PARA QUEM ESTÁ LENDO ROMANCE OU CONTO
Proposta de trabalho de leitura de romance
(pode abaixá-los no site www.dominiopublico.com.br.)
Após a leitura do romance escolhido, prepare um seminário sobre a obra com base nos aspectos a seguir:
Obs.: Datas de apresentação: setembro e outubro
1. Análise do enredo
a. Reconstituição da história (O que conta o romance/não pode ultrapassar 500 palavras em um único parágrafo).
b. Começo e epílogo do romance (como se organiza o relato).
c. Andamento da ação (Qual o ritmo do narrado: ações central e secundárias/conflito e clímax).
IMPORTANTE LEMBRAR QUE, EM UM ROMANCE, OS DRAMAS SÃO MÚLTIPLOS E DEVEM, DE ALGUMA FORMA, ESTAR LIGADOS AO CONFLITO CENTRAL, EM TORNO DO QUAL GRAVITAM, COMO SATÉLITES.
2. Análise do espaço
a. Onde ocorre o relato (espaço físico; cenário e espaço social).
b. Que lugares são descritos e quais as locações privilegiadas no enredo).
c. Há preocupação com a paisagem.
d. Que ambientações predominam (externa e interna).
3. Análise do tempo (cronológico ou linear, psicológico ou vertical e social)
a. Quando se passa a história (Que tempo ela abrange. Os fatos temporais dizem respeito à cronologia histórica, desde o inicio da narração. O narrador usa o tempo disciplinarmente).
b. É possível medir o lapso temporal (Quebras da sequência linear dos acontecimentos ou localização temporal/uso de “flashback”, cuja função é dar conta de fatos ocorridos anteriores ao acontecimento principal do relato e/ou há momento de comentários ou verticalidade).
c. Trata-se de um romance de tempo cronológico ou tempo psicológico (Há algum uso especial do tempo psicológico. Que importância tem isso).
d. Observa-se a presença do tempo social (tempo do contexto político-social-cultural/histórico).
4. Análise das personagens
a. Quanto são as personagens.
b. Quais as personagens principais (protagonistas/antagonista) e quais os secundários (coadjuvantes). São planas ao longo do período de relato (Estão sempre iguais, não surpreendem, estáticas e inalteráveis). Há personagens figurantes ou apenas nomeadas.
c. De acordo com a profundidade, as personagens podem ser: planas ou bidimensionais ou esféricos ou tridimensionais (redondas). Surpreende o leitor, pois se aproxima do
d. Faça uma análise das personagens principais (Com são quanto aos aspectos físicos e comportamentais. São analisadas psicologicamente. Que tipo de comportamento as personagens apresentam).
e. Existe algum personagem-tipo/caricatural.
5. Análise do foco narrativo
a. Quem conta a história. Existe onisciência (o narrador conhece todos os pormenores e acompanha as personagens em todos os pensamentos. Acompanha tudo com se fosse um cameraman. Provoca a sensação de dirigir o leitor).
b. Existe intromissão do narrador (Isso é importante dentro do enredo).
c. Há mistura de focos narrativos.
6. Análise da linguagem
a. Qual o tipo de discurso/vozes predominante (Direto, indireto e/ou indireto livre).
b. Existe descrição (Comentar).
c. Como é a narração.
d. Há dissertação.
7. Comentário final
a. Quais os tipos de níveis o romance oferece?
b. Quais são os temas enfocados?
c. Que tipo de mensagem foi transmitida?
d. Que tipo de crítica social se teceu?
APÓS A EXPOSIÇÃO, É NECESSÁRIO ENTREGAR POR ESCRITO, NÃO SÓ ESSA ANÁLISE INTERPRETATIVA, COMO TAMBÉM UMA RESENHA (BASE NO MODELO DA REVISTA Nº 1 DO 2º ANO.
5 comentários:
Olá Professora..
Nos somos do grupo da Aline..
Não conseguimos entender a explicação exposta no blog.. Então não a enviamos a atividade proposta..
Amanhã se poder nos ajude em sala de aula agradeseremos..
Até Brunaa 1ºE
Olá professora !
O meu grupo fez a primeira parte do trbalho,mais teve uma questão que não compreendemos perfeitamente.
Por isso só enviaremos o trabalho amanhã,24/09/2010.
Desde já agradeço,
Thainara.
ALINE, QUAL ASPECTO QUE NÃO ENTENDERAM. POSTE AQUI PARA EU IR ADIANTANDO.AGUARDO
ATÉ.
THAINARA, QUAL QUESTÃO O GRUPO NÃO CONSEGUIU ENTENDER? POSTE POR AQUI PARA QUE MAIS ALUNOS POSSA TAMBÉM SANAR A MESMA DÚVIDA.
ATÉ
O MEU EMAIL SE PRECISAR: PIEDADETEODORO@HOTMAIL.COM
Postar um comentário