domingo, 3 de abril de 2011

3º RECADO PARA 2° ANOS DO ENSINO MÉDIO DE 2011 DO JC - ABRIL

DIAS 25 e 27 DE ABRIL, TEREMOS EVENTO AVALIATIVO; PORTANTO LEIA E ESTUDE:

1. FIGURAS DE LINGUAGEM:


2. POESIA DE CORDEL(CAPÍTULO DA REVISTA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO/VOL 4- 1ºANO E AINDA VISITE O SITE: http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u5.jhtm

3. AS PEÇAS TEATRAIS: "AUTO DA BARCA DO INFERNO, DE GIL VICENTE NESTE SITE, SE ENCONTRA A OBRA NAÍNTEGRA: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000107.pdf



 E "AUTO DA COMPADECIDA DE ARIANO SUASSUNA;

VISITE ESTES SITES, TEMOS COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA EM QUESTÃO QUE VALEM A PENA CONHECÊ-LOS E A PEÇA NA ÍNTEGRA NO FINAL DA PÁGINA E NAS PÁGINAS SUBSEQUENTES:   http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/auto_da_compadecida 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ariano-suassuna/auto-da-compadecida.php

16 comentários:

Evaldo Junior disse...

oi Professora
eu ja li as coisas que vai ter

Unknown disse...

Yasmin Melo -
Olá Professora !
Primeramente queria que soubesse que entrei em todos os sites recomendado pela senhora, e peguei tudo que achei necessário para aprofundar meus estudos, no assunto que estamos retratando esse mês. Retomando a Poesia de Cordel, e todas as suas principais características. As leituras realizadas- o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, entre os outros que a senhora pediu que nós lessemos no decorrer do bimestre. Enfim, vi o video, da peça teatral de Gil Vicente,e achei muito interessante. Desde de já agradeço, por tudo ! Yasmin Melo 2ºEMC

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

EVALDO, COMENTE ACERCA DOS ASSUNTOS QUE ENTROU EM CONTATO.AGUARDO

Unknown disse...

Bem , vai ser importante estudar para as provas dos dias 27 e 28 de abril porque alem de ser um conteudo um tanto 'chato' de aprender , é extenso.
Relembrando o que seria figuras de linguaem , seria uma dentre varias formas do escritor usar em um texto para aplicar um certo tipo de interpretação/entendimento do mesmo. O uso dela deixa o txto mais rico valorizando a expressividade de toda a escrita.
A poesia de Codel seria uma forma escrita de expressão de contos , de lendas , de historias , do 'popular' cultural vivido ou criado pelo escritor . A Poesia De Cordel pode ser cantada ou até declamada , e esta totalmente ligada ao passado e a cultura popular brasileira e principalmente a região Nordeste , onde ela se fez forte.
Ja o conto ' Alto da Barca do Inferno ' é uma historia onde o escritor Gil Vicente retrata o julgamento de algumas almas , colocando a barca em direção ao inferno com o Diabo e a barca em direção ao paraiso , junto com o Anjo. Na historia , acredito , eu que ele queria passar a mensagem sobre a sociedade em qual vivia , sendo cada personagem , talvez , representando um tipo de cidadão que vivia na epoca . Mesmo com o passar dos seculos , essa obra continua muito atual na sociedade hoje em dia .
A obra ' O Alto da Compadecida ' eu ainda nao li , mas eu vou procurar ler e entender a mesma , no fim de semana eu volto para comentar a respeito .
Literatura: Creio eu que hoje em dia a literatura nao tem de fato uma definição , de tempos em tempos ela vem mudando , juntamente com a sociedade , mas a literatura nao abrange tudo que é escrito . É um assunto um tanto complicado de se discutir . Podemos ter a certeza de que de fato , a literatura tem grande importancia na nossa vida , no nosso dia a dia , na escola , em tudo. Seria bom a pratica da leitura para que possamos entender melhor o que é de fato a literatura e ate mesmo a lingua portuguesa . Como a senhora mesmo disse , nao tem um unico significado , logo temos de nos habituar a ler para que possamos entender melhor , e assim aprender .

Vinicius , 2ºD (Bunsen)

Unknown disse...

oi professora aqui e o Gabriel Valentim do 2-D eu entrei em alguns sites recomendados pela senhora e achei mais ou menos interessante, mais eu tenho um grande problema com o meu mal habito de nao conseguir ler,porque eu nao consigo prestar atençao no que eu estou lendo, eu leio mais nao intendo nada do que eu li,mais espero conseguir supera isso para melhorar nos meus estudos obrigado professora,tchau.

amanda disse...

Olá Professora!
Queria que soubesse que já entrei em todos os sites proposto pela senhora, e achei bem interessante, acredito que vai nos ajudar muito nos "Eventos avaliativos".
Gostaria de dizer que todos esses temas que devemos estudar , "figuras de linguagem", "poesia de cordel", as "peças teatrais Auto da barca do inferno" ,e "Auto da compadecida", "os conceitos e características da literatura" ,são muito importante para nós . Pois além de estudarmos para o evento avaliativo . Possamos também a cada vez mais aprofundarmos nossos conhecimentos.
Sem mais !
Amanda 2°EMD.

Lígia Prado disse...

Olá professora . Gostaria de dizer que estou ciente das atividades avaliativas e do conteúdo que devo estudar para a mesma . Estou desde já me preparando para a prova , estudando todas as figuras de linguagem e seus significados , visitei o site que fala sobre Poesia de Cordel ,após a leitura do texto que está no site pude ampliar mais meus conhecimentos sobre o assunto tratado nas aulas . Realizei a leitura da peça teatral Auto da Barca do Inferno e assisti o video que está disponivel abaixo do link onde se encontra a peça na íntegra ; com relação a peça Auto da Compadecida de Ariano Suassuna , ainda não terminei a leitura , entretanto estou gostando bastante . Assisti também os videos Arte no dia-a-dia das pessoas achei muito interessante pois não tinha reparado que a arte está em todos os lugares e em todas as coisas ,com relação ao video com o tema Interpretação de Texto aprendi melhor a distinguir um texto literário de um texto não-literário .Bom é isso . Até mais .

Unknown disse...

Olá professora !
Sou o Gustavo do 2ºC e queria dizer que ainda não entrei em nenhum site , mas por enquanto .
Hoje comecei a ler e daqui alguns dias comentarei de novo dizendo o que eu aprendi !
Beijos ,
Gustavo Castro ;*

Unknown disse...

Maria Eduarda 2ºEMD
Oi Professora , bom estou aqui para dizer que entrei em alguns sites recomendados pela senhora e achei bem interessante para o nosso desenvolvimento escolar.
Ainda não tive muito tempo para estar entrando em todos os sites sugeridos, mas assim que tiver um tempo vou entrar pois acho que ira ter muitas coisas bem mais interessantes.Obrigada Boa semana. beijos

Paloma disse...

Olá Professora Piedade,

Bem, sobre o tema abordado dizer o que possa ser a literatura é um pouco complicado , se formos colocarmos todos os detalhes. Resumindo o que seja literatura: a literatura é uma forma de criar e recriar arte e texto. A literatura é arte, assim como a música, a dança , a escultura e a arquitetura. Ela se diferencia deste porque nos permiti ter contato com as experiências do ser humano, ao longo do tempo sem que seja necessário vive-las novamente. Enfim, a literatura esta presente em nossas vidas a todo momento.

Paloma Castro, 2° EM C

camyla-costa disse...

Olá Professora!!
Queria que soubesse que ja entrei em todos os sites que proposto pela senhora e gostei muito,achei muito interessante, e estou estudanto também para me ajudar no evento avaliativo.
sem mais.
Camyla 2°EMD

Estudetes disse...

Olá Professora.
Li e estudei os links deste post e já realizei a sua avaliação diagnóstica.
Os videos aqui postados foram muito importantes para o desenvolvimento da minha prova,pois a partir dos textos expostos,das aulas expositivas,do livro que lemos e das atividades realizadas na sala de aula,a compreensão da prova foi realizada com uma excelente compreensão de minha parte.
Depois de todas as aulas sobre Literatura e a prova realizada, já não tenho mais dúvidas sobre o assunto;já está tudo muito bem esclarecido.
Quanto ao Livro de Manoel de Barros " Memórias Inventadas" , a leitura do livro foi essencial para a realização da avaliação diagnóstica.
Desde já agradeço, sem mais Thainara. 2º EMD

digooh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
digooh disse...

Oi Professora ;
Aqui é o Rodrigo Maia do 2° EMD
Já entrei nos sites propostos pela senhora e acredito eu que já absorvi o necessário para o meu auxílio sobre tal tema que abordamos nesse bimestre'
No momento não há muitas duvidas , desde já agradeço'
Rodrigo Maia'

alininha 100%cine disse...

ola professora ..entrei em todos os sites recomendados pela senhora achei muito importante para a realizaçao da prova que foi um meio para aprofundar meus estudos .a poesia de cordel e suas principais caracteristicas mostra a realidade do sertÂo .nao tenho nenhuma duvida pois foram todas exclarecidas durante a aula da senhora .aline CARDOSO 2D

Unknown disse...

Olá professora.
Primeiramente gostaria de dizer que já iniciei a leitura do livro de Mario Quintana,”80 anos de poesia”,gostaria de dizer também que todos os vídeos postados aqui em seu blog tem facilitado muito meu entendimento,contribuindo assim com a melhor aprendizagem.