sábado, 7 de maio de 2011

RECADOS DE LPT DAS PRFESSORAS PIEDADE E PATRÍCIA - MAIO 2011 PARA O 8ªs/9º ANOS - NARRATIVA DE ENIGMA

SUGESTÃO DE LEITURA Nº 1 "UM ESTUDO EM VERMELHO", DE SIR ARTHUR CONAN DOYLE. SIGA O LINK... E VÁ AO ENCONTRO COM A OBRA NA ÍNTEGRA.image

http://sites.google.com/site/mundosherlock2/arthurconandoyle-umestudoemvermelho1


Descrição da obra em questão


A Study in Scarlet (no Brasil, Um estudo em vermelho / em Portugal, Um estudo em escarlate) é um romance policial escrito por Sir Arthur Conan Doyle, publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887. A primeira edição, em formato de livro, só seria lançada em julho de 1888.



Essa obra é famosa por introduzir o personagem Sherlock Holmes, detetive mundialmente conhecido na literatura policial. É também, nessa obra, que acontece seu encontro com Dr. Watson, narrador e participante das aventuras do detetive através de um amigo comum.




Um Estudo em Vermelho propõe um enigma terrível para a polícia, que pede auxílio a Holmes: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto, uma expressão de pavor. Mas Sherlock Holmes comanda apenas a primeira parte do livro e dois capitulos da segunda parte, até desvendar magnificamente a identidade do assassino. Na segunda parte ele pouco aparece, e o autor parece escrever um conto sobre o que viria a ser conhecido como " Velho Oeste", demorando-se a contar a vida dos Mórmons em zona rural dos Estados Unidos, até que vários acontecimentos levassem ao vingativo desfecho em Londres.


Sinopse

Dr Watson conhecera Sherlock Holmes a fim de dividir com ele um quarto, para que pudessem dividir as dispesas. Quase que instantaneamente, o doutor Watson percebera o ser genial que o cercava. Holmes demonstrava em suas atitudes um senso dedutivo elevadíssimo e uma inteligência impressionante. O poder de ligação dos fatos que Holmes demonstrava fazia com que o seu novo companheiro de quarto ficasse admiradíssimo. Foi uma questão de tempo para o dr Watson tornar-se um fã incontestável e braço direito de Holmes. (http://www.facebook.com/pages/Um-estudo-em-vermelho/108133612553545




O que achei do livro:

Sem palavras, Conan Doyle é demais! Não é atoa que Sherlock hoje em dia é tão famoso. A história é super bem elaborada, com seus mistérios, e com aquele gostinho de quero mais.

Fiquei muito feliz em ler o primeiro livro de Sherlock, já havia lido outros dois, mas nunca pensei: Ah vou ler o primeiro. Foi então que no sorteio do nosso encontro do Clube do Livro saiu para lermos um Clássio de Sherlock, e por decisão de todos, optamos pelo primeiro. O que eu posso dizer é que a história não foi uma das melhores, porque para mim eu ainda gostei mais de o Cão dos Baskerville, apesar de ter lido a muito tempo, e lembrar poucas coisas. Mas acho que esse livro deve ter dado na época um grande estouro.

APÓS A LEITURA, DESENVOLVA AS SEGUINTES ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO RODRIGUES NO SITE:


1) Sherlock Holmes se intitula um detetive-consultor diferente, pois emprega o chamado raciocínio analítico-dedutivo. Como se caracteriza esse raciocínio?


2) Identificar no texto, passagens em que Holmes utilizou a dedução para desvendar o crime.

3) Qual é o foco narrativo e seu respectivo narrador? Ele narra todo o livro?

4) Qual foi o objeto de estudo que deu origem ao título do livro? (Dica: aqui cabem duas interpretações)

5) Quando a aliança caiu do corpo de Enoch J. Drebber, o detetive Lestrade da Scotland Yard afirmou: “Houve uma mulher aqui”. Há algum problema lógico nessa afirmação? Explique.

6) Sherlock Holmes afirma ter total desprezo ao estudo da astronomia. Qual o motivo desse desprezo? Com que ele compara sua mente?

7) Faça um resumo breve do que vem a ser a “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

O que ocasionou o êxodo que é descrito no início da parte II de “Um Estudo em Vermelho”? A poligamia faz (ou fez) realmente parte das práticas dessa religião?

8) Que ou quem era “a flor de Utah”? Qual a relação dela com o assassinato cometido em Londres?

9) Qual opinião heterodoxa de John Ferrier fez com que ele tivesse que fugir da Terra dos Santos?

10)Quem eram os “Anjos Vingadores”?

11)Brigham Young é um personagem fictício ou realmente existiu? Explique.

12)O assassino propunha às suas vítimas uma possibilidade de salvação. Calcule o valor da probabilidade de que o assassino sobrevivesse aos dois assassinatos.

13)Observe os dois trechos a seguir (que podem sofrer pequenas alterações de acordo com a edição que você adquiriu): “(...) Já comentei com você que um detalhe fora do comum funciona mais como uma orientação do que como um obstáculo. (...)” e “(...) Este assassinato teria sido infinitas vezes mais difícil de revelar se o corpo da vítima simplesmente tivesse sido contrado na rua sem nenhum desses outré (Em francês, no original. Tem o sentido de exagero, excessivo. N. do T.) e das características sensacionais que o tornaram tão notável. Esses detalhes estranhos, em lugar de tornarem o caso mais difícil, acabaram fazendo-o mais fácil.” Que analogia (comparação) você pode fazer entre essas frases e problemas de Física?

14) Discutir a afirmação feita por Holmes: “poucas pessoas são capazes de, a partir do desfecho da situação, refletir para trás e descobrir os fatos que desvendaram esse desfecho.”


SUGESTÃO DE LEITURA Nº 2 "ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE" DE AGATHA CHRISTIE. SIGA O LINK... E VÁ AO ENCONTRO COM A OBRA NA ÍNTEGRA.
http://www.lisandrosellis.kit.net/obras/AGATHA_CHRISTIE-assassinato.expresso.oriente.pdf







15 comentários:

fc303seannat disse...

Professora,eu sei que a senhora não da aula de Leitura e Produção de Texto para mim, mas eu gostaria muito de desenvolver as atividades postadas no Blog sobre Narrativa de Enigma pois sou apaixonado por tal gênero.
O livro "Um estudo em Vermelho" já o li 2 vezes e gostei muito, aconselho a senhora assistir o Filme "Sherlock Holmes" pois muito do filme lembra o livro.
Enfim...
Eu posso fazer as atividade? '(:

Aconselho a senhora a passar para os alunos, um livro da autora Stella Carr, "Monstro do Morunbi" e da mesma autora "Os criminoso Vieram para o Chá" está com,a prof° Patrícia ksoakso' ésó pedir (:

Paulo Henrique S. 8° Linus Pauling.

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

Obrigada Paulo, pelo interesse. Pode ficar à vontade, pois servirá também para tuas aulas de LPT.

GH13 disse...

Professora,

Já ouvi falar desse livro. Pretendo lê-lo em breve. Agora não, já está tarde, hora de criança ir dormir.

Boa noite.

Guilherme Catelani - nº15
8ªA / 8ª J.Dalton.

Yohana_SM disse...

Professora, também já ouvi falar desse livro, porém as palavras ditas não foram de bom gosto, espero não achar o mesmo!!

Yohana SM
8° Mendeleev

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

AGUARDO A LEITURA E MUITOS COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO SUGERIDO PARA LER.

Gabriela disse...

oi professora é a Gabriela que te escreve vou começar a ler o livro, pela biografia e a contra capa a historia é interessante.
meu irmao tem o livro que ganho da escola mas não sei se o mesmo.
na proxima aula que no caso é hoje,levo para senhora ver
xau ,bjs
GABRIELA LIMA 8ºJOHN DALTON A

andreza lucia de freitas disse...

Oi professora gostaria de saber se esse livro "Um estudo em vermelho"
é para ler a primeira e a segunda parte.

Andreza Lúcia de Freitas

8ªLavoisier -B

Déêboraa -* disse...

Professora, estou tentando pegar o livro na biblioteca, o livro ''Um estudo em vermelho" está em falta ! Muitas pessoas pegaram para ler.
E não dar para ler pela internet , pois é muito demorado e muito ruim,
vou tentar essa semana pegar o livro!

Débora Garcia 8° LINUS PAULING

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

DÉBORA, TAMBÉM GOSTO DE LIVRO E NÃO ME SINTO À VONTADE COM LEITURA EM TELA. TENTE PARA CONSEGUIR EMPRESTADO.
ATÉ

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

GABRIELA, TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR DO LIVRO. QUE ÓTIMO TEU IRMÃO TER GANHADO, AGORA VOCÊ TAMBÉ PODE ISUFRUIR DELE...

ATÉ, COMPANHEIRA.

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

ALUNOS, O LIVRO É PARA LER NA ÍTEGRA, TANTO UM COMO O OUTRO.

Mozart@#@$#@$%@32135165 disse...

oi prof estou a ler o livro, gosto mto desse genero de texto romance policial.

Déêboraa -* disse...

Prof eu já ouvir o nome desse livro,

e é muito legal..


Daniel g.g

tavinho disse...

Professora Piedade Gostei muito do livro "UM ESTUDO EM VERMELHO" e assisti o Filme Sherlock Holmes que tenha a ver com o Livro estou pronto para responder as questões

Luiz Otavio 8ºA Jonh Dalton

GH13 disse...

Professora,

Encontrei um outro link do livro "Um Estudo em Vermelho". Para quem se interessar, o link é:
http://pt.scribd.com/doc/49954575/1-um-estudo-em-vermelho