terça-feira, 6 de abril de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 29/03 e 31/03

Só para sensibilizar:


"A narrativa possibilita a criação de outra realidade pela magia da linguagem"
O ato de escrever é prazer, diversão. É a sensação de poder, de domínio. Criar gente, fabricar fantasias, inventar cidades, dar vida e dar morte, criar um terremoto ou furacão, fazer o que eu quiser. Escrever é um jogo, brincadeira. Conseguir segurar, prender uma pessoa, mantê-la atrelada a si (é o leitor diante do livro: sua sensação divina). (Ignácio de Loyola Brandão, contista brasileiro do século XX e XXI).

A semana que findou foi mais curta por conta da Sexta-feira Santa, mas mesmo assim não deixamos de afinar o discurso: na segunda, início do uso de duas propostas do livro didático – capítulos 6 “Realidade e ficção nas narrativas” e 7 “Estrutura da narrativa”, ambos ênfase nos elementos construtores de narrativas (história de ficção: contos e romances, principalmente). Esse estudo complementar visa enriquecer a fala de sala de aula quanto a esses gêneros literários e as suas exigências linguístico-discursivas.



ATENÇÂO: tarefa próxima aula. Págs. 227 a 240 (aspectos teóricos e atividades), porém para o dia 05/04/2010, até 238. Após correção dessa primeira etapa, feitura para próxima semana do restante das atividades. Os últimos grupos estão apresentando a autobiografia, ainda o destaque é para o ter, o gosto, fugindo da proposta “Quem são vocês?”


Terminamos a leitura do conto machadiano, “Missa do galo”, pontuando, ao longo do conto, aspectos relacionados à temática, aos recursos discursivos e linguísticos/estilo, o dizer de Machado de Assis (TAREFA: resolver 10 questionamentos associados ao conto estudado para 07/04/2010. Atente que a 10ª questão é a produção de uma resenha na qual se recolha todas as observações feitas nas questões anteriores. As questões estão disponíveis com a professora para copiar, no xérox e ainda no blog). O passo seguinte é assistir ao vídeo “Machado de Assis, um mestre na periferia”(já postado no blog na semana anterior, mas também visto em sala de aula – objetivo: ater à biografia, às obras relevantes e ao estilo do escritor em destaque).

Veja agora a diferença entre formas de narrar, lendo os textos a seguir:

Texto 1

“Noite escura, sem céu nem estrelas. Uma noite de ardentia. Estava tremendo. O que seria desta vez? A resposta veio do fundo. Uma enorme baleia, com o corpo todo iluminado, passava exatamente sob o barco, quase tocando-lhe o fundo. Podia ser sua descomunal cauda, de envergadura talvez igual ao comprimento do meu barco, passando por baixo, de um lado, enquanto do outro, seguiam o corpo e a cabeça. Com o seu movimento verde fosforescente iluminando a noite, nem me tocou, e iluminada seguiu em frente. Com as mãos agarradas na borda, estava completamente paralisado por tão impressionante espetáculo— belo e assustador ao mesmo tempo. Acompanhava com os olhos e a respiração seu caminho sob a superfície. Manobrou e voltou-se de novo, e, mesmo maravilhado com o que via, não tive a menor dúvida: voei para dentro, fechei a porta e todos os respiros, e fiquei aguardando, deitado, com as mãos no teto, pronto para o golpe. Suavemente tocou o leme e passou a empurrar o barco, que ficou atravessado a sua frente. Eu procurava imaginar o que ela queria.

Texto 2

A lebre e a tartaruga
A lebre estava se vangloriando de sua rapidez, perante os outros animais:
“Nunca perco de ninguém. Desafio a todos aqui a tomarem parte numa corrida comigo.”
“Aceito o desafio!”, disse a tartaruga calmamente.
“Isto parece brincadeira. Poderia dançar à sua volta, por todo o caminho”, respondeu a lebre.
“Guarde sua presunção até ver quem ganha”, recomendou a tartaruga.
A um sinal dado pelos outros animais, as duas partiram. A lebre saiu a toda velocidade. Mais adiante, para demonstrar seu desprezo pela rival, deitou-se e tirou uma soneca. A tartaruga continuou avançando, com muita perseverança. Quando a lebre acordou, viu-a já pertinho do ponto final e não teve tempo de correr, para chegar primeiro.

Moral: Com perseverança, tudo se alcança.

Veja:

• o texto mostra, através de um relato de experiência vivida, cenas da memória do famoso navegador brasileiro - Amir Klink, autor de vários livros sobre suas viagens;

• o texto 2 conta uma história de animais - fábula - que ilustra um comportamento humano e cuja finalidade é dar um ensinamento a respeito de certas atitudes das pessoas.

Podemos afirmar que os dois textos têm em comum os seguintes aspectos:

• acontecimento, fato, situação (ou "o que aconteceu" e "como aconteceu")

• personagem (ou "com quem aconteceu")

• espaço, tempo (ou o "onde" e "quando aconteceu")

• narrador (ou "quem está contando")

Ambos os textos são narrativas, mas com uma diferença: o primeiro é uma narrativa não ficcional, porque traz uma história vivida e relatada por uma pessoa. O segundo é uma narrativa ficcional, em que um autor cria no mundo da imaginação, uma história narrada por um narrador e vivida por seus personagens.

Para a distinção entre narrativa ficcional e não ficcional ficar mais clara, é bom lembrar, por exemplo, que a notícia de jornal é também uma narrativa de não-ficção, pois relata fatos da realidade que mereçam ser divulgados.

30 comentários:

gaabriela moraes disse...

Olá Professora !

Semana passada,não tivemos aula na sexta-feira,por causa do feriado .

Mas na segunda a senhora deu vistos no caderno de quem fez a tarefa ,não fiz por um problema de não ter o livro , mais a senhora já deu outro prazo para que essa tarefa , esteje realizada .
Bom , professora quanto ao video em dupla , estarei mandando pra senhora ate amanha , junto com o poema .

Bom , por enquanto eu não tive nenhuma duvida sobre as tarefas , qualquer coisa , eu te mandarei um e-mail !

Um abraço - Gabriela Moraes 2 EMA

Marieli 2° EMB disse...

Oi professora,

Bom essa semana como a senhora mesma postou foi mais curta devido ao feriado da sexta-feira santa, no entanto da segunda-feira tivemos as apresentações das autobiografias visuais e autobiografia em prosa dos últimos grupos que faltavam se apresentar e a senhora passou a proposta da tarefa do liro didático que serão usados todas as segundas feiras.
Na quarta-feira assistimos ao vídeo de Machado de Assis o Mestre na Periferia(para alguns foi o primeiro contato, porém eu já tinha assisitido antes logo quando a senhora postou) onde fala sobre a vida de Machado de Assis, alguns de seus livros e contos e depois num segundo momento a senhora pediu para que registrassemos as informações mais impostantes.
Bom foi isso professora minhas dúvidas foram todas esclarecidaa em sala de aula e Professora eu gostaria de deixar um vídeo que eu gostei e achei muito interessante sobre o conto "Missa do Galo" que acabamos de finalizar seu estudo

http://www.youtube.com/watch?v=0nUCC1tVKro&feature=fvsr É SÓ UM PEDAÇO MAIS ACHEI MUITO INTERESSANTE!!!

Rodrigo disse...

Olá Professora!
Segunta-feira continuamos com a alto biografias visuais e autobiografia em prosa.
Na quarta-feira assistimos o video de Machado de Assis o Mestre na Periferia,onde fla da vida de Machado de Assis.
E a senhora pediu pra que nos alunos registra-se no cader as informaçóes mas importante.

Rodrigo Alves Lima 2º EM B Nº30

Gabi...Bibi...Gabriela.... disse...

Um exemplo de narrativa ficcional é o texto da "Rapunzel" e também "Os músculos" (chega a ser mentira ao extremo.) As duas se encontram no livro didático.
Vou tentar enviar o video sobre teoria literária hoje mesmo.
Gabriela Resende 2°EMC

mm disse...

Olá Professora!

Na segunda feira demos continuidade as apresentações da autobiografia,na quarta feira terminamos a leitura do conto "Missa do Galo" e também explicou o que era romance e na sexta não tivemos aula.Assistindo os videos de Machado de Assis ele é um observador muito agudo da literatura brasileira e seus contos são considerados os melhor da literatura brasileira.

Michelle Pereira Viana nº27 2ºEM C

Fannyh' sz~ disse...

Olá professora,

Semana passada terminamos a explicação do conto " Missa do Galo" de Machado de Assis, e essa semana iremos começar outro conto.
Segunda era pra ser entregue, uma das nossas tarefas, na qual, nem todos os alunos fizeram, mas já na próxima aula, já iram estar prontas.
Tem a tarefa, das 10 questões, que eu já fiz, corrigiremos ela amanhã.

Abraço,


Stéfany Mitie 2 EMA

• Bia disse...

Olá professora !
Na segunda feira eu faltei,porém, soube atravéz de meus amigos que teve as apresentações das autobiografias visuais e autobiografia em prosa dos últimos grupos que faltavam se apresentar e a senhora passou a proposta da tarefa do liro didático que serão usados todas as segundas feiras.
Na quarta(eu estava presente)nos assistimos um video sobre Machado de Assis,''Um mestre na periferia''.
Eu já tinha assistido em seu blog,e achei muito interessante esse e os outros que a senhora postou.
Também finalizamos o estudo sobre do conto ''Missa do Galo'',confesso que em um 1°momento não gostei do conto,porém
após o estudo achei muito legal,e de certa forma engraçado,pois hoje em dia os homens não se encantam somente por braços,calcanhares..etc,eles não tem mais essa ''inocencia'',mas também acho que isso é por metade culpa das mulheres,que hoje em dia são muito ''dadas''! A senhora não acha ? kkkk'
Na sexta não tivemos aula pois foi feriado.
Não tive nenhuma duvida!
Beijos '
Beatriz Stephanie 2°emB

M.Mariano' disse...

Bom professora. Espero que semana que vem todos os alunos estejam com o livro didático em mãos e a tarefa proposta também.
Estou impressionado com os contos de Machado, não podia imaginar que ele usaria erotismo em seus contos , pelo contrário. Não obstante, com a ajuda da sra. esou reriando minha imagem de Machado, que era a de um romancista qual como Shakespeare sabe? Por exemplo, aquela coisa mais romântica, inocente.
Enfim' é melhor eu assistir ao vídeo "Um mestre na periferia" pra não ficar falando asneira.
Vou efetuar as tarefas e se surgir alguma dúvida digo aqui (:
Até mais
Matheus Mariano, 2ºB

jessica disse...

Ola prof
Eu li os textos e observei tbm q no primeiro o narrador é o narrador personagem e no segundo nao.
Outros exeplos de narrativa ficcional sao todos os conto de fadas ou ,pelo menos, boa parte deles pois nao sao nada reais
Bjuss
JESSICA CAROLINA 2°EM-C

Taamyh --* disse...

Olá professora!
essa semana a senhora vistou os cadernos de alguns alunos qe fizeram a tarefa, infelizmente a maioria não fez,mas creio eu que segunda feira todas estarão prontas.Terminamos a explicação do conto "Missa do Galo" e ja vamos começar a trabalhar outro conto.Na quarta feira não pude estar presente pois estava doente mas fiz a tarefa e mandei pela Gabrielle. Amanhã continuaremos a correção dos Cadernos do aluno. No momento não tive nenhuma duvida.

Abraço Tamires Ribeiro 2°EMA

gustavo disse...

oi prof.
tudo bem
vim aqu escrever o comentario sobre o video "machado de assis-um mestre da periferia".
a vida de machado de assis é bem interesante mas da pra percever que desde de sedo ele já tinha um contato acom as palavras atraves dos jornais onde trabalhou,mas o que achei mais interesante foi a "memorias prostumas de bras cubas" até vi que tem um filme sobre essa obra consagrada de machado de assis.
thal prof
um abraço

Leonardo disse...

Profº essa semana eu gostei muito ,do video dos "Machado de Assis" ele tem muitas obras ,e todas boas,mais para intender algumas é necessário algum conhecimento literário ,e os videos dele falam muito bem sobre a vida e algumas obras dele,e o que eu achei muito interessante que ele é considerado um homem completamente de sua época e de seu tempo !!
Leonardo 2º EM C ...

lg disse...

Tales Wiliam: 2°EMC

Bom essa semana na segunda feira foi dados os vistos,e um bilhete dizendo q ue apenas 40% dos alunos fez tarefa.
Na quarta, Abner e seu grupo apresentaram o trabalho sobre Rachel de Queiroz.
Já na sexta feira não pude ir ha aula pois estava com febre e passando mal.
Com relaçao ao video de Machado de Assis, pude entender suas duas fases, onde na pimeira ele acredita num mundo q pode mudar,ja na sua segunda fase ja acha que somos "barbaros".

Pâam disse...

Professora por favor me passa seu email pra que eu possa mandar o video do conceito de literatura.

obrigada , Pâmela Fortes Alves . 2°emC

gustavo disse...

oi prof.
tudo bem
vim aqu escrever o comentario sobre o video "machado de assis-um mestre da periferia".
a vida de machado de assis é bem interesante mas da pra percever que desde de sedo ele já tinha um contato acom as palavras atraves dos jornais onde trabalhou,mas o que achei mais interesante foi a "memorias prostumas de bras cubas" até vi que tem um filme sobre essa obra consagrada de machado de assis.
thal prof
um abraço
NOME:luiz Gustavo N21 SERIE 2em:c

dallison disse...

Boa tarde professora.
Primeiramente, gostaria de pedir desculpas a senhora por estar comentando hoje (11/04)mas justifico que foi o único dia que pude acessar a internet ...

Bom na "Semana Santa" só pude assistir as aulas de 2ºfeira, pois fui pego derrepente por uma suspeita de "Dengue" e só retornei na quarta feira !!!
Mas quanto a Dúvidas não tive nenhuma está tudo claro em relação as atividades trabalhadas em classe!
Ah já estava esquecendo ... Estou em uma "Lan house" então não tem jeito de Eu mandar o poema pra senhora, mas assim que eu estiver com meu computador eu enviarei para a senhora! (pra falar a verdade ficou muito bom !!!
Tchau e até amanhã !!!

Beijão !!!

PS: Já too com saudades, pois nao te vi sexta !!!

Hadhawhana Hevilyn ( Dadal) disse...

Olá Professora.
Está aí a adaptação do conto " Uns braços"- Machado de Assis.

http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/conto-de-machado-de-assis-vira-especial-na-record-20091205.html

Stéfany disse...

Oie professora, essa semana as aulas foram interessantes, tirando o fato de que poucos fizeram a tarefa, mas eu fiz. Meu grupo finalmente apresentou o trabalho e li minha autobiobrafia. Eu assisti alguns vídeos sobre o Machado de Assis, o conheci melhor o autor. A resenha do conto “missa do galo” vou entregar pra senhora. E o trabalho que era em dupla, fizemos eu e o Wellington, e enviamos no teu email. Duvidas sobre as aulas não tenho, qualquer coisa posto aqui :)
Stéfany 2°EMB

Higor Lisboa disse...

oi professora,
Na 2ª continuamos as apresentações dos cartazes com o objetivo de mostrar quem era o grupo mais que saiu o que cada um ou cada grupo gostava , queria ter, mais em fim apresentamos mesmo assim, a senhora passou tarefa do livro didático(não entendi muito, não ficou claro, a pergunta do livro que falava pra citar o climax, desfecho... de um conto, romance... ai fiz uma resenha pois, num sabia se era pra fazer cada item separadamente. Também a questão da escala gradativa crecente). Na 4ª nós assistimos um vídeo falando do Machado de Assis, e depois do primeiro contato com o vídeo a senhora colocou o vídeo de novo (embora não tenhe dado tempo de passar todo) para que tentassemos pegar a resposta de algumas "perguntas" que a senhora nos passou. Na 6ª por conta do feriado não tivemos aula. Abraço até amanhã.

HIGOR MENEZES RAMALHO LISBOA 2ºEMB.

amanda disse...

Oi Professora.
Pois bem semana passada,você visto as tarefas,as 10 questões sobre o mito missa do galo,algumas perguntas meio dificeis mais deu pra responder.Achu que é só,pois na segunda faltei.Beijos Amanda Paiva 2º EMA

Abilene disse...

Olá professora,"NESSA" semana a senhora vistou as tarefas do conto "Missa do Galo",que para mim não foi muito difícil.Continuamos a correção dos exercícios do Caderno do Aluno.Era para iniciarmos a leitura do conto "Uns Braços",porém não deu tempo devido algumas dúvidas de gramática dos alunos!Como:
Quando dizer ESTA / ESSA, NESSA/NESTA.

Exemplo:

-Nesta semana que virá,farei muitas tarefas!

-Nessa semana que se passou,não tive tempo de nada,pois fiz vários trabalhos!

:D Obrigada
Abilene Melissa de Abreu 2ºEM A

isabelle disse...

Oii professora !

Bom, essa semana tivemos poucas aulas, pois sexta foi feriado, e segunda eu faltei. Segunda, o dia que nao vim, a senhora deu visto nas tarefas, nao foi de proposito, pois já havia feito. Não tenho duvidas, quanto a nada.

bjks

Isabelle Lima 2EM A

caique gdf disse...

oi professora queria dizer q achei entrigante a quele conto q falava sobre o broto de arame q lemos na sala hoje.
Professora a senhora acha q a muitos "arames" falta de liberdade por ai ?

Bem por q eu tenho uma floresta então em minha vida :)

Camilinha disse...

Olá professora!!Bom,nessa semana tivemos diversas atividades..como terminamos as apresentaçoes dos trabalhos referentes aos cartazes que abordam nosso perfil..Tambem iniciamos o trabalho com o livro didatico..no qual realizamos tarefa referente aos textos narrativo que se encontram no livro.E tambem estamos finalizando a correçao das atividades realizadas no caderninho do aluno.Diante dessas aulas diversificadas posso afirmar que finalizamos a semana com bastante conhecimento!!Bju..Camila..2EMB

Rodolfo disse...

Olá professora,na semana passada houve um problema por causa que vários alunos não fizeram a tarefa inclusive eu mesmo,por isso estou pedindo desculpas
Na quarta-feira assistimos o vídeo de Machado de Assis que mostrou toda sua trajetória de sua vida, na minha opinião achei o vídeo muito interessante porque Machado de Assis foi um grande escritor naquela época
Rodolfo Martins N 29 2 EM B

Gaby disse...

Ola professora...
bom como a senhora mesmo disse foi a semana mais curta até agora...
Um texto ficcional que não foi citado são os livros da saga Harry Potter....que sem duvidas é um texto de narrativa ficcional....!
tchau...

Gabriela Silveira 2ºem C

xDrih disse...

Olá
Sobre a semana do dia 29/03 a 31/03 não tive muitas dúvidas, apenas em relação as 10 questões Machadianas, mas a senhora esclareceu.
Segunda feira apresentei minha autobiografia (giganteeeeeesca), porém acho que estava 'boa'.Recebemos também instruções sobre a tarefe do livro.
Quarta assistimos o vídeo postado no blog sobre a vida de Machado de Assis e anotamos trechos importantes, tais como suas etapas e características de suas obras.
Aqui no blog pude perceber a diferença de textos ficcionas e não ficcionais. Essas diferenças de discursos ficaram bem claras pelo exemplo dado.
;*

AlanN disse...

Óla, ProfºPiedade sou o Alan da 5serie A .bjsss BOA TARDE

AlanN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AlanN disse...

oi,professora !!!!!!
sou o alan da 5°A.......