sexta-feira, 9 de abril de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 05/04 a 09/04

INICIAMOS A NOSSA EXPOSIÇÃO, SUGERINDO QUE ASSISTA A ALGUMAS NARRATIVAS, POIS QUE ESSE TEM SIDO NOSSO OBJETO DE ESTUDO, OU MELHOR, TERMINAMOS A LEITURA DE "MISSA DO GALO", DE MACHADO DE ASSIS, , INICIAREMOS "UNS BRAÇOS", DO MESMO AUTOR (NOTA: FOI SUGERIDA A LEITURA DE UMA COLETÂNEA DE CONTOS MACHADIANOS. 



"UMA VELA PARA DARIO, DE DALTON TREVISAN AINDA ESTÁ SENDO ESTUDADO ÀS SEXTAS-FEIRAS(REVISTA DA SE).

NAS SEGUNDAS, O ESTUDO DE APORTES TEÓRICOS RELACIONADOS À ESTRUTURA E EXIGÊNCIAS DAS HISTÓRIAS DE FICÇÃO (LIVRO DIDÁTICO).


OBS: NESTAS SEGUNDA E QUARTA HÁ TAREFAS PARA SEREM CORRIGIDAS: ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO E QUESTIONAMENTOS SOBRE O CONTO "MISSA DO GALO".

INICIAMOS TAMBÉM A APRESENTAÇÃO ACERCA DO PERFIL DE UM ESCRITOR BRASILEIRO, NO CASO RACHEL DE QUEIROZ, CONHECIDA, PRINCIPALMENTE, POR OBRAS, COMO, "O QUINZE" E "MEMORIAL DE MARIA MOURA.


FALANDO MAIS DE NARRATIVA E NARRATIVIDADE

O perigo de uma história única.

 No vídeo a seguir, a escritora nigeriana Chimamabda Adichie faz uma palestra sobre o “Perigo de uma história única”. Em um bonito relato sobre sua trajetória profissional, conta que foi alfabetizada lendo os livros escritos para crianças inglesas e americanas; aos sete começou a escrever suas próprias histórias, cujos personagens eram loiros de olhos azuis, pois considerava que os livros só poderiam ser sobre os estrangeiros. Foi quando deparou-se com os livros de autores africanos, como Camara Laye, que retratavam meninas como ela, com pele “cor de chocolate”. A partir daí, vários acontecimentos mostraram-lhe que a história de diversos povos e culturas é contada de forma estereotipada, capaz de acabar com a dignidade de um povo. Diante disso, Adichie afirma que, quando rejeitamos a história única, uma espécie de paraíso é reconquistada.



PODE-SE CONCLUIR:

"As nossas vidas, as nossas culturas, são compostas por muitas histórias sobrepostas. A romancista Chimamanda Adichie conta a história de como descobriu a sua voz cultural - e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico."



23 comentários:

Gabi...Bibi...Gabriela.... disse...

Chimamabda Adichie começou a ler histórias infantis americanas por conta própria e diz que qualquer um pode aprender a ler, basta querer. Ela começou a escrever com oito anos, escrevia como nos livros estrangeiros, pessoas brancas de olhos azuis e com uma realidade totalmente diferente da dela. Ela não se identificava com o que escrevia. Ela gosta dos livros americanos, mas não sabia o quanto escrever sobre pessoas como ela seria interessante. Ela diz que é importante escrever sobre sua cultura e não deve negar as dificuldades, pobreza e cultura que é bem diferente da dos Americanos.
A respeito do slide, é apresentado vários elementos de uma narrativa. "Missa do Galo" é um conto em que prevalece o tempo psicológico, é narrado em primeiro pessoa, logo o narrador é o personagem da história.
Professora, o meu grupo da autobiografia ainda não apresentou.
Aluna: Gabriela Resende 2°EMC

Gabi...Bibi...Gabriela.... disse...

professora, só hoje consegui visualizar a postagem, eu tentei antes mas não estava conseguindo.

lg disse...

Tales Wiliam: 2°EMC

Bom, essa semana na segunda feira faltei a aula pois estava doente.
Na quarta nos corrigimos as nove questoes sobre o texto "Missa do Galo",e tabem a presentaçao de tres textos autobiograficos.
Ja na sexta abrangemos sobre estilos de epoca.

willian disse...

Na segunda-feira corrigimos a tarefa do livro didatico,onde os alunos lembraram de alguns textos literários onde vimos a situaçõa inicial,climax,conflifo e o desfexo.
Na quarta-feira,corrigimos as quetões relacionada ao texto "Missa do Galo".
Na sexta-feira falamos sobre varios estilos de época.

Willian,2°EMC

iisa disse...

Na segunda nao fui a aula, na quarta iniciamos a correção das questoes relacionadas ao conto ''missa do galo'', ja na sexta falamos sobre cada estilo de época.

Higor Lisboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Higor Lisboa disse...

Na segunda começamos a corrigir a tarefa do livro didático, o a senhora conversou com o pai da marieli (a respeito da tarefa), na quarta corrigimos as questões do roteiro de "missa do galo", de Machado de Assis, e na 2ª aula de iríamos apresentar o trabalho o data show estava emprestado para o profº Alvaro, assim continuamos a leitura do conto Machadiano "uns braços", que trás também a questão do adultério, igual o conto "missa do galo". Já na sexta continuamos a corrigir o caderninho do aluno, discutimos sobre a questão do estilo.

HIGOR MENEZES RAMALHO LISBOA 2º EMB

leonardo viniciu disse...

Ola professora.
Na segunda-feira continuamos a correção da tarefa do livro de dádico.
Ja na quarta-feira correção da tarefa(questionamento acerca "Missa do Galo", de Machado de Assis.E iriamos iníciar as apresentações"Perfil de um escritor brasileiro"e o meu grupo iria apresentar mas o data show estava ocupadoi.
Ja na sexta-feira continuamos a correção do caderninho do volume4

Pâam disse...

Bom,na segunda feira ere u e o resto do meu grupo apresentamos o cartaz e corrigimos as atividades propostas do livro didatico.
Na quarta feira finalizamos a apresentaçao do meu grupo q foi a autobiografia, demos continuidade a leitura do conto e iamos apresentar o Videos, mas nao deu.
Na sexta feira entregamos a atividade numero 10 e fizemos a correcao do caderninho do aluno.

Pamela Fortes Alves 2°EMC

Abilene disse...

Na segunda-feira devido aos cadeados entupidos não tivemos um dia de aula normal.Na quarta-feira eu faltei.Na sexta era pra entregar a 10ª questão sobre o conto "Missa do Galo".
OBrigada
Abilene Melissa de Abreu

M.Mariano' disse...

Professora , andei lendo "Uns Braços" e "Entre Santos" e uma coisa que me chamou a atenção foi que o desfecho não foi o esperado em nenhum dos casos. Por exemplo , no caso de "Entre Santos", achei que o desfecho não teve sentido algum /rs' ; Seria essa uma característica do conto ? Digo , fazer o leitor ficar pensando no que houve após o desfecho ?
Hmm' . Interessante ! Poderíamos destacar isso em sala? .
Matheus Mariano 2ºEMB

Felipe disse...

Boa noite prof *-*
Segunda feira não pude comparecer a aula, devido a um exame. Quarta corrigimos e discutimos as questões sobre " Missa do galo", e tive muitas dúvidas mas que já foram tiradas em sala de aula. Sexta feira, tive um problema e não acompanhei a senhora ao subir para sala. Felipe 2°EMA

lucas disse...

Bom, essa semana na segunda feira tivemos aula com o livro didatico.
Na quarta feira corrigimos as questoes sobre "missa do galo" Ja na sexta falamos sobre estilos de epoca.

Roger disse...

Estamos num assunto muito interessante "Narração".
Professora como os povos são discriminados até mesmo nas histórias muito triste isso, nenhuma pessoa merece isso nem a Adichie nem ninguém .
Naqueles slides lá é apresentado todos os conceitos de narrativa assim podemos tirar dúvidas quando precisarmos.
até a próxima
Roger 2ºEMC

gaabriela moraes disse...

Olá professora!

na quarta nao sai mais cedo da sua aula , mais a senhora corrigiu , as perguntas "missa do galo" ! na sexta comentamos , sobre cada estilo de época !

um abraaço , Gabriela Moraes 2 EMA .

• Bia disse...

oii professora !
Na segunda começamos a corrigir a tarefa do livro didático, o a senhora conversou com o pai da marieli (sobre a falta de compromisso de alguns alunos), na quarta corrigimos as questões do roteiro de "missa do galo", de Machado de Assis, e na 2ª aula de iríamos apresentar o trabalho porém o data show estava emprestado para o profº Alvaro, assim continuamos a leitura do conto Machadiano "uns braços" que até agora está sendo bem interessante.Na sexta continuamos a corrigir o caderninho do aluno, discutimos sobre a questão do estilo,bom,a respeito desse asunto,eu concordo com que a senhora disse na sala, cada um tem seu estilo e devemos respeitar isso.Acho ridículo esse ''povo'' que segue ''modinha''.
Já em questão do vídeo postado,eu acho que nos vemos a África através dos olhos dos europeus,pois os fimes que eles produzem [por exemplo]trazem uma vizão não muito boa dos negros.
É isso não tenhu dúvidas !
Beijos'

Beatriz Stephanie 2°em

Rodolfo disse...

Olá professora,na segunda-feira iniciamos a correção da tarefa do livro didatico
Na quarta-feira corrigimos as questões da "Missa do Galo", e depois a senhora passou uma tarefa para fazemos um texto relacionado as nove questões da Missa do Galo.
Na sexta-feira continuamos a correção do caderninho do aluno e discutimos os estilos das pessoas
Rodolfo Martins Dias n:29 2 EM B

dallison disse...

Boa noite professora!

Bom as aulas estão sendo muito boas estou conseguindo adquirir bastante conhecimento.
Na segunda corrigimos a tarefa relacionada ao livro didático, na quarta falamos e abordamos um pouco a respeito das questoes relacionadas ao conto "Missa do Galo"
E na sexta (nao sei !!!)porque esive fora da sala (irresponssabilidade minha)
Desde já agradeço e aproveitando o ensejo depeço - me
Beijos
dallison Kevin da Costa soares 2º EMA

gustavo disse...

oi prof. semana passada foi feita a correção do livro e da apostila, como você pode ver, o blog abriu, ele não estava abrindo porquê ele tinha que carregar os videos primeiro, depois ele abre normalmente,e o trbalho de slide vai esta na sua mão até amanhã.
um abraço
até amanhã

Camilinha disse...

Olá professora!!Bom,essa semana nós realizamos o término da correçao das atividades referentes ao texto Missa do Galo..Tambem estamos corrigindo as atividades do livro didatico..Gostei muito da leitura do texto Uns Braços..Principalmente seguido de seus comentários que tornaram o entendimento mais amplo.Estou anciosa pelas proximas aulas!!Ah,aproveitando a opurtunidade gostaria de saber se a senhora já corrigio o poema que eu fiz,sobre mim(autobiografia de forma peetica)?Camila2EMB

gustavo disse...

oi prof
não consigo achar a atividade do trabalho,me manda o link por e-mail,grato té+

xDrih disse...

Nesta semana terminamos a análise de Missa do Galo, deixando mais claras as características Machadianas, tais como o tempo narrado e os temas subjetivos (adultério).
Começamos a Leitura de outro conto, ‘Uns Braços’ do mesmo autor, fazendo uma análise parecida com de ‘Missa do Galo’.
Continuamos a falar sobre as tarefas do livro e sexta continuamos a correção do volume 4 do caderno do Aluno.
Sobre os vídeos:
No vídeo sobre a escritora nigeriana Chimamabda Adichie, achei interessante sua história e o modo em que ela retrata o preconceito gerado a partir de uma única história, a partir de esteriótipos, como os da África (pobres) e do México (‘invasores’).
Todos os conceitos de culturas são derivados de estereótipos, por isso não devemos nos prender a apenas um lado da história e nem nos compararmos com elas, temos sempre que ‘honrar’ nossa cultura e ser quem somos.
Já o segundo vídeo, sobre as categorias da narrativa apresenta assuntos abordados em sala, como: as vozes, tipos de narradores, personagens, tempos e etc.

nathy disse...

ola professora
nesta segunda feirra
corigimos as atividades do livro mas nao conseguimos terminar...
2º em C