SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM


1º ESTUDAR A HISTÓRIA DA LITERATURA MODERNA E PÓS-MODERNA NO BRASIL, APÓS, PREPARE UM DOCUMENTÁRIO PARA APRESENTAR À CLASSE, ANTES, APRESENTE AO PROFESSOR UM ROTEIRO PARA APRECIAÇÃO.
2º LEITURA DE ROMANCES, CONTOS, POEMAS E DRAMAS (JÁ ESCOLHIDOS PELOS GRUPOS). EM SEGUIDA, DESENVOLVER A PROPOSTA ABAIXO:
Após a leitura do romance escolhido, prepare um seminário sobre a obra com base nos aspectos a seguir:
a. Reconstituição da história (O que conta o romance/não pode ultrapassar 500 palavras em um único parágrafo).
b. Começo e epílogo do romance (como se organiza o relato).
c. Andamento da ação (Qual o ritmo do narrado: ações central e secundárias/conflito e clímax).
IMPORTANTE LEMBRAR QUE, EM UM ROMANCE, OS DRAMAS SÃO MÚLTIPLOS E DEVEM, DE ALGUMA FORMA, ESTAR LIGADOS AO CONFLITO CENTRAL, EM TORNO DO QUAL GRAVITAM, COMO SATÉLITES.
2. Análise do espaço
a. Onde ocorre o relato (espaço físico; cenário e espaço social).
b. Que lugares são descritos e quais as locações privilegiadas no enredo).
c. Há preocupação com a paisagem.
d. Que ambientações predominam (externa e interna).
a. Quando se passa a história (Que tempo ela abrange. Os fatos temporais dizem respeito à cronologia histórica, desde o inicio da narração. O narrador usa o tempo disciplinarmente).
b. É possível medir o lapso temporal (Quebras da sequência linear dos acontecimentos ou localização temporal/uso de “flashback”, cuja função é dar conta de fatos ocorridos anteriores ao acontecimento principal do relato e/ou há momento de comentários ou verticalidade).
c. Trata-se de um romance de tempo cronológico ou tempo psicológico (Há algum uso especial do tempo psicológico. Que importância tem isso).
d. Observa-se a presença do tempo social (tempo do contexto político-social-cultural/histórico).
4. Análise das personagens
a. Quanto são as personagens.
b. Quais as personagens principais (protagonistas/antagonista) e quais os secundários (coadjuvantes). São planas ao longo do período de relato (Estão sempre iguais, não surpreendem, estáticas e inalteráveis). Há personagens figurantes ou apenas nomeadas.
c. De acordo com a profundidade, as personagens podem ser: planas ou bidimensionais ou esféricos ou tridimensionais (redondas). Surpreende o leitor, pois se aproxima do
d. Faça uma análise das personagens principais (Com são quanto aos aspectos físicos e comportamentais. São analisadas psicologicamente. Que tipo de comportamento as personagens apresentam).
e. Existe algum personagem-tipo/caricatural.
a. Quem conta a história. Existe onisciência (o narrador conhece todos os pormenores e acompanha as personagens em todos os pensamentos. Acompanha tudo com se fosse um cameraman. Provoca a sensação de dirigir o leitor).
b. Existe intromissão do narrador (Isso é importante dentro do enredo).
c. Há mistura de focos narrativos.
6. Análise da linguagem
a. Qual o tipo de discurso/vozes predominante (Direto, indireto e/ou indireto livre).
c. Como é a narração.
d. Há dissertação.
7. Comentário final
a. Quais os tipos de níveis o romance oferece?
b. Quais são os temas enfocados?
c. Que tipo de mensagem foi transmitida?
d. Que tipo de crítica social se teceu?
APÓS A EXPOSIÇÃO, É NECESSÁRIO ENTREGAR POR ESCRITO, NÃO SÓ ESSA ANÁLISE INTERPRETATIVA, COMO TAMBÉM UMA RESENHA.
6 comentários:
Grupo para o seminário:
Gabriella Gomes
Fernanda Cristina
Ariadne Teixeira
Queremos lhe informa os livros que iremos ler para a apresentação:
Capitães da Areia - Jorge Amado
O Pagador de Promessas - Dias Gomes
Antologia Poética de Carlos Drummond de Andrade.
Obrigada.
Professora, aqui estão os livros que iremos trabalhar para a apresentação do seminário:
♦ Vidas Secas - Graciliano Ramos
♦ Antologia Poética de Vinícius de Morais
Professora, aqui segue os livros que iremos utilizar para o seminário:
A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade
Vestido de Noiva - Nelson R.( Sujeito a alterações).
Carlos Oliveira - 3ºEMB
Ahn essa atividade refere-se aos livros que nós escolhemos para o seminários?
Então no caso deveremos entregar em parte escrita e criar uma forma de apresentação para a classe?
Os meios a serem utilizados para a apresentação podem ser por meio me quais recursos?
NATALIA CAPI 3° EMB
Oi professora cade o video da musica do "it!"
Fabio Augusto 7°A
Postar um comentário