domingo, 28 de fevereiro de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 1º ANO"E" 2010!!!! 18/02 a 26/02

SEMANA DE 18/02 A 26/02

As primeiras aulas de Língua Portuguesa, no 1º ano E, estão servindo para que possamos nos conhecer melhor, já que é o nosso primeiro encontro em sala de aula. Ainda não tive oportunidade de saber o nome de todos, mas ando engasgando ao pronunciar o nome de uns três ou quatro... Mas já sei que são mais homens que mulher. Ah! sexta-feira já riram... Que ótimo!!!!!! Ufa estava preocupada. Que venha muito mais risos e saberes.



Iniciamos as aulas pela criação de um “Contrato político pedagógico” que visa regulamentar essa relação que por hora se inicia entre os alunos e eu até lá pelos meados de dezembro.


Uma das exigências presentes nesse documento é a necessidade de postar comentários sobre as aulas semanais após o registro dos relatos que estarão postados todos os finais de semana (atividade de avaliação – valor 2,0 no 1º bimestre).


A proposta de trabalho a ser desenvolvida, neste bimestre, centra-se na busca do aluno se conhecer melhor e criar também oportunidade para que isso se estenda e ocorra também para com os outros. Isso por meio da temática “autobiografia/biografia – me conhecendo e conhecendo o outro melhor”, juntamente com a disciplina Matemática com objetivos já explícitos no título e se desdobra para avaliação diagnóstica quanto à desenvoltura da expressividade oral e escrita e a habilidade de escuta.


A primeira atividade: produção de autobiografia por parte dos alunos e seleção de alguns alunos para lê-las (todas informativas/futuro poéticas, ou melhor, Standard); porém já está em andamento: leitura da autobiografia poética de Bartolomeu Campos Queiroz (poeta mineiro), “...das saudades que não tenho”


Deu-se o início com leitura/releitura, agora, estamos no levantamento dos recursos linguísticos e textuais, como a intertextualidade presente no texto (o estudo, aqui, amplia-se via livro didático, págs.192 a 206 – teoria e atividades) que autorizam afirmar que o texto pertence ao gênero “autobiografia poética”.

28 comentários:

francisco disse...

Estou gostando bastante das aulas e da professora, na aula de sexta feira fiquei com uma dúvida e gostaia de uma nova explicação sobre as formas de se escrever uma autobiografia. Desde já agradeço.
Francisco 1ºE

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

Francisco, quanto à produção de uma autobiografia, o relevante, neste primeiro momento, é saber que, ao produzir esse tipo de gênero discursivo, o centro de atenção é você. Apresente-se, fale de você. Tudo que revele quem é Francisco. Pode nos contar os teus mais íntimos segredos, pois não iremos revelar para ninguém.

até.

Unknown disse...

Bom, estou gostando das aulas e Português, mais acho q você podia exigir um pouco menos da gente professora. Porque você passa varias tarefas com pouco tempo pra entrega e todos os professores também nos lotam de tarefas e as vezes não conseguimos dar conta de tudo. Então acho que vocês poderiam ser um pouco menos exigentes para não dificultar muito para gente e acabarmos tendo dificuldade pra fazer os exercícios e até mesmo pra entender a matéria. Bom apesar de tudo estou gostando muito de tela como professora de Português. Até.
Bruna Lopes 1ºE

Unknown disse...

Acredito que as nossas aulas de Língua Portuguesa nesse ano letivo de 2010,serão aulas muito produtivas.
Gostei muito do seu jeito de explicar e ensinar a turma.
O livro do Jorge Amado, "Capitães de Areia" que começamos a ler,é um livro muito bom e que tem um ótimo enredo.
Estou gostando muito,e espero esse ano,evoluir cada vez mais.
Thainara 1º E

Unknown disse...

Sempre gostei muito das aulas de Português, e acho que esse ano não vai ser muito diferente mas como a Bruna esta dizendo professora peso que somente diminua um pouco as tarefas pois a varias outras que somos obrigados a fazer como a de matemática e outros disciplinas , como não passar tarefas esse e o seu trabalho,mas graças a elas aprendemos mais.
Estou gostando muito das suas aulas vejo que nem tudo que diziam a seu respeito era verdade, Ate mais
Fernando Silva 1ºE

Unknown disse...

Eu acho que esse ano as aulas serão muito boas !
Pois você professora tem uma reputação muito boa !
Os alunos ja me falaram que suas aulas sao ruins mais não são não !
Estou aprendendo muito
Eu não sabia o que era biografia HEHE' agora sei !
Obrigado por existir !
Agradeço !

Willian disse...

Estou adorando essas aulas de autoconhecimento que está sendo realizado em sala de aula, é uma proposta nunca feita, pois é a primeira vez que formamos um grupo de pessoas não familiarizadas. No meu caso, por exemplo, acho que devo melhorar, pois tenho muita timidez e acho que essas aulas vão me ajudar. Fiquei com um pouco de dúvidas sobre a 'Intertextualidade', e gostaria que se possível a repassasse para a sala. Muito obrigado

Willian 1º E

Unknown disse...

oi professora... aqui é o Romagno do 1E.
no momento não tenho nenhuma critica ou sugestão a dar.
Mas estou gostando muito de ler o livro Capitãs da Areia.
Abraço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Professora,aqui é o Leonardo do 1ºE,por enquanto nao tenho dúvidas!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

óla professora estou gostando muito de suas aulas,pois estou gostando muito de suas explicaçoes elas estao bem claras pois essas aulas ds semana entendi oque a senhora esplicou sobre auto biografia.E espero aprender,muito com a senhora

Piandgel Lubiani r. Coulto

1 em E

Thais Alves disse...

Bom estou gostando muito das aulas de lingua portuguêsa e principalmente de ler o livro capitães da areia de Jorge Amado.
Thais Alves 1ºE

Libânia disse...

Ola professora eu estou gostando muito das aulas da senhora, ja estou vendo do que falaram da senhora pra é tudo mentira a senhora é muito legal .O livro que a senhora passou do Jorge Amado Capaitães da Areia até onde li é nuito interessante conta uma historia muito legal .
Libânia 1°E

Unknown disse...

Guilherme
Atualmente não estou tendo dúvidas
e estou gostando muita do seu modo de explicar as matérias

Lucas Lopes disse...

Oi professora... To gostando das suas aulas porem voçê exige muito!!
Mais tudo bem,assim que são os professores que ensinam bem!!
Não to com nenhuma dúvida no momento,então continua assim e um abraço!!
Lucas G. 1ºE

Unknown disse...

Olá professora, eutou gostando muito de suas aulas, entendo até o momento o que a senhora explica. Gosto da maneira como a senhora se expressa. Acho que é muito cedo para tirar mais conclusões sobre suas aulas.
Abraço.

Dalmo - 1ºE

Unknown disse...

olá,
Estou gostando muito de assistir as aulas... e por enquanto não tenho muito a falar.
Abraço.
Paulo Ricaro 1ºE

Unknown disse...

No momento não estou tendo muitas duvidas e estou gostando muito das suas aulas

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola so o João Paulo Aluno do 1ºE ate agora não tive duvidas das aulas sei que no primeiro momento é saber produzir um gênero discutivo sendo que a atenção e você e até agora nesse momento não tive duvidas em relação a isso e as aulas anda sendo muito informativas.

Unknown disse...

Eu não gosto muito de aulas de portugues , mas tudo bem.Eu gosto bastante do jeito que a senhora explica , não pass amuita coisa escrita , explica mais do que escreve , passa anotações , etc , e acredito eu que vou aprender bem as coisas que a senhora nos passar.As coisas que a senhora ja passou na sala de aula , ja sabia , então não tenho duvidas , quando eu tiver , eu venho perguntar para a senhora.Sem nenhuma critica e/ou duvida.
Abraços , Vinicius 1º EME

Unknown disse...

esotou gostando das aulas , e ja percebi que vai ser aulas bem produtivas ! no momento esotou sem duvidas , OBG bom fds !
GEAN 1° E

Anônimo disse...

Professora estou gostando muito das aulas, porem estou com duvidas,sobre intertextualização,mas compreendi muito bem o que é biografia e autobiografia.
Grato.
Cassiano 1°eme

Unknown disse...

Este vídeo o legal dele é que nós ficamos sabendo mais sobre as obras de Jorge Amado !E também sobre a vida do escritor que morreu na véspera de completar seus 80 anos !Por enquanto não estou tendo nenhuma dificuldade !E professora você s´po pode bilhar se os seus alunos brilharem né ?Por mim seus brilhos seram eternos !
Gustavo 1 º"E"

Unknown disse...

Oi..
Por enquanto não estou tendo nenhuma dúvida.
E estou gostando muito das aulas,e também de ler o livro "capitões da areia" otimo livro de Jorge Amado.

até mais professora.
Bruna caroline 1°E

Gabriel Valentim disse...

Eu nao gostava de portugues mais agora estou começando a gostar,
gostei muito de voce professora porque voce cobra as atividades e assumi um compromisso com os alunos,e nos alunos temos que assumir esse comproisso com voce tambem e gostei da atenção que voce da para os seus alunos e eu estou gostando da matéria,tchau professora até mais!!!

matheus brandani disse...

professora piedade estou gostando muito da aula da senhora nao tenho duvidas tcau