quinta-feira, 19 de maio de 2011

RECADO PARA 3ºS ANOs - MAIO - SÓ DÁ VINÍCIUS DE MORAES





Soneto de fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure (
Estoril - Portugal, 10.1939)



Soneto de separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma 1
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.


De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.


Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

(Oceano Atlântico, a bordo do  Highland Patriot, a caminho da Ilaterra, 09.1938)

VALE A PENA VISITAR ESSE LINK. AGUARDO COMENTÁRIOS...










domingo, 15 de maio de 2011

"80 ANOS DE POESIA DE MÁRIO QUINTANA PELO OLHAR DOS 2º ANOS B e C - 2011 - MAIO



O tempo 

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. (Mário Quintana)



SUGESTÃO:  VÁ ESTE LINK PARA SABER MAIS ACERCA DE QUINTANA, AS OBRAS QUE CONSTITUEM A ANTOLOGIA "80 ANOS DE POESIA", TEMAS E ESTILOS QUINTANIANOS. 

O Eterno Mário Quintana
A coletânea "80 anos de poesia" é uma antologia publicada pela Editora Globo para homenagear 80 anos de fazer do poeta Mário Quintana.
O livro é uma seleção que abrange poemas de todos os seus livrros e é bem escolhido pela organização de Tânia Franco Carvalhal que apresenta vários temas diferentes e divertidos.
É um livro com 199 poemas, que nos mostra a obra de Quintana .É uma obra muito boa, vale a pena ler, poisé um livro d leitura rápida.Como por exemplo o poema"Bilhete" da página 170. É um poema que diz do amor "Se tu me amas, ama-me baixinho..." é pequeno mas diz muitas coisas , como os outros poemas do livro. Os poemas de Mário Quintana são repletos de sentimentos, que prende o leitor a cada verso lendo para matar a sua curiosidade.
Na obra em quetsão, a poesia traz consigo histórias de uma vida toda , poesias qe mostram um outro modo de viver e de ver o mundo, apesar do desconforto existencial. (Camyla  2º ano D)
Bilhete
(Mário Quintana)
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passárinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
Enfim,
Tem que ser bem devagarinho, amada,
Que a vida é breve e o amor mais breve ainda.
Eu escolhi o poema "Bilhetes" do livro "80 anos de poesia", de Mário Quintana, pois me identifiquei muito com esse poema, pois adoro tudo que diz sobre o amor. Esse poema, não só me passou que uma pessoa quando esta apaixonada faz tudo que é possível para ficar ao lado da pessoa amada, mais ainda diz também que o amor é breve e a vida mais breve ainda.
Enfim, um dia nós todos vamos amar, ou ja amamos e nos decepcionamos, pois amar é um sentimento mais gostoso da vida e é ainda melhor quando a gente é correspondido. (Camyla  2º ano D)

Sentimentos da Poesia
O livro "80 anos de poesia" de Mário Quintana,possui muitos poemas que passam a solidão que parece sentir Quintana como em " A Rua Dos Cataventos ", quando o poeta diz " Também sou da paisagem.../Vago,Solúvel no ar,fico sonhando".
O poeta Gaúcho também em ses poemas fala sobre morte,um dos poemas que ele fala sobre isso é " Canção De Um Dia De Vento " e o poema que fala sobre tristeza é " Canção Da Janela Aberta ".
O poeta também discute em seus poemas sobre amor em " Carreto ".
Quintana também escreveu poemas que só ele entende ou só quem o conheceu para saber o significado,como em " O Paraíso Perdido ".
No livro de Mário Quintana,pode-se concluir o eulírico expressa tudo o que ele sentiu e vivenciou na própria vida.Todos os sentimentos seja eles de felicidade,alegria,tristeza ou solidão. (Suellen 2º ano C)
Epígrafe
(Vinícius de Moraes) 
As únicas Coisas Eternas São As Nuvens
Os poemas de Mário Quintana do livro " 80 anos de poesia " da editora Globo,passam aos leitores sentimentos,emoções,que o eulírico sente,vivencia.Muitos desses poemas são compatíveis com o que acontece não só com ele,mas com o mundo.
Mas o poema que chamou minha atenção foi o " Epígrafe ",pelo fato que as palavras transmitiram a mim um sentimento que coincidiu com o que está se passando na minha vida.Isso se explica pois nem a felicidade é pra sempre,nem as lágrimas são constantes.Ninguém sabe se o amanhã se tornará presente. (Suellen 2º ano C)

80 anos de Mário
O livro "80 anos de poesia" foi feito para homenagear Mário Quintana. A Editora Globo publicou o livro, contando a trajetória de vida do poeta gaúcho por meio de seus poemas.
A ordem dos poemas mostra como Quintana gosta de se expressar, não só em prosa, mas também em versos o que contribui para uma comunicação direta com os leitores.
As poesias revelam a trajetória desse poeta gaúcho desde a infância até a velhice, são poesias simples que apresentam as experiências de sua vida as quais compartilha com os leitores através deste livro..
Mário Quintana apresenta em suas obras um estilo individual de escrever, não se deixando influenciar por outros escritores.

A capa do livro "80 anos de poesia", de Mário Quintana apresenta uma ideia de barreira, já que há um portão que parece impedir a passagem para a vida e para o mundo que esta do outro lado. Como se mesmo a qualquer custo, alguém estivesse impedido de sair daquele espaço.(Bruna Lopes 2º ano D)

"80 anos de poesia " é uma coletânea das várias obras produzidas ao longo dos anos pelo escritor gaúcho Mário Quintana , selecionados por Tania Franco Carvalhau e publicado pela Editora Globo.
O livro traz as seguintes obras : A rua dos Cataventos (1940) , Canções (1946) , Sapato Florido ( 1948) , Espelo Mágico (1951) , O Aprendiz de feitiçeiro ( 1950) , Caderno H ( 1945-1973) , Apontamentos de história sobrenatural (1976) , Nova antologia poética (1981-1985) e Báu de espantos (1986) .
Em seus textos escritos na forma de prosa ou poesia , que se referem ao passado e presente , o autor retrata lembraças de sua vida ( " Aprendi a escrever lendo , da mesma forma que se aprende a falar ouvindo ... " trecho do livro "Caderno H "), seus sentimentos e pensamentos , " Não me constranjo de sentir-me alegre , / De amar a vida..." ( trecho do livro : " A rua dos Cataventos " ) .
Mário Quintana ultiliza uma linguagem simples e de fácil compreensão , característica presente na maioria de suas obras , portanto o escritor possuem um público de várias faixa etárias .
Um livro que foi feito com fragmentos de sua longa trajetória, onde o escritor deixa em cada linha um pedaço de si , e a partir da leitura de suas palavras os leitores se sentem envolvidos do começo ao fim . (Lígia Prado - 2º C)

O viajante
( Mário Quintana )
Eu sempre que parti , fiquei nas gares
Olhando , triste , para mim ...
No poema " O viajante " , que pode ser encontrado nos livros " 80 anos de poesia " e " Baú de Espantos ", o eu lírico descreve como se sente quando viaja para algum lugar . Enquanto aguarda o trem ele " olha " para dentro de si , como se tentasse compreender seus sentimentos naquele momento e se percebe triste .
Após a leitura do poema , entendi que a partida não é fácil e que a tristeza que esse "Eu" diz " ver " em si mesmo , nada mais é do que um sentimento de perda , pois quando se parti de algum lugar é como se um " pedaço" de nós ficasse para trás junto do lugar que deixamos. (Lígia Prado 2º Ensino Médio C)
Os mais belos 80 anos
O livro “80 anos de poesia” de Mário Quintana, publicado pela Editora Globo é uma antologia, que inclui vários poemas feitos ao longo da vida desse gaucho, e selecionadas por Tânia Carvalhal.
Mário Quintana discute eventos de tamanhas adversidades de forma lírica, fazendo com que tais “estados físicos” como, a morte e a solidão, sejam amenizados; que sejam apenas como o doce respirar da vida , ou melhor, acontecimentos inevitáveis ao ser humano; “curto é o prazo da vida; e curto é o prazo da morte”.
O livro é composto também por poemas que deixam claro o amor do autor pelas próprias criações, repassando ao leitor, experiências maravilhosas de um novo mundo; o mundo da escrita.
Essa coletânea, de forma relaxante, leve e ao mesmo tempo tão intrigante, busca atingir a alma do leitor mostrando-lhe novos horizontes, por tudo isso vale a pena ler! (Raniely Lins - 2º ano C)

Carreto

“Amar é mudar a alma de casa” (Mário Quintana, livro: “80 Anos de Poesia”)
O amor transporta a alma


O poema-pílula de Mário Quintana que traz por titulo carreto, e está exposto no livro “80 anos de poesia”, vem nos mostrar quão profundo é o amor.
Apesar de pequeno, o poema composto por somente um verso, vem ascendendo o amor através de tão singelas palavras; “amar e mudar a alma de casa”.
De forma simples, o autor nos deixa claro a força do amor, porque segundo ele, quando amamos nossa alma já não nos pertence, mas esta é entregue ao nosso amado(a) , fazendo com que haja uma troca de posição, ou corpos, pois quando esse amor chega ele nos envolve invadindo nosso corpo e retirando nossa alma.
Mesmo sendo simples, “Carreto” consegue tocar profundamente no coração humano e prova que realmente “amar é mudar a alma de casa”.(Raniely Lins - 2º ano C)

As definiçoes da obra de Mário Quintana
O livro "80 anos de poesia de Mário Quintana", da Editora globo, abrange os 80 anos de atividade poética e profissionalismo do autor. Esse livro contém 186 poemas , explorando as figuras de línguagem e expressando-se por meio de área de literatura. Cada poema fala de um assunto, mais nenhum foge do contexto: De relatar vida real com fantasias.
As poesias de Mário Quintana trazem, para os leitores , uma "palavra soprada num tom baixo numa voz comum. São poesias serenas , que estabiliza os pensamentos dos leitores .
"Os poemas aqui reunido representam um momento de virada na criação de Mário Quintana, são poemas que recupera a forma original dos primeiros livros .São poemas que retomam trabalhos anteriores sob outro ponto de vista".
São textos , portanto fundamentais , que define não só sua obra , mas também o rumo da poesia brasileira.(Amanda Lima - 2º ano D).

Canção de primavera"

(Vinícius de Moraes)
Primavera cruza o rio

Cruza o sonho que tu sonhas,
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando
Catavento enlouqueceu,
Ficou girando girando,
Em torno do catavento
Dancemos todos em banhos.
Dancemos todos dancemos.
Amadas, mortos amigos
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...
Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros florido !
Eu escolhi esse poema, primeiro porque eu gosto da primavera e depois porque me identifiquei com ele.
No poema "Canção de primavera", tem muito haver comigo, pois define o meu estilo: alegre , feliz e em várias maneiras. A primavera , no poema pode significar alegria. No verso ."A primavera vem chegando",por exemplo é como se fosse a alegria chegando , e quando se chega a primavera , todos dançam sem saber do motivo.
O eu lírico fala da primavera como se ela fosse o destaque do momento. (Amanda Lima - 2º ano D).

A Magia da Poesia

O livro de Mário Quintana, "80 anos de poesia", é uma antologia com textos que abordam vários assuntos, como, amizade, grilos e até mesmo sobre a estrutura poética, mas, na maioria das vezes, a morte, a solidão e a tristeza são também temas presentes em seus poemas. Esse livro é constituído por uma coletânia de livros escrito ao londo de seus oitenta anos, como, "Arua dos Cataventos" (1940), "Canções" (1946), "Sapato florido" (1948), "Espelho Mágico", "O aprendiz de feiticeiro" (1950), "Caderno H" (1945 - 1973), "Apontamentos de história sobrenatural" (1976), "Nova antologia poética" (1981 - 1985) e "Baú de espantos" (1986). O livro traz, também, uma biografia do autor e uma cronologia de suas obras.
O poéta explora características específicas de sua arte (usando palavras simples e de fácil compreensão), mostrando a essência contraditória, " Um poema, é preciso esperá-lo co paciência e silenciosamente como um gato"; suas reflexões sobre o tempo.
Quintana, também, faz várias citações refente a outros escritores e a saudade deles que partiram para "O outro mundo".
Nos poemas do "Caderno H", está presente "O que acontece com as criançãs" hoje em dia, diz que antigamente as crianças aprendiam a escrever lendo, mas atualmente as crianças não têm o hábito de ler. Quintana, ainda, questiona "O que acontece com os pais", que não incentivam os seus filhos à leitura, pois são como "Prisioneiros" da tecnologia.
Os poemas de Mário Quintana são repletos de sentimanetos, que te prende a cada verso, e disperta a vontade de continuar lendo para assim saciar a sua curiosidade.(Evelyn Cristina - 2º Ensino Médio: C/ Büchner).

Carreto

(Mário Quintana)
Amar é mudar a alma de casa.

O poema "Carreto" de Mário Quintana, encontrado nos livros "80 anos de poesia" e "Sapato Florido", fala sobre o amor, descrevendo-o como se fosse uma "alma em mudança".
Ao ler o poema-pílula, entendi que quando amamos nossas almas "mudam" de estado, ou seja, se antes estavam tristes, ela passa à desfrutar da felicidade como uma pessoa festeja em sua nova casa. (Evelyn Cristina - 2º Ensino Médio: C/ Büchner)

Poemas da Vida

No livro de Mário Quintana, "80 anos de poesia", revela lembranças passadas do escritor. Em antologia teve seus poemas escolhidos por Tania Franco Carvalhal, da editora Globo.
A obra mostra quem foi Mário Quintana, que ele era um homem indignado com o mundo, que se expressava em suas poesias e seus momentos solitários.
As poesias nos passam ideias de uma vida inteira de um homem preso em seu próprio mundo, que em seus poemas cita inúmeras vezes "escuridão" "lembranças" "dias" e objetos de seu cotidiano solitário.
Na obra em questão a poesia traz consigo histórias de uma vida toda; poesias que mostram um outro modo de viver e de ver o mundo, apesar do desconforto existencial. (Sara Roberta -2º ano C) 
 Sabedoria dos poemas de Quintana
  O LIVRO “80 ANOS DE POESIA”, DE MARIO QUINTANA, CONTÉM POEMAS ESPECIALMENTE SELECIONADOS PELA EDITORA GLOBO, FAZENDO ASSIM UM LIVRO COMEMORATIVO EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE POESIAS DO POETA GAÚCHO. ATRAVÉS DESSA ANTOLOGIA MOSTRA-SE UMA OBRA QUASE COMPLETA, COM POEMAS DA VIDA DE QUINTANA, SEUS SENTIMENTOS, SEUS MEDOS, SUAS ALEGRIAS.

 “80 ANOS DE POESIA É UMA OBRA QUE TRAZ CONSIGO VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS, HAI KAI (COMPOSIÇÃO POÉTICA, TIPICAMENTE JAPONESA) , CANÇÕES, MAS O CURIOSO É QUE POR MAIS DIFERENÇAS QUE HÁ O JEITO QUE ELE OS ESCREVE, TRANSFORMA-OS EM POEMAS SIMPLES E SINGELOS.
 MÁRIO MOSTRA QUE, COM POUCAS PALAVRAS, PODEM-SE CRIAR POEMAS, PARA QUE ISSO ACONTEÇA, ELE SE INSPIRA EM EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELAS RUAS GAÚCHAS. ‘’OS VERDADEIROS POETAS NÃO LÊEM OS OUTROS POETAS/ OS VERDADEIROS POETAS LÊEM OS PEQUENOS ANÚNCIOS DOS JORNAIS/” (MÁRIO QUINTANA)”
 MÁRIO QUINTANA, LOGO MOSTRA NESSA COLETÂNEA, A REALIDADE, OS SEUS PENSAMENTOS VERDADEIROS E COMO É MARAVILHOSO VIVER DA POESIA. (Yasmin - 2º ano C)
MOMENTO

( Mário Quintana, Livro “ 80 anos de poesia” editora Globo, página 152)

O mundo é frágil
E cheio de frêmitos
Como um aquário...
Sobre ele desenho
Este poema : imagem
De imagem!
No livro “80 anos de poesia de Mário Quintana”, há poemas que nos faz pensar no que existe por trás das coisas, dos objetos, das pessoas. É um enigma, um mistério!
E um dos poemas que me mostrou essa sensação foi “ Momento” , que compara o mundo com um aquário, ambos sendo frágil.
E outro detalhe é que Quintana desenha sobre o poema dando ao leitor, a impressão, curiosa de que seu poema imagem é de imagem! Por esse motivo escolhi esse poema, retratei de minha maneira, o que Quintana me passou por meio de seus textos poéticos. (Yasmin - 2º ano C)

O livro " 80 anos de poesia " de Mário Quintana, de 186 poemas da editora Globo, cria imagens do passado, dos amigos que já morreram e da própria vida de Quintana.
O livro em quentão é interessante, pois mostra vários temas diferentes. Gostei muito, por isso vale a pena lê-lo, pois mistura realidade com ficção.
" 80 anos de poesia" é para qualquer um, logo ao ver o nome não aparenta ser interessante, mas ao começarmos a lê-lo, percebemos que é de fácil acesso, linguagem simples e temos envolventes pois falam de nós mesmos . (Kélita Paulino - 2º ano D)




segunda-feira, 9 de maio de 2011

RECADO PARA 8ªs SÉRIES - MAIO - ATIVIDADES ENVOLVENDO REFLEXÃO LNGUÍSTICA

1ª ATIVIDADE: FUNÇÕES SINTÁTICAS DOS PRONOMES RELATIVOS


Numa oração adjetiva, o pronome relativo pode exercer diversas funções. Vejamos algumas delas:

1ª) SUJEITO

O rapaz que está ali em pé,é Fabiano, meu amigo.

- Quem está ali de pé? R: O rapaz (antecedente do pronome relativo, sujeito do verbo estar)

2ª) OBJETO DIRETO

Aquele rapaz que te apresentei foi meu namorado.

- Quem foi apresentado? R: Aquele rapaz (antecedente do pronome realativo, objeto direto do verbo apresentar)

3ª) OBJETO INDIRETO

Este é o assunto de que há pouco falamos.

- Falávamos de quê? R: do assunto (antecedente do pronome relativo objeto indireto do verbo falar)

4ª) ADJUNTO ADVERBIAL

O pronome relativo onde exerce sempre a função de adjunto adverbial.

Lembrete: Para identificar corretamente a função sintática do pronome relativo, você deverá isolar a oração adjetiva e substituir o pronome relativo pelo seu antecedente.

EXERCÍCIOS

1-Nas frases abaixo, indique o antecedente do pronome relativo:

a) As árvores que ainda resistiam à seca estavam despidas de suas folhas.

b) O homem que mente é desprezível.

c) O hospital é o lugar onde se socorrem os doentes.

d) As crianças pararam em frente à loja onde os brinquedos estavam expostos.

e) As lagartixas que havia no caminho davam carreirinhas intermitentes.

f) Visitamos do sítio que pertenceu a meu avô.

2- Dê a função sintática dos pronomes relativos nas orações adjetivas do exercício anterior. Não se esqueça de isolar a oração adjetiva, substituir o pronome relativo pelo seu antecedente e, só então, analisar sua função.

3- Copie as orações, completando-as com os pronomes relativos que estão no quadro:
a quem – de cuja – de quem – onde – em cujos

a) Esse é um profissional _____________ capacidade não se duvida.

b) Foram arrancadas as árvores _________________ galhos havia cipós entrelaçados.

c) Deus, ________________ recorremos nos bons e nos maus momentos da vida, nunca nos desampara.

d)Não encontrei a pessoa _________________ me falaste.

e) Não mencionou o lugar ___________________ poderíamos encontrá-la.

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

4) Leia o trecho abaixo, retirado de um texto em que um chefe indígena fala sobre a importância da natureza para sua tribo:

“Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias... são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.”

a) Por que podemos afirmar que a oração “que percorre o corpo de areia das praias” é uma oração subordinada adjetiva? Que papel ela exerce? A que ela se relaciona na oração principal?

b) Classifique a oração subordinada adjetiva destacada acima.

5) Reescreva as frases abaixo, substituindo o adjetivo em orações adjetivas correspondentes.

a) Alguns adolescentes provocam os pais em discussões infindáveis.

b) As discussões políticas são agressivas.

c) O cavalo trotador faz longas caminhadas.

d) Fazia um calor sufocante.

e) As secas prolongadas castigam o sertanejo.

6) Separe as orações principais das orações subordinadas adjetivas, circule o pronome relativo e grife o seu antecedente:

a) Continuava a flertar com meninos que me agradavam.

b) Este é o caso que precisa de atenção.

c) Falava de um modo que feria minha sensibilidade.

d) Carlos que é europeu, estranha nossos costumes.

e) O europeu que traduziu esse livro participará do Salão do Livro.

f) O visitante que estava apavorado, fugiu correndo.

g) Um ciclista que vinha pela estrada encostou-se à cerca para evitar colisão.


2ª ATIVIDADE: ENVOLVENDO O USO DE PRONOMES DEMONSTRATIVOS, PESSOAIS E  RELATIVO, PRINCIPALMENTE

Atividades sobre Pronomes


1. Complete com o pronome relativo adequado, precedido ou não de preposição.

a) Aquele era o sinal ____ todos esperavam para entrar na igreja.

b) O padre era uma pessoa ______ muitos dos presentes desconfiavam.

c) Aquele era o sinal ______ todos ansiavam para entrar na igreja.

d) O padre era uma pessoa ________ muitos dos presentes concordavam.


2.Reescreva o texto abaixo, corrigindo-o no que for necessário, levando em consideração as normas do padrão culto da linguagem.

Entregou-se ao professor os relatórios de estágio que precisávamos para a obtenção dos créditos finais e, agora, ficaremos a espera dos resultados cujos os números serão divulgados em breve pela secretaria.


3. Em cada um dos períodos abaixo há um espaço a ser preenchido. Conforme o sentido da frase, preencha o espaço exclusivamente com um dos seguintes pronomes:


que – cujo ou cuja


Quando for o caso, utilize antes do pronome a preposição adequada.


Ex: Era uma informação EM QUE ela não confiava muito.

a) Chegou cedo. Aproximou-se de escrivaninha ______ havia feito alusão durante o encontro com Bentinha.

b) Laurita participa da reunião. Seu interlocutor é pessoa _____ela desconfia, por isso não se põe a gosto.

c) O jovem doutor depositou calmamente o instrumento _______ trabalhara durante a breve cirurgia.

d) Apresse-se! Deixe a roupa aí mesmo, na mesa _____se encontrara antes.

e) Manuela, _______ mãe o enteado sempre se referia com doces palavras, entrou a discorrer sobre outros assuntos.


4. Os encargos _______ nos obrigam são aqueles _______ o diretor se referia.

a) de que - que

b) a cujos – cujo

c) por que – que

d) cujos – cujo

e) a que – a que


5. Complete as frases com o pronome demonstrativo adequado:

a) Aqui está o meu lápis. _____ é dos bons.

b) Ei, menina, _____ borracha aí é boa?

c) Professora, _____ sala de ontem é a da turma C?

d) Passei pelo vizinho, que estava de carro novo, e gritei-lhe: Carro bonito, ____!

e) ______ cidade, onde estivemos nas férias, é linda mesmo!

f) Brasil! Brasil! Que país é _____, tão injusto?

g) Falando com meu primo, que estava em Miami, perguntei-lhe: Chove n_____ cidade?

h) Acho que os seres humanos, com a poluição, estão destruindo ____ planeta.

i) Gosto de lembrar d_______ época da nossa entrada na escola.

j) ______ exercício foi muito fácil.


6. Use o pronome demonstrativo correto.

a) Já é hora de ____ país deixar de ser o do futuro, e seu povo começar a ser feliz.” O homem dizia _____ com uma mistura de raiva e desencanto.

b) “Brasileiros e estrangeiros se admiram com o carnaval, _____ devido à estranha cultura d_____ terra e ____ porque sempre há novidades.”


7. Siga o modelo e reescreva as mensagens, usando o pronome relativo para evitar as repetições.


Modelo: Comprei um tênis. O tênis é ótimo. Comprei um tênis que é ótimo.

a) Eu recebi o presente. Você mandou o presente.

b) A moça trouxe o livro. Você se referiu ao livro.

c) Aquela menina trouxe a matéria. Nós lhe pedimos a matéria.

d) Estamos chegando àquele lugar. Nós moramos neste lugar.

e) A lua brilha no céu. A lua é linda.


8. Há uma letra de música que fala, insistentemente, em “Que País é esse?”, ao se referir ao Brasil. Comente o uso do pronome demonstrativo, tomando por base o padrão formal.


9. Complete as frases a seguir, utilizando os pronomes demonstrativos Este ou Esse.

a) __________ carro que está comigo é azul.

b)__________ carro que está com você é cinza.


10. Nas alternativas abaixo, complete as frases, utilizando o pronome demonstrativo adequado.

a) Florianópolis e salvador são duas capitais brasileiras: ________ é capital da Bahia; ______ é capital de Santa Catarina.

b) José de Alencar e Bernardo Guimarães são autores românticos: ______ escreveu Iracema; ______ a Escrava Isaura.


11. Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho:

A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ____, porém, estavam mais gastos que ______.

a) esses/ aquelas

b) estes/ aquela

c) estes/ essa

d) aqueles/ esta

e) estes /esses


12. Substitua as palavras destacadas pelos pronomes devidos.

a) Milhares de jovens adotaram os patins. _________

b) A moça ia quebrar os braços. ________

c) Encontraram o jovem na clínica. _________

d) Elevariam os patins à grande moda. _________


Nos exercícios 13 e 14, complete as frases com as formas pronominais adequadas:


13. me / mim / eu

a) Convidaram ______ para ir à festa de sábado.

b) Foi difícil para _______ saber a verdade.

c) Ofereceram o trabalho a ________.

d) Ela pediu para ________fazer o trabalho o quanto antes.


14. ele / lhe / o

a) Ontem à noite, vi _______ no cinema.

b) Não emprestaram o livro a ________.

c) Digam ______ que não venha.


15. Analise os pronomes em destaque e marque S para os que funcionam como substantivo e A para os que funcionam como adjetivo.

a) Não me conformo com tal situação.

b) No passeio pelo acampo, encontramos alguns vestígios de animais.

c) A aqueles que sempre acreditaram no nosso trabalho, nosso muito obrigado.

d) Isto não tem solução!

e) Após anos sem vê-lo, reencontrei-o outro dia.

f) Aqui não entra qualquer um, viu?


16. Das orações abaixo, indique o sujeito, dizendo qual é sua pessoa gramatical:

a) Procura os teus direitos.

b) Procure os seus direitos.

c) Não olheis com ódio os adversários.

d) Ela nada sabia do ocorrido.

e) Não façamos justiça com as próprias mãos.

f) O que deseja o senhor?

g) O amigo pode contar comigo.

h) Você sabe agora toda a verdade.

i) Devemos ajudar aos necessitados.

sábado, 7 de maio de 2011

RECADOS DE LPT DAS PRFESSORAS PIEDADE E PATRÍCIA - MAIO 2011 PARA O 8ªs/9º ANOS - NARRATIVA DE ENIGMA

SUGESTÃO DE LEITURA Nº 1 "UM ESTUDO EM VERMELHO", DE SIR ARTHUR CONAN DOYLE. SIGA O LINK... E VÁ AO ENCONTRO COM A OBRA NA ÍNTEGRA.image

http://sites.google.com/site/mundosherlock2/arthurconandoyle-umestudoemvermelho1


Descrição da obra em questão


A Study in Scarlet (no Brasil, Um estudo em vermelho / em Portugal, Um estudo em escarlate) é um romance policial escrito por Sir Arthur Conan Doyle, publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887. A primeira edição, em formato de livro, só seria lançada em julho de 1888.



Essa obra é famosa por introduzir o personagem Sherlock Holmes, detetive mundialmente conhecido na literatura policial. É também, nessa obra, que acontece seu encontro com Dr. Watson, narrador e participante das aventuras do detetive através de um amigo comum.




Um Estudo em Vermelho propõe um enigma terrível para a polícia, que pede auxílio a Holmes: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto, uma expressão de pavor. Mas Sherlock Holmes comanda apenas a primeira parte do livro e dois capitulos da segunda parte, até desvendar magnificamente a identidade do assassino. Na segunda parte ele pouco aparece, e o autor parece escrever um conto sobre o que viria a ser conhecido como " Velho Oeste", demorando-se a contar a vida dos Mórmons em zona rural dos Estados Unidos, até que vários acontecimentos levassem ao vingativo desfecho em Londres.


Sinopse

Dr Watson conhecera Sherlock Holmes a fim de dividir com ele um quarto, para que pudessem dividir as dispesas. Quase que instantaneamente, o doutor Watson percebera o ser genial que o cercava. Holmes demonstrava em suas atitudes um senso dedutivo elevadíssimo e uma inteligência impressionante. O poder de ligação dos fatos que Holmes demonstrava fazia com que o seu novo companheiro de quarto ficasse admiradíssimo. Foi uma questão de tempo para o dr Watson tornar-se um fã incontestável e braço direito de Holmes. (http://www.facebook.com/pages/Um-estudo-em-vermelho/108133612553545




O que achei do livro:

Sem palavras, Conan Doyle é demais! Não é atoa que Sherlock hoje em dia é tão famoso. A história é super bem elaborada, com seus mistérios, e com aquele gostinho de quero mais.

Fiquei muito feliz em ler o primeiro livro de Sherlock, já havia lido outros dois, mas nunca pensei: Ah vou ler o primeiro. Foi então que no sorteio do nosso encontro do Clube do Livro saiu para lermos um Clássio de Sherlock, e por decisão de todos, optamos pelo primeiro. O que eu posso dizer é que a história não foi uma das melhores, porque para mim eu ainda gostei mais de o Cão dos Baskerville, apesar de ter lido a muito tempo, e lembrar poucas coisas. Mas acho que esse livro deve ter dado na época um grande estouro.

APÓS A LEITURA, DESENVOLVA AS SEGUINTES ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO RODRIGUES NO SITE:


1) Sherlock Holmes se intitula um detetive-consultor diferente, pois emprega o chamado raciocínio analítico-dedutivo. Como se caracteriza esse raciocínio?


2) Identificar no texto, passagens em que Holmes utilizou a dedução para desvendar o crime.

3) Qual é o foco narrativo e seu respectivo narrador? Ele narra todo o livro?

4) Qual foi o objeto de estudo que deu origem ao título do livro? (Dica: aqui cabem duas interpretações)

5) Quando a aliança caiu do corpo de Enoch J. Drebber, o detetive Lestrade da Scotland Yard afirmou: “Houve uma mulher aqui”. Há algum problema lógico nessa afirmação? Explique.

6) Sherlock Holmes afirma ter total desprezo ao estudo da astronomia. Qual o motivo desse desprezo? Com que ele compara sua mente?

7) Faça um resumo breve do que vem a ser a “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

O que ocasionou o êxodo que é descrito no início da parte II de “Um Estudo em Vermelho”? A poligamia faz (ou fez) realmente parte das práticas dessa religião?

8) Que ou quem era “a flor de Utah”? Qual a relação dela com o assassinato cometido em Londres?

9) Qual opinião heterodoxa de John Ferrier fez com que ele tivesse que fugir da Terra dos Santos?

10)Quem eram os “Anjos Vingadores”?

11)Brigham Young é um personagem fictício ou realmente existiu? Explique.

12)O assassino propunha às suas vítimas uma possibilidade de salvação. Calcule o valor da probabilidade de que o assassino sobrevivesse aos dois assassinatos.

13)Observe os dois trechos a seguir (que podem sofrer pequenas alterações de acordo com a edição que você adquiriu): “(...) Já comentei com você que um detalhe fora do comum funciona mais como uma orientação do que como um obstáculo. (...)” e “(...) Este assassinato teria sido infinitas vezes mais difícil de revelar se o corpo da vítima simplesmente tivesse sido contrado na rua sem nenhum desses outré (Em francês, no original. Tem o sentido de exagero, excessivo. N. do T.) e das características sensacionais que o tornaram tão notável. Esses detalhes estranhos, em lugar de tornarem o caso mais difícil, acabaram fazendo-o mais fácil.” Que analogia (comparação) você pode fazer entre essas frases e problemas de Física?

14) Discutir a afirmação feita por Holmes: “poucas pessoas são capazes de, a partir do desfecho da situação, refletir para trás e descobrir os fatos que desvendaram esse desfecho.”


SUGESTÃO DE LEITURA Nº 2 "ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE" DE AGATHA CHRISTIE. SIGA O LINK... E VÁ AO ENCONTRO COM A OBRA NA ÍNTEGRA.
http://www.lisandrosellis.kit.net/obras/AGATHA_CHRISTIE-assassinato.expresso.oriente.pdf







sexta-feira, 6 de maio de 2011

RECADO PARA OS 2º ANOS - 2º BIMESTRE 2011


Fique atento: as funções da linguagem ajudam a diferenciar um texto literário de um texto não-literário.
Para considerar se um texto é ou não literário, é preciso analisar sua função predominante, isto é, qual é seu objetivo principal. Se for informar de modo objetivo, de acordo com os conhecimentos que se tem da realidade exterior, ou se tiver um compromisso com a verdade científica, o texto não é literário, mesmo que, ao elaborar a linguagem, seu autor tenha feito uso de figuras de estilo, utilizado recursos estilísticos de expressão. A função referencial predomina no texto não-literário.
Já o texto literário não tem essa função nem esse compromisso com a realidade exterior: é expressão da realidade interior e subjetiva de seu autor. São textos escritos para emocionar, que utilizam a linguagem poética. Função emotiva e poética predominam no texto literário.
São esses os critérios que devemos considerar ao analisar e classificar um texto em literário e não-literário.

Exemplos de textos não-literários são: notícias e reportagens jornalísticas, textos de livros didáticos de História, Geografia, Ciências, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio.
Exemplos de textos literários são: poemas, romances literários, contos, novelas.
(
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina_vestibular/0,6414,POR-505-,00.html)

Mas, afinal, o que é um texto literário? 
O que distingue um texto literário de um texto não literário?

O texto LITERÁRIO apresenta:
  • ficção: os textos não fazem parte da realidade;
  • função poética;
  • plurissignificação: as palavras
  • assumem diferentes significados 
  • dentro do texto (sentido figurado); 
  • subjetividade: expressão pessoal de 
  • experiências, emoções e sentimentos;
  • divisão em dois grupos: em verso e em prosa;
  • dupla interpretação.
Atenção!!!
Na Literatura, o escritor inventa, cria um mundo que não existia antes de ter sido escrito. Esse mundo pode assemelhar-se ao mundo real, mas não tem que corresponder exatamente a ele.
A realidade é apenas fonte de inspiração para a produção dos textos.


O texto NÃO LITERÁRIO apresenta:


  • realidade apenas traduzida;
  • função de informar, convencer, 
  • documentar, relatar, responder, 
  • explicar, dentre outros;
  • objetividade e clareza;
  • Normalmente, estruturação em prosa;
  • palavras em sentido real; 
  • uma única interpretação.


Atenção
No texto não literário o historiador, o jornalista, o pesquisador, o cientista, dentre outros, relatam as coisas como elas realmente são ou aconteceram. (http://www.varalliterario.net/2011/02/o-texto-literario-6-ano.html) 

  Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo.

O texto literário se organiza em gêneros literários.
Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa.

Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos; os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes... (CONTO, ROMANCE, CRÔNICA, MEMÓRIA LITERÁRIA, BIOGRAFIA LITERÁRIA).
Isto é, o texto literário se materializa em gêneros literários.


Gênero lírico
O gênero lírico é o texto no qual há a manifestação de um eu lírico, que expressa suas emoções, idéias, mundo interior ante o mundo exterior. São textos subjetivos, normalmente, os pronomes e verbos estão em 1ª pessoa e a musicalidade das palavras é explorada. Ocorre, geralmente, em versos, mas não necessariamente.

Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro
Os pulsos e os punhos cortados
E o resto do meu corpo inteiro. (Titãs)


Gênero épico
Nos textos que pertencem ao gênero épico há a presença de um narrador que conta uma história que envolve terceiros.
Os textos épicos narram a história de um povo ou de uma nação, geralmente são textos longos envolvendo viagens, guerras, aventuras, gestos heróicos e há exaltação de heróis e seus feitos. Exemplo: Os lusíadas, de Luis Vaz de Camões.


Gênero dramático
O gênero dramático expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações da miséria humana. Os textos que são produzidos com o intuito de serem dramatizados em um palco, por isso pertencem ao gênero dramático, assim, os atores fazem o papel das personagens. Exemplo: as peças teatrais dos dramaturgos Martins Pena e Nelson Rodrigues 

A ARTE LITERÁRIA  SE MANIFESTA COM JEITOS DIFERENTES DEPENDENDO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO/DA ÉPOCA - ESTILO DE ÉPOCA OU MOVIMENTO LITERÁIO. BUSQUE EM http://www.editorasaraiva.com.br/atualeditora/pl/default.aspx?mn=70&c=0&s=53
PERÍODOS LITERÁRIOS

Também conhecidos como escolas, correntes ou movimentos, os períodos literários correspondem à fases histórico-culturais em que determinados valores estéticos e ideológicos resultam na criação de obras mais ou menos próximas no estilo e na visão de mundo. Diferenciam-se do estilo de época por terem uma abrangência maior, englobando circunstâncias como as condições do meio, as influências filosóficas e políticas, etc.
Assim, qualquer período literário (ou artístico) pressupõe:

· momento histórico delimitado (normalmente algumas décadas), onde se dá a adesão de vários escritores à normas e princípios comuns;
· conjunto similar de influências sociais, culturais e ideológicas agindo sobre as mentalidades;
· elaboração estética semelhante, seja nas técnicas de construção literária, no estilo, na temática e nos pontos de vista sobre o ser humano e a vida.
A ascensão, predominância e decadência de uma escola ou de um movimento não ocorrem arbitrariamente, apenas pela vontade dos artistas, mas resultam de um processo complexo de influências do espírito de cada época sobre os indivíduos.
Em certas circunstâncias históricas - crises políticas, mudanças violentas ou condições opressivas - a criação de uma arte nova, de um estilo novo e de uma nova maneira de registrar as coisas torna-se urgente para os escritores e os artistas em geral.
Entretanto, a vitória de uma nova corrente não apaga de todo o prestígio e a força da antiga. Podemos assistir à coexistência de movimentos opostos numa mesma faixa temporal. Logo as datas de início e fim de um período não implicam o predomínio automático de um período sobre outro, mas a tentativa de ordenação e simplificação pedagógica dos fenômenos literários.

Vá ao site: http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/temadomes_conceitosbasicos_7.htm



Didaticamente, a divisão da literatura brasileira em períodos seria representada assim:
PERÍODO ÉPOCA CARACTERÍSTICAS
Literatura Informativa
Séc. XVI Visão documental e paradisíaca da nova terra
Barroco
 Séc. XVII · Expressão ideológica da Contra-Reforma
· Conflito entre corpo e alma
· Temática do desengano
· Linguagem conflituosa e ornamentada
Arcadismo
Séc. XVIII · Ligação com o Iluminismo
· Celebração do racionalismo
· Razão = verdade = simplicidade
· Imitação dos clássicos
· Imitação da natureza (campestre)
· Canto da vida pastoril
Romantismo
(prosa e poesia) Primeira metade do séc. XIX · Individualismo e subjetivismo
· Sentimentalismo
· Culto da natureza
· Imaginação e fantasia
· Liberdade de expressão
· Valorização do passado
Realismo
(prosa) Segunda metade do século XIX · Objetividade
· Verossimilhança
· Racionalismo (análise psicológica e social)
· Predomínio do urbano
· Busca da perfeição formal
Naturalismo
(prosa) Segunda metade do século XIX Todas as características do Realismo mais:
· Cientificismo (adoção de "leis científicas" que determinam os personagens)
Parnasianismo
(poesia) Duas últimas décadas do século XIX · Objetividade e impassibilidade
· Teoria da Arte pela Arte (Verdade = Beleza = Forma)
· Perfeição formal: métrica e rima
· Temática (descrição de objetos e Antigüidade greco-romana)
Simbolismo
(poesia) Última década do século XIX · Subjetivismo
· Nova linguagem poética (sugestão, musicalidade, vaguidade)
· Utilização de símbolos e metáforas
· Culto do mistério
· Religiosidade mística
Pré-Modernismo
(prosa e poesia) Duas primeiras décadas do século XX · Mescla de estilos e temas
· Preocupação social
Modernismo
(prosa e poesia) 1922 - ? · Liberdade absoluta de expressão
· Valorização do cotidiano
· Linguagem coloquial
· Paródia e verso livre
· Ausência de fronteira entre os gêneros
· Nacionalismo crítico e irônico

1º Exercícios sobre o Romantismo ( SÓ RESOLVE CASO JÁ TENHA COMEÇADO A MONTAGEM DO TRABALHO EM GRUPO)

I. - Preferência pela realidade exterior sobre a interior.
II. - Anteposição da fé à razão, com valorização da mística e da intuição.
III.- Poesia descritiva de representação dos fenômenos da natureza. Detalhismo.
IV. - Gosto pelo pitoresco, pela descrição de ambientes exóticos.
V.- Atenção do escritor aos detalhes para retratar fielmente o que descreve.

1Assinale a alternativa correta.
Características gerais do Romantismo se acham expressas nas proposições:
( ) a) II e IV
( ) b) II e III
( ) c) I e IV
( ) d) II e V

2 - Machado de Assis representa a transição entre:( ) a)Arcadismo e Romantismo
( ) b)Barroco e Romantismo
( ) c)Romantismo e Realismo
( ) d)Parnasianismo e Simbolismo Negrito

3 - Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:( ) a)idealismo, religiosidade, objetividade, escapismo, temas pagãos.
( ) b) predomínio do sentimento, liberdade criadora, temas cristãos, natureza convencional, valores absolutos.
( ) c) egocentrismo, predomínio da poesia lírica, relativismo, insatisfação, idealismo.
( ) d)idealismo, insatisfação, escapismo, natureza convencional, objetividade.

4 - (UNIP-SP) Assinale a alternativa não-aplicável à poesia romântica;( ) a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.
( ) b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
( ) c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
( ) d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
( ) e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

5- (UFSE-SE) No período romântico brasileiro, os aspectos estéticos e os históricos ligaram-se de modo especialmente estreito e original: entre nós, o Romantismo deu expressão à consolidação da independência, à afirmação de uma nova Nação e à busca das raízes históricas e míticas de nossa cultura — características que se encontram amplamente( ) a) na poesia de Gonçalves de Magalhães influenciada pela de Gonçalves Dias.
( ) b) nos romances urbanos da primeira fase de Machado de Assis.
( ) c) nos romances de costumes de Joaquim Manuel de Macedo.
( ) d )na lírica confidencial de Álvares de Azevedo e de Casimiro de Abreu.
( ) e) na ficção regionalista e indianista de José de Alencar. (http://simplesmenteportugues.blogspot.com/2009/04/literatura-2-serie-ensino-medio.html)


2º Exercícios sobre o Romantismo ( SÓ RESOLVE CASO JÁ TENHA COMEÇADO A MONTAGEM DO TRABALHO EM GRUPO) 

1) (Cescem) - A visão do mundo, nostálgica nos românticos, explica-se:
a) Pelas ínúmeras guerras havidas na época do Romantismo.
b) Pela inadaptação aos valores absolutistas implantados pela monarquia brasileira.
c) Pelo descontentemanto da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia, que ainda não havia assumido ou que tivesse ficado à margem dele.
d) Pela contemplação de um Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia.
e) N.d.a

2) (PUC - RS) - De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:
a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e "o poema começa onde começa a inspiração e termina onde termina esta".
c) A visão do mundo romântica é centrada no sujeito, no "eu" do escritor, daí a predominância da função emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
e) N.d.a

3) (Brasíl - DF) - "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes
Embuçado no céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito...
Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
a) Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
b) Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade.
c) Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade.
d) Epopéia romântica da corrente indianista.
e) Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.

4) (UFPR) - Não é próprio do Romantismo:
a) Valorizar o indivíduo, o seu mundo interior, os seus sentimentos;
b) Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
c) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
d) Explorar assuntos ligados à antigüidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
e) Valorizar temas fúnebres e soturnos.


domingo, 1 de maio de 2011

3ºs ANOS SE POSICIONANDO - ARGUMENTAÇÃO MAIO 2011

ARGUMENTAR é uma discussão de temas de relevância social controversos. O argumentar, então, é a sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição.
Gêneros orais: Diálogo argumentativo, Debate regrado, Assembléia Discurso de defesa (advocacia) e Discurso de acusação (advocacia).
Gêneros escritos: Textos de opinião, Carta de leitor, Carta de reclamação, Carta de solicitação, Resenha crítica, Artigos de opinião (ou assinados), Editorial e Ensaios.


COMO SE ORGANIZA OS TEXTOS DO ARGUMENTAR





1º Plano texto argumentativo

Primeira etapa:
Tese: A universalização da lei do aborto vigorada em Portugal, em todo mundo.
Público: Mulheres 20-40 anos (classe média).
Argumentos:
1-Estatísticas de Itália e de Holanda mostram que quando o aborto foi legalizado, este diminuiu;
2-Até às 10 semanas não existem neurónios, logo não pode existir dor no feto;
3-O aborto clandestino é um problema de saúde pública;
4-Um aborto mal feito pode ter consequências graves para a saúde da mulher;
5-A mulher tem o direito de tomar decisões num assunto que diz respeito à sua vida como o é da maternidade;
Contra-argumentos:
1-A despenalização do aborto vai provocar o aumento do número de abortos;
2-Um feto é uma "pessoa", semelhante a nós, com iguais direitos;

Texto argumentativo

A lei do aborto que á pouco tempo foi vigorada em Portugal deve ser urgentemente universalizada, em todo Mundo.
O aborto, a chamada Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), é um tema problemático em permanente discussão e debate social, visto ser uma questão que toca valores éticos muito profundos.
Um dos argumentos apontados pelos defensores do “não” dizia respeito, que a despenalização do aborto iria provocar o aumento de número de abortos.
Mas estudos estatísticos de Itália e Holanda mostram o contrário que quando o aborto foi legalizado nestes dois países, este diminui.
Contudo a mulher tem o direito de tomar decisões num assunto que diz respeito á sua vida como á da maternidade, este direito está referido na Organização das Nações Humanas (ONU), que agora vou passar a citar “Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los”.
Ao universalizar-se esta lei iria se estar a promover a saúde pública e consequentemente diminuir o aborto clandestino, em todo mundo.
Dado que o aborto mal feito pode ter consequências graves para a mulher este deve ser liberalizado para o bem da mulher.
Quando os não defensores desta lei referem que um feto é uma "pessoa", semelhante a nós, com iguais direitos estão a entrar em falácia, pois está comprovado cientificamente que até às 10 semanas não existem neurónios, logo não pode existir dor no feto nem se pode considerar um ser com direitos iguais a nós.
Em suma se a despenalização do aborto for universalizada em todo Mundo, as mulheres que decidem abortar terão a possibilidade de serem acompanhadas por profissionais da saúde, que as informarão sobre o estado de gestação do bebé e as elucidarão acerca das consequências físicas e psíquicas que a realização de um aborto poderá trazer às suas vidas.



8ªs SÉRIES SE EXPRESSAM POR MEIO DE CRÔNICA ESPORTIVA... VALE A PENA CONNHECER...







Há vários sites e blogs que registram crônicas esportivas...       

 Vá lá 
http://cronicaesportiva.blogspot.com/  
Atente a essa preciosidade de Drummond em homenagem a Garrincha... 
 
A necessidade brasileira de esquecer os problemas agudos do país, difíceis de encarar, ou pelo menos de suavizá-los com uma cota de despreocupação e alegria, fez com que o futebol se tornasse a felicidade do povo. Pobres e ricos param de pensar para se encantar com ele. E os grandes jogadores convertem-se numa espécie de irmãos da gente, que detestamos ou amamos na medida em que nos frustram ou nos proporcionam o prazer de um espetáculo de 90 minutos, prolongado indefinidamente nas conversas e mesmo na solidão da lembrança.
Mané Garrincha foi um desses ídolos providenciais com que o acaso veio ao encontro das massas populares e até dos figurões responsáveis periódicos pela sorte do Brasil, ofertando-lhes o jogador que contrariava todos os princípios sacramentais do jogo, e que no entanto alcançava os mais deliciosos resultados. Não seria mesmo uma indicação de que o país, despreparado para o destino glorioso que ambicionamos, também conseguiria vencer suas limitações e deficiências e chegar ao ponto de grandeza que nos daria individualmente o maior orgulho, pela extinção de antigos complexos nacionais? Interrogação que certamente não aflorava ao nível da consciência, mas que podia muito bem instalar-se no subterrâneo do espírito de cada patrício inquieto e insatisfeito consigo mesmo, e mais ainda com o geral da vida.
Garrincha, em sua irresponsabilidade amável, poderia, quem sabe?, fornecer-nos a chave de um segredo de que era possuidor e que ele mesmo não decifrava, inocente que era da origem do poder mágico de seus músculos e pés. Divertido, espontâneo, inconseqüente, com uma inocência que não excluía espertezas instintivas de Macunaíma — nenhum modelo seria mais adequado do que esse, para seduzir um povo que, olhando em redor, não encontrava os sérios heróis, os santos miraculosos de que necessita no dia-a-dia. A identificação da sociedade com ele fazia-se naturalmente. Garrincha não pedia nada a seus admiradores; não lhes exigia sacrifícios ou esforços mentais para admirá-lo e segui-lo, pois de resto não queria que ninguém o seguisse. Carregava nas costas um peso alegre, dispensando-nos de fazer o mesmo. Sua ambição ou projeto de vida (se é que, em matéria de Garrincha, se pode falar em projeto) consistia no papo de botequim, nos prazeres da cama, de que resultasse o prazer de novos filhos, no descompromisso, afinal, com os valores burgueses da vida.
Não sou dos que acusam dirigentes do esporte, clubes, autoridades civis e torcedores em geral, de ingratidão para com Garrincha. Na própria essência do futebol profissional se instalam a ingratidão e a injustiça. O jogador só vale enquanto joga, e se jogar o fino. Não lhe perdoam a hora sem inspiração, a traiçoeira indecisão de um segundo, a influência de problemas pessoais sobre o comportamento na partida. É pago para deslumbrar a arquibancada e a cadeira importante, para nos desanuviar a alma, para nos consolar dos nossos malogros, para encobrir as amarguras da Nação. Ele julga que entrou em campo a fim de defender o seu sustento, mas seu negócio principal será defender milhões de angustiados presentes e ausentes contra seus fantasmas particulares ou coletivos. Garrincha foi um entre muitos desses infelizes, dos quais só se salva um ou outro predestinado, de estrela na testa, como Pelé.
A simpatia nacional envolveu Mané em todos os lances de sua vida, por mais desajustada que fosse, e isso já é alguma coisa que nos livra de ter remorso pelo seu final triste. A criança grande que ele não deixou de ser foi vitimada pelo germe de autodestruição que trazia consigo: faltavam-lhe defesas psicológicas que acudissem ao apelo de amigos e fãs. Garrincha, o encantador, era folha ao vento. Resta a maravilhosa lembrança de suas incríveis habilidades, que farão sempre sorrir a quem as recordar. Basta ver um filme dos jogos que ele disputou: sente-se logo como o corpo humano pode ser instrumento das mais graciosas criações no espaço, rápidas como o relâmpago e duradouras na memória. Quem viu Garrincha atuar não pode levar a sério teorias científicas que prevêem a parábola inevitável de uma bola e asseguram a vitória — que não acontece.
Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas como é também um deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.

Publicado no Jornal do Brasil, em 22 de janeiro de 1983, dois dias após a morte do craque. Publicado na Sibila com a autorização da Agência Literária BMSR, a quem agradecemos. Carlos Drummond de Andrade ©Graña Drummond www.carlosdrummond.com.br

O Fenômeno do fiasco e do marketing
Ronaldo Nazario de Lima, mais conhecido como Ronaldo fenômeno, resolveu aposentar-se justificando dores no corpo, culpando os medicamentos da tireóide, embora alguns médicos tenham alegado que tal medicamento não é incluso na lista de dopping.
Menino pobre do subúrbio carioca foi um dos jogadores mais cobiçados do futebol europeu. Em 1998 na Copa do Mundo, foi o pivô do fiasco do Brasil na final contra a França, mas deu a volta por cima sendo ídolo na Copa da Coréia-Japão em 2002.
Viveu os dias do “liberou geral” da Copa da Alemanha trazendo de volta o fracasso de 2006. No primeiro dia de 2008 foi eleito o pior jogador do primeiro semestre do Campeonato Italiano. Em 2009, voltou ao Brasil para “jogar” no Corinthians, grande jogada de marketing. Após ter conquistado dois títulos neste mesmo ano, ficou mais de molho do que em campo, não apenas pelo excesso de peso, mas também devido a suas faltas nos treinos para farrear com supostas “moças” de origem duvidosa.
Fracassou, no ano seguinte, em pleno centenário do Timão (não levou nada!), e assim resolveu pendurar as chuteiras, após a desclassificação nos Pré-Libertadores 2011. Na hora da despedida, Ronaldo chorou e também fez o Presidente do Corinthians chorar de preocupação, porque as receitas do clube dependiam dele.
Para a indústria do futebol ele foi, e ainda é, um dos maiores marketeiros na atualidade do esporte, sua vida pessoal sempre passou por muita visibilidade, além das graves lesões, também foi flagrado ingerindo bebidas alcoólicas e fumando cigarros, hábitos estes que não condizem com a imagem de atleta que ele próprio tenta e consegue vender.
O fato mais marcante foi o escândalo envolvendo as já referidas “moças”. Depois de suposta tentativa de extorsão, o caso foi parar na polícia. Estranhamente, dois dos travestis que tentaram extorqui-lo, faleceram, fato que passou praticamente despercebido pela mídia.
Impressionante é que esse lamentável episódio não é usado pelas torcidas adversárias para irritá-lo.
Ronaldo associou-se com a WPP (Agência de Marketing Britânica) e fundou a 9nine. Pretende, agora, vender tanta roupa e suvenir que vai engordar sua aposentadoria, tanto quanto ele mesmo!
Agora só falta parar na hora certa!
(Yohana de Sousa Munhoz – 8° Mendeleev)


Os times de futebol nunca tiveram um goleiro com tanta ousadia e habilidade como Rogério Ceni.Um goleiro que começou sua carreira ainda jovem, e que até os dais atuais segue firme, não muito bem como no início; sua idade avançada já o atrapalha;mas ainda continua sendo um jogador com um 'nome de peso' ,ainda mas que a pouco tempo se tornou um goleiro com 100 gols, Rogério além de defender o gol ele bate faltas com muita classe.
Ainda não descarto a hipótese dele se aposentar ; no jogo sempre há hora de parar para ficar na lembrança só os momentos brilhantes de sua carreira, como Pelé . Parar na hora certa para conseguir ser um exemplo ,para se tornar 'O Rei Pelé ' (Rafaela Cristine - 8ª série C)
Pequenas “Anas Botafogo”

Não há coisa mais incrível do que ver as dançarinas de GRD ou Ballet Classic , exibindo suas belas pontas e saltos numa coreografia apaixonante. Foi assim que a cidade de Lorena, em 2008 conquistou o titulo de cidade dos “pés leves” , após as bailarinas de GRD (Ginástica Rítmica Desportiva) ganharem um concurso de dança, competindo com Guarulhos e Cachoeira Paulista.
  Os Jurados da competição comentavam que as meninas mais pareciam “anjos” dançando. A leveza a graciosidade. Tudo chamava atenção para as pequenas dançarinas, desde um simples plliê , ou um movimento qualquer de uma das mãos, até um spakat no ar, ou uma ponta de pé bem feita.
  Em 2009 , mais especificamente 7 de setembro no desfile das escolas da cidade , as “meninas de ouro” , da escola de GRD ,C.S.U. , deram um verdadeiro show entre brilhos e pinturas de bandeiras nos rostos. Impressionando até o prefeito da cidade fez questão de parabenizar a professora coreografa e as pequenas “Anas Botafogo” , pessoalmente.
  Em julho de 2010, as bailarinas fracassaram em uma apresentação , deixando cair uma das meninas , sendo esta a “ponta” da pirâmide humana ,que teve a terrível ‘sorte’ de quebrar o braço esquerdo não podendo assim continuar o espetáculo , prejudicando o grupo que com um numero ímpar de meninas , acabaram dando um show de saltos desastrados e uma terrível falta de organização.
  Messes após o fracasso do grupo, na apresentação de natal , as “pés leves” reconquistaram sua fama em meio a formosas coreografias e passos, contando a história do menino Jesus.
  Afinal bailainas que são bailarinas nunca perdem a ponta de pé.(Paula Renata de Abreu Pereira 8ª Mendeleev.)



Semifinal: o encontro dos grandes clubes

  No domingo, 1/05/2011, estádio do Pacaembu, a Rede Globo um dos maiores clássicos brasileiros: Corinthians e Palmeiras, dois times que brigam pela vaga na final do campeonato paulista de 2011.
  O árbitro apita o início do jogo, assim começa o primeiro tempo com o Palmeiras pressionando muito o Timão. O Palmeiras estava indo bem até que Danilo, jogador do Palmeiras, acaba dando um carrinho em Liédson, e é expulso logo no primeiro tempo.
  Felipão ficou muito irritado com a expulsão do jogador Danilo, acabou batendo boca com o técnico do Corinthians que logo depois ofendeu o árbitro e foi expulso do campo.Assim terminou o primeiro tempo 0 a 0.
  No início do segundo tempo foi escanteio para o Palmeiras que, em 10min de jogo,quando Marcos Assunção cruza e Leandro Amaro abre o placar para o Palmeiras,o timão fica desesperado,até ser escanteio para o Corinthians que empata o jogo com o gol de Willians,acabou o segundo tempo em 1a1.um empate que foi para as decisões por pênalti. Uma disputa muito acirrada nos pênalti,mas quando o jogador, João Vitor do Palmeiras,vai para a cobrança,o goleiro, Julio Cesar do timão consegue agarrar corintianos a bola,para a felicidade de todos nós.
  Agora quem será o campeão paulista Corinthians ou Santos. ( MARIA ISABEL - 8ª SÉRIE C)  

Último passo para grande final



 No dia 01/05/2011,no estádio do Pacaembu é iniciado mais um dos maiores clássicos brasileiros:Palmeiras e Corinthians pela semi-final do Campeonato Paulista.
 O árbitro apita para o início do jogo,no primeiro tempo numa dividida com Liédson, Danilo é expulso e não teve mais novidades no primeiro tempo.
 Começa o segundo tempo,e,logo ,aos 10min, Leandro Amaro abre o placar para o Palmeiras, Titi, o técnico do Corinthians, fica desesperado substitui Dentinho pelo Talismã Wiliam. Logo depois de ter entrado, o próprio Wiliam empata o jogo įpos um escanteio batido por Jorge Henrique, Felipão, o técnico do  Palmeiras, perde a cabeça ofende o árbitro e é expulso assim acaba o segundo tempo.E vai para os pênaltis.
 Os torcedores dos dois times estava querendo a vaga pra final, e assim começam as cobranças. Os cinco primeiros chutes de cada time se concluíram em gol.
 No sexto pênalti batido pelo João Vitor, jogador do Palmeiras, Julio Cesar, goleiro do Corinthians, leva a melhor com uma bela defesa. Agora a vaga para final esta nas mãos de Luiz Ramirez.
 Ramirez vai para bola faz o gol e comemora muito. Agora esperemos ansiosos para saber quem será o campeão Paulista de 2011. (João Pedro da silva 8ª C/Linus Pauling).

 O soberano Timão



  Após quatro anos de vitorias do Corinthians sobre o São Paulo, sendo onze jogos, os dois times voltaram num confronto emocionante no dia 27 em Barueri.
  Jogo mais emocionante, o primeiro tempo foi digno de um clássico que até do rei Pelé se ajoelharia pra o bolão que ambos os times estavam jogando.
  Aos 39 minutos do primeiro tempo Dagoberto chutou da entrada da área e mandou no ângulo esquerdo do gol de Júlio Cezar: 1 á 0.
  E a torcida que gritava o nome do feitor do tão belíssimo gol, que já era de se esperar de um jogador de qualidade como ele, logo depois a torcida começava a gritar o nome do camisa dez, Rivaldo, cujo o técnico do São Paulo, Carpegiane não colocou em tão importante jogo, merece a forca.
  O time tricolor, ficou o primeiro tempo inteiro forçando a zaga corithiana, e anos 45 minutos teve outra chance de ampliar o placar com Fernandinho, foi por água abaixo, literalmente pois ao receber a bola de Dagoberto escorreu em uma suposta “poça d’gua” alega o jogador em entrevista, sendo que no dia não havia chuva.
  No segundo tempo, aos 8 minutos, um jogador sofre uma falta, e o MAIOR goleiro do mundo Rogério Ceni, atravessa o campo, ajeita a bola com carinho e chuta no canto direito de Júlio César, chute digno dos Deuses, fazendo assim o centésimo gol de sua carreira sendo o goleiro de mais gols na história do futebol, pela CBF noventa e oito gols, considerado pelo tão “honesto” presidente Ricardo Teixeira de está no poder a mais de vinte anos.
  No final do segundo tempo, como último suspiro,Dentinho recebeu na estrada da área e chutou, fazendo o primeiro e último gol do time.
  E assim acabou esse confronto emocionante, com uma prova de confiança dos torcedores do São Paulo que mesmo enfrentando tanto preconceito no Futebol Brasileiro ainda consegue ser o melhor time do Brasil. (Paulo Henrique 8° Linus Pauling)


Barcelona ou Real Madrid ?

  Já começava a entardecer em muitos cantos do Brasil, em alguns países já era noite e em outros começava a amanhecer, seja em qualquer canto do mundo, nossos olhos se voltavam a televisão, seja velha, nova, analógica ou digital, os olhares para os grandes amantes do esporte fixavam no maior clássico do mundo, Barcelona e Real Madrid disputavam o primeiro jogo das semi-finais da Liga dos Campeões. De um lado o "Todo Poderoso" Real Madrid, recheado de estrelas milionárias vindas dos mais diversos países do mundo e do outro lado o "Humilde" Barcelona, com seus jogadores feitos em casa.

  Assim que começava o jogo, todos voltavam a comentar sobre o que ali poderia acontecer, nos primeiros minutos, digo apenas que me frustei ao ver Cristiano Ronaldo não tentar um drible, não dar uma enfeitadas nos lances, não ser o português que um dia o mundo teve orgulho de chamar de Melhor do Mundo, antes dos quinze minutos nada demais nas duas equipes, chutes sem perigo para cá, chutes sem perigos para lá, Pepe o cão de guarda do Real corria feito um Tigre rumo a sua presa, sem medo de levar dribles, Messi apenas defendia como podia, Marcelo na lateral do Madrid jogava tal como Roberto Carlos em seus dias áureos, "Como joga esse brasileiro" dizia e ouvia os outros repetirem essa frase, enquanto Daniel Alves bancava a babá de Di Maria. Um primeiro tempo que desandava, brigas na saída aos túneis, jogo truncado, sem vontade de sair do zero a zero.Como se não bastasse a expulsão de Pepe, Mourinho leva dois amarelos e também sai de campo que técnico é esse? Sem a força de Pepe na marcação, Messi dominava seu cachorrinho adestrado e fazia o que esperavam dele, passes em profundidades e boas arrancadas, Joseph Gaurdiola, mostrava que sua estrela podia ser mais brilhante que seu rival, Afellay entrava e com ele o espiríto do time mudava, uma boa jogada pelo lado direito, uma escorregada de Marcelo, um passe para dentro da área e quem para completar pro gol? É lógico o atual melhor do mundo, Lionel Messi,méritos e méritos,acho que Messi não pode ser assistido em um campo de futebol, tem que ser em um teatro, cinema,o que ele faz de tão diferente? Ele faz o simples, domina a bola, conduz ela,passa pelos seus três marcadores em uma fantástica jogada e faz o segundo gol dele no jogo, Messi venceu mais uma vez. Termina o jogo, e Madrid era humilhado com 0 x e Messi e companhia. Parece que Barcelona vai ser campeão mais uma vez, pois o jogo de volta será em casa e o Barcelona está mais uma vez com a faca e o queijo na mão,pergunto se alguém consegue parar o Barcelona,não por um jogo, mais por uma temporada inteira,ou se alguém consegue parar Messi, não ninguém pelo menos por enquanto.



Futebol x luta livre



 Se bater for sinônimo de jogar bem, a Holanda ganhou de lavada do Brasil. Em 2010, a Laranja Mecânica ganhou da Seleção Canarinho na base do jogo e na base do punho fora os fatais erros de arbitragem que quase viraram bordão entre os brasileiros "O Kaká não fez nada, seu juiz".
 Foram eles "guerreiros" para casa sem vitória e um sério machucado em Elano causado em Brasil x Costa do Marfim, mas espera um minuto: a dita seleção canarinho que apanho e sofreu mais uma Copa perdida foi a mesma que levou um cartão vermelho no nome de Felipe Melo que no desespero de marcar o gol da vitória e uma aparente sede de vingança ou sabe-se la o que realmente pisou no jogador da Holanda, Robben.Esse foi um lance realmente impressionante o mundo se chocou com o que viam naquele instante numa explosão de fúria de Felipe.
 Robben driblava Felipe quando derrubou o adversário e ainda pisou na coxa dotal jogador, tentou arrancar - lhe a bola e depois num ato de cinismo esplêndido, deu um sorriso que estava tudo bem, as mil maravilhas. Esse não foi o primeiro caso que retrata bem a violência desse jogador, Felipe Melo chuta o rosto do adversário no jogo Juventus x Parma, é expulso e ainda vê seu time goleado de 4 x 1.Felipe Melo, a grande decepção brasileira, atua mais uma vez.


Qual o problema dessa Copa?....

  Será que houve um receio do fim da copa sem verde e amarelo, ou foi a escala do técnico Dunga tão julgada e criticada pelo povo, ou foi a pressão nos jogadores, quem sabe não foi culpa de Paul, o polvo, que previa os jogos (que descanse em paz!), não tenho explicação melhor que "quem sabe !"
  E o grande desfecho? Jogo violento, a nossa querida Seleção Canarinho, dita melhor do mundo, perde a Copa mais uma vez. Choraram mais uma vez aqueles meninos no campo, e os meninos nas salas da casa junto com seus pais. (Rafaela Oliveira, 8ª série A)


Depois de uma partida eletrizante,SESI supera o Cruzeiro e leva o titulo da Superliga Masculina de Vôlei 


Ciente de que poderia derrotar um forte adversário,jogadores do SESI entram em campo somente com a ideia de derrotar o Cruzeiro.A partida,que foi exibida no Mineirinho em Belo Horizonte e também em redes nacional e internacional,pela Rede Globo neste dia 24 de abril de 2011.

O SESI parecia não se importar com a pressão. Mostrava empenho na defesa, disposição no ataque, mas errava saques. Melhor para o Cruzeiro, que aproveitava o excesso de força do adversário para equilibrar as ações. Chegou a ter o comando do placar no primeiro set, mas logo o SESI viu a reação.

Quando o time do Cruzeiro percebeu a importância dessa partida,já era tarde demais.O jogo já estava no quarto set de 15/6 para o SESI, e então,como num piscar de olhos, o Cruzeiro foi derrotado com Murilo jogando a bola para Sandro que levantou a bola para o vitorioso ataque de Vini que alcançou 25/17 para o SESI.

Após a partida ,Giovani o ex-jogador e gora treinador do time do SESI, diz:” Fico muito honrado e feliz de ter tido a oportunidade de comandar uma equipe maravilhosa como essa. Quero agradecer à minha família” - antes de tomar um balde d'água na cabeça.

Com o título, Giovani se torna o segundo brasileiro a ser campeão da Superliga como atleta e como treinador. Iguala o feito de Marcelo Fronckowiak, técnico do Minas . (Otávio Augusto Barbosa da Costa 8ª série A (John Dalton)

Decepção alheia

O clássico do domingo,feriado do dia do Trabalhador (1/05/11) entre Palmeiras e Corinthians,em que houve discussões e expulsões inusitadas que terminou com a vitoria do Corinthians por pênaltis.

Desde o começo da semana,todos já estavam discutindo sobre os resultados de dois jogos nos dias 30/04 e 1/05,respectivamente,Santos X São Paulo e Corinthians X Palmeiras.Do primeiro, o vencedor foi o Santos e do segundo (para nossa felicidade!) o Corinthians.

Quem abriu o placar foi o Palmeiras com um gol de Leandro Amaro que não deixou de comemorar.Claro que a torcida corintiana ficou com aquele medo básico,já que esse jogo era “bobeou,dançou”.

Nos 21 minutos do primeiro tempo, o palmeirense Danilo foi expulso por uma entrada violenta em Liedson .O primeiro jogo em que vi um técnico ser expulso.Motivo:Por causa da expulsão de Danilo,Felipão,Marcos e Kleber partiram para cima do quanto árbitro e reclamaram muito.O treinador foi além e fez sinal de roubo,o que provocou sua expulsão.

Tite não gostou da manifestação do adversário e entrou na discussão dizendo o que muitos concordaram “Toda hora é você.Só fala,só fala”,disse fazendo gestos com a boca,o que irritou mais ainda Felipão que respondeu as provocações e teve de ser retirado do campo por uma escolta policial.

Ainda por cima,antes de sair,Felipão disse para que tirassem Tite do gramado também e mandou que a torcida ficasse de olho no resto da partida.

A parte mais engraçada ou frustrante da partida,dependendo da perspectiva,foi quando Valdivia deu sue polêmico “chute no vácuo” e sentiu uma lesão e teve que ir para o banco.Claro que a parte da lesão não é legal,mas o fato dele não saber que o certo é chutar aquela coisa que gira e não o ar em volta dela! Sim.

No segundo tempo,o Corinthians empatou com um gol de William,e a torcida vibrou.O Palmeiras,ainda que em desvantagem,tinha a chance de virar o jogo,algo que nem ele nem o Corinthians fizeram.

O jogo terminou no  1 a 1,mas como era um jogo eliminatório teve os pênaltis.Os dois times fizeram cinco gols,mas foi ,quando João Vitor teve seu pênalti pego por Júlio César,que toda a torcida alvinegra viu a esperança de ir para a final.E quando Ramirez fez o sexto gol a torcida corintiana,que estava em menor número,vibrou,gritou e pulou.

Só restaram aos jogadores palmeirenses saírem do campo com as mãos no rosto escondendo a vergonha de perder em casa para os alvinegros.A torcida preto e branca gritava”O Pacaembu é nosso!”.Decepção total para os palmeirenses que saiam do estádio cabisbaixos.
Após o jogo,vi na Internet a revolta dos palmeirenses com Felipão.Todos ainda diiam que o Corinthians havia jogado mal ,roubado e que iriam perder feio para os santistas no próximo domingo na decisão do Campeonato Paulista 2011.
Será mesmo?!Esse é um fato verdade ou pura dor de cotovelo palmeirense?!Uma pergunta que será respondida no jogo Timão X Santos no próximo domingo,na Vila ou no Parque São Jorge. (Bianca Valéria de Aguiar nº 04  8ª Linus Pauling -- C)

Festival de tirar o fôlego !

   A cidade de Jacareí,no interior de São Paulo,voltou a ser palco do Jump Festival.A sexta edição do evento aconteceu nos dias 31 de março até 3 de abril na Arena montada na Avenida Getúlio Dorneles Vargas,em frente ao 41º Batalhão da Polícia Militar,e tinha entrada gratuita.A competição,que era organizada pela Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER) ,abrigou dois circuitos:o Brasileiro de FMX,disputado pelos principais profissionais do país,e o Nacional de Bike e Skate,realizado entre amadores,porém o de FMX foi o que garantiu a presença de quase todos,já que o(Joaninha,penta campeão brasileiro de FMX)tinha dito que ia aparecer no evento.
   Assim como em 2010,quando cerca de 12 mil pessoas prestigiaram o Jump Festival,as disputas de skate e BMX vertical e street,além dos voos e manobras espetaculares,como;o backflip do FMX,prometeram agitar a cidade do Vale do Paraíba.Foram dois dias de treinos livres,um de eliminatórias e outro destinado ás finais.Aproximadamente 200 atletas,entre amadores e profissionais,foram esperados.As inscrições eram gratuitas e limitadas,e podiam ser feitas no próprio local. 
   E,no evento,Joaninha sentiu a pressão dos adversários,que na visão do vencedor continuavam aprimorando suas manobras."O nível de todos estava muito alto,deu para perceber a evolução do esporte.Apesar de conseguir mandar alguns backflips,as outras manobras não estavam saindo tão bem assim.Estava me sentindo um pouco pressionado"disse Joaninha,mas os competidores não chegou nem ao seus pés,e,graças a seus famosos backflips incríveis,ele já tinha garantido sua vitória em mais um evento,o que já era de se esperar,mesmo eu,não conhecendo todos os participantes do evento,já imaginava que o famoso "Joaninha" ganharia,pois ele era "O Cara" pelo o que todos diziam,e depois de seu espetáculo impressionante,eu tive certeza e concordei com todos sobre ele.  
 (Gustavo Claudiano de Almeida - Série:8ºA"John Dalton")
  Uma licão de Cidadania e de bom Vôlei

No dia 9 de abril de 2011, um jogo de vôlei espetacular acontecia. Além dos rallys incríveis, o time Vôlei Futuro passa uma mensagem contra o preconceito homossexual, com o jogador Mario Junior usando uma camiseta com as cores do arco-íris.
Vôlei Futuro ganhou do Cruzeiro, com um placar de 3×2. Uma vitória difícil, já que a bola insistia em não cair.
Achei ótima a idéia do Vôlei Futuro. Não só eu, mas também toda a torcida abraçou a idéia e exibiu várias mensagens de apoio.
Inacreditável mesmo foi o lance de Mario Junior, que recuperou a bola quando todos pensaram que isso não era possível. Esse aí é craque!
Uma verdadeira lição do Vôlei Futuro: tanto de cidadania, quanto de bom vôlei. Isso é que é jogo!(Guilherme Castelani - 8ª série A)


A Derrota do "invencível"
 Foi no dia 23 de março de 2011, o jogo mais esperado para corintianos e sãopaulinos, o clássico Corinthians vs São Paulo.
      Todos os corintianos cantavam vitória, pois era um tabu de 11 jogos sem perder, e os sãopaulinos querendo a vitória mais do que nunca, para acabar com o tal tabu.
      Começa o jogo, sãopaulinos nervosos, e os corintianos tranquilos, como se estivessem ganhando a partida.
      O jogo foi muito tenso, muito ativo, um time igual o outro, até que, aproximadamente, aos 40 minutos do primeiro tempo, Dagoberto (atacante do São Paulo), soltou um foguete no canto esquerdo do goleiro Julio César, levando a torcida a loucura, e deixando os corintianos preocupados. Assim terminou o primeiro tempo, 1 a 0 tricolor.
      Começa o segundo tempo, a torcida tricolor cantando e a alvinegra apreensiva, e logo aos 15 minutos do segundo tempo, falta para o São Paulo perto da meia-lua, Rogério Ceni vai para a bola, ajeita com carinho, e chuta, a bola vai indo, vai indo, e entra na "gaveta", sem chances para o goleiro, 2 a 0 São Paulo, e a torcida vai ao delírio com o 100º gol, uma marca histórica para o futebol.
      Mas, o jogo começou a ficar violento, Alessandro (Corinthians) e Dagoberto foram expulsos, com isso, Dentinho (Corinthians), diminuiu para o Corinthians, animando a torcida. Mas... como ninguém é perfeito, num contra-ataque do São Paulo, Dentinho agrediu Rodrigo Souto (São Paulo), e foi expulso, aí ficou 10 contra 9, e facilitou para o São Paulo segurar o placar até o final do jogo, quando o juiz apitou. Foi uma explosão de alegria, e o tabu de 11 jogos foi quebrado!
      E 2 a 1 acabou o jogo, com o 100º gol histórico de Rogério Ceni, para a festa sãopaulina.
Fábio Augusto Ribeiro Nº8 (8ª Mendeleev).

Barca ou Real?   
     
O que falar do jogo do dia 20/04/2011?! Quem ganhara a partida? Aquelas perguntas que todas as pessoas a de saber.
Quem jogara melhor?  Cristiano Ronaldo, O ”CR7”, ou o Lionel Messi, o melhor jogador do mundo? O inevitável aconteceu para eles.``Deu`` Real Madrid.
Com o passe do lateral esquerdo da Espanha, numero 4, nada mais nada menos que Sergio Ramos, ganhou a assistência com o passe para ele Cristiano Ronaldo o número 7
Logo depois os jogadores do Real Madrid foram festejar em cima de um ônibus pelas ruas de, quando aquele que ganhou a assistência, o número 4, deixou a taca cair de suas mãos... Será pelo olho gordo dos barcelonenses?! (Vinícius Martins- 8ª série C).


Goleiro Vacilão

No domingo do dia 16/01/2011, se enfrentaram Corinthians e Portuguesa no Pacaembu. Aos 19 minutos do segundo tempo Roberto Carlos (lateral-esquerdo do Corinthians) se prepara para cobrar um escanteio, após o apitar do árbitro, Roberto Carlos começa a correr em direção à bola, enquanto o goleiro vai arrumar seu time, Roberto chuta a bola de trivela e é gol! Ele vai direto comemorar com seus colegas de time o primeiro gol olímpico de sua carreira aos 36 anos de idade. Depois de um tempo, o juiz finaliza o jogo que acaba em 2x0 para o Corinthians.
Foi um gol gostoso de fazer. O goleiro estava arrumando a defesa e bati rasteiro, fazendo a bola pegar mais velocidade”, diz Roberto Carlos.
Agora eu me pergunto: como é que o goleiro vai arrumar a defesa logo depois que o árbitro apita para o Roberto Carlos cruzar?! Essa eu não entendi, mas ainda bem porque eu sou corinthiana roxa. (Andrea Santos 8ª série A).

Libertadores não é dessa vez!

 Como é triste lembrar-se da derrota e a eliminação na Libertadores. E esse jogo mesmo corinthians x tolima.
    Não foi nada fácil pro Corinthias Ele tentava,tentava e nada de fazer um gol pra felicidade dos torcedores, mas tem um ditado que diz: '' quem não faz
gol,toma,'' e infelizmente,foi o que aconteceu.
  Naquele dia,a sorte não estava para Corinthias mesmo, já bastava um gol,mas não.Tolima continuou confiante em fazer o segundo gol e valeu á pena.
   E como se não bastasse,o Corinthias conseguiu duas façanhas inéditas para os clubes brasileiros: ser eliminado na fase Pré-Libertadores e cair na competição continental sem marcar nenhum gol sequer.
(Andreza Martins 8ª série A).


A LUTA DO SÉCULO

Nenhuma uma luta de mma ( artes marciais mescladas ) gerou tanta
espectativa na história do esporte. A luta acontecera na madrugada
de sabado para domingo , em Las Vegas , no Ultimate Fighting Championschip
(UFC) , os brasileiros Anderson Silva e Vitor Belfort , serão assistidos por milhares
de pessoas no mundo inteiro. De um lado Anderson Silva , o dono do cinturão
da categoria médio desde 2006 , e , do outro lado , Vitor Belfort que lutava
no evento desde 2009 , quando derrotou o norte-americano Rich Franklin
por nocaute técnico , Vitor Belfort , por isso é o maior desafiante de
Anderson Silva no octogono . Nessa íncrivel , luta , Vitor Belfort
levou a pior ; tomou um chute no rosto e desmaiou , dando a
vitória a Anderson Silva , após 1min e 14 seg
. (Pedro Henrique  de Siqueira e Ribeiro - numero de chamada : 34  /  8 serie A (JOHN DALTON).

Meninos da Vila

 Por mais difícil que parece, os meninos que jogam no Santos, não merecem mais ser chamados de meninos, pois, nessa quarta-feira (20/04/2011) fizeram um jogo que era considerado o jogo mais importante do ano, se não vencesse estavam fora da Copa Santander Libertadores que reúne os melhores clubes da América do Sul.

  Apesar do adversário ser o fraco desportivo Tátira, o peso do jogo era gigantesco pois era o segundo jogo na Libertadores pelo Santos no comando de Murici Ramalho Tetracampeão brasileiro, mas ele sem nenhuma Libertadores, A competição mais importante que um clube da América do Sul pode estar.
  O jogo em si, foi bom, seria melhor, se o Desportivo fosse melhor, mas a torcida lotou o estádio do Pacaembu, já que a Vila Belmiro e muito pequena.Neymar foi o nome do jogo com um gol e participando, praticamente, de todas as jogadas o mais importante acertando quase todas.Final do jogo 3 x 1 Santos mais fora o chocolate, e nas oitavas-de-final vem agora o América do México. Quero ver se eles seguram Ganso, Neymar, Zé Love, Elano, Arouca e muito mais.
  Um lance do jogo que vale apena destacar: Neymar vem da esquerda corta dois, toca para Zé Love que fura mais recupera, a bola, toca para Danilo que faz o gole mata o jogo. (Alexandre Machado Moreira - 8ª série A).