sábado, 27 de fevereiro de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2ºs ANOS 2010... VAMOS LÁ!!!!!

Reencontrei com a turminha de 2005, 2006, 2007... 2008 ficaram sob a batuta da profe Rita Simões (a nossa Lady, segundo o mestre Álvaro). 2009, alguns desencontros (águas realmente passadas). O importante agora é resgatar a estima, o humor e o melhor o caminho do saber; por isso já estabeleci situações de leituras como prioridades, ênfase no discurso literário. (Machado já está no pedaço com o conto “Missa do galo”), primeiro contato em casa com o objetivo de leitura: levantamento do perfil do narrador. Isso para quarta-feira, dia 03/04/2010. Concomitante, ficou determinado que, em dupla, os alunos, nas próximas semanas, devem desenvolver e apresentar as atividades sugeridas da “Revista da Secretaria da Educação, vol. 4, - Situação de aprendizagem n° 1“. A dupla terá oito dias para o trabalho, pesquisa e tirar dúvidas, se for necessário. A correção ocorrerá sempre nas sextas-feiras.



Houve a necessidade não só de contextualizar a autoria da narrativa em pauta, Machado de Assis, mas também os conceitos de conto/gênero literário, discutir de forma ainda superficial, o de literatura e questão da qualidade literária. Aspectos que serão retomados ao longo do ano letivo.


Iniciaram-se as aulas, pela criação de forma coletiva um “Contrato político pedagógico” com intuito de estabelecer normas de boa convivência entre professor e alunos. Foi assinado por todos e por mim também, pois lá também estabelecem exigências quanto à postura do professor. Justo em uma gestão democrática: todos têm voz, direitos e deveres. Acredito que, difilmente, precisará ser retomada para fazer vale, pois que foi discutido e nasceu da consciência da necessidade para uma convivência alicerçada no respeito e no compromisso. É necessário postar comentários sobre as aulas semanais após o registro dos relatos que estarão postados todos os finais de semana (atividade de avaliação – valor 2,0 no 1º bimestre).

Dando continuidade, apresentei a proposta do módulo: “ autobiografia/ biografia – me conhecendo e conhecendo o outro melhor”, juntamente com a disciplina Matemática com objetivos já explícitos no título e se estendo para avaliação diagnóstica quanto à desenvoltura da expressividade oral e escrita e a habilidade de escuta. Uma das atividades já foi concluída “Eu sou você”. Deu-se o início (término em casa/tarefa) da segunda “Eu ontem-hoje-amanhã”(apenas no 2º B) as outras classes ainda estão em andamento.

113 comentários:

_Amigos para Sempre_ disse...

passei pra dar uma olhada ate amanhã thau beijos

Unknown disse...

Professora Piedade , passei por aqui pra dá uma olhada *-* , até amanhã , Beijos , Camila Cristina 2°EMA

Unknown disse...

Olá professora , passando aqui pra da uma olhada . Beijos , Gabrielle do Amaral 2°EMA

Higor Lisboa disse...

Oi professora passei para dizer que as aulas foram muito boas em relação as do ano passado e que tambem ficou bem claro o que foi explicado em sala, não tenho nenhuma duvida, mais eu queria dizer que gostei do conto "missa do galo". Tchau ate mais ver. 2ºEMB

mm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aana. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aana. disse...

as aulas dessa semana foram totalmente claras sem deixar duvidas alguma. particulamente adorei fazer o trabalho da apostila onde nos faz conhecer um ao outro aos poucos aprendendo automaticamente ao ouvir o proximo e compreender

Kira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As aulas foram intereçantes,gostei mais da parte q fla sobre literatura!

PS:nao gosto d flar de mim! ñ sou o tipo de pessoa q fla quem é,isso e o tipo d coisa q e muito privilegio saber nao exatasment d mim mas d todos!!

- Ana disse...

Oi professora, passei aqui pra dar uma olhada no Blog, e dizer que estou gostando muito das aulas, e que esse ano com certeza esta sendo melhor que o ano passado.
Beijos,Ana Rúbia 2ºEMA

- Tia Funny. e_ê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
- Tia Funny. e_ê disse...

Hey professora , sou a Mariana do 2º B eu to muito animada com suas aulas , tava mesmo sentindo sua falta '-', penso que nós fomos prejudicados demais com o ano passado mas como ddisse (aguas passadas) é hora de recomeçar as atividades para cohecer mais a sala estão realmente dando certo , não que eu ja esteja conhecendo as pessoas muito muito muito bem mas ja consigo saber ao menos uma base. :)
Adorei o conto "Missa Do Galo " '-' bom , acho que mais nada

beijo professora xD :*

willian disse...

olá professora,estou gostando das aulas,vamos ver o que vem pela frente.
beijos
até.
Willian 2°emc

leonardo disse...

Oi professora, passei para falar que as aulas nesse ano vai ser melhor do que no ano passado.
Não tenho nenhuma duvida.
Ate mais
2ºEMB

Anônimo disse...

Concerteza as aulas de Lingua Portuguesa desse ano serão melhores que as do ano passado' ;) Beijos, Leticia Cristina, 2° EMB

xDrih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xDrih disse...

Professora estou adorando as aulas.
O projeto esta sendo ótimo para aprendermos mais sobre as outra pessoas e sobre nos mesmos! (Nossa, foi difícil fazer a autobiografia ;x)
Ah, qualquer dia desses eu lhe faço uma visita para experimentar sua comida mineira (rs)
O ano ja está começando bem!
;*

jonathan disse...

Oi professora passei para dizer que as aulas foram muito boas em relação as do ano passado e que tambem ficou bem claro o que foi explicado em sala . Queria que as aulas focem mais divertidas, mais animadas etc...
Jonathan M. Alves 2ºEMB

mm disse...

Olá Professora,passando pra dizer que suas aulas estão Ótimas, só fiquei com duvidas em relação ao que tem que fazer depois de ler o conto.
Michelle Pereira Viana 2ºEM C

lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lucas disse...

passei pra dar uma olhada '


bejao '

lucas disse...

A aulas dessa semana foram ótimas , conhecemos uns aos outros Muito bem , atraves da apostila requerida pela professora !

Unknown disse...

gostei muito das aulas professora e passei aqui pra dar uma olhada
Beijos
Mateus Miranda 2°EMC

Camila Oliveira disse...

Olá!!Em relaçao as aulas de lingua portuguesa o que tenho a dizer é que correspondeu a todas as minhas expectativas abordando projetos como "Eu Sou Voce";em que podemos conhecer melhor os membros do nosso grupo e compreende-los!!Tenho certeza que no decorrer do ano as aulas só irão melhorar!!Bjus..Camila 2"EMB

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

MICHELLE, 2° C, VAMOS RELER O CONTO E PONTUAR ASPECTOS RELACIONADOS A RECURSOS TEXTUAL-LINGUÍSTICOS (COMO O TEXTO SE CONSTROE/ESTILO MACHADIANO DE DIZER COISAS QUE MUITOS JÁ DISSERAM, DIZEM OU VAI DIZER).
ATÉ

Pablito disse...

Olá professora,passando por aqui pra dar uma olhadinha! Até amanhã... Ruan Pablo 2º EMA ^.^

Abilene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abilene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abilene disse...

Olá professora,como nas aulas de 5ª até a 7ª espero que o 2º seja também com boas e ótimas aulas!Gostei do projeto "Eu sou você",pois é uma forma de começar a conhecer nossos novos colegas de classe, pois assim a comunicação entre todos fica bem melhor!A explicação sobre o que é um conto ficou BEM mais clara!E com certeza esse ano teremos melhores aulas!Obrigada! bjos - 2ºEMA

Unknown disse...

Olá professora tudo bom ???
Passei aki para lhe dizer que achei a sua aula muito boa pois no ano passado não aprendi nada sobre Literatura e nessa semana ja deu para eu aprender alguma coisa

Xau bjos
E até a proxima

Unknown disse...

Bom...esse semana discutimos sobre um assunto muito interessante cujo tema "Eu sou você". Onde conhecemos um pouco sobre cada um...seu desejos, sonhos e vontades!! E na minha opinião o melhor foi nos colocar no luigar do outro, o que nem sempre é fácil!! Adorei as aulas e não tive nenhuma dúvida! =)

matthw disse...

Olá proff estou adorando as aulas e principalmente do projeto"Eu sou você" essa é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e nos conhecer melhor.Minha divida foi esclarecida quado a senhora falou sobre contos e sua composição bigado por me fazer intender.
Bjuss proff
Mateus de paula 2°emC

, maynarapriscila @ disse...

Bom , de inicio já reparamos que as aulas desse ano serão bem melhores do que ano passado , já na primeira semana , tudo foi explicado bem claramente , sem deixar duvida alguma .Parabéns!

• Bia disse...

Olá professora!
Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelas aulas de Língua portuguesa,estão sendo muito claras aos meus olhos!
Eu achei muito interessante a atividade "Eu sou você", pois nos fez conhecer melhor as pessoas com as quais vamos conviver durante o ano.Tenho certeza que no final do ano vou estar muito bem preparada em termos de Língua Portuguesa .
Beijos.
Beatriz Stephanie 2°EMB '

gustavo disse...

oi prof aqui é o gustavo do 2ºem:C
bom! vim qui hoje para postar o meu comentario sobre as aulas de lingua portuguesa,estou achando bem iteresante os assuntos abordados essa semana pois acabei de ler o conto de ler o conto do Machado De Assis "A missa do galo" e nunca pude imaginar como é interesante ler um conto deste porte que é Machado De Assis.
bom! em poucas palavras gostaria de falar que nunca aprendi tanto lingua portugesa em uma semana como estou apredendo agora.
e é só:)
um abraço e até quata profª.

Unknown disse...

Olá professora, depois de dois anos é muito bom ter você como professora novamente. Espero que este ano as aulas sejam tão boas como eram na 5°,6° e 7°série. Adorei o projeto "Eu sou você",é muito interessante,pois nos ajuda a conhecer melhor os alunos novos.Beijos!
Rafaela da Silva Moraes 2°EM C

Gabriella Louise disse...

Professora, gostei muito da atividade que está sendo realizada em sala, é complicado se colocar no lugar do outro, ainda mais falando em primeira pessoa, e isso fez com que esse trabalho tenha sido divertido. E estou anciosa pelo segundo trabalho, acho que falar de si mesmo é mais complicado ainda. As aulas estão sendo muito importantes, já que nos atrasamos um ano né.
Beijos. 2°EMC.

Fannyh' sz~ disse...

Olá professora,
Achei bastante interessante esse começo de aulas, tenho certeza que esse ano aprenderei muito mais, do que aprendi no ano de 2009.
Nos esclarecimentos do que seria Literatura, realmente não sabia o que seria Literatura, agora sim tudo ficou bem mais claro. Muito Obrigado Professora!
Estou gostando bastante do Projeto "Autobiografia e Biografia", desde a primeira atividade, que foi "Eu sou você", gostei muito, pois me deu a oportunidade de conhece uma colega, na qual não tinha muito conhecimento, fez com que se formasse uma nova amizade, mas já com os devidos cuidados para que não perca, pois agora sabemos quais são os lados bons e os ruins da pessoa.
Tenho certeza, que o resto das atividades daqui pra frente, continuarão bastante interessantes.
É esse o meu comentário sobre esse começo de aulas de Língua Portuguesa. Beijos. Stéfany Mitie 2º EM A

RGPLAY Studios disse...

olá professora, estou muito contente por ter pego os segundos anos ensino médio.As suas aulas estão muito estimulantes e muito interessantes.
Obrigado
Roger 2ºEM:C

Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo disse...

professora piedade as atividades passsadas na semana passada foram interativas e não possuo duvidas
tchau
Paulo Henrique/2ºEMB

@ tamires andreone disse...

Oii professora!!!queria falar que as aulas foram otimas,bem melhores do que as do ano passado.Consegui aprender perfeitamente as coisas que a senhora ensinou,e nao tenho nenhuma duvida.Ainda nao me acostumei com o jeito da suas aulas,mais isso durante o ano eu me acostumo,estou adorando as suas aulas!!beijos.Tamires Amdreone 2ºEM A

Unknown disse...

Professora, as aulas de literatura estão começando a clarear minhas idéias, gostei do Conto da Missa do Galo, mas sei que ainda tenho muito o que aprender, certa de que sua colaboração é fundamental neste ano para todos nós.Obrigado!TAMIRES MOTA - 2°EM A

Unknown disse...

passanu pra falar que gostei das aulas.. e que .. naum tive nenhuma duvida .. todas muito bem explicativas .. valeu !

marcelino 2EM B

BielzShuffle disse...

Gostei mto das aulas da semana passada, com o pessoal see conhecendo melhor, e fazendo amizades.
Sem contar q agr teremos uma professora de lingua portuguesa, diferente do ano passado.
Espero aprender mto com a senhora esse ano professora...
Gabriel de Freitas 2º EMC

Isabelle Lima disse...

Oi professora, passei pra dar uma olhada, e dizer que estou adorando ter aulas com a senhora, é o primeiro ano que temos aula juntas, espero que nos demos bem.
bjks
Isabelle Lima 2°EMA

Unknown disse...

Olá Professora Piedade Passei aqui para falar que estou muito anciosa para saber o que o livro do Machado de Assis Missa do Galo aborda,e vou procurar saber e entender,não apenas gostar do que esse livro conta,O Projeto de Autobiografia está muito bom e espero que ele realmente me faça aprender mais!

Dállison Kévin disse...

Primeiramente, passei para comentar (sob pressão), mas aproveitando este momento de navegação na web (ou neste devido blog), queria que a Senhora tomasse conhecimento que eu estou com algumas dificuldades quanto as aulas de lingua portugesa devido as deficiências que trouxemos como bagagem do ano passado ... Concerteza com o convivio, irei me acostumar novamente com as aulas da professoara Maria Piedade !
Quanto ao assunto tratado em sala consegui extrair ao máximo de informações possiveis e certamente não tenho dúvidas a respeito da matéria !
Ah sim, já ia me esquecendo ... Na aula a senhora disse que as músicas (geralmente) são feitas de rimas pobres !(Devido a isso nem sempre trazem em sua alma poética um bom texto!)
Sei que nao me enteressa, mas qual seria o compositor preferido da Sra, e qual música seria boa para se ouvir ? (Aquela que tem em si uma escrita estudada)! ...

Desde já Agradeço sua atenção
Abraços e Beijos,
Dallison Kévin da Costa Soares
2o EMA -

Unknown disse...

Bom, todos sabemos que a qualidade das aulas de Língua Portuguesa esse ano serão mais altos do que o ano passado, porem passado. Gostei muito do seu 'nício' de aula com "eu sou você" onde foi possível conhecer uns aos outros um pouco mais. Nas aulas de semana passada não ficou nenhuma dúvida, e é isso.
Vinícius Vieira 2ºEMB

Gabriela Moraes disse...

Boa tarde professora , estou passando aqui para dar um revisada e uma lida , estou gostando muito das aulas de portugues desse ano , vão ser muito boas por sinal , começei a ler o conto já li 2 vzes :) interessante !
até a proxima aula *-*
beeijos , Gabriela 2ºEMA

Leonardo Pimentel disse...

professora piedade,euu gosteii muitoo das aulas da semana passada ,aprendii bastantee ja ate na primeira semana ,apredi o q é conto ,romance,literatura e etc ...
Leonardo- 2ºC

Unknown disse...

Oi professora Piedade, estou aqui para falar das aulas, e meu primeiro ano com a senhora e estou admirando muito as aulas da senhora.
Agradeço por no começo do 2º ano a senhora esta lembrando da materia do 1º ano, a parte de literatura principalmente os contos e esta bastante esclarecido para mim.

Muito obrigado =) Thatiane de O. Ramos 2 EMB

rrodiani disse...

As aulas achei bem construtiva, de bom aproveito... Achei que a atividade que terminamos hoje foram bem interativas, pois é bacana esse tipo de gincana no ínicio do ano... mas por enquanto é isso Professora =)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodolfo disse...

olá professora,primeiramente queria te agradecer por essas aulas pois estão sendo muito importantes para aperfeiçuar minhas habilidades de ler e escrever e enfrentar os problemas do dia-a-dia.
Depois de ouvir suas aulas comecei a ter um ponto de vista diferente para a sociedade graças a sua intelectualidade.
Rodolfo Dias 2EM B.

Unknown disse...

Bom estou gostando muitos das aulas estou vendo que este ano vou aprender , por que a professora Piedadi insina muito bem porem tem um otimo método para explicar . Adorei a atividade que realizamos ' Eu sou você ' por que fiquei conhecendo mais as pessoas tipo eu não conhecia algumas pessoas e essa atividade ajudou bastante .

Erik Negrao =] 2EMB

Hadhawhana Hevilyn ( Dadal) disse...

Olá professora querida, quero lhe agradecer pelas aulas de língua portuguesa, uma matéria que eu adoro e pretendo me esforçar ao máximo para aprender.
Estou adorando principalmente o projeto " Eu sou você", pude conhecer melhor meus novos colegas de classe. Não restou nenhuma dúvida, todas foram esclarecidas em sala de aula.
Beijos.

Unknown disse...

Estou gostando muito de suas aulas
agora estou tendo oportunidade de conhecer novas coisas.
As aulas dessa semana foram muito boas sem conparaçao com o ano passado.As aulas dessa semana me deixaram sem duvida alguma pois,suas explicaçoes foram bem claras achei suas aulas muito boas.Espero aprender muitoo com a senhora esse anoo

nataline 2EM C

fazeresedesfazeres disse...

Olá professora,
Bom, me lembro que a ultima vez em que tive uma aula de português tão boa foi a três anos atrás quando ainda estudava no Dorothoveo, e pra fala verdade a professora Gabriela de portugues era uma das únicas pela qual valia a pena estudar naquela escola, uma das únicas aulas na qual os alunos apreendiam, tanto que estou demorando a me acostumar com uma escola como o João Cruz, mas são aulas como as suas que influenciam-me a ter mais vontade de estudar, combinadas com meus objetivos. Meu único problema foi com as apresentações, eu sou muito tímida pra esses tipos de trabalhos, e nunca me dei muito bem com isso. Sobre o conto confesso que ainda não li, mas pretendo ler hoje e nesse fim de semana comento sobre ele. Beijos. Jessica Lima 2º EM A

Anônimo disse...

Nao tenho nenhuma duvida, gostei muito de reencontrar a senhora. Wellington Almeida, 2° EMB.

Lukas Pinheiro disse...

Olá professora
Bom primeiramente tenho que agradecer a senhora por ser tao compreensiva e dedicada com seus alunos.
A cada dia que passa tenho aulas melhores e super interessantes e tenho serteza que vai continuar assim até a proxima

Júlia Cardoso disse...

Professora, a minha avaliação semanal, é sobre a retomada do conceito de conto, eu acho que a aula foi ótima em relação a retomada, a explicação sobre literatura foi bem exemplificada, e muito compreensível. E também aho que vai ser de grande importancia para o nosso conhecimento comnhecer Machado de Assis.
Um abraço, Júlia 2EME

Unknown disse...

Bom professora como pedido passei para comentar sobre as aulas.'só não consegui passa no horario pedido pois trabalho então este foi o unico horario qe tive para poder lhe comenta.' Bom indo direto ao assunto até agora não tive nenhum assunto a tirar duvidas ' uma boa noite para a senhoraa agradeço lhe a atenção beeijos'

mendfrases disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mendfrases disse...

ola professora Piedade ja que sou uma aluna nova na escola ja estou gostando dos conceitos de aprendizagem do 2 ano e os que a senhora enpõe.Sobre as atividades, exemplo a leitura e atividade sobre o livro de Machado de Assis "Missa do Galo" um genero literario no ano passado o assunto adquirido pela minha escola foi Dom Casmuro que foi um tema que aprecie bastante pode ser que posso entender e apreciar esse tema tambem . Camila 2ºE.MC

Felipe Daniel disse...

Olá Professora, tudo bem ? Foi um bom reencontro com as aulas da senhora. E dizer sobre essa apostila que estamos trabalhando, que é uma experiência nova. Foi bom porque mesmo conhecendo a minha dupla, na primeira aula eu tive a oportunidade de conhecer algumas coisas dele que eu não conhecia. É isso professora. Beijos Felipe Daniel 2ºEMA.

Unknown disse...

Professora DESCULPA a demora , mais é que só deu pra eu entrar na internet agora !
Bom,primeiramente devo dizer que é muito bom tê-la como professora de Lingua Portuguesa novamente *-* ..
Em relação a '1ª semana' de aula, devo dizer que foi tudo muito bem esclarecido sobre o que é conto,literatura..Ja que no ano anterior tivemos alguns problemas em relaçao as aulas de Lingua Portuguesa,mais creio que esse ano vamos mudar !
Sobre o Projeto 'Eu sou você', achei muito divertido,pois tivemos a oportunidade de nos colocar no lugar do outro (que é uma coisa muito dificil) para podermos conhecê-lo e nos conhecermos melhor. Bom , por enquanto é só isso..
Beijos !

Paola Cristiane - 2ºEMC

Unknown disse...

Oi professora tudo bom ???
Passanda aqui só parra dar uma olhadinha até amanhã

Unknown disse...

Essa semana a professora propos qe fivessemos um contrato pedagogico pra colocar alguns pontos pra nossa convivencia ser melhor em sala de aula.estamos trabalhando o projeto"AUTOBIOGRAFIA e BIOGRAFIA" que está sendo muuito boom pois podemos falar um pouco de nós e ouvir um pouco daqeles qe passaram o resto do ano com convivencia diaria.
Iniciamos também o estudo mais sintetizado sobre literatura que esclareceu muito as duvidas que eu tinhas em relação aos generos da literatura.

Lanaa Guedes 2°amA
PS:é bom ter a senhora de volta professora *-*

Prof. Narita disse...

Oi pessoal do 2º Ensino Médio!!!
Após ter lido os comentários percebi que a maioria dos alunos não entenderam a proposta da professora Piedade.A finalidade não é acessar o blog e deixar um oi. Para isso existe orkut e msn.
A finalidade é fazer com que vocês participem efetivamente das aulas de Língua Portuguesa e diariamente retomem os conteúdos trabalhados em sala de aula, pois esta é uma forma de orientação de estudo. Toda vez que retomamos um assunto e tecemos cometários, automaticamente estamos estudando, pois para isso é necessário que tenhamos conhecimento do assunto discutido. Participem, argumentem, façam perguntas. Suguem todo conhecimento que esta professora maravilhosa e competente tem para lhes passar. Vejam nossos alunos brilhando nos vestibulares das escolas públicas e tirando as melhores notas nas redações. Todos eles são da grife "Maria Piedade Teodoro da Silva", segundo os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio.
Espero comentarários mais consistentes para a próxima semana.
Estou aguardando comentários no meu blog em "REVISTANDO AS AULAS SEMANAIS DE MATEMÁTICA". Façam relato!
Beijos!

Felipe Daniel disse...

Professora Piedade, tenho uma dúvida em relação a tarefa que a senhora passou, de ler e falar do perfil do narrador do conto de Machado de Assis, ''A missa do galo''. Essa tarefa era para ser entregue hoje, quarta-feira(3/3/2010), mas não houve aula. Pra quando ficará a entrega dessa tarefa ? Porque sexta feira é um dia que tiramos para corrigir as tarefas da revista certo? E só temos uma aula na sexta feira. Beijos, Felipe Daniel 2ºEMA.

ONG disse...

boa tarde professora!
Achei muito interessante as aulas a respeito da literatura, foi comentado sobre gêneros literários: romance, narrativa e Conto também sobre autores importantes como Camões em "Os Lusíadas" e também Machado de Assis.

ONG disse...

P.S.: Eu havia comentado em outra postagem.
Gabriela Resende 2ºEMC

Ariela disse...

Oi querida professora , tudo bem ?
Estou adorando as aulas da Senhora , percebo como é bom ter uma professora que nos ensina tão bem.
Não nos aprofundamos muito sobre Conto, mais já estou gostando,pois não vimos isso com a Professora do ano passado .

Ariela - 2°EMA

Unknown disse...

Realmente prof Piedade, o blog está super bem feito...

Sei que estou meio atrasado no comentário, mas mesmo assim quis comentar.

A minha duvida é sobre aquilo que você falou na sala... que quantidade não é a mesma coisa que qualidade.... gostaria de entender melhor isso tá?

Beijo,

Marcos Paulo de Campos 2°EMC

Matheus Mariano' disse...

Profª Piedade .. Ao início das aulas deste 1º bimestre pude notar que as aulas da sra. são de qualidade (um pouco puxadas admito rs. Mas é melhor assim ^^') Quanto as "águas passadas" acho necessário retomar, brevemente, alguns conteúdos principais visto que serão cobradas no vestibular =)
Mas isto fica a cargo da sra. Matheus Elias N. Mariano - 2ºEMB

Unknown disse...

Ola professora.. estou gostando muito das suas aulas e no momento não estou com nem uma duvida . Ok beijos 2ºEMA

Gaby disse...

ola profª piedade...estou muito feliz por você estar dando aula pra nos...li o conto "missa do galo" e achei interessante pois é bem diferente do que eu leio normalmente...até a proxima aula.!
Gabriela Silveira 2ºEM C

Unknown disse...

oi profª
estou contente pelas aulas de portugues deste ano, em poucos dia consegui aprender boa parte do conteudo do ano passado...espero que eu continue assim....
jessica carolina 2ºEM C

Pablito disse...

Olá professora Piedade, passando por aqui pra dizer que as aulas esse ano estão muito legais, apesar de nunca ter tido aula com a senhora(se me permite falar assim) eu vejo que esse ano está muito bom, pois o ano passado os primeiros anos foram prejudicados pela ausência de professor(a) de Língua Portuguesa... Mas esta ai o meu comentário, continue sempre assim sendo essa pessoa maravilhosa e excelente profissional! Beijos...

Ruan Pablo
2º EMA

_Amigos para Sempre_ disse...

ola professora aqui e o Igor do 2A nessa semana nos não tivemos muitas aulas mais como sempre a senhora deu conta no recado então vamos lá:

O que aprendi foi que o texto e divido em duas partes que e:

não literário: noticia,reportagem e outros

E o literário:poema(lírico/épico)
romance,conto,crônica.

Bom para mim isso foi muito bom ate mais thau

Tales disse...

Tales Wiliam:2°EMC

Aqui está meu comentário da semana!!!
essa semana demos continuidade ao projeto "Eu sou você".
Também iniciamos a leitura dos poemas autobiograficos.Onde aprendemos sobre textos não literarios e literarios,que os não literarios tem sentido denotativo e os literarios sentido conotativo.
Aprendemos também sobre o genero literario "poema lirico".
E a diferença entre antitese e paradoxo.
Bom até agora nenhuma duvida.

Camila Oliveira disse...

Olá!!!No decorrer dessa semana as aulas abordaram um tema essencial para estender nosso conhecimento:Genero literário"poema lirico",sem esquecer é claro do projeto 'Autobiografia' que permite que as pessoas nos conheçam melhor através da junçao de nossos dados pessoais,que são de grande importancia para que nos compreendam e possamos compartilhar nossos pontos de vista!!Tambem achei muito interessante que após termos lido o conto 'A missa do Galo' criamos uma imagem do narrador levantada diante da leitura!!!Concerteza as aulas só estao melhorando,e abordando temas que sao a estrutura do conhecimento essencial para realizar nossos objetivos futuros!!!Se tratando da professora Piedade,nao se poderia esperar outra coisa nao é??Bju!Camila...2"EMB

Unknown disse...

as aulas dessa semana n foram muito aproveitads.so tive um dia d aula e nao teve muita explicacao!

caique disse...

professora passei pra falar sobre o conto da " missa do galo" .Nunca me enterecei por ler contos sempre gostei de ler sobre guerras , teorias,e coisas sobre o espaço sideral,mas talves eu tenha enterpretado mal meus gostos por leitura e gostaria de continuar a ler contos como aquele
A senhora professora me recomenda algum?


espero que eu tenha escrito no lugar certo agora :)

mm disse...

Bom essa semana demos continuidade no projeto "Eu sou Você".E também começos a ler os poemas autobiográficos onde aprendemos sobre o texto não literário que tem sentido denotativo e os literários que tem sentido conotativo ,e aprendemos sobre o "poema lírico" e também sobre duas figuras de linguagem e Antítese e paradoxo.

Michelle pereira Viana 2ºEM C

Evillyn Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Piedade, desculpa nao ter comentado na semana retrasada, é que estou sem net... Então falando da semana passada... Posso dizer que as aulas estão sendo interessantes, é ótimo saber que esse ano á uma professora de Português que nos de aula, achei intessante também o projeto(apostila) que está sendo trabalhado conosco. Beijoos Stéfany 2ºEMB

Júlia Cardoso disse...

Professora, sobre as aulas dessa semana achei superinteressante as atividades da apostila em relação ao nosso auto descobrimento, e também o nosso conhecimento direto sobre a autobiografia. A atividade sobre a imagem de Machado de Assis, em primeiro plano já me fez desvendar todo o seu estilo de escrita, principalmente as suas características em relação a abertura para ao leitor em descobrir o fim de cada um de seus contos, e a magia que traz em poder estender em grande proporção as aventuras de cada conto.

Gabriela Oliveira disse...

Gabriela Carolina, 2ºEMC

Professora Piedade,primeiro quero te pedir desculpas por não ter postado semana passada, eu estou sem internet, e só consegui entrar hoje.
Bom, as aulas de Língua Portuguesa estão sendo ótimas. O projeto sobre autobiografia e biografia tem feito com que a gente recorde sobre nosso passado, e que também saiba sobre a vida do nosso colega. E sobre o conto de Machado de Assis, é também muito interessante. As aulas tem sido muito produtivas, e a cada aula aprendemos coisas novas, sobre poemas, contos, etc. Principalmente coisas que não foram vistas o ano passado. Que durante esse ano seja como foi nessas primeiras duas semanas, aulas cada vez mais produtivas.
É isso, beijos.

willian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
willian disse...

Olá professora estou passando para dizer que as aulas estão caminhando bem.Gostei muito do conto "Missa do Galo" de Machado de Assis,espero que passe outros para nós ler mos.
um abraço.

Willian,2°EMC

leonardo disse...

oi professora tudo bem???
EStou passando para falar qeu estou gosrando do projeto autobiografia.
Onde o título é Eu:ontem-hoje-amanhã
UM abraço.

Leonardo Vinícius 2ºEMB

allanskay disse...

Oi passando aqui para dizer nenhuma duvida ate agora e ate amanha.Allan.2°A

Nayara disse...

Olá professora,sem dúvidas, por enquanto,
as aulas estão sendo otimas.Beijos e abraços
Nayara de Oliveira 2°EMB

RGPLAY Studios disse...

professora as suas aulas estão muito informativas.Há eu pesquisei as principais figuras de linguagem está bom?até a próxima aula! Roger 2ºC

gustavo disse...

oi prof.ª
boa noite!
vim aqui comenta das aulas desta semana pois está bem interesantes e aproveitosas.
mesmo com o problema de que que não aprendemos "nada" no 1ºEM sobre lingla portuguesa esta dando pra recupera neste bimestre talvez.
Ps:professora se voce pudesse postar augun site sobre figuras de linguagen seria bem aproveitativo pois os sites que encontrei são muito simplificados ou resumidos sobre este assunto.

um abraço professoar e até segunda-feira.

Abilene disse...

Olá professora, achei muito legal e interessante a tarefa sobre nossa biografia!Pois assim relembramos coisas importantes na hora de escrever e também conheçemos aos colegas de uma forma diferente e educativa.Até agora não tenho dúvidas sobre as aulas!Obrigada.beijos

Lucivaldo Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucivaldo Junior disse...

Oi professora to passando para falar que as aulas estão interresantes cade vez mais,lucivaldo 2ºEMB

Lucivaldo Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nick disse...

Professora gostei muito da aula hoje,dá elaboração dos cartazes com traços da minha personalidade...
Ancioso para a apresentacão...
tchau até a proxima aula.
Nicolas 2°EMC

Unknown disse...

Oi professora, passei aqui pra dar uma olhada no Blog, e dizer que estou gostando muito das aulas,e nao estou com nem uma duvida ate agora Ok ! Beijos

Unknown disse...

Oi professora, passei aqui pra dar uma olhada no Blog, e dizer que estou gostando muito das aulas, e nao estou com nem uma duvida até agora . =D Beijos

Gaabyh-* disse...

Professora desculpe a demora para comentar aqui.
É que antes eu tinha comentado e a senhora na sala de aula falou que estava errado e vim ate aqui corrigir.

Gostaria de lhe dizer que estou adorando as aulas e esse projeto que a senhora esta fazendo conosco.
O projeto da autobiografia foi maravilhoso, pois me fez lembra a minha infância. ADOREI

Beijos

Unknown disse...

comentario da semana !

Bom esta semana demos continuidade ao projeto "eu sou você " e logo após demos inicio aos poemas onde aprendemos sobre texto não literarios e literarios.
Disculpa a demora para comentar,estava viajando como a senhora sabe e so consegui comentar agora !

lucas aparecido 2 EMC

Lukas Pinheiro disse...

no entanto tivemos uma semana muito lucrativa nas aulas da senhora . São no entanto muitas tarefas , mas vejo pelo lado positivo , se a senhora cobra , é porque tem a noção da nossa capacidade.
Beijos Gabriel Felix 2°EMC

Saah' disse...

Olá professora,passei pra comentar sobre as aulas dessa semana,que esta bem mais interessante com o projeto Eu:ontem-hoje-amanha(autobiografia)pois conhecemos um pouco mais sobre os nossos colegas e sobre nos mesmos.Com o projeto Quem sou eu aprendemos a nos indentificar com nos mesmos atraves de figuras que mais se indentificam com agente.Ta sendo muito boa as aulas com interaçao de grupo por que nos conseguimos nos compreender melhor!Também vimos sobre os poemas autobiográficos que sao poemas onde o próprio autor diz sobre ele mesmo sendo bom ou ruim o adjetivo que ele se dê com a maioria das vezes da forma conotativa explorando principalmente metáforas antitéticas de antíteses.
Bom Professora é apenas isso,um abraço. Até Segunda-feira Sabrina G. 2°EMC

caique gdf disse...

oi prsora
passei pra dizer que gostei muito do assunto de hoje "estilo" , esta certo que foi sobre estilo literario mas se fosse sobre estilo em uma maneira mas ampla nós iamos passar o resto do dia dialogando,pois falar com jovens sobre isso , justo nós que criamos nosso próprio estilo.
As outras aulas da semana tambem foram interessantes mas o que fez bem hoje foi o tema abordado.

higor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
higor disse...

oi professora

Eu achei a aula de ontem muito legal sobre estilo eu gostaria que voce fala se mais sobre estilo para a sala porque cada um tem um estilo de vida .

Higor bitencourt 2*EMC

Anna Karolina Massari disse...

olá profª foi otimo ter reencontrado a senhora e concerteza esse ano será muito produtivo, começamos a fazer a atividade a apostiva 'eu sou você' e essa foi uma forma de conhecermos melhor nossos colegas de classe.
beijos

anna karolina massari
2ºEMA