAGENS FORMADAS NA NOSSA MENTE.
''PALAVRA DO PODER'', SÃO TEXTOS NÃO NECESSÁRAMENTE REGISTRADOS, MAS TEXTOS LEGAIS ONDE HÁ UMA COMPREENSÃO NO QUE ESTÁ NELE DESCRITO, COMO POR EXEMPLO:
-CONSTITUIÇÃO FEDERAL
-ESTATUTO DO CONSUMIDOR
-CONTRATO PEDAGÓGICO ESCOLAR
ENTRE MUITOS OUTROS, SENDO ASSIM CUMPRINDO SEU PAPEL NA SOCIEDADE REGULARMENTANDO E CORRIGINDO NO QUE FOR NECESSÁRIO.

PAULO VICTOR - 3º E.M. B

marcelo disse...

Nas aulas de Lingua Portuguesa o tema abordado foi "O poder da palavra e a palavra do poder" em que discutimos sobre a poder da palvra que pode construir laços e diminuir preconceitos , enquanto , a palavra do poder são as leis , código penal , constituiçao , que faz com que o cidadao cumpra com seus direitos e deveres.

Marcelo Luis 3ºEMB

Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo disse...

Nas aulas dadas até o presente momento a professora está trabalhando um tema muito interessante "O poder da palavra e a palavra do poder", em que discutimos sobre a poder da palavra e que a palavra é essencial para nossa comunicação e viver pois ela expressa, transforma pessoas e até mesmo conduz, como ao mesmo tempo pode trazer adjetivos ruins como mal uso de tal como ofenças e descriminação, e a palavra do poder são as leis(legislação) , constituiçao, código penal que faz com que o cidadão ao mesmo tempo possa usar das leis como seus direitos mais cumprindo com seus deveres de um cidadão pleno.


Leonardo R. 3ºEMB

Paaty disse...

Primeiramente esta semana a professora propos que fizessemos um Contrato Pedagogico,onde todos falaram de direitos e deveres , e falaram tambem oque queria e o que nao gostaria qe acontecesse,e no final todos assinaram.!
Logo depois começamos a discutir sobre "O poder da palavra e a palavra do poder" , e posso afirmar que a quanto mais eu tenho conhecimento da palavra,mais eu tenho o poder dela,já as palavras do poder podemos dizer que são as normas ,regras e leis,tendo assim a Constituição Federal Brasileira ,contratos,pactos , entre outros.!
Posso tambem afirmar que a PALAVRA é muito importante para a comunicação entre as pessoas .
___________________________________

Beeijos Professora e Uma Otima semana (:

Patricia Condurú de MOraes
3EM B - Amizade

Mateus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mateus disse...

Até agora todas as aulas de Lingua Portuguesa que tivemos foi a respeito de um tema (O Poder da Palavra ea Palavra do Poder)nos ensina a ter uma maior interesse pela palavra porque ela é essencial no nosso conhecimento e interação com as pessoas,através dessas aulas vou aprender muito a respeito de comunicação.Tambem foi abordado a respeito de Leis como:Constituição Federal Brasileira,Estatuto do Consumidor e outros que ja foram citados pela maioria da sala(Normas e Regras)através dessas aulas vamos aprender uns com os outros muito bom esse assunto ser abordado pela senhora Professora Piedade.

Daphne Prado II disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daphne Prado II disse...

Obrigado professora pelos elogios, a senhora como sempra uma otima professora dedicada, fico feliz em te-la novamente como professora .
Sobre as aulas trabalhamos o "O Poder da Palavra e a Palavra do Poder " Be, com o almento da sociedade teve a nescecidade da palavra do poder , a palavra leagl , aquela, que serve para que exista regras e ordens.
Nessa aula aprendi que , a unica coisa que torna o Homen diferente é o poder de dominar a Palavra.
"Um Poeta nunca sera esquecido por meio das suas Palavras"( Maria Piedade Teodoro da Silva , 2007)
Daphne G . Prado 3°EM C

Daphne Prado II disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daphne Prado II disse...

Obrigado professora pelos elogios, a senhora como sempra uma otima professora dedicada, fico feliz em te-la novamente como professora .
Sobre as aulas trabalhamos o "O Poder da Palavra e a Palavra do Poder " Bem, com o almento da sociedade teve a nescecidade da palavra do poder , a palavra legal , aquela, que serve para que exista regras e ordens.
Nessa aula aprendi que , a unica coisa que torna o Homen diferente é o poder de dominar a Palavra.
"Um Poeta nunca sera esquecido por meio das suas Palavras"( Maria Piedade Teodoro da Silva , 2007)
Daphne Gonçalves Prado 3ºC

Gabriela*** disse...

Nas aulas de Língua Portuguesa ministradas desde o começo do ano até agora, todas tem como tema "O Poder da Palavra e a Palavra do Poder” O que deu para tirar como base de conhecimento é que através da palavra que podemos abrir novos caminhos em nossas vidas, ela tem o “poder” de ajudar ou de destruir alguém (depende da forma e o tempo em que ela é colocada em contexto).A “Palavra” ajuda a descobrir outros mundos possíveis e a questionar o nosso. Através dela podemos formar,discutir e variar de Opiniões e aperfeiçoar a expressão oral e escrita.O Poder da Palavra estaria relacionado também a “Leis”,onde a Palavra “escrita” se torna lei ,ou seja,é obrigatório.Quanto mais a pessoa domina a “Palavra” mais argumentos ela terá quando necessário,seu crescimento intelectual será bem maior do que aquelas pessoas que não dominam.
A “Palavra” nos mostra a personalidade de cada um, ou seja, ela é indispensável e essencial para uma boa Comunicação.


Gabriela de Siqueira Mesquita 3°E.M. B “Amizade”
Beijinhos Prof° =)

. Cαrσl Gıѕσlfı -” ☠ disse...

A palavra é um meio de comunicação interessantíssimo. É um meio retórico de informação. A palavra REALMENTE tem poder, principalmente que é com ela que você conhece, que você critica, e para mim, o conhecimento é a chave que qualquer vida “feliz” que se pode ter. É um maior e melhor meio de liberdade que o homem pode ter: liberdade de pensamento. E com a palavra, dada e recebida, o conhecimento chega até você.

Ah professoriiiinhaaaa, eu fiquei sabendo que a senhora ficou chateada por eu não ir à escola, mas eu estava doente!
Mas eu corri atrás, já que além de ser minha obrigação eu gosto muito das suas aulas, e de sua pessoa!

Beijos!

Lela disse...

Eu agradeço o elogio, e queria dizer que senti muita falta de você e de suas aulas, e sou privilegiada por ter uma professora que eu admiro e que é muito sábia.
Sobre as aulas que foram muito produtivas falamos sobre “poder da palavra e a palavra do poder”, que sem ela as pessoas e o mundo todo não tinham evoluído tanto. Foi muito bom entrar nesse assunto porque eu já tinha pensado nisso, porém não tão quanto agora, que iremos aprofundar. Estamos usando uma apostila que aborda esse assunto, nela diz que a palavra tem poder e DEUS usufruiu dela para criar o mundo.

Antigamente a palavra não precisava ser registrada, ela tinha o poder e confiança, hoje isso raramente ocorre quando é algo muito importante como na compra de uma casa, tudo tem que ser registrado e assinado. Mais uma prova que a palavra evoluiu com o mundo. A PALAVRA È ESSENCIAL PARA A COMUNICAÇÂO.

Lela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lela disse...

Professora não tem como editar então a Lela de cima,sou eu emanuela borges 3 emc.xau

mandiihsz disse...

obrigada pelo os elogios professora ; mais agora falando sobre "Poder da palavra e a palavra do poder". Estamos falando de um conceito que acontece com todo nós que a palavra tem muita importancia do jeito , sentido , momento ela pode nós ajudar ou até mesmo machucar. Tem varias palavras do poder como por exemplo Código Penal , o Estatuto do Adolescente , contratos e leis entre lugares e espaços.

Amanda Jéssica dos Santos 3°C

Luks disse...

Nas aulas de Língua Portugusa, comentamos bastante sobre "o poder da palavra", e tambem teve a explicação que quando não dominamos a palavra nós não temos argumento e acabamos por não expor nossas opiniões. A palavra, é a coisa mais importante para um meio de comunicação,expor idéias e tudo que é essencial para o ser humano,e está engajado pelo poder da palavra !

Professora, gostei bastante das aulas !

Obigado !

Lucas Rafael 3°EMB

leonardo disse...

Muito obrigado professora pelo jeito especial de tratar seus alunos! xD
Nas aulas de Língua Portuguesa pude aprender sobre a palavra e seu poder de determinar as ações do ser humano. Foi muito interessante, pois pude relembrar sobre as aulas do 1º ano!

jessic ap disse...

nas aulas de lingua portuguesa nos aprofundamos sobre o poder da palavra que é fundamental para o mundo e para melhorar nossos conhecimentos com a humanidade.

Agradeço por ter essa professora...
jessica aparecida 3°emc

jessic ap disse...

Nas aulas de portugues aprofundamos nossos conhecimentos sobre o poder da palavra que exerce sobre o mundo,a importancia dela em nosso dia-a-dia.A palavra esta totalmente integrada com nossos pensamentos.

jessica aparecida 3emc

leonardo disse...

Nas aulas de Língua Portuguesa da semana, aprendi sobre o poder da palavra e sobre a palavra do poder. Podem parecer semelhantes, mas exercem poderes com intensidades diferentes. A palavra tem o dom de criar, de destruir e de transformar. É a forma mais simples e bonita de dizer o quanto ama alguém, e também a mais destrutiva se usada com rancor.

Além disso, foi feito um contrato pedagógico criado pela professora e pelos alunos que, por sinal, é bem democrático e justo.

Enfim, obrigado professora pelo modo como trata seus alunos, obrigado mesmo!

(Se quiser, desconsidere o meu comentário anterior, ficou MUITO incompleto, então resolvi fazer este!)

Natalia C. disse...

A palavra do poder, tema trabalhado em classe nas ultimas semanas, é um assunto realmente muito interessante,pois podemos decodificar os diversos significados da linguagem,sua serventia,e seus diversos mistérios e soluções.
A palavra pode machucar,destruir,forçar,acusar,maltratar,mentir,omitir,desgastar.Mas acima de tudo ela é um mecanismo em que o ser humano pode provar-se e defender-se.A palavra e a linguagem podem travar o mundo,faze-lo em mil pedaços e junta-lo em menos de segundos.
O que seriam os autores escondidos sem as maravilhosas palavras de autores mundialmente conhecidos para insentivá-los e inspira-los?O que seriam dos politicos sem a palavra de omitir,esconder, e fingir?
A palavra? Bem ela é a unica que tem o absoluto poder de nossas mentes,pois sem ela jamais poderiamos nos fazer fluenciaveis ou influenciaveis.
Ela é tudo o que o ser humano pode ter como argumento.


NATALIA CAPI 3ºEMB AMIZADE

albert disse...

Para ínicio de conversa queria agradecer-lhe pela postagem feita sobre mim em seu blog.
sobre as aulas da semana nós trabalhamos com o texto "O poder da palavra e a palavra do poder" que demonstra as várias maneiras de um ser humano se comunicar como por meio verbal e não verbal.Sem a palavra não haveria progresso em nossas vidas e também é a maneira mais prazeroza de um ser humano se interagir com as outras pessoas,afinal só nos seres humanos conseguimos dominar o uso da palavra por meio da comunicação intrapessoal e interpessoal.
Há e muito obrigado pela dedicação e carinho que tem pelo seus alunos.

Albert Fernandes 3ºEMC

Jéssica disse...

Nas aulas de Língua Portuguesa foi abordado "O poder da palavra e a palavra do poder"; como o homem usa desse meio de comunicação natural para agradar as pessoas amadas ou até mesmo para magoá-las. Desde o princípio o homem já se comunicava por meio de imagens, sons, grunhidos, se tornando o único ser que domina a palavra e usa pra compartilhar informações, conhecimentos e experiências.

Jéssica Costa - 3º EMC.

Márcio André dos Santos disse...

Nas aulas de Lingua Portuguesa, da professora Piedade, podemos ter um olhar mais amplo sobre o "poder da palavra e a palavra do poder"... E assim sabendo que quando temos o Poder da Palavra que eh imposta a nós desde q nascemos,como jah ouvimos: "Eh uma função inata", q quer dizer todos nos nascemos com isso dentro de nos... Qnd temos o poder da palavra nada pode nos impedir ou nos atrapalhar em nossas vidas...
Mas voltando as aulas,podemos afirmar q qnd o Poder da Palavra esta conosco,maior eh o conhecimento adquirido por nos, sendo assim um grande aliado...
E a Palavra do Poder eh aquela escrita como a leis e regra escritas e obdecidas pelos homens, pelo menos assim q eu entendo...

Obriagada pelos elogios, e lembrando q vc foi a unica professora q consegui fazer eu pretar atenção na aula, msm saindo do João Cruz esse bimestre, qr lhe agradecer pelos puxãos de orelha... OBRIGADA...

Kelly Liins disse...

Professora em primeiro lugar , muito obrigada pelos elogios.
Agora sobre as aulas de semana passada e de ontem , estamos falando de ' O poder da Palavra e a palavra do poder ' , estou gostando muito me aprofundar sobre esse assunto , pois não sabia que a Palavra tinha tanto Poder.
Ontem lemos um texto que eu gostei muito , 'Defenestração ' , achei interesante, pois muitas palavras achamos que tem um significado , fazemos uma representação mental , mais a seu significado é totalmente diferente.
Discutimos também sobre a importancia de cada Palavra ( do poder ) em nossas vidas.
Estou gostando muito desse tema , que a Senhora está trabalhando em nossas salas.
Muito obrigada Professora
Beijos


Kelly Lins da Silva - 3 °EMC

guilherme disse...

primeiramente velho pedir desculpa pela professora pela primeira vez q eu e ela nos vimos nao foi muito bom comecei bem com ela 8).(também peço desculpa por ter ido embora ontem na aula dela nao sou de faltar muito).
mas então nos estamos aprofundando, sobre a respeito da palavra o poder que ela tem, com esse assunto podemos ver também como a palavra tem o PODER, eu me interessei muito.
Como estou tendo aula pela primeira vez com ela estou adorando as aulas dela

BGS:x, Guilherme A.M. Sbecker 3ºEMC

Gabriella disse...

Nesse começo de ano, trabalhamos nas aulas de Língua Portuguesa "o poder da palavra e a palavra do poder". E através do estudo da apostila chegamos a conclusão de que a palavra tem um poder muito grande sobre as pessoas, um exemplo de palavra do poder são as leis, regras e normas. E também podemos afirmar que quanto mais o nosso conhecimento cresce maior será o nosso poder da palavra.!

Gabriella 3ºC

Marco disse...

Nessas ultimas aulas de Língua Portuguesa, nós trabalhamos muito "O poder da palavra e a palavra do poder".Foi muito relatado que a palavra tem um poder enorme diante as pessoas, tanto no seu próprio piscicológico e também nas leis que na qual temos que segui-las.



Marco Antonio 3ºEMB

Gabriel Franceschini disse...

Bem, primeiramente queria dizer que já estou bem impressionado pela escola, sou novo, mas já gostei muito dos novos amigos que fiz e que estou para fazer, em relação às aulas de português gostei muito de ser abordado por um novo tipo de ensino por você, é bem diferente, mas parece ser mais eficiente dos que já tive. Começamos falando do “Poder da palavra”, não só a jurídica, mas a nossa palavra, bem espero mesmo aprender muito na sua aula, já que estamos no ultimo ano do ensino médio, é agora que temos que absorver tudo ao Maximo possível. (Ant° Gabriel R. Franceschini – N° 03 – 3°C)

Lucas Gouvea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Gouvea disse...

Iniciamos o nosso estudo nessa semana praticamente, pois na anterior montamos nosso contrato político pedagógico para melhor qualidade e rendimento das aulas.
Durante as 4 aulas semanais abordamos o assunto:"O poder da palavra, e a palavra de poder", que a primeira instância parecem ser idéias opostas, mas ao estudarmos observamos que estão intimamente ligadas.
Comparavelmente à questão lógica de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, temos:"Quem veio primeiro, o pensamento ou a linguagem?". De fato concluímos que o pensamento é uma função inata, assim como a linguagem, mas que a linguagem é desenvolvida a partir do pensamento.
Entre outras e boas, inciamos bem o nosso estudo anual, e espero que continuemos com esse mesmo nível de aula e respeito mútuo.

Lucas Gouvea 3ºC

Eduardo Henrique disse...

Olá Professora Piedade!
Estou muito feliz em ter retornado ao João Cruz!
Pois bem, nas primeiras aulas de Língua Portuguesa foi estudado o tema "O poder da palavra e a palavra do poder ", onde vimos que o homem nao é nada sem o poder da palavra. Ja a palavra do poder sao palavras de ordem, onde encontramos em: normas, leis, regras,etc.
Para aprofundar mais lemos um texto sobre a linguagem, logo apos fizemos um mapa conceitual ligado a este assunto e vimos que a linguagem é algo que aprendemos desde os primeiros anos de vida e é considerada uma forma de pensamento.
Concluindo,o tema "o poder da palavra e a palavra do poder" é muito alplo e interessante que nos faz refletir muito.

Um abraço

Eduardo Henrique-3°EMB

LUaN » disse...

Ola Professora!
Vim aborda o assunto proposto das aulas passadas que foram sobre o ‘’pode da palavra e a palavra do poder’’. Nas aulas foram discutidas que quando mais sabemos mais conhecimento temos para ter um bom dialogo com outras pessoas, mas sabendo que como o tema fala as palavras tem um grande poder de ajudar ou ate mesmo destruir alguém quando estiver com um psicológico mental fraco, se não soubemos usar as palavras do jeito certo ela pode ser levado como uma ofensa, mesmo não sendo, muita coisa são levas em conta (tom, gesto, etc).
Bom Foi isso que eu consegui entender das aulas... Espero que esteja certo D=

Valeu Professora

Luan 3ºEmB

‘’Tenha Piedade de nos xD’’rsrs

Leticia disse...

Começamos esse ano letivo com o estudo :” poder da palavra e a palavra do poder”.embasados na apostila concluímos que a palavra é uma “arma” poderosa que nos difere dos outros animais,a palavra tem um poder enorme sobre as pessoas ,e que nos já nascemos com a capacidade de aprender a falar, porem temos que desenvolver essa capacidade ao decorrer de nossa vida, uma excelente maneira de explorar nosso poder de aprendizado é a leitura.

letícia 3°B

Sophia disse...

Professora Piedade , achei a aula de ontem bem interesante , pois adorei o tema ' Poder da palavra e a palavra do poder ' , eu gostei muito do texto que a senhora leu .
Fiquei encantada de como a palavra tem tanto poder .
Estou adorando ter aula com a senhora , pois ao contrário do ano passado ( que não tinhamos professor ) , a senhora é uma exelente professora .

Sophia dos Santos - 3° EM C

Sophia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruh Traszi disse...

Oi Professara ,primeiramente queria falar que eu estou adorando ter aula com a senhora,o pouco tempo de aula eu já aprendi muito,e como voce já pode percebe eu mudei,to mais comunicativa como voce mesma disse,mais é principalmente pelo fato de amadurecimento,que a gente chega no 3ºano e começa a levar os estudos mkais serios,ve que realmente não é brincadeira,reconhece o valor dos estudos,e com isso a gente dexa aquela coisa de ser infantil de ficar brincando na sala essas coisas a gente dexo de lado agora bora pros estudos dedicar o maximo pra no final do ano aumentar o numero de alunos pra passar nas provas,e eu adorei ter aula sobre "O poder da palavra e a palavra do poder" vi que a palavra pode ter varios sentidos,e que ela tem poder em todos os anglos se voce for ver e parar pra pensar....bom é isso Piedade ,Beijos

ruan disse...

No primeiro dia de aula de Lingua Portuguesa, eu faltei mas, me passeram que a professora criou um contrato pedagógico em uma cartolina, onde todos tiveram que assinar e dar a sua opinião.Ja no decorer das aulas, estava presente e a professora abordou um assunto muito interessante que é "O poder da palavra e a palavra do poder",até aonde eu entendi," o poder da palavra" é a força que ela tem e que sem ela não iriamos conseguir nos organizar e a "palavra do poder " é a palavra da lei, se a lei inpõe que seje assim e pronto,se um indivíduo desrespeitar ele será punido.Isso foi o que mais ficou claro para mim e tamos em andamento com um esquema partindo da palavra lìnguagem.
Bom professora, é mais ou menos isso, se eu falei alguma bobeira estou aqui para aprender.
Abração ai do seu aluno Marcos Ruan.

Two Worlds disse...

Durante essas últimas semanas ,trabalhamos em classe com uma apostila,que o tema é "poder da palavra e a palavra do poder" ,na qual exerce ao ser humano capacidades,por exemplo; como se expressar,compreender,transformar ,etc. Somente nós seres humanos temos esse poder da palavra, o mesmo pode fazer uma pessoa se ofender,aconselhar, resistir, chorar,sorrir,amendronta,ajudar,inferiorizar. A palavra está direcionada a nossa sociedade,só falamos porque ouvimos alguém falar,mas se uma pessoa é criada com algum animal,vai aprender certamente a latir se no caso for cachorro,a miar se for gato,isso me fez lembrar de um caso que passou na televisão que uma menina vivia pressa com um cachorro e na hora de os policiais resgatar ela, a menina latia e não falava,porque ela foi criada sem um convivio na sociedade. Se uma pessoa é muda ou não ouve,ela não tem capacidade de desenvolver sozinha a fala,porém foram desenvolvida tecnicas para pessoas que nascem com esses problemas,como dito em sala de aula pela a professora Piedade, teve uma professora que a aluna não ouvia,não via e não falava,a mesma teve ideia de criar uma tecnica com a boneca,fazendo a menina falasse atravez dessa tecnica e tudo isso com uma boneca comum. A palavra tem uma função muito importante na vida,sem ela não somos nada!

Raissa Gonçalves - 3°EMB

n@ty disse...

As aulas de Língua Portuguesa do dia 18, 23 e 25 de fevereiro, organizadas pela professora Piedade,relataram sobre o seguinte tema "O poder da palavra e a palavra do poder".
Após a troca de informações entre os alunos e a professora sobre o tema proposto, eu cheguei a conclusão sobre o verdadeiro valor da palavra na sociedade, na qual, posso ver que a mesma tem vários sentidos e significados para cada um.Ela pode ser usada de maneiras diferentes como por exemplo:
'Dar uma ordem, uma explicação,motivação, conselhos,ensinamentos'
Como o exemplo que a professora deu na sala de aula, sobre a Bíblia, que relatava que o universo foi feito pelas ordens de Deus, que no caso ele usou a palavra para fazer todas as coisas existentes no Mundo.
A Palavra é o cotidiano de nossas vidas, tudo ao nosso redor envolve ela, usamos ela para nos comunicar, interagir com outras pessoas.
As vezes a palavra tem o poder de magoar as pessoas, discriminar, ofender, ou as vezes pode alegrar alguém, confortar,incentivar.Independente qual seja a função da palavra na vida de cada um, ela faz parte de nós,e sempre fará.
Nathália M.Santos 3°EMB- Amizade.=)

Heron Adler disse...

Gostei muito de conheçe-la professora
nota 1000, brincadeiras a parte.
O assunto "poder da palavra e a palavra do poder" é muito interessante porque faz pensar sem a palavra não somos nada não averia nenhum sentido as maiores criações não existiriam sem a palavra, nos temos a maior benção que é poder se comunicar e evoluir! e a palavra do poder é feita para aver uma orden assim dizer para os seres humanos, fazer valer aquele palavra dita!! bjos professora muita boua sua aula!! bjs de coração

Heron Adler Pereira , 3°EMC

Guilherme Rodrigo disse...

Nas aulas de Língua Portuguesa que aconteceram o tema abordado foi "O poder da palavra e a palavra do poder". Um tema muito interessante, porque se você prestar bem atenção, esse tema te leva a muitos assuntos, o poder da palavra seria por exemplo uma conversa com alguém, dependendo do que você diz para uma pessoa você tanto como ajudar, como destruir. Já a palavra do poder se refere a textos legais, por exemplos contratos que devem ser cumpridos.

Guilherme Rodrigo 3° EMB

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

Raissa, olha á história à qual você se refere:

Histórico

Em 1971, a Diretoria do Lions Clubs International declarou que o dia 1º de junho seria lembrado como o "Dia de Helen Keler". Os Leões do mundo inteiro implementam projetos de serviços relativos à visão no Dia de Helen Keller.

Nascida Helen Adams Keller, em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, EUA, a criança desenvolveu uma febre aos 18 meses de idade. Em seguida, Helen ficou cega, surda e muda.

Quando tinha seis anos, a professora Anne Mansfield Sullivan, da Perkins School for the Blind (Escola para cegos Perkins), foi contratada como professora de Helen. A moça, de 20 anos, ensinou a Helen a linguagem de sinais e o braile. A história da professora e sua aluna foi recontada na peça e no filme de William Gibson, "The Miracle Worker (O milagre de Anne Sullivan)".

Aos dez anos, Helen Keller aprendeu a falar. Sarah Fuller, da Escola Horace Mann, foi sua primeira professora de linguagem.

Em 1898, Helen entrou para a Cambridge School for Young Ladies (Escola para moças Cambridge). No outono de 1900, Helen matriculou-se no Radcliffe College. Conseguiu o bacharelado cum laude (com louvor) em Letras em 1904.

Através dos anos, Anne Sullivan permaneceu ao lado de sua aluna. Ela formava letras na mão de Helen para compreensão de livros de texto, palestras da faculdade e conversação.

A cruzada pessoal de Helen Keller

Em 1915, Helen juntou-se à primeira diretoria do Permanent Blind Relief War Fund (Fundo permanente de ajuda aos cegos de guerra), mais tarde conhecido como American Braille Press (Imprensa braile americana).

Em 1924, a jovem fundou a Helen Keller Endowment Fund (Fundo de dedicação Hellen Keller). No mesmo ano, Helen ligou-se à American Foundation for the Blind (Fundação americana para portadores de deficiência visual) como conselheira para relações nacionais e internacionais.

Em 30 de junho de 1925, Keller discursou na Convenção do Lions Clubs Internacional, realizada em Cedar Point, Ohio, EUA. Desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos deficiêntes visuais na cruzada contra a escuridão". (Clique aqui para ler seu discurso na íntegra.) Ela disse, "Eu sou sua oportunidade. Estou batendo à sua porta."

Em 1946, Helen Keller tornou-se conselheira para relações internacionais da American Foundation for Overseas Blind (Fundação americana para os deficientes visuais estrangeiros). Visitou 35 países.

Sua vida virou filme. "Helen Keller in Her Story" (Helen Keller e sua História) recebeu o "Oscar" de melhor documentário da Academia de artes e ciências cinematográficas em 1955.

Helen Keller fez sua última aparição pública em Washington, D.C., EUA, em 1961. Recebeu o Prêmio Humanitário Lions por uma vida inteira de dedicação.

Helen morreu em 1º de junho de 1968, aos 87 anos. Seu pedido para os Leões, 43 anos antes, inspirou a organização internacional a adotar o Programa Conservação da visão e trabalho com deficientes visuais como uma de suas principais iniciativas de serviço.

Em 1971, o Lions do Alabama dedicou-lhe o Helen Keller Memorial Park. O parque está localizado no local onde ela nasceu, um lugar chamado Ivy Green. Desde a dedicação do parque, Leões de 37 países têm enviado presentes. O ponto central do memorial é um busto de Helen Keller com uma placa gravada em que se lê, "Eu sou sua oportunidade".

Para obter mais informações, entre em contato com o Departamento de desenvolvimento de programas na Sede do Lions Clubs International, através do endereço: executiveservices@lionsclubs.org.

Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jessica costa miguel 3EMA disse...

Estamos no termino da apostila "O poder da palavra e a palavra do poder" fazendo leituras e textos a respeito e esta semana serão feitas as leituras das crônicas criadas pelos alunos com base na crônica de Luiz Fernando Verissimo, Defenestração.


Jessica Costa Miguel
3 EMC

Luan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isamara disse...

Olá Piedade,apesar das minhas férias prolongadas,e de saber que a senhora está om raiva de mim,gostaria de dizer que ´um prazer tê-la como professora novamente,e saber que temos um ano pela frente para suprir esses 15 dias(mais ou menos)de aulas que perdi.
Priemiramente,gostaria de ler o "Contrato político pedagógico",para que eu possa assiná-lo,e ter também uma boa convivência entre professor e alunos.
Agora vamos ao que interessa,pelo que pude perceber,nesses dias que fiquei fora o assunto abordado em sala de aula foi o "poder da palavra" e a "palavra do poder",que mpstra o quão é importante a palavra na nossa vida,o poder que ela tem,saber usá-la do jeito certo e na gora certa,e que ela sendo usada da forma errada pode acarretar uma série de problemas. Saber usá-la de várias maneiras é ter conhecimento. Buscar a cada dia ampliar o nosso conhecimento sobre elas para sermos "UM SER HUMANO MELHOR E UM CIDADÃO PARTICIPATIVO"

Isamara de Andrade Santos 3º EMB - Amizade

Isamara disse...

Ah! E sobre minhas férias não é para quem QUER e sim para quem tem família longe e que precisa visita-lá...e sem falar que essa não é a primeira vez que eu faço isso.
PODER, nós não PODEMOS,mas só o fato de QUERERMOS,o impossivel torna-se possivel!

daiana disse...

Nas aulas das semanas passadas,começamos a falar sobre o poder da linguagem em nossa vidas,que se resumem em a comunicação e o relacionamento com as outras pessoas,a troca de experiencias e conhecimentos.

Fizemos algumas cronicas,do mesmo genero da cronica de Luís Fernando Verissimo "defenestração",aonde tinhamos que escolher uma palavra que não sabíamos o significado, e colocar hipoteses do que ela podia ser,e no final colocar seu verdadeiro significado.Algumas cronicas ja foram lidas e avaliadas pelos alunos e pela profesora,e ficaram muito boas,o restante das cronicas sera lido na proxima aula.
professora pesso desculpa pela demora dos comentarios das aulas passadas.

Daiana 3°EM C

Juliana disse...

Oi profª Piedade, eu sou a Juliana Rosa da 5ªB, eu a dorei a história que a senhora mandou agente ler no livro didático

Drielly disse...

As aulas estão sendo bem interesantes, pois estams vendo sobre o Poder da Palavra e a Palavra do Poder. Este tema esta sendo bem debatido pelos terceiros anos e é super curioso aprender.
O Poder da palavra fala sobre o poder que as palavras tem na socie dade, mas temos que ser bem cautelosos.
Ja a Palavra do poder é relacionadas as leis da sociedade e do mundo. devemos aprender mais sobre isso, pois é muito interesante
Drielly 3 Em B

Drielly disse...

Das do dia 11/03/2010 estanmos lendo crônicas que os alunos estão fazendo cada crônica melhor que a outra. Nas aulas que vem vamos também falar um pouco sobre a auto-ajuda. Que é relacionada o poder da palavra que outra pessoa ytem a nos ajudar sobre a vida.
Para quem entra no blog sempre fique ligado, pois haverá algumas crônicas em mãos para vocês lerem e dar suas criticas.
Drielly 3Em B