domingo, 11 de março de 2012

ALUNOS DA 8ª SÉRIE A SE EXPRESSAM VIA RESENHAS





Atividade a seguir nasceu da proposta


"BEST-SELLER ADOLESCENTE"

x.sht
Por que ler o livro "O Ladrão de Raios"?
Eu me interessei por esse livro “O Ladrão de Raios” de Rick Riordan por que ouvi muitos comentários positivos de várias pessoas que conheço, a respeito da história de Percy Jackson.
Este livro tem uma história incrível que fala de um menino que morava em um colégio interno, e no verão ficava com sua mãe Sally Jackson e seu padrasto Gabe Ugliano, mas aos doze anos o menino perde sua mãe que foi morta por um monstro e descobre que é um semideus e vai morar no acampamento de verão Meio Sangue para semideuses, logo em seguida descobre que seu pai era Poseidon o Deus do Mar, e assim seu pai lhe propõe uma missão para evitar uma guerra entre deuses, a missão de achar o ladrão de um artefato do Monte Olimpo o raio de Zeus o Deus do Céu, e no fim Percy Jackson consegue finalizar sua missão salvando a todos de uma furiosa guerra.
Hoje posso dizer que esse livro é um dos meus favoritos, que fala sobre a mitologia grega junto com sequências de aventuras de   tirar o fôlego, este livro é realmente brilhante e na minha opinião é para leitores de todas as idades. (Thalita Cristina Serapião Fausto - 8ªA/2012)
Por que deve ler o livro Crepúsculo?

O livro "Crepúsculo
", da norte-americana Stephenie Meyer, é uma saga composta por quatro livros que virou até mesmo filmes com grande sucesso, narrando um caso de amor entre uma humana, "Bella", e o vampiro, "Edward Cullen". Acredito que o motivo principal de tantas pessoas lerem esse livro, diz algumas fãs, é pela beleza de "Edward", um dos protagonistas da saga.
Esse livro teve mais de milhões de leitores e causou certa compulsão entre as garotas que passavam boa parte do dia lendo o tal livro, cerca de mais ou menos seis e sete horas por dia, por ser uma obra de romance e drama e muitas dificuldades de concretizar o relacionamento por conta das diferenças entre casal de amantes. 
"Crepúsculo" é um livro que incentivo muitos a lê-lo, pois é voltado aos adolescentes, principalmente, mas isso não deixa outras faixa etária de fora. Ele é muito interessante, pois mostra o amor entre pessoas opostas que, apesar das diferenças. conseguiram alcançar o objetivo: ficarem juntos eternamente. Eu acho que é um ótimo livro, recomendaria, apesar, de ser escrito em muitas páginas, é um livro que parece vale a pena ler. Eu não li ainda, mas já vi os quatro filmes que são, "Crepúsculo", "Eclipse", "Lua Nova" e "Amanhecer", no entanto o último ainda irá sair sua segunda parte, em novembro deste ano. 
Esse livro mostra, para algumas pessoas, a solidão, ou melhor dizendo, uma fantasia que o ser humano inventa para si próprio para fugir desse estado, isso acontece na idade da adolêscencia e juventude , por isso alguns devaneios, a necessidade de fugir da realidade.
Esse livro , então, é indicado por algumas educadoras, por ele ser ótimo meio de educação. Uma boa idéia, seria organizar um clube de leitura, para cada um opinar sobre o que se interessou no livro, como disse a psicóloga e educadora, "Ana Carolina Carvalho" (Ana Sales - 8ª série A/2012)

Por que ler o livro Contos de Beedle?
  De acordo com a pagina em que foi me passada, para conferir algumas informações de alguns livros, o livro Contos de Beedle, o Bárbaro, de J.K. Rowling traz uma história que pode agradar a quem é fã, ou gosta dos livros da saga Harry Potter. Como é o meu caso, por isso resolvi comentar sobre ele.
  O livro é interessante, não só pela história, mas também pela lição de moral que ele passa, isso de acordo com a fã Bruna Psciottano Noronha, de 14 anos, e ainda porque o livro pode estabelecer uma conversa entre pais e filhos, com a possibilidade de refletirem qual seria a atitude de cada um deles, diante de determinada situação, enfrentada pelas personagens do livro.
  Ainda de acordo com essa fã, e com o resumo disponível no blog http://contos-beedle-bardo.blogspot.com, o livro conta cinco histórias relacionadas ao passado da escola Hogwarts, que por sinal, é o colégio da série Harry Potter, e toda essa “integração” dos livros me causou um grande interesse, e por isso resolvi procurar um pouco mais sobre a história deste livro... Assim fiquei sabendo de mais uma curiosidade sobre ele: Beedle, o Bardo é, também, uma personagem da série Harry Potter! Mais uma integração entre as histórias.
  É legal saber também, que este livro aparece na sétima edição da saga Harry Potter, sendo dada a uma das personagens como um presente!
  Pelo que deu para perceber, o livro é muito interessante e conta uma história muito que chama muito a atenção dos jovens! Espero que um dia, eu ainda possa lê-lo! (Rodrigo da Silva Pereira - 8ª série A /2012)


O outro lado de Gossip Girl

Gossip Girl, livro escrito por Cecily Von Ziegesar, retrata a vida de afortunados adolescentes que moram em um rico bairro (Upper East Side) de Nova York onde uma misteriosa e anônima blogueira detalha podres segredos e o dia a dia dos jovens em um blog. A primeira vista parece ser um livro fútil e totalmente materialista pois os adolescentes gastam seu tempo gastando dinheiro e usam a escola como uma vitrine para expor suas novas aquisições, porém o livro retrata a fundo os polêmicos assuntos da adolescência. Assuntos, que alguns pais não teriam intimidade de conversar com o filho, são retratados de forma lúdica e fácil. ''Neste livro namoros começam, outros terminam, alguns terminam e recomeçam. Quais? Nossa adorável fofoqueira irá contar tudo neste livro, menos, é claro, quem ela é'' Afirma o fã site da série http://gossipgirlbrasil.com/

A obra em questão traz informações importantes e muito discutidas na vida dos jovens e até mesmo no cotidiano, tais como, festas, drogas, homossexualismo, fofocas, preconceitos e conflitos com os pais. O livro, além de envolver os jovens e adolescentes nessa aventura deslumbrante da vida ''perfeita'' das ricas personagens com uma história, ajuda os jovens a verem as consequências que certas atitudes mal pensadas podem trazer. Cada personagem envolvido na trama revela um tipo de personalidade: problemas com bebidas, bulimia, homossexualismo, mal comportamento, dificuldade em expor sentimentos e mal relacionamento com os pais e mostra ainda de uma certa maneira como a vida de alguns adolescentes é marcada por esses tipos de problemas, e como a mãe e o pai devem reagir nessas situações.

O livro, narrado pela tal blogueira misteriosa, tem uma linguagem fácil e nos mostra as ''delicias'' da fofoca, 

e a leitura passa a se tornar impossível de não ser feita! Mistura romance e drama. A vida de cada personagem é envolvente, e a cada página do livro uma nova surpresa vem à tona, e a verdade é que muitos de nós gostaríamos de ter a vida desses jovens. Todas as personagens estão ligadas de alguma maneira: família, por uma relação amorosa ou uma amizade, que na maioria das vezes todas essas relações são conturbadas.

Treze livros da série ''Gossip Girl'' foram lançados e é praticamente impossível ler apenas um, inclusive a série de livros ganhou tanta repercussão entre os adolescentes e jovens que virou uma série de televisão que ganhou tanta fama quanto os livros!

 E esses são motivos para ler a série de livros Gossip girl, ele estimula a leitura dos jovens com assuntos do cotidiano que eles mesmos vivenciam ou irão vivenciar algum dia, em muitas partes nos identificamos e acabamos criando uma espécie de vinculo com algum dos vários personagens, além disso a cada dia que passa os jovens não fazem mais da leitura uma forma de diversão e aprendizado, e com livros desse gênero cativamos jovens, e quem sabe no futuro os mesmos possam fazer leitura de clássicos da literatura Brasileira e estrangeira. Brigas, intrigas, fofocas, festas, falsidade, namoros, drama, romance, problemas, preconceitos, risos e confusão... o livro aborda a juventude em toda sua glória! (Fernanda Bueno - 8ª série A - 2012)

O Diário da Princesa 

     Escrito por um Norte-Americano chamado Meg Cabot , o livro lançado na Disney e foi produzido por duas séries inspiradas com base filme, a personagem Mia Thermopolis descobre que é uma princesa em um país pequeno e pouco conhecido sem mais nem menos ela se descobre e tem que mudar sua postura e seus conceitos e tem que aprender como ser uma princesa para governar Genóvia , pois seu pai veio a falecer e Mia tem que tomar a frente do país e sendo assim sua Vó que já é um pouco velha procura mia para tome a liderança do país para que não passe para outra família . 
   O livro me parece bem interessante, entretanto foi feito em uma línguagem especifica tendo seu público alvo para crianças de 1 a 15 anos , já que foi feito como conto de fadas,nessa idade que começamos a se expressar  de diversas maneiras.
   Ainda não li o livro mais gostaria muito de ler,pois já assisti o filme e as séries mais ainda sim desejo ler um dia,  já que o livro me parece ser bem engraçado com as atrapalhadas da princesa e seria uma leitura enterrada para minha idade. (Larissa Germano Lima  João Cruz 8ª A/2012)..


Por que devemos ler ou não? “ O Ladrão de Raios"
Escolhi, primeiramente, este livro “ O Ladrão de Raios”, escrito por .....,  porque gosto muito de livros dentro deste contexto: sobre histórias mitológicas misturada com a atualidade.
Recomendo, então, o tal livro, apesar de não ter ainda lido, por apresentar um menino que se descobriu  um semideus e precisa encontrar um ladrão de artefato para se livrar de uma furiosa suspeita de monstros e deuses.
Indico essa obra, visto que me levei também um pouco pelo comentário da fã Giulianna, que fala que o livro parte dos princípios de que os mitos são reais e ainda sobre o que a Evilyn contou, que além de fantásticas as histórias da mitologia grega, transmitem valores morais.
Segundo relatos, contam que antes das religiões monoteístas, os povos acreditavam na influência de vários deuses, e era assim também com os gregos, também com os índios nativos da região onde hoje é o Brasil além de tantos outros povos. Por tudo isso vale entrar em contato com o livro, eu e vocês... (Luiz Fernando Bucholz de Amorim – 8ªA/9°A – Tiro/2012)
Por que ler o livro Querido Diário Otário?
O livroQuerido Diário Otário, do autor norte-americano Jim Beton, é destinado ao público infanto-juvenil. Muitas crianças e jovens devem ler esse livro, pois muitos deles podem se identificar com a personagem principal, por ser uma garotinha(o) que vive muitas aventuras e fantasias. Há intriguinhas e paquerinhas na escola, a personagem principal não gosta de escrever e não está muito a fim de estudar.
O adolescente, lendo algo que se identifica, vai se interessando pelo assunto, e vai querendo ler mais, pois essa obra o ajuda estimular na leitura, fazendo que ele crie hábito de ler, o que muitos hoje não tem. Ele criando esse hábito tem mais facilidade na hora de escrever um texto, quanto à facilidade de escrever corretamente, e obviamente a facilidade na hora da leitura.
Esse livro tem a intenção de que o leitor reflita o que nele está escrito, pois a personagem mesmo não gostando de escrever, tem um diário e escreve nele em seu cotidiano, pois ela vê que ali é onde ela pode se desabafar sem que ninguém a interrompa e faça alguma crítica sobre sua vida, ou sobre o assunto retratado.
Muitos professores de Língua Portuguesa dão trabalhos de leitura para os jovens, mas esses livros, muitas vezes, não são de nossos interesses, por ser muito complexo, e então nós não fazemos esse trabalho, porque queremos, mais sim porque somos obrigados. Eu acho que esses professores, em vez de darem livros assim, para nós lermos, deveriam dar livros de que nós gostamos e que sejam de nossos interesses e sobre um assunto que envolve o nosso cotidiano. Eu, por exemplo, se tivesse um trabalho de leitura com um livro que eu gostasse de ler, e me interessasse, iria caprichar bem mais do que em um livro de que eu não gosto e não me identifico. Os professores, porém, dão livros de que nós não gostamos tanto para que nós tenhamos uma visão mais ampla do assunto e que possamos conhecer todos os tipos de leitura não só a de que gostamos. (Camila Palaro - 8 série A/2012).


Nenhum comentário: