domingo, 18 de março de 2012

3º ANO SE EXPRESSA - MOMENTO LITERATURA 2012

E, APÓS O TAL TESTE, COMENTÁRIOS EM http://www.facebook.com/#!/groups/312812988770936/ SOBRE DO(s) LIVRO(S), PRODUÇÃO DE RESENHA ENVIADA PELO EMAIL piedadeteodoro@hotmail.com PARA APRECIAÇÃO, EI-LAS AQUI.


Mulheres e suas diversas facetas.


Ao fazer o teste "Que livro é você" , tive resultado de dois livros: " O Alquimista" ,de Paulo Coelho e "Doidas e Santas" ,de Martha Medeiros. 
O livro que mais me interessou e chamou atenção foi o livro "Doidas e Santas";primeiramente por ser de uma escritora que admiro muito,e também, por ser um livro de leitura fácil,dinâmica e constituído por crônicas.
Martha Medeiros escreve suas crônicas com leveza, e se baseia nos prazeres e desilusões da vida adulta,focando-se principalmente na inquietude da mulher.
Um trecho que comprova isso, é quando Martha Medeiros inicia a crônica "Doidas e Santas" : "Estou no começo do meu desespero e só vejo dois caminhos: ou viro doida ou santa".São versos de Adélia Prado, retirados do poema "A serenata".
Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar,não importa qual seja o assunto,ela trata com grande agilidade, de maneira aceitável, o imponderável da vida.
Achei um livro muito interessante, por isso o indico para que todos tenham o prazer de lê-lo, pois além de ser um livro que fala com o leitor de maneira direta, ele traz consigo as alegrias e desilusões, os dramas, os prazeres da vida, os sentimentos vividos pela mulher. Enfim o cotidiano de cada um de nós torna-se o principal tema da autora nesse livro. 
(Thainara Cruz - 3º ano B/2012)



 Espelho, espelho meu
    O meu resultado para o "Teste: Que livro você é?", foi o livro "Doidas e Santas", de Martha Medeiros. A princípio, fiquei receiosa, pois ao contrário da maioria dos outros alunos que realizaram o teste, o meu resultado se baseiou em apenas um livro. Esse fato me intrigou muito, pois, conhecendo a natureza dos testes, poderia significar que minha personalidade está bem definida e traduzida no tal livro. O medo de ser "exposta" realmente me assustara.
    Enfim, o li. Impressionante! Os textos são leves, atraentes e convidativos, simplesmente prazerosos. O teste estava certo, é o único, até agora, que pode me expressar com solidez. Além de se tratar do gênero que mais me envolve- a crônica- os temas são simples, porém pertinentes. As cenas e os pensamentos descritos pela autora são de interesses recorrentes ao meu "tipo de leitura". O que mais me chamou a atenção é a firmeza da autora quanto a sua opinião, mesmo quando traz assustos polêmicos à discussão. Já a conhecia por sua famosa obra "Divã", mas é este livro que a revela melhor, na minha opinião.
    Uma das crônicas, em especial, me fez refletir sobre minha vida, fiquei (e ainda estou, de certa forma) sobre o efeito da epifânia, assunto tratado em sala de aula. É curta e direta: "Vida interessante".
    Em geral, são assuntos contemporâneos e urbanos. E, embora tenha uma visão feminina e adulta, o livro pode ser interessante para qualquer pessoa que queira entrar nesse universo, sendo este revestido com irreverência e bom-humor. (Pâmela Fernandes- 3º ano B/2012).


MENINO-DIABO
Ao fazer o teste “Que livro é você?”, obtive somente um resultado: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis.
Machado de Assis escreveu praticamente todos os gêneros literários, o que fez eu me interessar ainda mais pelo livro.
O livro se trata de um romance, com o qual me identifiquei muito, pois ele retrata a vida de Brás Cubas, que, quando criança muito mimado, sempre aprontava, por isso, desde cedo, levou o apelido de “menino diabo”, o que fez eu me lembrar de quando eu era criança, mesmo com todos os problemas eu era muito mimada por meu pai.
Achei um livro muito interessante, ele expõe muitos problemas da nossa sociedade existentes ate hoje de uma forma irônica.
Você pode encontrar esse livro no site:

 Um poucoquinho de realidade...

Ao realizar o teste proposto pelo site educar para crescer (educarparacrescer.abril.com.br) chamado “Qual livro é você”, me foram indicado três livros, sendo eles: “Doidas e Santas” de Martha Medeiros, “Antologia Poética” de Drummond de Andrade e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, contudo o livro que escolhi para estar comentando aqui é o de Machado de Assis.
Sou suspeita para falar desse carioca sensacional, que marcou a história da literatura brasileira, já que sou apaixonada por seus textos, apesar de não possuir um conhecimento acadêmico sobre eles, mas o que me faz entende-los é a convivência com o ser humano.
O conviver com uma sociedade muitas vezes hipócrita, que fizeram do casamento, da religião e dos relacionamentos entre si, um circo, deixando-os de respeitar. E é isto que Machado de Assis nos deixa claro, com sua ironia fina, ele, através da voz do narrador, consegue abordar em Memórias Póstumas de Brás Cubas, atitudes, pensamentos e ideias que temos, mas não conseguimos confessar á nós mesmos, como: o egoísmo, a superficialidade, sentimentos obscuros, “amores bandidos”, loucura, traição, desejos encobertos, e toda negatividade e promiscuidade encoberta pelo bicho chamado “gente”.
Sua negatividade é sensacional, entretanto não é só isso que o faz único, nesse livro vemos a busca do homem pela solução de seus problemas e amargores, principalmente quando a personagem busca pela criação do emplastro.
Por isso podemos dizer que são alfinetadas construtivas, visto que o narrador tenta conscientizar ao leitor sobre a pequinês do ser humano mediante a vida, fazendo com que esse reflita sobre que tipo de ser humano está sendo.
E esse livro me fascina porque tem como base a realidade, apesar de eu ter um pezinho no romantismo, gosto de muitas vezes analisar as coisas com frieza, e de ver não somente o lado bonito do amor, da vida e principalmente da sociedade, mas também analisar as atitudes tomadas pelas pessoas e os seus porquês; adoro a ironia principalmente a machadiana, por isso me identifico com esse livro, e na verdade com o autor em si.
Aqui finalizo e quero dizer que me senti muito honrada quando o site me “indicou” esse livro, pois escrever sobre o ícone do realismo/naturalismo é um prazer, e eu recomendo essa leitura á vocês, com certeza vale a pena ler e entender Memórias Póstumas de Brás Cubas.(Raniely/3º ano B/2012)


Fascínio por poemas
O livro que, segundo o teste “Que livro é você?”, combina comigo é “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrade.

Eu tive o prazer de ler uma antologia de Drummond e me identifiquei muito com os poemas. Desde pequena sou fascinada por esse gênero textual, pois o ritmo e as rimas me agradam, me envolvem.

Um dos poemas de Carlos de que mais gostei foi o poema “O amor bate na porta”, que pode ser encontrado no livro “Amar-Amaro”, que me chamou a atenção por ter como tema o sentimento mais bonito que o ser humano pode ter: o amor.

Enfim, gostei do resultado do teste por ter me “indicado”tal livro, pois amo poemas e o escritor em questão, com seu jeito simples de se expressar, me envolveu em seus versos e rimas, me fazendo “viajar” pelo “mundo literário”. Não poderia deixar de convidá-los para ler DRUMMMOND. Aí tem-se um dos milhares de poemas desse mineiro dos bons.



Poema O Amor Bate na Porta

Cantiga de amor sem eira
nem beira,
vira o mundo de cabeça
para baixo,
suspende a saia das mulheres,
tira os óculos dos homens,
o amor, seja como for,
é o amor.

Meu bem, não chores,
hoje tem filme de Carlito.

O amor bate na porta
o amor bate na aorta,
fui abrir e me constipei.
Cardíaco e melancólico,
o amor ronca na horta
entre pés de laranjeira
entre uvas meio verdes
e desejos já maduros.

Entre uvas meio verdes,
meu amor, não te atormentes.
Certos ácidos adoçam
a boca murcha dos velhos
e quando os dentes não mordem
e quando os braços não prendem
o amor faz uma cócega
o amor desenha uma curva
propõe uma geometria.

Amor é bicho instruído.
Olha: o amor pulou o muro
o amor subiu na árvore
em tempo de se estrepar.
Pronto, o amor se estrepou.
Daqui estou vendo o sangue
que corre do corpo andrógino.
Essa ferida, meu bem,
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã.


Daqui estou vendo o amor
irritado, desapontado,
mas também vejo outras coisas:
vejo beijos que se beijam
ouço mãos que se conversam
e que viajam sem mapa.
Vejo muitas outras coisas
que não ouso compreender...
 (
Evelyn Cristina nº: 08 3ºEM: B/2012)

 





Nenhum comentário: