domingo, 26 de setembro de 2010

PROJETO "O VALOR DO AMANHÃ " - 1º ANO E 4º BIMESTRE 2010

A DISCUSSÃO CENTRA-SE NA DEFESA DE UMA POSTURA MAIS AMPLA NA QUAL O TEMPO NÃO ROUBA A VIDA; PORÉM A SAIDA É INVESTIR NELE, NO TEMPO.



“Use agora e pague juros, ou economize agora e receba dividendos”



“O Valor do Amanhã é, pois, uma fábula sobre as trocas intertemporais que fazemos ao longo de momentos e situações tão diferentes como o nascimento, a escolha da profissão, nossos relacionamentos, a conduta (de relativa) moral das sociedades em que nos inserimos, enfim, no fluxo do tempo que criamos como figura de linguagem e suporte para a realidade perceptível.”


 
O Valor do Amanhã!


Será preferível viver o presente ou planejar o futuro? Viver intensamente o agora sem se preocupar com o depois ou se sacrificar hoje para garantir um futuro tranquilo?


"Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro.
A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
Da cigarra
Que distrai da fadiga,
Seria uma barra
O trabalho da formiga!"


Penso que na verdade o mais importante seja equilibrar presente e futuro. Viver plena e intensamente o agora é fundamental, pois não temos nenhuma certeza se o amanhã irá chegar para nós. De qualquer forma, não podemos descuidar do futuro, de planejá-lo, para não sofrermos depois a consequência de nossa displicência. Não dá para ser só trabalho, como a formiga o faz, nem tampouco só cantiga, escolha irresponsável da cigarra. Precisamos estudar, sim, sempre e muito, trabalhar para conquistar um futuro mais tranquilo, mas nunca, jamais, deixar de cantar, de viver cada minuto, de curtir o momento, de aproveitar os privilégios que se oferecem a cada momento de nossas vidas, de sermos felizes, porque, se o amanhã não vier, teremos menos do que nos arrependermos se tivermos vivido realmente nossas vidas.  (http://grifando.wordpress.com/2007/08/06/o-valor-do-amanha-eduardo-gianetti/ )




Tempo Perdido



(Legião Urbana/ção: Renato Russo)


Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...


Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...


Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...


Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!...



26 comentários:

Unknown disse...

Eu particularmente , gostei do modo que foi colocado , o dia do amnhã , mostrando os dois lados da "mueda" .E vi que vale a pena plantar hojê , e colher o amanhã ! e também um desejo não é perdido apenas adiado , nós não somos mais crianças , temos que assumir primeiro as nossas respóssabilidades .
beijão professora .
Gean 1°Eme

Estudetes disse...

Nesse vídeo,é bem claro perceber algo que afeta muitos jovens nos dias de hoje.
Uma simples pergunta,que ronda sempre o nosso pensamento, como: Será preferível viver o presente ou planejar o futuro? Viver intensamente o agora sem se preocupar com o depois, ou se sacrificar hoje para garantir um futuro tranquilo?
São perguntas que geram muitas dúvidas em nossa cabeça,mas algo que devemos realmente pensar com consciência,para sermos pessoas realizadas na vida.
Muitas vezes optam pelo viver o agora, e o futuro,que o venha depois.
Mas muitas vezes são esses pequenos momentos de impulsos que podem afetar em grande parte em muitas consequências ,na nossa caminhada de vida.
E se optamos por nos preocupar com o amanhã,o esforço é grande,pois temos que renunciar certas coisas,para no futuro colhermos os bons frutos.
Nada nos impede de viver o agora também,podemos sim aproveitar a vida,as boas oportunidades,os momentos prazerosos de lazer.Mas,tudo com o tempo certo e determinado para cada coisa.
Temos que saber aproveitar as coisas boas que a vida nos oferece,mas sem se esquecer dos nossos compromissos e responsabilidades.Temos que sempre nos focar,no que temos como planejamento futuro,e principalmente nos importar com o valor do amanhã.
De primeiro momento nos parece algo sem qualquer tipo de importância,mas olhando para isso com certa profundidade,podemos ver o quão satisfatório será para nossas vidas,pois o futuro nos pertence,e está em nossas mãos.
A vida é feita de escolhas...tudo que fizermos hoje colheremos no amanhã,sendo isso bom ou ruím para nós.

Thainara 1º EME número 32.

Julia Moura disse...

Concluo que o mais importante seja equilibrar presente e futuro. Viver intensamente o agora é fundamental, pois não temos nenhuma certeza se o amanhã irá chegar. De qualquer forma, não podemos descuidar do futuro, para não sofrermos depois as consequências.Precisamos estudar, sim, sempre e muito, trabalhar para conquistar um futuro mais tranquilo, mas nunca, jamais, deixar, de viver cada minuto curtindo o momento ,de sermos felizes.Os jovens devem investir nos estudos e trabalhos, pois a obrigação vem em primeiro lugar e assim com esforço e conhecimento iremos tirar mais proveitos nos momentos,pois estará com um futuro garantido.Há pessoas que preferem viver de momentos,viver e não pensar no amanhã,pessoas assim irão ser felizes pelas ''curtições'' da vida, mais não ira ser feliz no conhecimento do mundo.Há aqueles que apenas pensam em trabalhos e estudo,mas com o tempo irão ver que perderam toda a diversão.Então vamos viver um pouco de cada, com responsabilidade,vamos pensar no hoje e no amanha, para que no final de nossas vidas olharmos para o que fomos e dizer:O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.
Cada minuto que passa pode ser tudo que lhe resta para viver,mas não disperdice o tempo como se ele fosse infinito...

Julia Moura - 1EME

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus tonello disse...

Bom o prejeto "O VALOR DO AMANHÃ " nos traz um fato que acontece muito hoje em dia principalmente com os adolecentes,Devemos pensar bem o que devemos fazer e em todas as nossas atitudes e pensar bem se realmente vale a pena deixar para fazer amanhã o que podemos fazer hoje.
Matheus Tonello
1° Em-E

Anônimo disse...

ola professora,
gostei muito dos videos.Eles nos explicam o "valor do amanhã".
Diz que algo que voce não fez hoje, não podera ser feito amanhã(do mesmo modo).Os videos também mostram as nossas escolhas,como:"vou a festa hoje ou faço o dever de casa?","vou ao trabalho ou fico em casa tirando um dia de folga?".
CASSIANO 1ºEME

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

Parabenizo as alunas Júlia e Thainara pelas observações feitas de formas adultas e coerentes.

Os outros alunos estão no caminho. Aguardo aprofundamento do assunto.

Willian disse...

Atitudes que tomamos hoje em dia em nossa juventude, será fruto do nosso futuro. As vezes é difícil ser como 'formiga' mas o que devemos sempre ter em mente é que essa atitude será o melhor pra nossa vida. Pena que a maioria não pensa assim, acham que com seu presente farto terá um futuro parecido, mas infelizmente não temos certeza de nada que vai ser o nosso futuro.
Devemos abrir mais os olhos e realmente entender o valor do amanhã, o valor do nosso futuro.

Unknown disse...

Bom hoje em dia tudo depende de nos mesmo, para fazer o Valor do amanhã, depende de nossas atitudes porque quem vai fazer o amanhã? somos nos! então devemos pensar muito sobre qualquer atitude, devemos ter um foco sobre o que queremos,muitas pessoas optam por viver agora, e depois pensar no futuro que sempre será o nosso presente, o certo poderia até ser ,viver intensamente mais sempre com muitas responsábilidades e sempre ter certeza do que quer e ter equilíbrio para um dia sermos pessoa realizadas.
Amanda 1EME

Unknown disse...

Professora achei muito interessante a abordagem desses projeto logo agora , onde estamos se encalhado na sociedade e temos que escolher entre seguir nossos sonhos de futuros,cuja foram escolhidos nas idades de 13 a 14 anos , ou esperar por uma oportunidade qualquer no mercado de trabalho.
Muitos jovens procuram emprego aos 15 16 anos para poder ter seu próprio dinheiro e não necessitar mas dos pais , mas muitas vezes esses supostos "bicos" podem atrapalhar os estudo causando um atraso no nosso futuro presente ,
nos videos o tema abortado e bem claro e pra alguns e quase um choque pois ainda a pessoas que pensão que as oportunidades vão vir em uma bandeja, mas e chegada a hora de escolher entre "Trabalhar agora e estudar depois ou estudar agora e trabalhar depois".
Na verdade esse vídeo mostra certamente o que esta acontecendo na nossa sala de aula muitos alunos estão acordando pra a vida e escolhendo o lado Formiga da vida mas e claro ainda a varias cigarras que com seu canto deixam mas agradáveis o trabalhar das formigas.Isso será certo? bom, para essas cigarras só com o amanhã elas poderão perceber.
Concluo que deve haver um certo equilibro entre as duas partes,pois tudo que vem em excesso faz mal
Fernando 1ºEME

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu gostei muito dos vídeos q nós assistimos aquele dia ele abriu a minha mente muita mais para os estudos pra tudo o correto é sacrificar agora para o futuro ser melhor tenho certesa se esses vídeos fossem mostrado para pais pessoas teria certesa quem quer ser alguém na vida vai segir o objetivo desse vídeo que e o melhor para o nósso futuro e do BRASIL :P

Lucas Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, eu gostei muito dos videos. Pois eles fazem a gente parar pra pensar no nosso amanhã. Muitas vezes vivemos o hoje como se fossemos viver para sempre, deixamos de fazer muitas coisas, dizendo: "Ah depois eu faço!". Mais nunca se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje e agora. Quase sempre pensamos que o nosso futuro sera otimo, que conseguimos tudo o que quisermos facil,"de mão bejada", e sempre esquecemos que na verdade o nosso futuro depende somente do que fazemos hoje.
É muito bom sermos cigarras, ficar sem fazer nada, sem nem mesmo se preocupar com o dia de amanhã, mas não podemos ser somente cigarras e nem somente formigas que só trabalham e não pensam no prazer de viver. Então acho que temos de ser os dois, todos nós devemos ter momentos cigarra e momentos formiga, mas temos de saber a hora certa de ser cada um.

Bruna Lopes 1ºE

Lucas Lopes disse...

Nesse vídeo 'Valor Do Amanhã' apresenta questões que vivemos se perguntando, como:- Devemos aproveitar o dia de hoje e no futuro viver de dificuldades no trabalho?- ou - não aproveitar o dia de hoje e ficar em casa fazendo trabalhos escolares e estudando para garantir o futuro melhor?-, essas são as perguntas que os jovens de hoje fazem para si, porém muitos optam por aproveitar o dia de hoje. Mas assim feito não vêem as conseqüências do amanhã, que pode ter uma conseqüência enorme.
Nós não somos obrigados a só fazer tarefas e ficarmos mergulhados nos estudos todos os dias e o dia inteiro, uma hora ou outra temos de sair um pouco, mas isso tem de ser feito com grande responsabilidade para que na vida adulta possamos ficar tranqüilos para aproveitar.
De primeiro momento nos parece algo sem qualquer tipo de importância, mas olhando para isso com, mas profundidade podemos ver as conseqüências para nossas vidas futuras, e esse futuro está em nossas mãos.

Lucas G. 1ºEME

camyla-costa disse...

Esses videos mostra que você tem dois caminhos,e que você pode escolher o caminho certo, é só você deixar se lado "cigarra" um pouco de lado, se dedicar um pouco mais aos estudos,que no futuro você vai ser compensada.
Você fica se perguntando,Será preferível viver o presente ou planejar o futuro? Viver intensamente o agora sem se preocupar com o depois, ou se sacrificar hoje para garantir um futuro tranquilo? Essas perguntas ficam na nossa cabeça, martelando, e não achamos respostas para essas perguntas.
Mas se pensarmos bem,adolescêntes preverem curtir agora, e se preocupar com o futuro depois, mais esse pensamento esta errado, sim podemos curtir o quanto quisermos,mas temos também que nos dedicar aos estudos,pois a vida não é só curtição.
Abraço professora! Camyla

Anônimo disse...

Bem, acho que foi bastante conveniente abordar esse assunto com a nossa turma, pois os jovens precisam seriamente dessa concientização, já que é muito dificil não se entregar aos prazeres momentanes que os jovens têm acesso, mas que acabam acarretando muitos problemas futuramente. Em fim os vídeos conseguem mostrar muito bem os valor de amanhã, e consegue também nos mostrar os efeitos que tais ações podem nos trazer. A vida deve ter um equilibrio, e cabe a cada um de nós essa responsabilidade.

Romagno, 1ºE

Unknown disse...

O vídeo em questão é muito interessante, pois ressalta a idéia do 'Valor do Amanhã', que primeiramente parece algo sem nenhuma importância, mas isso irá nos dizer como viveremos futuramente.
Acredito que hoje em dia muitos jovens gostariam de viver intensamente cada dia de sua vida, mas também querem garantir um bom emprego e por isso devem planejar o futuro...
Se nós vivermos o 'hoje' sem se preocupar com o 'amanhã' poderíamos ser prejudicados mais tarde, pois talvez precisaremos fazer escolhas e se não soubermos o que fazer poderemos ter uma grande decepção. Mas planejar o amanhã também tem seu lado ruim, pois se nós só pensarmos no amanhã e só estudar ou trabalhar além de ter muitas responsabilidades não poderemos curtir no caso a adolescência e deixar momentos felizes dela passarem. Resumindo, em minha opinião acredito que nós podemos fazer um equilíbrio entre viver o agora intensamente e planejar o futuro, pois iremos planejar o futuro pouco a pouco e curtir a vida ao mesmo tempo, assim teremos o melhor controle de nossas responsabilidades.

Dalmo Garcia - 1º EME

Unknown disse...

Bom, no vídeo acho o assunto abordado que é o valor do amanhã não é muito falado mas é muito importante para nosso próprio futuro. Em minha percepção devemos plantar hoje para colher amanhã, mas sem deixar de viver nossas vidas e cumprir nossas responsabilidades.
Nossa vida é cheia de escolhas e essa é apenas mais uma, mas muito importante pois o caminho que nós escolhermos será muito importante futuramente!
Assistir esse vídeo foi muito bom porque nos alertou de mais um suposto problema que poderemos presenciar mais tarde!

THAYSA 1ºEME

Libânia disse...

Bom,nesse vídeo esta bem claro que o projeto "O VALOR DO AMANHÃ" tem como incentivar o jovem a fazer escolhas ,como Viver agora e pagar depois ?ou Pagar agora e viver depois? ,essa é uma pergunta que frequentemente os jovens estão fazendo,mas muitos acabam indo pro lado Devedor, o lado que Vive agora e paga depois mas quando chega o "Depois" os juros são muito alto e alguns ,quase a maioria não conseguem pagar e acabam com uma vida "Sem Cor".

Mas os que escolhem o lado Credor ,que paga agora e vive depois como eles ficam? esses são a vida que todos queriam ,se "Esforçam" agora e tem uma vida de "Lucros" Depois ,e o vídeo do projeto "O VALOR DO AMANHÃ" está deixando muito claro isso.

E colocando outro exemplo que também está no livro do projeto é o dá Cigarra e a formiga que também é outro incentivo que nós mostra se com uma cigarra foi assim , com nós jovens não seria diferente e lembrando que toda escolha tem a sua consequências seja ela boa ou má.

E hoje eu Libânia com todas as informações que eu tive , inclusive a do projeto estou na situação Credora aquela que paga agora e vive depois pois o meu futuro está ai e eu não quero ouvir depois "eu te avisei","eu te alertei" e "você não ouviu por que não quis pois você teve muitas escolhas pra fazer e nessas escolhas estavam lá as boas ,debaixo das ruims que você viu só que ignorou-as só por que iam te chamar de 'careta' e de 'sem cor' " mas eu quero ouvir "nossa como aquela menina consegui?" e eu vou dizer: sabe como eu consegui? eu optei pelo lado credor aquele que você ignorou e hoje eu estou aqui formada e me divertindo agora que é bem melhor da diversão que eu ignorei lá trás .


Libânia Fernanda n°22 1°EME

Unknown disse...

Todo o projeto 'O valor do Amanhã ' nos traz um assunto que ronda a cabeça de todos os jovens de hoje em dia , o nosso futuro. O que desejamos fazer , em que area atuar , qual a profissão seguir ? Mas não é esse tipo de perguntas que devemos fazer , e sim , é se queremos , e se vamos ser os profissionais que desejamos , e a pra isso , temos que começar , desde cedo a investir em nosso futuro. O projeto mostra os dois unicos caminhos a seguir , o de investir hoje pra poder lucrar no futuro , ou o dos gozos da vida hoje e o futuro incerto. Acredito eu que o jovem de hoje em dia não dvee somente pensar em seu futuro , também temos o direito de nos divertir , de fazer as coisas que gostamos , mas sem que percamos a responsabilidade e estrapolar. Uma adolescencia totalmente desprovida de prazeres não é uma adolescência.
Devemos sim , nos preocupar com nossos estudos , com o nosso futuro , mas não nos dedicar totalmente a esse objetivo , logo , eu concordo parcialmente com o ideal do projeto.

Vinicius , 1ªE

Unknown disse...

O VALOR DO AMANHA!nos tras dúvidas do que sermos ? do que fazermos ? as decisões q tomamos? e o rumo da nossa vida.a onde ir ?como ir? e como chegar?como duvidas que temos hoje assistir uma entrevista sobre seu idolo ou estudar para uma prova?ir pra balada ou ficar ate de madrugada fazendo um trabalho.as escolhas do hoje promovem sucessos ou desastres em nossa vida do amanha .nós jovens gostamos de desafios então porque não desafiar a nós mesmos e aos nossos limites.o futuro devemos pensar no hoje para sabermos o que fazer do amanhã e por isso devemos viver como a cigarra passear ,se divertir ,namorar ,curtir a vida.e como a formiga não fugir das responsabilidades do dia a dia .as vezes nos precisamos pensar em dar o melhor de nos ,pois o futuro nos fazemos e a deus pertence.ALINE 1EME NUMERO 01.O VALOR DO AMANHA SO DEPENDE DOS FRUTOS Q VC COLHER HOJE!

Unknown disse...

BOA TARDE PROFESSORA .

Estou aqui para falar dos videos e das aulas que estamos tendo sobre o "VALOR do AMANHÃ" , isso é inportante saber ,pois temos que dar valor no presente e pensar no futuro.
Ja os videos ajuda nos ver que os ,nos sacrifisios de hoje serão reconpensados no valor do amanhã ,pois o video é bem claro,gostei muito do modo que foi colocado ajudanos a pensar no que queremos da vida e nos deicha bem claro que o que passaou não volta mais .

PIÂNDGEL 1E n 27

Leeo disse...

Acredito que o valor do amanhã, é algo de extrema importância para todos nós.
Tudo que fizermos hoje,afetará positivamente ou negativamente nosso futuro.
O equilíbrio entre ambos é ideal tanto para cumprir com os compromissos e responsabilidades, quanto para poder ter um tempo de entretenimento e diversão.
Devemos ser sim um pouco de cigarra, mas não somente isso,devemos saber ser a Formiga,porque é daí que colheremos os bons frutos para o amanhã.
Embora pareça algo distante,o amanhã é breve,por isso,temos que
nos preparar desde já para cada vez mais termos o melhor da vida.
Por isso, viva intensamente,mas sempre consciente!
As atitudes tomadas hoje ,afetarão o valor do seu futuro.

Leonardo 1°EME nº20