sexta-feira, 9 de março de 2012

ALUNOS DA 8ª SÉRIE B SE EXPRESSAM VIA RESENHAS


Atividade a seguir nasceu da proposta




"BEST-SELLER ADOLESCENTE"

Uma dica de fã
Muitos jovens procuram bons livros, para ler nas férias, ou até mesmo durante o dia-a-dia, mas acabam se decepcionando com algumas histórias, e acham que todos os livros são "chatos", mas isso pode ser porque o jovem não se identifica com a história. E eles acabam desistindo da leitura, achando que nunca irá se dar bem com os livros. Tenho certeza, porém, de que se o jovem fizer pesquisas sobre o seu tema preferido de livros, ele vai achar algum que lhe interessa, pois, hoje em dia, há uma grande variação de temas, e assuntos de livros, que é completamente direcionado aos adolescentes.
Então vou dar uma dica para todos os adolescentes, que procuram uma boa história. O livro O Ladrão de Raios do escritor Rick Riordan, é a minha recomendação para uma boa leitura. Eu achei esse livro muito interessante, pois nunca tinha visto um livro antes em que a mitologia grega, fosse introduzida na história, deixando-a mais atraente e empolgante.
O livro conta a vida de um adolescente de apenas 12 anos chamado Percy Jackson, que a pesar de pouca idade, já enfrenta muitos problemas. Nunca conheceu seu pai, e ele não gosta nem um pouco de seu padrasto. E apesar de ser o personagem principal, esta história possui um diferencial da outras, ele não possui nada de superior dos outros alunos de sua escola. E pelo contrário. Ele acaba sendo "humilhado" pelos outros colegas de classe, menos pelo seu único amigo fiel, Grover. Até que ele descobre que é um semideus, ou seja, filho de um Deus da mitologia grega, que no caso é Poseidon. Então ele é transferido para o acampamento meio-sangue, onde vivem os outros semideuses. Lá, ele conhece Annabeth, que junto dele e Grover, vivem aventuras ao redor do mundo.
O Ladrão de Raios é apenas o primeiro livro de uma série de cinco livros no total, fazendo com que o leitor fique ainda mais "preso" na história, e o deixa ainda mais interessado, querendo acompanhar a série até o final.
O filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi uma adaptação do livro, e o segundo filme, Percy Jackson e o Mar de Monstros, que vai dar continuação na série de filmes, já está a caminho, mas é claro que em um filme de no máximo duas horas, o diretor não consegue apresentar toda a história ao espectador. Então, como, fã da série, deixo uma dica para todos: o livro é muito mais completo e prende mais o leitor do que os filmes, deixando-nos todos mais ansiosos para o próximo livro.
Essa é a minha opinião, e fica a dica para todos os jovens. (Bruno Felipe - 8ª série B/2012)
Complemento a eterna história


     Inicio a resenha, inevitavelmente falando sobre a aparição do livro " Contos de Beedle, o Bardo " em um dos episódios da série Harry Potter, na cena em que “ Hermione “, personagem da série, recebe o livro como presente. Lembrando que as histórias presentes no livro acontecem no mundo narrado da série Harry Potter. São histórias de antes mesmo do protagonista da saga Harry Potter nascer. Tornando o entendimento do livro muita mais fácil.
     O livro reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas e bruxos, trazendo histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter, que vendeu mais de 400 milhões de exemplares, em mais de 200 territórios e foi traduzida para 65 idiomas. Presente de Natal obrigatório para os milhares de leitores que se sentiram "órfãos" com o fim da saga de Harry.
     No conteúdo da obra residem cinco histórias: “O Mago e o Caldeirão Saltitante”, “A Fonte da Sorte”, “O Coração Peludo do Mago”, “Babbyty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante” e “O Conto dos Três Irmãos”. Em cada uma dessas histórias, são exibidos acontecimentos no criativo mundo mágico de Harry Potter. Sete livros não seriam suficientes para um dos mais criativos cenários de histórias, seriam necessários mais cinco brilhantes histórias para saciar a “fome” dos leitores.
     Enfim, para quem realmente é louco por Harry Potter deve ler esse livro, pois “Contos de Beedle, o Bardo” fala sobre muitas coisas, e sobre muitas lições de vida e, é claro, uma história associada a Harry Potter é sempre bem vinda. Esse livro é totalmente recomendado aos fãs da saga Harry Potter e a qualquer pessoa que se encante com uma ótima e bem contada história. “Contos de Beedle, o Bardo” cumpriu sua missão de complementar o que já era bom. Minha dica “Contos de Beedle, o Bardo” uma ótima escolha para um bom apreciador de livros. (Rodrigo 8ª séria B/2012).


PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS
Os adolescentes deveriam ler o livro Percy Jackson e o Ladrão de Raios, pois mistura realidade com mitologia grega, por isso é muito interessante. A história contada é inacreditável, pois como um garoto consegue prevenir uma guerra entre os deuses que poderiam acabar com o mundo? Esse livro conta tudo isso.
Percy Jackson, um semideus, filho do deus grego Poseidon, deus dos oceanos, é acusado de roubar o raio mestre de Zeus e, para provar que é inocente, sai numa aventura cheia de perigos para achar o raio e devolvê-lo ao dono e assim evitar uma catástrofe.

No livro, são citadas várias personagens da mitologia grega, como Perséfone, prometida a ser esposa por toda a eternidade de Ades, o deus das trevas ou como é conhecido, o demônio; Medusa, a mulher dos cabelos de cobra, que se conta, que se ela olhar diretamente para olhos dos outros, imediatamente a pessoa vira pedra e Hidra, um monstro que tem sete cabeças, que crescem mais duas no lugar, ao tentar cortar ou esmagar uma delas, ainda existem mais personagens da mitologia grega citadas, mas não me recordo.
Percy viaja por várias partes do mundo a procura do tal raio que, no fim dessa busca, estava escondido no próprio escudo, colocado lá pelo verdadeiro ladrão Luke, filho de Hermes que se tornou seu amigo para colocar a culpa nele e destruir os deuses, pois ele não gostava de nenhum deles, Percy consegue devolver o raio e se torna o grande herói da história, e ainda, conhece seu pai que havia abandonado sua família assim que nasceu, e o verdadeiro herói é ele que mesmo seu pai o abandonando ele teve forças para seguir sua vida até a adolescência e assim conseguir chegar ao seu destino e salvar o mundo.
Eu gosto muito desse livro, acho o divertido, misterioso e aventureiro, pois leva o leitor a um nível de aventura imenso. Espero que alguns adolescentes gostem também desse livro que é muito divertido. Além do livro, existe também o filme que é uma produção maravilhosa que retrata tudo que acontece no livro de uma maneira muito bonita e moderna. Gosto muito desse livro e do filme, eles são ótimos para os adolescentes, pois mistura lição de vida com mitos, magia e aventura, mas também é ótimo para os pais lerem, e é melhor ainda para utilizar nas escolas, pois mistura várias matérias como História, Língua Portuguesa e um pouco de Geografia. Muitas pessoas falam muito bem desse livro e eu sou uma delas e indico esse livro para ser lido por todos, pois quem não gosta de uma boa aventura? (ANDRESSA DE PAULA ROSA 8ª B/2012).

Por que ler o livro Eragon?

Devemos ler o livro Eragon pelo simples fato de que ele tem algo diferente como fantasia, dragões e pelo próprio protagonista da história pensar em salvar as pessoas do mal, nada mais grandioso e também para deixar de ser um livro com uma história normal e sim com uma história de fantasia, isso se torna interessante para o leitor!
A história de Eragon se baseia em um menino, que encontra uma pedra azul polida. Naquela época, estava próxima ao inverno, ele , então , pensa em vende-lá para comprar carne para enfrentar a tal estação.
Mas quando o dragão nasce da pedra, os dois viram amigos uns do outro. Da noite para o dia em um pequeno vilarejo, Eragon é lançado para um mundo de magias, destinos e do poder.
Ele, com uma espada e com o dragão, começa a viver altas aventuras enfrentando inimigos sombrios. O livro foi originalmente publicado pelo próprio autor e depois foi publicado pela editora Alfred A. Knopf Publishing, tornando-se a partir daí um best seller. Até 2005,foram vendidos cerca de 4 milhões de exemplares e em 38 países do mundo. (Itálo- 8ª B/2012)  

Ideias de um Diário

    O livro “Querido Diário Otário”, escrito pelo autor norte-americano Jim Bentom, é voltado para as crianças de 7 a 10 anos, e tem um humor saudável e inocente. Como enredo, o livro narra a história de uma menina chamada Jamie, que escreve em seu diário os planos mirabolantes que envolvem sua inimiga número um, Angelina, e teu paquera Lucas.
     A personagem Jamie é meio atrapalhada e doidinha, mas muito divertida, pois, além de divertir as crianças, também serve de consolo para muitas crianças que pensam que toda criança pode fazer o que quiser. É também percebido no texto, a falta de liberdade da criança, que sempre está sobre custódia dos pais ou responsáveis.
     O livro é ótimo, pois foca em uma das maiores dificuldades das crianças hoje em dia, dividir suas ideias livremente com as pessoas, por isso o texto serve como uma base de comportamento para as crianças, porque, como indica o título, apesar da personagem Jamie não gostar de escrever, escreve porque sabe que não pode compartilhar suas ideias livremente com os colegas.
     O livro pode ser uma grande ajuda para familiarizar com algumas tipologias de texto, como por exemplo, o gênero diário ou carta. Quem gostar da ideia do diário, pode também montar o seu próprio diário, individual ou coletivo com seus amigos e colegas, é bem simples e fácil, basta apenas você ter um caderno e uma história para postar em seu diário. (Bruno de Souza/8ª série B - 2012).

O Pequeno Príncipe visto por Natanael

O livro que será indicado a seguir é uma obra que nos ensina a termos melhores atitudes com todos á nossa volta, não só quando você está em companhia dela, mas sim em companhia de tudo e todos. O título da obra escolhida é um dos textos mais famosos e conceituados de todos os tempos. O Pequeno Príncipe é uma obra do francês Antoine de Saint-Exupéry ( Lyon,29 de junho de 1900 – Mar Mediterrâneo 31 de julho de 1944) - , que a produziu durante seu exílio nos Estados Unidos.
A leitura da obra em destaque, contando o fato de que o livro parece ser infantil pelas ilustrações, aborda um texto que não apenas para o público infantil, mas sim para todos que se interessem e, sim para todos que queiram ter uma educação de nível mais elevado. Esta história conta a trajetória após a queda de um piloto com seu avião no deserto do Saara, encontrando um menino que tinha uma inteligência fora dos padrões, que o leva para viagens extraordinárias pelos planetas.
Quando recebi a proposta de leitura, fiquei um pouco chateado, pois apenas tinha interesse em ler textos que falassem sobre aventuras e sonhos, mas, apenas com o olhar das primeiras linhas, consegui perceber que com aquele livro tão simples e famoso, teria uma grande leitura e um maior aprendizado. No final da leitura, eu fiquei encantado, pois me surpreendi muito com o final em que a tão má e perversa cobra morde o piloto e, quando ele acorda na manhã seguinte, está de volta ao seu planeta.
Indico a obra pois devemos aprender com os mais sábios, mas não devemos apenas ficarmos calados ouvindo, devemos ter a ousadia de levantar a cabeça e ensiná-los também, pois todos temos algo a aprender e ensinar. (Natanael/- 8ªB - 2012)


Filho de peixe, peixinho é

O livro escolhido para a resenha é Percy jackson e os Olimpianos em O Ladrão de raios, de Richard Russell , pois já li os cinco livros da série e já estou terminando o primeiro livro da nova temporada. Esse livro foi criado para jovens que gostam de seres mitológicos, deuses e heróis, que alguns jovens gostam do gênero, pois cita nomes de criaturas mitológicas, criando assim procurar sobre essas criaturas.
O livro conta a história de um menino chamado Percy Jackson que depois de uma viagem de escola a um museu descobre que é filho de Poseidon e descobre que não poderia ter nascido, pois ele era uma ameaça para os irmãos de seu pai (Zeus e Hades). Ao chegar ao acampamento, Percy descobre que seu melhor amigo é Sátiro e seu protetor e conhece Annabeth. Depois de conhecer o acampamento por completo, mais tarde durante o jantar, Hades aparece e acusa ele de ter roubado o Raio mestre de Zeus, ele e seus amigos vão atrás do raio levando-o em vários lugares dos Estados Unidos, encontrando inimigos e deuses, gerando grandes aventuras... O resto é só lendo para saber.
 Jovens e pessoas que não irão gostar do livro são pessoas que não gostam de mitologia grega e de aventura; jovens e pessoas que irão gostar do livro e da série, como disse no primeiro parágrafo, são pessoas que gostam de heróis, mitologia grega e história de aventura. (Felipe Feliciano 8ªB/2012)












Nenhum comentário: