terça-feira, 28 de setembro de 2010

5ª série - AS IDEIAS PEDEM PASSAGENS... LEIA E SABOREE...


Um ato de coragem

Fernão Capelo Gaivota estava voando em um dia de sol. Começou a se cansar e aterrou em um ninho de gaviões, mas ele pensou que estava em um lugar seguro. Logo, em seguida, veio a mãe dos filhotes que começou uma grande perseguição, o gavião acertou seu bico na asa da gaivota que caiu em uma caverna.
Dentro da caverna havia vários morcegos, Fernão Capelo ficou com medo então começou a correr mas de repente deparou com uma anaconda enorme faminta,que perseguiu a gaivota até o final da caverna.
A gaivota, saindo da caverna, observou um deslizamentos e ouviu gritos:
-Socorro, socorro!! Por favor!!.
Fernão Capelo Gaivota dirigiu-se pra lá. Quando chegou no fundo da caverna, viu uma outra gaivota com a asa presa em uma pedra. Fernão, então, ajudou a liberta o pássaro daquela pedra, mas o deslizamento aumentou, por isso a gaivota fugiu, mas Capelo, como herói, enfrentou a situação e foi morto pelas pedras.(Lucas da Silva Lima/5ª série C).

FALANDO SOBRE O LIVRO “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne (uma hipótese, ainda).



     O autor Júlio Verne escreveu o livro “Viagem ao Centro da terra”. Essa historia foi escrita em dois mil e dois para literatura juvenil. O ilustrador do livro foi Edmundo Rodrigues.
     Acredito que o livro passou por uma revisão na qual o autor analisou se o seu objetivo foi alcançado.
    A editora que publicou o livro foi a editora Ediouro, mas ele não pertence a nenhuma coleção. Foi publicado para todas as idades, especialmente, jovem. O livro não possui orelha, porém, na quarta-capa, encontramos a biografia e a bibliografia do autor.
    Imaginando como são as histórias do livro ´´Viagem ao Centro da Terra``, com base na imagem, no título, no conhecimento que já possuo sobre o assunto ou no interesse pelo tema, as ideias que surgem do livro é a de que as personagens do livro vão fazer uma viagem ao Centro da Terra e no caminho dessa viagem enfrentarão muitas aventuras na qual escalar montanhas, navegar em navios, andar a cavalo e outras tantas situações.
   
   Folheando o livro, a informação que se encontra sobre o autor está na quarta-capa do livro na qual diz que o autor não vive mais, pois faleceu em 1905, que ele escreveu diversos livros, (QUAIS?????). Nasceu em Nantos na França em.....??????(Verónica Júlia/5ª série C). 

60 comentários:

Meu perfil disse...

essa historia parece ser boa(apesar de ter esse fim tão tragico para Fernão Capelo Gaivota).De os meus parabens para esse aluno da quinta serie C.
Espero que haja textos como estes na minha sala(5 serie b).

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

TÚLIO, ENVIE O TEU TEXTO POR EMAIL. QUERO APRECIÁ-LO E QUEM SABE JÁ POSTÁ-LO POR AQUI.
ATÉ

VictoriaMoraes disse...

Parabéns para o menino da quinta C,teve uma boa historia e ainda Fernão saiu vencedor,mais que pena que teve o seu fim assim.
Vou mandar o meu texto esta enorme para você por e-mail.

Obrigada por sua atenção professora!!!

Unknown disse...

professora estou tendo dificuldades para achar as tarefas (do grupo), que voce avia falado na sala. OBRIGADA


gabriela 5°A

Unknown disse...

Coragem

Fernão capelo gaivota estava voando por perto das montanhas, quando ouviu um barulho; curioso do jeito que ele é foi ver o que estava acontecendo.
Fernão se deparou com um filhote de onça correndo de um caçador armado.
Capelo vendo aquela maldade resolveu fazer alguma coisa; ele resolveu distrair o caçador usando a - si mesmo como isca. Seu plano deu certo, ajudou o filhotinho da onça a achar seus pais.
Quando Fernão capelo gaivota achou que seu trabalho havia terminado a mãe da oncinha pulou em cima dele; Fernão tentou lhe explica o que havia acontecido, mas ela não queria saber, estava furiosa pois achou que ele que avia raptado seu filhotinho.
Quando aquela pobre gaivota achou que estava perdido viu a pequena oncinha gritar para que a mãe pára-se, pois Fernão havia salvado sua vida.
A mãe da oncinha percebeu que o que estava fazendo era errado, pediu desculpas a Fernão e agradeceu lhe pelo seu ato de coragem.
Apesar de estar muito ferido Fernão saiu dali muito feliz.


professora este é o meu texto.
gabriela 5°A

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

GABRIELA, PARABÉNS PELA ÓTIMA HISTÓRIA. TENHO CERTEZA QUE MAIS PESSOAS VÂO GOSTARRRRRRRRRRRRRRR.

Unknown disse...

Fernão Capelo Gaivota em busca de um amigo
Um dia Fernão Capelo já estava velho e não conseguia voar.Um dia Fernão descidiu ir a procura de um amigo.
Até que um dia encontrou uma gaivota na praça,sentaram no banco da praça e começaram a conversar,Fernão já que não tinha amigo ser amigo da gaicota e disse:
_Comoe su nome?respondeu a gaivota meu nome é Tharlis.Fernãoperguntou quer ser meu amigo?respondeu o Tharlis e claro porque não.Fernão ficou muito feliz por ter um amigo.
Passado-se dois diasFernão descobriu que seu amigo desapareseu.Então Fernão Gaivota diss:
_Vou atrás do meu amido.
Fernão procurou su amigo Tharlis po toda a cidade,até que descidiu ir procurar seu amigo na floresta.Passou por várias aventuras como ele passou por um lugar cheio de árvores espinhudas saiu vencedor mas saiu machucado, arranhado.
Teve que passar por vários animais,como uma iena faminta Fernão teve que voar mesmo que não podendo continuou sua busca por seu amigo e disse:
_Tenho que descansar estou muito machucado,não posso continuar mas não desisti de salvar meu amigo .
Fernão passou muito frio, quando o dia chega e Fernão diz:
_É vou continuar minha busca pelo meu amigo Tharlis.
Fernão já estava quase morrendo quando escultou um grito .Socorro!me ajude.
Fernão foi em direção do grito .Teve que passar por um lugar que e cheio de cobras, por pouco ele não foi picado por uma cobra.Fernão diz:
_UFA!!! passei por mais um desafio e venci.
Até que em fim Fernão encontrou seu amigo,ferido e muito machucado Fernão diz:
_É muito bom reencontrar vocÊ meu amigo seu amigo respondeu:
_Como e bom ter um amigo desse fiel e corajoso.
Fernão aprendeu que uma amizade seja qual quer que for indempendente de quem seja nunca se decha um amigo na mão.
Fernão e seu amigo Tharlis voltaram para casa.

Isabela disse...

achei muito interessante a estória desse aluno...vou postar a minha,ok?!
enquanto ao trabalho de português,estamos trabalhando...
Isabela,5ºB

Amanda disse...

Fernão o defensor dos fracos

Fernão era uma gaivota muito inteligentee àgil.
Um dia resolveuse aventurarem lugares diferentes.
Voou,voou até que cansou e parou para descansar.Enquanto descansava vieram algumas aves e começaram a atacar Fernão conseguiu forças e voou para longe.Fernão observava tudo e viu quando as aves iam atacar um ninho de passáros,foi quando voou muito rápido e bateu nas aves que saíram rapidamente.A mãe passárinho ficou muito agradecida.
Fernão então voltou para casa e se tornouo defensor dos fracos.
Amanda Alves nº3 5ºB

leticia gonçalves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
mateus disse...

Um sonho de voar


Fernão Capelo Gaivota estava nas montanhas querendo voar ,subia e descia as montanhas para voar de pára-quedas até que chegou a hora do almoço e parou para almoçar e descansou um pouco e dormiu de tão exausto que estava.
Fernão Capelo Gaivota estava sonhando que estava no alto de um penhasco e pulou ,quando estava chegando ao chão criou asas e começou a voar era seu sonho de voar como um pássaro até que disse :
- Como é bom voar.
Parece que ele estava no ar flutuando e não ia cair, até que de repente apareceram caçadores matando pássaros com armas grandes matando vários pássaros, e foram embora.
No outro dia de manhã vieram bem cedo de novo deram um tiro para o céu e todos os pássaros saíram voando, e Fernão Capelo Gaivota saiu com seus amigos até que apontaram a arma e atiraram em Fernão Capelo Gaivota morreu.
E ele acordou de seu sonho horrível, e desde aquele sonho teve a sensação de como é um pássaro voando e como é sua dificuldade.

Mateus Abreu da 5ªB.

Joyce Stephanie disse...

A AVENTURAS DE FERNÃO

Fernão Capelo Gaivota estava arendendo cada vez mais os truques devoar.
Num dia de muito vento Fernão estava com muito sono,e queria dormir sobre o ar, e dormiu,mas o vento estava muito forte e levou Fernão para outro lugar.
Um dia depois quando Fernão Capelo Gaivota acordou já não estava antes,estava no territorio dos Urubus.E perguntou:
-Aqui por perto tem alguma praia ou um lago?
Os Urubus começaram a rir da cara
deFernão.
-Por que vocês estam rindo da minha cara?-perguntou Fernão.
-Porque você é muito burro,você não percebeu que aqui é um território dos Urubus,e só tem lixo?
Fernão triste começou a voar.
-peguem ele!!-disse o comandante
dos Urubus.
Três Urubus começaram a perceguir Fernão e pegaram-o.
Fernão Capelo Gaivota ficou quinze dias trabalhando para os Urubus.
Certo dia de muito vento Fernão Capelo queria fugir,e foi ver se todos os Urubusestava dormindo,todos estava dormindo sim,e então Fernão voou,mas Fernão esqueceu de ver se os trêsUrubus guardas estavam dormindo,e os Urubus guardas não estavam dormindo e ouviram algêm voando e quando foi ver era Fernão e os três Urubus começaram a seguir Fernão e Fernão voou o maximo que pode.Quando Fernão olhou para traz
percebeu que os Urubus nãoestavam mas o seguindo,e já que estava com muito sono dormiu sobre o ar,mas o vento estava muito forte e levou-o para outro lugar.
Quando Fernão Capelo Gaivota acordou,já não estava mais no territorio dos Urubus,mas sim no seu territorio.
E Fernão CAPELO Gaivota percebeu que sempre que ele dormia sobre o ar acordava num outro lugar,e se dormia sobre o ar novamente acordava ondeestava antes.

FIM

professora esse é o meu texto.
Joyce 5ºa

# ℓιℓιαη ѕιℓνα ' disse...

GRANDE VITORIOSO

Fernão Capelo Gaivota voando em um dia de chuva, mau consegui voar pois os pingos de chuva o atrapalhava.
Mas de repente começa a ouvir gritos de gaivota em apuro pedindo socorro, rapidamente ele voou seguindo os sons pra ver se achava a gaivota e pra saber o que estava acontecendo. O som vinha do alto e Fernão não achava nada e tentando avistar, viu um bando de gaivotas e se aproximou e viu que era ali que estava vindo os gritos e viu uma linda gaivota no chão toda machucada e fala deixe a em paz , vocês são covarde em bater em gaivotas que não sabe se defender .
E deram um aviso que era pra Fernão não ficar amolando se não quem ia sair machucado era ele, ele como era muito corajoso foi e vieram 10 gaivotas em cima dele. Se machucou mais savou uma gaivota que para ele era uma vitória.
Com todo carinho a gaivota que foi salva por Fernão, o colocou em cima de suas assas e o levou para casa, para cuidar.
Passado dois dias Fernão começa a recuperar o sentido aos poucos, começa a lembrar daquele dia da tragédia, mas foi mais que especial aquele dia, ele se sentiu um super herói como historias em quadrinhos.
Depois do susto Fernão se recupera e a gaivota cujo nome era Camila começaram a ser grandes amigos , tudo o que eles faziam era em acordo, muito junto ate como “futebol sem bola” uma coisa incrível.
Mas depois dessa vitória surgi uma grande amizade. Algo que Fernão nunca acreditava.

Conclusão: Fernão aprendeu que amizades eternas existe pois Fernão já havia passado por causas como essa, e também que mesmo saindo dessa história vitorioso não ficou orgulhoso.

Lilian Silva 5ºB

Bruna Morais, Isabela Marcondes,Alessandra Cristina, Luciene Cristina, Bárbara Gabrieli disse...

A Ultima Aventura
Fernão Capelo Gaivota, já havia vivido várias aventuras, ele também tinha uma fámilia com dois filhos, e todas as noites ele contava uma de suas aventuras para seus filhos.Mas também ele já estava muito velho, e não conseguia voar direito ou pegar um peixe tão rápido como antes.
Num dia, o filho mais novo que se chamava João Capelo Gaivota da Rosa disse a seu pai:
-Pai eu quero conhecer o mundo, viver aventuras, assim como voçê, deixe-me ir por favor?
E muito bravo, Fernão Capelo Gaivota respondeu:
-Não filho, nem pensar é muito perigoso, e voçê ainda é muito novo.
João muito bravo, resolveu ir do mesmo jeito,preparou suas coisas,deixou um bilhete e foi conhecer o mundo.Mas seu irmão mais velho que se chamava Estevão Capelo Gaivota da Rosa, viu o bilhete e foi logo chamar Fernão que disse:
-Nossa, mas onde João foi parar,temos que acha-lo pois ele corre perigo.
E os dois forão a procura de João.
Enquanto isso, João estava se aventurando enfrentando a chuva,o vento,animais selvagens e muitos outros perigos.Quando derrepente apareceu um caçador que o levou para uma caverna e o prendeu.
Na floresta que está a caverna, é coberta de muitas arvores, por tanto Fernão e Estevão não poderiam voar e achar a caverna ao mesmo tempo.E o pior de tudo isso, é que para chegar até a caverna, é necessário passar por vários perigos, como animais selvagens,armadilhas, partes escuras da floresta e o pior, vários caçadores.
Quando Fernão e Estevão a procura de João, e encontraram um papagaio que já os conhecia há muito tempo.Então Fernão perguntou:
-Por acaso voçê viu o meu filho João?.
E o papagaio respondeu:
-Quando estava voando por ai, vi alguns caçadores o levando para dentro de uma caverna.
Então os dois agradecerão o papagaio, e forão para caverna.Quando derrepente escutaram um barulho saindo de trás de um arbusto, e apareceu um leão,os dois com muito medo tiverão que voar para se livrar dele.
De pois de despistar o leão, continuaram andando quando derrepente,Estevão caiu em uma armadilha, mais por sorte rapidamente apareceu um rato que roeu as cordas que prendiam Estevão.
Os dois continuarão andando, mas dessa vez em um lado mais escuro da floresta, com morcegos e arvores que parecem estarem te seguindo.
Em frente da caverna, estavam caçadores que não deixava ninguém entrar ou sair,então Fernão disse a estevão:
-Filho, é melhor voçê ficar ai, pois lá pode ser muito perigoso, e voçê ainda tem muita vida pela frente, e eu já sou velho se acontecer alguma coisa, diga a seu irmão que eu o agradeço por te me dado minha ultima aventura.
E assim foi feito.Fernão despistou os caçadores, pegou a chave da corrente que prendia João, e em quanto os guardas estavão destraidos, conseguio tirar João da caverna.Mas quando Fernão ia sair da caverna, um dos caçadores o viu e rapidamente atirou um tiro com a espingarda em Fernão Capelo Gaivota, e ele morreu salvador, com sua ultima aventura.
Bruna Morais 5ªA

Unknown disse...

Olá professora Pidade Sou Jeovana da 5ªB e aqui esta meu texto


Machucar nem Pensar!!

Numa manhã perfeita para voar,Fernão Capeloe as gaivotas decidiram voar.Mas eles ainda não se dicidiram quem iria voar na frente para indicar o caminho,todas as gaivotas queriam mas a confusão foi almentando e esta ficando tardeentão Fernão resolveu gritar para ver se resolvia, mas ele foi para no hospital,com as assas quebradas , olho roxo e muito mais,ele ficou internado por 2 semanas e foi direto de ambulância para casa da tia Ana.
Chegando lá havia uma festa surpresa para a melhora de Fernão,e as gaivotas resolveram que Fernão iria na frete na viajem para o Sul.
Então com sua melhora Fernão e as gaivotas voaram para o SUL.
Os gaviões descubriram que as gaivotas estavam no Sul então fizeram um otimo plano o gavião chefe Júlio pegaria o Fernão de surpresa e mataria com varios arranhões.
Então Fernão estava na calsada sentado quando Júlio chegou e matou Fernão para que as gaivotasfossem libertadas.

Amanda disse...

Adorei o texto da menina da 5ºA
Amanda Alves 5ºB

Giulia disse...

As Gaivotas também dizem perdão.

Fernão Capelo Gaivota já estava velho, e não comia, mais em uma tarde de frio, sentio uma vontade de comer peixe, e esse peixe só existia na sua antiga casa, no conjunto das Gaivotas.
Fernão achou que as gaivotas não lembrariam do que ele as causou, então foi, foi chegando lá, pousou em uma árvore e ficou lembrando de tudo que havia passado, de como era belo, e ele desperdiçou.....
Fernão foi para o mar tranquilamente e em um mergulho profundo, ao retornar encontrou com mais 05 gaivotas, Fernão disse:
- Desculpa-me, não quero incomodar, já não tenho forças para lutar.
- Forças, deixa de ser safado, porque veio por nosso território?
- Eu só estava com vontade de comer um peixe.
Elas saíram do mar, mas as gaivotas mais novas sabiam que se uma das mais velhas vissem Fernão Capelo Gaivota, ele seria morto por elas..
Dito e feito, João uma das gaivotas mais velhas saio de sua toca e viu, assim chamou as outras, e Fernão novamente foi chamado ao centro.
Foram muitas perguntas até que decidiram fazer uma votação para saber se Fernão poderia voltar a moras no conjunto das Gaivotas. Feitas a votação vinte votos contra e 18 votos a favor. Votação encerrada, Fernão perdeu no Conselho, porém a Gaivota mais velha veio a seu favor e disse, que daquele momento em diante Fernão Capelo Gaivota voltava a ser mais um deles e iria viver no conjunto.
Fernão Capelo Gaivota ficou muito feliz ser mais responsável e comportado.
ANNA GIULIA 5 SERIE A

Unknown disse...

Titulo: A procura da pedra azul

Fernão Capelo Gaivota vivia uma vida normal em sua cidade. Até q um dia descobriu ser filho de um deus. e ter uma missão a cumprir, resgatar uma pedra azul que ficava em um em lugar distante e muito timido e sub-mundo.
Fernão relutou, mas sabia que estava em suas mãos a salvação da humanidade pois sem a pedra azul a terra seria cenario d destruição trevas.
Então ele seguiu em sua missão tendo em mãos um escudo e uma espada e em sua mente o sussesivo de seu pai que lhe dizia:
-Quando estiver em perigo verás quem realmente é!!
Fernão passou no vale de sombras, lutou com enormes serpentes e dragões.
Quando chegou ao sub-mundo local onde estava a pedra azul, descobriu que quem a roubou foi seu propio tio, irmão de seu pai. Lutou bravamente com ele, e conseguiu resgatar a pedra azul e leva-la de volta ao seu pai o deus da luz.
Fernão ficou reconhecido no todos os seu mundo.
E a humanidade não foi destruida banida pela terra.
Nome:Gabriel Brandani Lopes nº12 (5ªB)

Unknown disse...

olá sou a Carolline da 5ªB


A aventura continua

Fernão voou muito longe, desceu até uma árvore de uma escola e caiu num sono,dormiu muito quando acordo.
Viu um grupo de falcões e saiu correndo,quando ele estava longe caiupor que estava fraco pois não avia se alimentado então ouviaum barulho eram os falcões eles viram o Fernão e iam acabar com a sua vida,ele lutou,lutou,não conseguiu os falcões disseram:
- não adianta fugir.
Os falcões deixaram Fernão amarrado e sairam para caçar.
Fernão então fugiu e se escondeu dos falcões numa caverna,rondaram o territorio inteiro a procura dele.
Então Fernão disse:
-Eu me rendo e pensou mas não me entrego sem luta.
Então ouve penas para um lado e bicadas para o outro .
Então Fernão todo despedaçado saio vitorioso.
Então ele aprendeu que a aventura que ele viveu teve muitos desafios.

Unknown disse...

a)julio verne
b)foi criado em 1996 e para a
literatura infantil e juvenil
c)o livro tem cravrura pais foi ilustrado por jame`s prunier
d)saber traduzir um livro
e)imprsso na italia por Editoriale Librariae pertence a coleçao juvenil
f)para claque leitor
g)reportagem e descobertas imosionantes
h)a orelia e a formaçao que se encontra, fala sobre o livro e a formaçao que se encontra
i)a ideia e que todos eses livros foram criados por grandes nomes
j)a informaçao sobre o altor tem na orelha. O altor nao é vivo pais morru em 1905 e ja escreveu outros livros naseu em londris e nao li outro livo desse autor.
k)nasido em 1828 no inicio da revoluçao industrial, Julio verni imortalizou a fÈ no progresso por seus sonhos futuristas.

gustavo(serie5c)

MARIA CLARA disse...

olá prof é Maria Clara da 5ªA
passei aqui para dizer que gostei bastante dos dois textos narrativa de aventura e vou mandar o meu.

MARIA CLARA disse...

A CONDENAÇÃO DE FERNÃO


FERNÃO CAPELO GAIVOTA É UMA AVE DE GRANDES AVENTURAS MAS ESTAVA SE SENTINDO SOZINHO E PENSOU EM LIGAR PARA SEUS PAIS,MAS LEMBROU QUE SEUS PAIS ERAM DAQUELE GRUPO.MAS NEM LIGOU E FOI AO LOCAL DAS GAIVOTAS,POREM OS SEGURANÇAS NÃO DEIXARAM FERNÃO ENTRAR ELE INSISTIU MAS ELES NÃO DEIXARAM ELE SAIU DECEPCIONADO E PENSOU:"EU TENHO QUE VER MEUS PAIS
NO DIA SEGUINTE ELE FOI DE NOVO NO LOCAL DAS AVES OS SEGURANÇAS NÃO DEIXARAM FERNÃO ENTRAR E PRENDERAM-O.OS PAIS DE FERNÃO VIRAM E TENTARAM AJUDAR OS SEGURANÇAS NÃO DEIXARAM E O MAIS VELHO CONDENOU OS PAIS DE FERNÃO A MORTE POIS NÃO PODE AJUDAR QUEM JÁ FOI EXPULSO.QUANDO SOLTARAM FERNÃO ELE SAIU CORRENDO E PENSOU:"MEUS PAIS VÃO MORRER POR MINHA CAUSA NÃO POSSO PERMITIR ISSO NO DIA DA CONDENAÇÃO SEM MAIS NEM MENOS FERNÃO FOI AO LOCAL DAS GAIVOTAS E DISSE:
-MEUS PAIS NÃO VÃO MORRER ME MATEM POR ELES
OS SEGURANÇAS MATARAM ELE MAS OS PAIS DELES NÃO.
MESMO MORTO FERNÃO SAIU COMO HEROI E MUITO FELIZ POIS OS PAIS DELES ESTÃO VIVOS.

MARIA CLARA disse...

quem fez este texto foi:Maria Clara da 5ªA

viniciusmoraes disse...

Fernão capelo estava voando quando derrepente caiu em uma arvore e desmaiou na frente de uma escola.
Quando acordou viu um grupo de gaivotas voando e decidiu ir ju nto.No meio do caminho começou a cair uma chuva que fez derrubar as
gaivotas .Logo onde cairão era are
a dos gavioes então tiverão de achar
um lugar para ficar.
As gaivotas ficarão disperadas enão decidirão tentar voar na chuva
em 30 min morrerão 20 gaivotas voa
rão voarão ate que passarão por um
estadio coberto e pararão lá .
Fernão Capelo decidiu sair para encarar de frente os gavioes eles comesarao a brigar tapa para cá
tapa pra la mas fernão morreu mas
antes de morrer ele matou o gavião.31971

Unknown disse...

O nosso heroi

Fernão Capelo Gaivota estava voando sobre alguns penhascos quando viu um casador, como Fernão era curioso foi ver o que tinha acontecido.
O casador tinha prendido um de seus amigos do bando Fernão foi ajudar seu colega, mas o casador ja tinha fugido.Como Fernão é esperto ele seguiu o rastro do carro do casador.
Ao chegar no fim do rastro Fernão entrou escondido dentro da casa chamou a atenção do casador e que assidentalmente dechou a porta da gaiola aberta e o amigo de Fernão conseguiu fugir mas Fernão acabou sendo atingido pelo tiro da arma do casador e acabou morrendo como um heroi.
Matheus cunha 5c

Unknown disse...

Oscar Wilde nasceu em 16 de outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Filho de William Robert Wilde, e de Jane Speranza .um dos livros que Oscar Wilde fez forão esses:O Príncipe Feliz,O Retrato de Dorian Gray e O Fantasma de Canterville.
Oscar Wilde foi preso por acusações de conduta homossexual e sentenciado a 2 anos de prisão com trabalhos forçados, sendo a última parte em Reading Gaol.
As condições calamitosas da prisão causaram uma série de doenças e o levou às portas da morte no dia 30 de novembro de 1900.

dario disse...

professora não consigo enviar por email posso colocar no comentario darrio5ªb

Unknown disse...

oi professora eu gostei muito dos textos dos alunos.
SOU DA 5ºB

Bruna Parra disse...

A luta de Fernão e seu irmão

Fernão Capelo Gaivota,tinha um irmão que nunca viveu com ele.Os dois brigavam muito quando criança,então a mãe resolveu dar o irmão de Fernão.O nome desse irmão é:Fernando Capelo Gaivota.
Fernando foi morar com a avó,depois que a avó morreu ele foi e entrou num exercito e ficou lá por seis anos.Depois de sair de lá começou a bolar um plano (para acabar com Fernão).
Passaram-se alguns anos (eles já estavam adultos) o Fernando tinha terminado o plano.
Ele foi atrás de seu irmão. Naquele dia Fernão também estava voando.
Seu irmão o encontrou e disse:
- Chegou à hora da vingança, tão esperada!
Fernão respondeu:
- Que vingança? E quem é você?
Fernando responde:
- Eu sou seu irmão. A minha vingança de ser o predileto da mamãe! Depois da sua morte!
- Você está me dizendo que quer lutar comigo?- Disse Fernão.
Fernando foi para cima de seu irmão, eles lutaram.Como qualquer gaivota em uma luta.
Fernão ganhou a luta e seu irmão falou:
- Me desculpe meu irmão, foi muito infantil.
- Você está desculpado!- respondeu Fernão.
Então Fernão percebeu que o amor quebra todas as barreiras.
Bruna Parra 5ª"A"

Unknown disse...

oi pofessora piedade eu te amo!!!!!!!!!!!!!! beijos de sua aluna Carolline Queiróz da 5ºB

Vitor Cobra disse...

Olá professora!
Só vim para dizer que me esqueci de colocar o nome do Jeferson no meu grupo,ele é o número 21.
Vitor Cobra nº36
5ºA.

Unknown disse...

Ola prfessora o texto do Lucas ficou muito bom e quero fazer um melhor Igor [5 serie c]

Vitor Cobra disse...

Falando sobre o livro: "A Guerra dos Botões".
Foi escrito por Louis Pergaudi em 1912 e foi publicado em 1913. A editora que publicou o livro foi a editora Ática, porém não pertence a nenhuma coleção. E foi escrito para a literatura juvenil.
O livro não contém orelha, mas na quarta capa há informações sobre o autor e o livro.
No livro, os conflitos são expostos sobre a perspectiva de dois grupos rivais.E conta a história da realidade dos jovens camponeses.
Louis Pergaud (22 de Janeiro de 1882 - 8 de Abril de 1915),nasceu na cidade de Landresse(França).

Grupo: Vitor Cobra n° 36/ Rafaela Andrade nº32/ Leonardo Viana n°26/ Alexandre nº4/ Vinícius Graciano nº34/ Jeferson nº21/ 5ºA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O amigo de Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota estava muito feliz com tudo que tinha, e que não precisava obedecer os chefes por viver por conta própria.
Porém se sentia muito sozinho por não ter ninguém para conversar, nem para fazer nada... Certo dia Fernão Gaivota pensou:
-"Eu vou procurar um amigo para mim..."
Ele foi, e por sorte ele acabou achando Roberto, um pássaro muito extrovertido e que também queria um amigo.
Fernão e Roberto se divertiram muito, aprontaram todas, Capelo ensinou tudo o que sabia a Roberto e ele ensinou tudo o que sabia a Fernão...
Um dia Fernão descobriu que Roberto tinha sido capturado por caçadores, e no mesmo instante Capelo foi atráz de seu amigo, porém se machucou muito com os espinhos e galhos das árvores mas chegou até Roberto.
Fernão salvou o seu amigo, porém seus ferimentos estavam muito profundo e Fernão Capelo Gaivota não resistiu e acabou morrendo.
Porém, morreu sabendo o valor de uma amizade.

Isabela Mendes 5ªA

Unknown disse...

Líder: Isabela Mendes, nº20
Componentes:
Maria Gabriela Santana Silva, nº28
Milena Cubas de Oliveira Vital, nº30
Joyce Stéphanie Pereira Braga, nº24
Elson Gonçalve de Souza Júnior, nº16
5ª série A

Questões:
A) R: O autor do livro "Memórias de um cabo de vassoura" é Orígenes Lessa.
B) R: Esta história foi escrita em 1970, para Maria Eduarda
C) R: Há gravuras no livro e foi ilustrada por Tiago Lacerda.
D) R: Houve revisão no livro. Revisão do livro significa rever a história.
E) R: A editora que publicou a história foi "Agência literária". Pertence à coleção Vagalume.
F) R: Para leitores de infanto-juvenil
G) R: Na quarta-capa do livro se encontram a comanda ou o resumo do livro.
H) R: No livro "Memórias de um cabo de vassoura" não possui orelha.
I) R: Nós imaginamos que a história fale sobre um cabo de vassoura e suas memórias.
J) R: Há sim alguma informação do autor no livro; Esta informação se encontra na página 7; O autor morreu em 1986; O autor escreveu sim outros livros; O autor nasceu em São Paulo, porém viveu sua primeira infância em São Luis do Maranhão; nós nunca tinhamos lido outro livro desse autor.
K) R: Orígenes Lessa nasceu em 12 de Julho de 1903, e viveu sua primeira infância em São Luis do Maranhão, onde seu pai - historiador, jornalista e pastor protestante - esteve a frente de uma igreja local. É filho de Vicente Themudo Lessa e Henriqueta Pinheiro Lessa.
Após sua estada no Maranhão, voltou para São Paulo, em 1912. Depois de tentar várias carreira, entregou-se definitivamente ao jornalismo, à publicidade e à literatura, a partir de 1928.
Ao tomar parte na Revolução Constitucional de 1932, foi preso e removidao para o Rio de Janeiro, no presídio de Ilha Grande. Escreveu a reportagem "Não há de ser nada...", trabalho que projetou nos meios literários.
Desde 1970, passou a dedicar-se à literatura infanto-juvenil, escreveu vários livros como: Memórias de um cabo de vassoura; Napoleão em parada de Lucas; Confissões de um vira-lata; Memórias de um Fusca; Os homens de cavanhaque de fogo, entre outros.

Unknown disse...

professora eu gostei do desenho uma aventura no tempo, achei muito legal.

Bruna Parra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Parra disse...

Olá profª tudo bem ?
vim aqui comentar o filme da turma da Mônica:"Uma aventura no tempo" gostei muito do filme super legal.

beijo Bruna P. 5ªA

Dedeco disse...

titulo:a viagem a Espanhã Fernão capelo gaivota iria no dia 29 de setembro viajar para a Espanhã onde seu primo morava. Fernão levantou vou,depois de muitas horas chegou a espanha terra de seu primo fernão não conseguia voar pois nao tinha mais forças. Ao chegar a casa de seu primo antónio quis logo dormir pois já estava cansado e já era tarde.
Logo pela manhã fernão e antónio foram a feira para fazer compras fernão e antónio se separaram e marcarao um lugar para se encontrarem. Quando fernão acabou de fazer compras foi logo ao lugar marcado para se encontra com antónio, antónio estava demorando de mais então fernão resolveu envestigar perguntou para todas as gaivotas da feira só que nenhuma gaivota tinha visto seu primo antónio. Ao chegar a casa de seu primo resebeu um telefonema de sequestradores que queriam 1000.00 reais para entregar antónio, fernão procurou por toda a casa, e achou um cofre com uma combinaçao colocou a data do nascimento de seu primo antónio e o cofre abriu. Foi logo ao aeroporto o lugar marcado para a entrega.
Os sequestradores quando pegaram o dinheiro tentaram matar antónio só que fernão pulou na frente tomando um tiro no peito levaram fernao para o hospital só que já era tarde e fernao acabou morrendo. fernão acabou sendo um herói para antónio e para muitas gaivotas andré vinicius N:4 5"b

Bruna Parra disse...

A luta de Fernão e seu irmão

Fernão Capelo Gaivota,tinha um irmão que nunca viveu com ele.Os dois brigavam muito quando criança,então a mãe resolveu dar o irmão de Fernão.O nome desse irmão é:Fernando Capelo Gaivota.
Fernando foi morar com a avó,depois que a avó morreu ele foi e entrou num exercito e ficou lá por seis anos.Depois de sair de lá começou a bolar um plano (para acabar com Fernão).
Passaram-se alguns anos (eles já estavam adultos) o Fernando tinha terminado o plano.
Ele foi atrás de seu irmão. Naquele dia Fernão também estava voando.
Seu irmão o encontrou e disse:
- Chegou à hora da vingança, tão esperada!
Fernão respondeu:
- Que vingança? E quem é você?
Fernando responde:
- Eu sou seu irmão. A minha vingança de ser o predileto da mamãe! Depois da sua morte!
- Você está me dizendo que quer lutar comigo?- Disse Fernão.
Fernando foi para cima de seu irmão, eles lutaram.Como qualquer gaivota em uma luta.
Fernão ganhou a luta e seu irmão falou:
- Me desculpe meu irmão, foi muito infantil.
- Você está desculpado!- respondeu Fernão.
Então Fernão percebeu que o amor quebra todas as barreiras

Bruna Parra disse...

Professora:Piedade eu Bruna P deixei ai minha narrativa de aventura . Ela esta sem os paragrafos pois eu ñ consegui mandar de acordo com paragrafo.
Grata Bruna P. 5ªA

Rafinha disse...

Olá Professora Piedade!!!
Gostaria de saber se a senhora recomenda o filme Cantando na Chuva!!!!
Bjs Rafaela Rodrigues

Unknown disse...

"Uma nova página na vida"
Fernão Capelo Gaivota, era um animal grosseiro e mal- educado, não gostava de ninguém pelo fato de ter sofrido muito em sua infância com a perda de seus pais.
Esse trauma, resultou á Capelo a solidão, e o distanciamento dos outros animais.Anos se passaram, e Fernão vivia em um castelo, trancado em uma torre, aonde sua unica amiga era a Coruja Lilica, para ele mais ninguém importava.
Mas tudo isso não impediu que Esmeralda, uma gaivotinha travessa, entrasse em seu castelo por curiosidade.Ela ficou admirada pelo tamanho da torre, era um lugar cheio de flores, a gaivotinha voou até a janela, e se deparo com o temido Fernão, que todos diziam, ele estava lendo um livro de costa para ela, por isso não viu sua presença, mas esmeralda esbarrou em um espelho enorme, que acabo caindo e fazendo um enorme barulho que chamou sua atenção.
-O que você faz aqui?
-Me desculpa Sr Fernão, eu vim so por curiosidade.
Nesse momento entrou a Coruja Lilica.
-O que aconteceu aqui?
-Essa intrometida que invadiu minha casa.
Esmeralda começou a chorar sem parar, fazendo com que Fernão ficasse com dó.
-Me desculpa gaivotinha, qual o seu nome?
-É Esmeralda.
-Olha por que você não vai até a cozinha com a coruja Lilica, e toma um chocolate quente?
-Tudo bem.
Mais tarde Fernão resolveu levar de volta Esmeralda para á casa.
-Sua mãe deve esta muito preocupada com você gaivotinha.
-Depois eu conto o que aconteceu.O que é aquilo ali?
-Óh meu Deus vamos rápido se esconda.
-Mas por que?
-Aquele é o Ururbu Malvino, ele me odeia.
-E agora? Olha deixa que eu vou pra casa sozinha.
-Nem pensar,vamos indo ele não ira fazer nada.
Urubu Malvino avisto os dois e foi ao seu encontro.
-Ora ora quem vejo por aqui Fernão Capelo, com uma gaivotinha.
-Olha nos deixe em paz ,Malvino.
-Claro que não, agora que esta longe de seu castelo é presa facil.
Malvino pulou em cima de Fernão, e os dois comecaram a brigar, Esmeralda foi pedir ajuda para os policiais onças, que ajudaram a separa a briga e prenderam o Urubu Malvino.
-Muito obrigado Esmeralda.
-Pode sempre contar comigo Fernão, podemos ser grandes amigos, ai você pode ir na cidade conversar com meus pais, podemos brincar na balança, e muita outras coisas.
Capelo aprendeu o verdadeiro significado da vida, com aquelas palavras.
Ao chegarem na casa de Esmeralda, contaram toda a história, e a mãe dela fico muito feliz, e agradeceu Fernão considerando ele um verdadeiro e grande herói, ali cresceu uma grande amizade.
E no meio dessa grande confusão, Fernão aprendeu, que a vida é um livro, e a cada dia se escreve em uma nova página.
Thainara M. Santos 5°Serie C.

Unknown disse...

Professora muito legal o folme Uma Viagem no Tempo

Meu perfil disse...

Desculpe não ter mandado o texto, mas estava com virose e só hoje melhorei, amanhã na aula levarei o texto junto com o atestado médico.

Túlio

Vitor Cobra disse...

O Amor Tudo Supera
Fernão Capelo Gaivota era uma ave que já tinha muitas abilidades para voar.Conhecia várias aves da floresta,mas as unicas que ele não conhecia eram os gaviões.
Os gaviões eram muito malvados,e um dia esses gaviões descobriram a história de Capelo da qual era uma história de luta e recuperação,e descidiram raptá-lo para fazer-lo de escravo.O gavião chefe então mandou os outros dois gaviões buscarem a mais bela e graciosa gaivota que encontrassem,e sem nada entender os gaviões foram raptar a mais bela e graciosa gaivota que encontrassem,o que fizeram com sucesso.
Então o gavião chefe disse a graciosa gaivota chamada Lila:
_A sua missão é sair daqui da Itália e ir até o Brasil para trazer para mim Fernão Capelo Gaivota,você tem dois meses para fazer esse trabalho,vá.
Lila então foi atráz de Fernão...Passado um mês Lila chegou ao Brasil muito cansada pois havia sofrido muito durante o caminho, e parou num rio para beber água,eis que então Fernão aparesce bem na frente de Lila e diz:
_Você é nova por aqui?
_Sou sim,- Afirmou Lila- você deve ser Fernão Capelo Gaivota não?
_Sim sou eu mesmo.
Lila disse então:
_Vamos dar uma volta por exemplo até a Itália para ver se nos conhecemos melhor?
_Tá bom!
E lá foram os dois pombinhos,ou melhor as duas gaivotas em caminho à Itália.
Durante ocaminho Lila começou a gostar muito de Fernão,e Fernão de Lila estavão apaixonados.
Lila e Fernão então chegaram na Itália,pertodo lugar onde os gaviões se escondiam Lila confessou tudo à Fernão:
_Capelo não aguento mais te enganar eu estou trabalhando para três gaviões malvados e estou levando você para eles.
Fernão muito triste então virou as costas para Lila e saiu voando lentamente.
Os dois gaviões capangas então ouviram que Lila havia confessado tudo à Fernão e pegaram com suas garras Lila e contaram tudo ao chfe,o chefe então prendeu Lila numa gaiola de madeira.Lila ficou piando muito alto até que de longe Fernão escuta sua voz e diz:
_Mesmo por tudo o que ela fez para mim vou sauvá-la pois ainda gosto dela.
Fernão então foi até o esconderijo dos gaviões e lutou contra os dois capangas e derrotou-os chocando uma cabeça contra a outra.E entrou na gaiola para salvar Lila,então chega o gavião chefe e tranca os dois na gaiola e diz:
Vocês dois vão ser o meu jantar!
Mas Fernão com seu bico muito afiado quebrou a gaiola e saiu voando junto a Lila,e as duas gaivotas tiveram 2 filhotes gêmeos e criaram uma família muito feliz até o GAVIÃO chefe apareceu de novo mas agora querendo os gêmeos,mas isso já é uma outra historia.

VITOR COBRA 5ºsérieA nº36.

rodrigo disse...

oiiiiiiiiiiiii prof eu gostei das narrativas de aventura e vou em viar me texto de aventura. Rodrigo 5 serie A

julia disse...

Fernão Capelo Gaivota
Em uma floresta desconhecida,havia uma casa não tão grande que morava Fernão,uma ave que gostava de viver grandes aventuras,ele procurava seu próprio alimento e era muito corajoso.
Certo dia Fernão saiu de sua casa na chuva para explorar uma floresta distante,mas para isso teria que enfrentar grandes obstáculos.
No começo,primeiramente ele encontrou uma trilha de areia mofeitiça e para continuar teria passar por ela.No mesmo tempo ele pensou com si mesmo:”_Como atravessar essa trilha?”,e percebeu que havia uma folha grande e flutuante em seu lado, subiu em cima dela e atravessou a trilha.
Logo em seguida ele teve que passar por uma ponte quebrada que tinha de profundidade mais que 20 m abaixo do solo e ele,então voou e chegou ao outro lado sem medo algum.
Depois disso ele teve que passar por muitas árvores que comem de tudo para continuar e ele voou mais alto que qualquer ave poderia voar e atravessou as árvores.
Quando ele estava voltando para sua casa,encontrou um pássaro ferido e cuidou dele.Quando o pássaro já melhorou Fernão levou-o para a casa dele e Fernão voltou para sua casa feliz por ter sido considerado um herói.
(Julia Graziele da 5ªA)
ESSE É O MEU TEXTO PROFESSORA.

Meu perfil disse...

professora
eu irei fazer com a rafaela eo resto do grupo a continuação do trabalho de leitura?
e a gente vai fazer as mesmas coisas
que estão postadas para setima(to perguntando por que as primeiras fases são iguais as nossas)?
bjs

dario disse...

O Grande Vôo sem Limite



Fernão Capelo Gaivota estava conversando com seu clã até que surgiu um desafio uma gaivota que não gostava de Fernão desafiou para uma corrida que tinha que atravessar os penhascos longínquos passar pelo submundo e atravessar a montanha da discórdia é claro que Fernão aceitou o desafio então Aquiris disse:o perdedor vai ser sacrificado mas é claro que Fernão não podia voltar atrás por que seu clã iria sonbar dele então aceitou ele disse amanhã ao meio dia.
Chegou a grande hora Fernão estava nervoso o chefe falou: comece a corrida Fernão não acreditou Aquiris era muito rápido,estavão atravessando o penhasco longínquos derrepente uma neblina e Fernão foi atingido por alguma coisa e caiu.
Acordou num ninho cheio de gaviões ele bicou a asa deles e fugiu por pouco.
Chegou ao submundo tinha varias criaturas presas lá uma delas fugiu Fernão vôo mais rápido que pode mais a criatura era rápida então decidiu ficar e lutar .Lutou bravamente mas a criatura era forte ele quase morreu mas alguma coisa chamou a criatura então Fernão continuou a jornada.
Estava passando pela montanha da discórdia viu o Aquiris de repente deu um fleche de luz e ele desapareceu Fernão não ligou e continuou,depois de duas horas Fernão chegou e pensou que tinha vencido mas para sua surpresa Aquiris estava lá.
No dia do sacrifica mento Fernão refletiu e ficou pensando sobre isso quando ia morrer apareceu umas aves que disse para aquiris cadê nosso dinheiro é nos trapaceamos para você ganhar quando ele disse isso Aquiris foi apredejado até morrer e todos disseram viva Fernão Capelo Gaivota por ter ganhado a grande corrida e todos foram embora e esqueceram Fernão ali todo amarrado.

Dario 5ª b Nº 9

dario disse...

O Grande Vôo sem Limite



Fernão Capelo Gaivota estava conversando com seu clã até que surgiu um desafio uma gaivota que não gostava de Fernão desafiou para uma corrida que tinha que atravessar os penhascos longínquos passar pelo submundo e atravessar a montanha da discórdia é claro que Fernão aceitou o desafio então Aquiris disse:o perdedor vai ser sacrificado mas é claro que Fernão não podia voltar atrás por que seu clã iria sonbar dele então aceitou ele disse amanhã ao meio dia.
Chegou a grande hora Fernão estava nervoso o chefe falou: comece a corrida Fernão não acreditou Aquiris era muito rápido,estavão atravessando o penhasco longínquos derrepente uma neblina e Fernão foi atingido por alguma coisa e caiu.
Acordou num ninho cheio de gaviões ele bicou a asa deles e fugiu por pouco.
Chegou ao submundo tinha varias criaturas presas lá uma delas fugiu Fernão vôo mais rápido que pode mais a criatura era rápida então decidiu ficar e lutar .Lutou bravamente mas a criatura era forte ele quase morreu mas alguma coisa chamou a criatura então Fernão continuou a jornada.
Estava passando pela montanha da discórdia viu o Aquiris de repente deu um fleche de luz e ele desapareceu Fernão não ligou e continuou,depois de duas horas Fernão chegou e pensou que tinha vencido mas para sua surpresa Aquiris estava lá.
No dia do sacrifica mento Fernão refletiu e ficou pensando sobre isso quando ia morrer apareceu umas aves que disse para aquiris cadê nosso dinheiro é nos trapaceamos para você ganhar quando ele disse isso Aquiris foi apredejado até morrer e todos disseram viva Fernão Capelo Gaivota por ter ganhado a grande corrida e todos foram embora e esqueceram Fernão ali todo amarrado.

Dario 5ª b Nº 9

dario disse...

O Grande Vôo sem Limite



Fernão Capelo Gaivota estava conversando com seu clã até que surgiu um desafio uma gaivota que não gostava de Fernão desafiou para uma corrida que tinha que atravessar os penhascos longínquos passar pelo submundo e atravessar a montanha da discórdia é claro que Fernão aceitou o desafio então Aquiris disse:o perdedor vai ser sacrificado mas é claro que Fernão não podia voltar atrás por que seu clã iria sonbar dele então aceitou ele disse amanhã ao meio dia.
Chegou a grande hora Fernão estava nervoso o chefe falou: comece a corrida Fernão não acreditou Aquiris era muito rápido,estavão atravessando o penhasco longínquos derrepente uma neblina e Fernão foi atingido por alguma coisa e caiu.
Acordou num ninho cheio de gaviões ele bicou a asa deles e fugiu por pouco.
Chegou ao submundo tinha varias criaturas presas lá uma delas fugiu Fernão vôo mais rápido que pode mais a criatura era rápida então decidiu ficar e lutar .Lutou bravamente mas a criatura era forte ele quase morreu mas alguma coisa chamou a criatura então Fernão continuou a jornada.
Estava passando pela montanha da discórdia viu o Aquiris de repente deu um fleche de luz e ele desapareceu Fernão não ligou e continuou,depois de duas horas Fernão chegou e pensou que tinha vencido mas para sua surpresa Aquiris estava lá.
No dia do sacrifica mento Fernão refletiu e ficou pensando sobre isso quando ia morrer apareceu umas aves que disse para aquiris cadê nosso dinheiro é nos trapaceamos para você ganhar quando ele disse isso Aquiris foi apredejado até morrer e todos disseram viva Fernão Capelo Gaivota por ter ganhado a grande corrida e todos foram embora e esqueceram Fernão ali todo amarrado.

Dario 5ª b Nº 9

dario disse...

O Grande Vôo sem Limite



Fernão Capelo Gaivota estava conversando com seu clã até que surgiu um desafio uma gaivota que não gostava de Fernão desafiou para uma corrida que tinha que atravessar os penhascos longínquos passar pelo submundo e atravessar a montanha da discórdia é claro que Fernão aceitou o desafio então Aquiris disse:o perdedor vai ser sacrificado mas é claro que Fernão não podia voltar atrás por que seu clã iria sonbar dele então aceitou ele disse amanhã ao meio dia.
Chegou a grande hora Fernão estava nervoso o chefe falou: comece a corrida Fernão não acreditou Aquiris era muito rápido,estavão atravessando o penhasco longínquos derrepente uma neblina e Fernão foi atingido por alguma coisa e caiu.
Acordou num ninho cheio de gaviões ele bicou a asa deles e fugiu por pouco.
Chegou ao submundo tinha varias criaturas presas lá uma delas fugiu Fernão vôo mais rápido que pode mais a criatura era rápida então decidiu ficar e lutar .Lutou bravamente mas a criatura era forte ele quase morreu mas alguma coisa chamou a criatura então Fernão continuou a jornada.
Estava passando pela montanha da discórdia viu o Aquiris de repente deu um fleche de luz e ele desapareceu Fernão não ligou e continuou,depois de duas horas Fernão chegou e pensou que tinha vencido mas para sua surpresa Aquiris estava lá.
No dia do sacrifica mento Fernão refletiu e ficou pensando sobre isso quando ia morrer apareceu umas aves que disse para aquiris cadê nosso dinheiro é nos trapaceamos para você ganhar quando ele disse isso Aquiris foi apredejado até morrer e todos disseram viva Fernão Capelo Gaivota por ter ganhado a grande corrida e todos foram embora e esqueceram Fernão ali todo amarrado.

Dario 5ª b Nº 9

dario disse...

O Grande Vôo sem Limite



Fernão Capelo Gaivota estava conversando com seu clã até que surgiu um desafio uma gaivota que não gostava de Fernão desafiou para uma corrida que tinha que atravessar os penhascos longínquos passar pelo submundo e atravessar a montanha da discórdia é claro que Fernão aceitou o desafio então Aquiris disse:o perdedor vai ser sacrificado mas é claro que Fernão não podia voltar atrás por que seu clã iria sonbar dele então aceitou ele disse amanhã ao meio dia.
Chegou a grande hora Fernão estava nervoso o chefe falou: comece a corrida Fernão não acreditou Aquiris era muito rápido,estavão atravessando o penhasco longínquos derrepente uma neblina e Fernão foi atingido por alguma coisa e caiu.
Acordou num ninho cheio de gaviões ele bicou a asa deles e fugiu por pouco.
Chegou ao submundo tinha varias criaturas presas lá uma delas fugiu Fernão vôo mais rápido que pode mais a criatura era rápida então decidiu ficar e lutar .Lutou bravamente mas a criatura era forte ele quase morreu mas alguma coisa chamou a criatura então Fernão continuou a jornada.
Estava passando pela montanha da discórdia viu o Aquiris de repente deu um fleche de luz e ele desapareceu Fernão não ligou e continuou,depois de duas horas Fernão chegou e pensou que tinha vencido mas para sua surpresa Aquiris estava lá.
No dia do sacrifica mento Fernão refletiu e ficou pensando sobre isso quando ia morrer apareceu umas aves que disse para aquiris cadê nosso dinheiro é nos trapaceamos para você ganhar quando ele disse isso Aquiris foi apredejado até morrer e todos disseram viva Fernão Capelo Gaivota por ter ganhado a grande corrida e todos foram embora e esqueceram Fernão ali todo amarrado.

Dario 5ª b Nº 9

Unknown disse...

GRANDE VITORIOSO

Fernão Capelo Gaivota voando em um dia de chuva, mal consegui voar, pois os pingos de chuva o atrapalhavam.
Mas de repente começa a ouvir gritos de gaivota em apuro pedindo socorro, rapidamente ele voou seguindo os sons pra ver se achava a gaivota e pra saber o que estava acontecendo. O som vinha do alto e Fernão não achava nada e tentando avistar, viu um bando de gaivotas e se aproximou e viu que era ali que estavam vindo os gritos e viu uma linda gaivota no chão toda machucada e fala deixe a em paz , vocês são covarde em bater em gaivotas que não sabe se defender .
E deram um aviso que era pra Fernão não ficar amolando se não quem ia sair machucado era ele, ele como era muito corajoso foi e vieram 10 gaivotas em cima dele. Machucou-se mais salvou uma gaivota que para ele era uma vitória.
Com todo carinho a gaivota que foi salva por Fernão, o colocou em cima de suas assas e o levou para casa, para cuidar.
Passado dois dias Fernão começa a recuperar o sentido aos poucos, começa a lembrar daquele dia da tragédia, mas foi mais que especial aquele dia, ele se sentiu um super-herói como historias em quadrinhos.
Depois do susto Fernão se recupera e a gaivota cujo nome era Camila começaram a ser grandes amigos, tudo o que eles faziam era em acordo, muito junto ate como “futebol sem bola” uma coisa incrível.
Mas depois dessa vitória surgi uma grande amizade. Algo que Fernão nunca acreditava.

Conclusão: Fernão aprendeu que amizade eterna existe, pois Fernão já havia passado por causas como essa, e também que mesmo saindo dessa história vitoriosa não ficou orgulhoso.

Lilian Silva 5ºB

# ℓιℓιαη ѕιℓνα ' disse...

GRANDE VITORIOSO

Fernão Capelo Gaivota voando em um dia de chuva, mal consegui voar, pois os pingos de chuva o atrapalhavam.
Mas de repente começa a ouvir gritos de gaivota em apuro pedindo socorro, rapidamente ele voou seguindo os sons pra ver se achava a gaivota e pra saber o que estava acontecendo. O som vinha do alto e Fernão não achava nada e tentando avistar, viu um bando de gaivotas e se aproximou e viu que era ali que estavam vindo os gritos e viu uma linda gaivota no chão toda machucada e fala deixe a em paz , vocês são covarde em bater em gaivotas que não sabe se defender .
E deram um aviso que era pra Fernão não ficar amolando se não quem ia sair machucado era ele, ele como era muito corajoso foi e vieram 10 gaivotas em cima dele. Machucou-se mais salvou uma gaivota que para ele era uma vitória.
Com todo carinho a gaivota que foi salva por Fernão, o colocou em cima de suas assas e o levou para casa, para cuidar.
Passado dois dias Fernão começa a recuperar o sentido aos poucos, começa a lembrar daquele dia da tragédia, mas foi mais que especial aquele dia, ele se sentiu um super-herói como historias em quadrinhos.
Depois do susto Fernão se recupera e a gaivota cujo nome era Camila começaram a ser grandes amigos, tudo o que eles faziam era em acordo, muito junto ate como “futebol sem bola” uma coisa incrível.
Mas depois dessa vitória surgi uma grande amizade. Algo que Fernão nunca acreditava.

Conclusão: Fernão aprendeu que amizade eterna existe, pois Fernão já havia passado por causas como essa, e também que mesmo saindo dessa história vitoriosa não ficou orgulhoso.

Lilian Silva 5ºB

Isabela disse...

O Retorno de Fernão

Depois que foi expulso do bando,
Fernão começou a voar bem alto,sem rumo algum ,em direção as montanhas
...triste com o que aconteceu,nem se quer prestou atenção nos perigos
que corria.
De repente,fernão bate numa árvo-
re espinhosa e aí começa o seu de-
sespero,machucado e preso pelos es-
pinhos,vê subindo pela árvore uma
enorme cobra com o olhar faminto
...treme de medo ,mas pra sua sor-
te,ela se satisfas com um ninho que havia naquela árvore.
Fernão começou a se debater e co-nsegue se soltar dos espinhos,mas
se vê encurralado pelos pássaros
daquela região que são violentos e
aceitam pássaros da fora em seu
territorio.Caído e machucado ,ele
junta todas suas ultimas forças e
voa para longe dali...com fome e
cansaço,procura um lugar onde possa
descansar.
Após dormir um pouco e descobre
que naquele lugar há um esconderi-
jo secreto onde os passaros brigões
,descarregam todos os peixes rouba-
dos do seu bando...com muita revol-
ta vai até seu bando e conta a eles
esse historia e o bando vai veri-
ficar se é verdade!
Os pássaros entram numa briga bem
violenta e seu bando sai vitorioso e recuperaseus peixes,e com isso,
Fernão volta a fazer parte do bando

Isabela Marcondes 5ºb.

# ℓιℓιαη ѕιℓνα ' disse...

GRANDE VITORIOSO

Fernão Capelo Gaivota voando em um dia de chuva, mau consegui voar pois os pingos de chuva o atrapalhava.
Mas de repente começa a ouvir gritos de gaivota em apuro pedindo socorro, rapidamente ele voou seguindo os sons pra ver se achava a gaivota e pra saber o que estava acontecendo. O som vinha do alto e Fernão não achava nada e tentando avistar, viu um bando de gaivotas e se aproximou e viu que era ali que estava vindo os gritos e viu uma linda gaivota no chão toda machucada e fala deixe a em paz , vocês são covarde em bater em gaivotas que não sabe se defender .
E deram um aviso que era pra Fernão não ficar amolando se não quem ia sair machucado era ele, ele como era muito corajoso foi e vieram 10 gaivotas em cima dele. Se machucou mais savou uma gaivota que para ele era uma vitória.
Com todo carinho a gaivota que foi salva por Fernão, o colocou em cima de suas assas e o levou para casa, para cuidar.
Passado dois dias Fernão começa a recuperar o sentido aos poucos, começa a lembrar daquele dia da tragédia, mas foi mais que especial aquele dia, ele se sentiu um super herói como historias em quadrinhos.
Depois do susto Fernão se recupera e a gaivota cujo nome era Camila começaram a ser grandes amigos , tudo o que eles faziam era em acordo, muito junto ate como “futebol sem bola” uma coisa incrível.
Mas depois dessa vitória surgi uma grande amizade. Algo que Fernão nunca acreditava.

Conclusão: Fernão aprendeu que amizades eternas existe pois Fernão já havia passado por causas como essa, e também que mesmo saindo dessa história vitorioso não ficou orgulhoso.

Lilian Silva 5ºB

Bruna Parra disse...

OLá professora ...
tudo bem ?
vim aqui te dizer q eu estou gostando muitooo das nossas aulas
Obs: MINHA NNOTA AUMNETOU NO 3 BIMESTRE !!

Bejos
senhorita PARRA 5ªA