terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROPOSTAS DE LITERATURA MODERNA E PÓS MODERNA REVELANDO O HOMEM EM CONFLITO COM MUNDO URBANO E BURGUÊS 3º BIMESTRE 3º ANOS 2010

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 



  




ESTUDAR A HISTÓRIA DA LITERATURA MODERNA E PÓS-MODERNA NO BRASIL, APÓS, PREPARE UM DOCUMENTÁRIO PARA APRESENTAR À CLASSE, ANTES,  APRESENTE AO PROFESSOR UM ROTEIRO PARA APRECIAÇÃO.  



 2º LEITURA DE ROMANCES, CONTOS, POEMAS E DRAMAS (JÁ ESCOLHIDOS PELOS GRUPOS).  EM SEGUIDA,  DESENVOLVER A PROPOSTA ABAIXO:  
 
Após a leitura do romance escolhido, prepare um seminário sobre a obra com base nos aspectos a seguir:

1.     Análise do enredo
a.       Reconstituição da história (O que conta o romance/não pode ultrapassar 500 palavras em um único parágrafo).
b.      Começo e epílogo do romance (como se organiza o relato).
c.       Andamento da ação (Qual o ritmo do narrado: ações central e secundárias/conflito e clímax).
IMPORTANTE LEMBRAR QUE, EM UM ROMANCE, OS DRAMAS SÃO MÚLTIPLOS E DEVEM, DE ALGUMA FORMA, ESTAR LIGADOS AO CONFLITO CENTRAL, EM TORNO DO QUAL GRAVITAM, COMO SATÉLITES.
2.     Análise do espaço
a.      Onde ocorre o relato (espaço físico; cenário e espaço social).
b.      Que lugares são descritos e quais as locações privilegiadas no enredo).
c.       Há preocupação com a paisagem.
d.      Que ambientações predominam (externa e interna).

3.     Análise do tempo (cronológico ou linear, psicológico ou vertical e social)
a.       Quando se passa a história (Que tempo ela abrange. Os fatos temporais dizem respeito à cronologia histórica, desde o inicio da narração. O narrador usa o tempo disciplinarmente).
b.      É possível medir o lapso temporal (Quebras da sequência linear dos acontecimentos ou localização temporal/uso de “flashback”, cuja função é dar conta de fatos ocorridos anteriores ao acontecimento principal do relato e/ou há momento de comentários ou verticalidade).
c.       Trata-se de um romance de tempo cronológico ou tempo psicológico (Há algum uso especial do tempo psicológico. Que importância tem isso).
d.      Observa-se a presença do tempo social (tempo do contexto político-social-cultural/histórico).  

4.     Análise das personagens
a.       Quanto são as personagens.
b.      Quais as personagens principais (protagonistas/antagonista) e quais os secundários (coadjuvantes). São planas ao longo do período de relato (Estão sempre iguais, não surpreendem, estáticas e inalteráveis). Há personagens figurantes ou apenas nomeadas.
c.       De acordo com a profundidade, as personagens podem ser: planas ou bidimensionais ou esféricos ou tridimensionais (redondas). Surpreende o leitor, pois se aproxima do
d.      Faça uma análise das personagens principais (Com são quanto aos aspectos físicos e comportamentais. São analisadas psicologicamente. Que tipo de comportamento as personagens apresentam).
e.       Existe algum personagem-tipo/caricatural.

5.     Análise do foco narrativo
a.       Quem conta a história. Existe onisciência (o narrador conhece todos os pormenores e acompanha as personagens em todos os pensamentos. Acompanha tudo com se fosse um cameraman. Provoca a sensação de dirigir o leitor).
b.      Existe intromissão do narrador (Isso é importante dentro do enredo).
c.        Há mistura de focos narrativos.

6.     Análise da linguagem
a.       Qual o tipo de discurso/vozes predominante (Direto, indireto e/ou indireto livre).
b.      Existe descrição (Comentar).
c.       Como é a narração.
d.      Há dissertação.

7.     Comentário final
a.      Quais os tipos de níveis o romance oferece?
b.      Quais são os temas enfocados?
c.       Que tipo de mensagem foi transmitida?
d.      Que tipo de crítica social se teceu?

APÓS A EXPOSIÇÃO, É NECESSÁRIO ENTREGAR POR ESCRITO, NÃO SÓ ESSA ANÁLISE INTERPRETATIVA, COMO TAMBÉM UMA RESENHA.
 

6 comentários:

Gabriella disse...

Grupo para o seminário:
Gabriella Gomes
Fernanda Cristina
Ariadne Teixeira

Queremos lhe informa os livros que iremos ler para a apresentação:

Capitães da Areia - Jorge Amado
O Pagador de Promessas - Dias Gomes
Antologia Poética de Carlos Drummond de Andrade.

Obrigada.

leonardo disse...

Professora, aqui estão os livros que iremos trabalhar para a apresentação do seminário:

♦ Vidas Secas - Graciliano Ramos
♦ Antologia Poética de Vinícius de Morais

Carlos Henrique disse...

Professora, aqui segue os livros que iremos utilizar para o seminário:

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade

Vestido de Noiva - Nelson R.( Sujeito a alterações).

Carlos Oliveira - 3ºEMB

Carlos Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natalia C. disse...

Ahn essa atividade refere-se aos livros que nós escolhemos para o seminários?
Então no caso deveremos entregar em parte escrita e criar uma forma de apresentação para a classe?
Os meios a serem utilizados para a apresentação podem ser por meio me quais recursos?

NATALIA CAPI 3° EMB

fabio disse...

Oi professora cade o video da musica do "it!"
Fabio Augusto 7°A