segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O 3º BIMESTRE 2º ANOS 2010

PROPOSTA APRESENTADA EM: 5/7/10
3°Bimestre

1° Leitura:
a) Romances de Machado de Assis: “Memórias póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.
b) Contos de Machado de Assis: “Várias Histórias”.

2° Seminários sobre Realismo e Naturalismo no Brasil e no Portugal (documentário (para o dia 18/08).

3° Seminário após a leitura do romance do Romantismo selecionado pelo grupo (análise interpretativa do romance, seguindo o roteiro). Datas: 01/09 a 16/09.

4° Evento avaliativo de Língua Portuguesa dia 20 de setembro.

COMO IRÃO LER ALGUNS ROMANCES DO ROMANTISMO, OLHE A SUGESTÃO DE FILMES FEITA POR UM APRECIADOR DESTA ARTE: CINEMA
 

LEIA OS COMENTÁRIOS A SEGUIR, QUEM SABE SEJAM RELEVANTES PARA VOCÊ 
Filmes de época são sempre lindos!! Orgulho e Preconceito realmente encanta!
Bi150391 na verdade tu misturou filmes de romance com filmes comédia romântica hahahahaha...
Na tua lista faltou (dos q me lembro): E O Vento Levou, Casablanca, Amor Sem Fim e Tristão e Isolda.
Gostei do vídeo.

Bi150391
  • @gauchatche Obrigado.Puxa desculpe mas eu coloquei os filmes que eu já vi e este eu não vi ainda esses que vc falpi é uma boa pois vejo agora vlw...

Proposta de trabalho de leitura de romance
(pode abaixá-los no site www.dominiopublico.com.br.)
Após a leitura do romance escolhido, prepare um seminário sobre a obra com base nos aspectos a seguir:
Obs.: Datas de apresentação: 01/09/2010 (1º e 2º grupos); 08/09/2010 (3º e 4º grupos); 15/09/2010 (5º, 6º e 7º grupos).

1. Análise do enredo



a. Reconstituição da história (O que conta o romance/não pode ultrapassar 500 palavras em um único parágrafo).
b. Começo e epílogo do romance (como se organiza o relato).
c. Andamento da ação (Qual o ritmo do narrado: ações central e secundárias/conflito e clímax).


IMPORTANTE LEMBRAR QUE, EM UM ROMANCE, OS DRAMAS SÃO MÚLTIPLOS E DEVEM, DE ALGUMA FORMA, ESTAR LIGADOS AO CONFLITO CENTRAL, EM TORNO DO QUAL GRAVITAM, COMO SATÉLITES.


2. Análise do espaço


a. Onde ocorre o relato (espaço físico; cenário e espaço social).
b. Que lugares são descritos e quais as locações privilegiadas no enredo).
c. Há preocupação com a paisagem.
d. Que ambientações predominam (externa e interna).


3. Análise do tempo (cronológico ou linear, psicológico ou vertical e social)


a. Quando se passa a história (Que tempo ela abrange. Os fatos temporais dizem respeito à cronologia histórica, desde o inicio da narração. O narrador usa o tempo disciplinarmente).
b. É possível medir o lapso temporal (Quebras da sequência linear dos acontecimentos ou localização temporal/uso de “flashback”, cuja função é dar conta de fatos ocorridos anteriores ao acontecimento principal do relato e/ou há momento de comentários ou verticalidade).
c. Trata-se de um romance de tempo cronológico ou tempo psicológico (Há algum uso especial do tempo psicológico. Que importância tem isso).
d. Observa-se a presença do tempo social (tempo do contexto político-social-cultural/histórico).


4. Análise das personagens


a. Quanto são as personagens.
b. Quais as personagens principais (protagonistas/antagonista) e quais os secundários (coadjuvantes). São planas ao longo do período de relato (Estão sempre iguais, não surpreendem, estáticas e inalteráveis). Há personagens figurantes ou apenas nomeadas.
c. De acordo com a profundidade, as personagens podem ser: planas ou bidimensionais ou esféricos ou tridimensionais (redondas). Surpreende o leitor, pois se aproxima do
d. Faça uma análise das personagens principais (Com são quanto aos aspectos físicos e comportamentais. São analisadas psicologicamente. Que tipo de comportamento as personagens apresentam).
e. Existe algum personagem-tipo/caricatural.


5. Análise do foco narrativo


a. Quem conta a história. Existe onisciência (o narrador conhece todos os pormenores e acompanha as personagens em todos os pensamentos. Acompanha tudo com se fosse um cameraman. Provoca a sensação de dirigir o leitor).
b. Existe intromissão do narrador (Isso é importante dentro do enredo).
c. Há mistura de focos narrativos.


6. Análise da linguagem


a. Qual o tipo de discurso/vozes predominante (Direto, indireto e/ou indireto livre).
b. Existe descrição (Comentar).
c. Como é a narração.
d. Há dissertação.


7. Comentário final


a. Quais os tipos de níveis o romance oferece?
b. Quais são os temas enfocados?
c. Que tipo de mensagem foi transmitida?
d. Que tipo de crítica social se teceu?


APÓS A EXPOSIÇÃO, É NECESSÁRIO ENTREGAR POR ESCRITO, NÃO SÓ ESSA ANÁLISE INTERPRETATIVA, COMO TAMBÉM UMA RESENHA (BASE NO MODELO DA REVISTA Nº 1 DO 2º ANO.

Nenhum comentário: