sexta-feira, 23 de abril de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 19/04 a 23/04

Por Causa de Seu trato com Um Olhar Seu Língua Portuguesa e Sobre a sociedade brasileira, a obra de Machado de Assis É tema Recorrente em vestibulares e Concursos. SE VOCÊ Pretende Conhecer Mais Sobre Machado Aqui vai Uma dica: o Mec COM UM Traz especial a obra completa do autor SEUS romances com, contos e poemas. O material do site Que Permite, o estudante se arme com argumentos Parágrafo discorrer satisfatoriamente Sobre o Maior escritor Que Nasceu em Nosso País.

O site Também Traz o vídeo Machado de Assis: Um mestre nd periferia. O material Faz parte da série Mestres da Literatura, Que Traz Outros Grandes Escritores Brasileiros Como Drummond, Graciliamo Ramos, entre outros Lima Barreto.



Outra dica É o Blog do Machado de Assis, material Traz Que Sobre a obra de Machado Além de materias públicadas Por enquanto Elemento Machado Jornalista. É Interessante Perceber Que o escritor mantinha Alto Nível de Escrita Falar Também cotidiano Fazer parágrafo do Rio de Janeiro e do Brasil.
(Recado DE http://blogdoestudante.wordpress.com/2008/12/18/obra-de-machado-para-vestibulares/)


NESSA SEMANA, tivemos Apenas TRÊS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Ênfase NOS ELEMENTOS DE Construtores DE NARRATIVA E DISCUSSÃO ACERCA DE INDIVIDUAL E ESTILO DE ÉPOCA.
O DESTAQUE Ficou AINDA COM A FIGURA CENTRAL DO REALISMO-Naturalismo: Machado de Assis (Abordagem a-ser retomada Ao longo do Próximo Bimestre, JUNTAMENTE COM Outro Estilo coletivo: Romantismo)

ESTAMOS Falando, então DE ESTILO

 

 

 

 

63 comentários:

allanskay disse...

Oi professora.Tivemos pouca aula.Essa semana.Com o feriado na quarta feira.Hoje sexta feira corrigimos o caderno do aluno 1° volume 4.Foi uma semana muito rapida.Mas foi legal.

Allan Squizatto..2°EMA

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

Allan, volte aos vídeos, comente-os. Dê opinião. Comente sobre os assuntos abordados em sala de aula.

Teu comentário está muito primário. Reveja.

Matheus Mariano' disse...

Professora, coo o Allan disse, essa semana foi rápida mas deu pra aprender muito!
Falamos de estilo (lembre do meu texto rs) tanto coletivo como individual e demos exemplos como para coletivo: Romantismo que é pessoal e subjetivo e Ralismo-Naturalismo que ,ao contrario do Romantismo, é impessoal e Objetivo. Já indivual, comentamos sobre os estilos Machadiano, Shakesperiano entr outros.
Os vídeos acima falam da vida de machado, suas duas fases e ainda falam de duas de suas obras: "Dom Camurro" e "Memórias Pósthumas de Braz Cubas" . Os vídeos levam esse nome pois Machado, o mestre da literatura brasileira, nasceu no Morro do Livramento , no Rio.
Espero que semana que vem tenhamos mais tempo de revisar os estilos de época e aprofundemos mais nosso conhecimento em narrativas.

Matheus Mariano' disse...

PS: Matheus Mariano - 2ºB
Ta ai o link do meu blog; leia,comente e siga! rs'
http://paradoxosjuvenis.blogspot.com/

• Bia disse...

Oi professora
Como todos falaram essa semana foi rápida !
Falamos muito sobre estilo e como a senhora mesma disse estilo é sim algo que se discuti(kkk),a senhora deu alguns exemplos de estilo coletivo: Romantismo que é pessoal e subjetivo e Ralismo-Naturalismo que é impessoal e Objetivo.
Um dos videos sobre o Machado de Assis nos já vimos na sala,que assim como os outros fala sobre as fases dele, as obras e sua vida no Rio de Janeiro.
E sobre o video do professor Antônio Fernandes Neto, o homem está se surpreendendo com ele mesmo pelo modo com que evolui com o passar do tempo e é interessante saber que em cada época se predomina um estilo,ou seja,até mesmo o estilo ''evolui''.
Teve uma parte no video que me chamou muita a atenção, foi quando falou que temos que aproveitar a vida porque ela é curta, ''aproveitar o dia é aproveitar a vida'' afinal não sabemos se estaremos vivos amanhã !
É isso professora espero que goste do meu comentário !
Beijos '

Beatriz Stephanie 2°emB

Anônimo disse...

olá professora ;) Bem, os vídeos sao muito interessantes, nos fazem conhecer melhor Machado de Assis, sua vida, obras e etc.
Sobre os assuntos abordados em sala de aula, foram interessantes, sabendo mas sobre estilo coletivo e individual,com exemplos explicados pela senhora.
Peço para que qualquer coisa, a respeito de trabalhos entregues e outras coisas, mande uma msg no meu e-mail: Fany_soumaiseu@hotmail.com
bjoss, Stéfany 2°EMB

Camila Oliveira disse...

olá Professora!Bom,com o feriado na quarta-feira,perdemos duas aulas..Mas ainda sim,essa semana foi muito produtiva..Estamos corrigindo as atividades realizadas do caderninho do aluno..Comentando sobre estilo..Que para ser sincera o que mais chama a minha atençao é o estilo Machadiano...com suas caracteristicas Unicas que encantam o leitor.Tambem comentamos sobre dois movimentos;o Realismo naturalismo(1881)Que defendia o uso de uma linguagem objetiva,precisa,impessoal..e Tambem o movimento romantismo(1836)em que a linguagem é subjetiva,impressisa e pessoal.
Camila..2EMB

Rodrigo disse...

olá Professora

Estamos corrigindo as atividades realizadas do caderninho do aluno.Comentando sobre estilo.com suas caracteristicas que fazem com que nos leitores nos interesse mas.Tambem comentamos sobre dois movimentos;o Realismo naturalismo, que defendia o uso de uma linguagem. E Tambem o movimento romantismo, em que a linguagem é subjetiva,impressisa e pessoal.

Rodrigo Alves Lima 2° EM B
N°30

willian disse...

Na segunda-feira,continuamos a correção da tarefa do livro didatico onde especificamosos ciclos narrativos(situação inicial,conflito,clímax,,situação final)doa textos "Rapunzel","Os Musculos" e "Zap".
Na sexta-feira fizemos a correção da tarefa da revista onde abordamos o asunto "Estilo de Época".

Willian,2°EMC

leonardo disse...

Oi professora, essa semana passo muito rapido.
Na segunda-feira continuamos a corrigir o livro didático, onde a senhora falou um pouco das Marcas linguística da 1ªpessoa e da 3ªpessoa.
Ja na quarta-feira não tivemos aulas porque foi feriado.
OS vídeos são muitos bom, o vídeo de cima fala sobre Machado de Assis onde nasceu, a faze dele e fala de duas obras suas.
E é isso um abraço.

Leonardo Vinícius 2°EMB

Pâam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pâam disse...

nessa semana nos apredemos sobre estilo tanto coletivo como individual e demos exemplos como para coletivo: Romantismo que é pessoal e subjetivo e Ralismo-Naturalismo que ,ao contrario do Romantismo, é impessoal e Objetivo. Já indivual, comentamos sobre os estilos Machadiano, Shakesperiano entre outros.E na sexta retornamos a corrigir o caderno do aluno, eu estou com duvidas nas figuras de linguagem pois são muitas pra eu guardar todas, acho que se a senhora programase um dia da semana pra falar desse assunto, iria me ajudar muito.

Pâmela Fortes Alves 2°em C

Abilene disse...

Olá professora,nessa semana tivemos apenas 3 aulas por causa do feriado na quarta.
Tiramos algumas dúvidas sobre os capítulos que irão cair na prova de amanhã,Narrador,coadjuvante (a minha dúvida e da Samara).Falamos dos três textos ficcionais do livro didático,colocando em ordem crescente gradativa.Que no caso seria 1º ZAP 2º Rapunzel 3º Os Músculos.
Na sexta-feira continuamos a corrigir os exercícios do cadeno do aluno.
Comentamos também sobre uma carta famosa e o primeiro texto que aqui no Brasil foi escrito "Carta a Caminha",pelo europeu Padre Anchieta.Nessa carta Anchieta conta sobre os índios,que eles não usam roupas,etc.Enfim o olhar do europeu em relação ao Brasil.

Obrigada :D
Por:Abilene Melissa de Abreu 2ºEM A

Erick CabriTo disse...

Essa semana na segunda feira falamos de estilo individual e coletivo.
na quarta nao tivemos aula por motivo do feriado.
na sexata nao fui a aula pois eu estava com problemas particulares .
Os videos tem esse nome pois Machado de Asis nasceu no morro do livramento.


Erick vinicius Dias Carneiro 2°EMB

RGPLAY Studios disse...

ESSA SEMANA FOI APENA CORREÇÕES NA SEGUNDA E NA SEXTA POIS QUARTA FOI FERIADO.
MAS TIVEMOS MUITAS COISAS INTERESSANTES SOBRE NARRATIVA.
MUITO INFORMATIVO OS SLIDES POSTADOS PELA SENHORA.
ATÉ A PRÓXIMA
ROGER2ºEMC

gustavo disse...

oi prof
essa semana foi bem legal, mas foi cortada pelo feriado de quarta feira, os videos de machado de assis talvez vão ser bom para a concletização da prova,isso é se augo cai sobre esse assunto na prova, no video nois virmos sobre a vida de machado de assis,e tambem sobre augumas obras dele como "memorias póstumas de bras cubas" que conra a historia de uma vida, depois que o personagem morre,
um abraço
té+

NOME: luiz gustavo cardoso Nº:21 serie 2 em c

Jú. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jú. disse...

Na segunda-feira,continuamos a correção da tarefa do livro didatico, onde falamos sobre os ciclos narrativos encontrados nos textos Rapunzel, Os musculos e Zap.Falamos também nessa semana sobre "Estilo de Época", tanto coletivo (como exemplo o romantismo e realismo-naturalismo), como o individual (como exemplo o estilo machadiano, etc.).Na quarta-feira não tivemos aula por conta do feriado.Na sexta-feira continuamos a correção da apostila.

Juliana de Miranda Silva 2°EM C

aana. disse...

O video de Machado de Assis me despertou grande interesse pelas fases retratada em tua vida despertando mais interesse em tuas obras. O que me despertou particulamente foi Memórias póstumas de Brás Cubas que procurarei apreciar em breve. Retrata tambem Dom Casmurro historia conhecida por muitos mais apreciada por poucos.
Até nos dias de hoje estamos em discussão sobre os conceitos de Estilo se é possivel chamar de estilo o ato de vestir camisa e jeans, de quem tem estilo e de quem sege a moda designando estilo.
A semana foi curta porém houve tempo de prolongarmos essa discussão , corrigimos tarefa do livro didatico e na sexta do caderninho do aluno. Foi pouco tempo mas o suficiente para obtermos informações importantes junta as correções das tarefas.
Ana Flávia 2EMB

Lukas Pinheiro disse...

Na segunda-feira,continuamos a correção da tarefa do livro di´dático e na sexta feira terminamos a correçao da tarefa sobre o assunto "estilo de epoca ".
Disculpe a demora pois estava trabalhando e não tive tempo para comentar mil disculpas professora


lucas pinheiro 2° EMC

Rodolfo disse...

Olá professora,tivemos uma semana muito rápido por conta do feriado de quarta-feira.
Na sexta-feira continuamos a corrigir a tarefa do livro didático
Professora achei muito interessante os vídeos que a senhora postou,destaque para o vídeo de Machado de Assis que fala de sua vida onde viveu sua infância e sua grandes obras que produziu ao longo de sua carreira
Rodolfo Martins Dias 2EM B

Higor Lisboa disse...

No início da semana o ponto forte foi o realismo-naturalismo que é uma linguagem impessoal e objetiva, e também o romantismo que é uma linguagem pessoal e subjetica. Na quarta o feriado e na sexta continuamos a correção mais também estava vincula do o assunto de segunda, ou seja, tudo foi se encaixando, mais também falamos em estilo, que no caso de um escrito é o seu modo de escrever, de contar suas histórias com um jeito que só você sabe. Os vídeos sobre o machado é basicamente um resumo do que vimos, e também para conhecermos mais esse famoso escritor.
HIGOR MENEZES RAMALHO LISBOA 2ºEMB

Gabriela Moraes disse...

Olá professora , bom essa semana na segunda eu não compareci aula !

Mas na quarta - feira começamos a correção da prova,lendo e a senhora explicando e discutindo as questões.
Os videos de Machado de Assis nos mostra sobre a vida dele( como já fizemos um esse bimestre) e mostra as obras dele , é muito interessante.

ate amanhã,

Gabriela Moraes 2 EMA

Abilene disse...

Nessa semana fizemos a avaliação e corrigimos, não deu tempo de começar as apresentações!Talvez começaremos na segunda-feira.

Obrigada
Abilene Melissa de Abreu 2º em A

Dállison Kévin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dállison Kévin disse...

Boa tarde professora,
Apesar da demora, está aqui o meu trabalho (autobiografia,em versos)
Peço- lhe perdão por estar entregando a poesia atrassado, peço que leve em conta meu esforço e dedicação


Eu sou o Amor!


Quem sou eu?
Nem mesmo eu sei quem sou
Ainda procuro encontrar esse eu
que há dentro de mim.


Quem sou eu?
Sou um alguém, um alguém incomparavel
Sou como o vento passageiro que aparece e vai embora
Como onda no oceano. assim como o vapor.

Sou a espectativa de uma nova vida
Sou a cura do doente
Sou aquele que vive nos corações!

Sim eu sou!
Sou aquele que habita no intimo
Eu sou o AMOR !

Rodolfo disse...

Olá professora,essa semana foi bastante lucrativa, apesar do feriado que ocorreu na quarta-feira.
Na segunda feira continuamos a correção da tarefa do livro didático
Na sexta-feira fizemos a correção da prova
Na minha opinião achei os vídeos muito interessantes porque mostram como Machado de Assis começou sua trajetória e mostra algumas de suas principais obras
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

Hadhawhana Hevilyn ( Dadal) disse...

Estou revendo os assuntos discutidos no ano passado e relembrando os bons momentos da obra do Machado de Assis.
Em relação ao estilo de escrever, foi importante destacar o estudo e a relação dos criticos no envolvimento da passagem literaria.

Com base no trabalho apresentado na segunda-feira, foi importantíssimo conhecer sobre a biografia do Joaquim Manuel de Macedo. Conhecer sobre a obra desse grande escritor do Romantismo, fez com que eu entedesse o estilo burguês, pois descrevia em uma linguagem simples os costumes da sociedade carioca.

Hadhawhana Hevilyn (Dadal)
2º EMB- Respeito

mendfrases disse...

Os videos postados no blog são muiito interessante no primeiiro video que fala sobre a periodização esteticas literarias tal que o começo de tudo e depois a evolução da linguagem (comunicação) e mais... Ja assiti outros videos de Machado de Assis "UM MESTRE NA PERIFERIA" !!!

Camila Alcantara 2°EM C

Unknown disse...

bom na segunda - feirra nos continuamos as correçoes da tarefa do livro didadtico sexta-feirra terminaos a correçao da tarefa sobre "ESTILO DE EPOCA" hoje QUARTA FEIRA nao teve aula...
Bom segundo os vdeos postados algumas das maiores obras de machado de assis foi, "MEMORIAS DE POSTUMAS DE BRAS CUBAS, E CAPITU e DON CASMU"

Lukas Pinheiro disse...

Bom !
Na segunda feira continuamos a correçao da tarefa sobre livro didatico.
Quarta feira nao teve aula e na sexta continuamos a correçao

lukas pinheiro 2° EMC

higor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
higor disse...

Na segunda vimos os vídeos, algumas das mais importantes obras de Machado que foram: Memórias Póstumas de Brás Cubas, o qual Brás Cubas era proprietário de terras e escravos, Capitu e Dom Casmurro. Na quarta nao teve aula .E sexta tive que ir fazer a prova de astronomia.


Higor Bitencourt 2EMC

Abilene disse...

Olá professora, nessa semana terminamos as apresentações sobre os autores da literatura brasileira, e fizemos um conto ficcional contendo técnicas de cinema.Na quarta e na sexta-feira não tivemos aula.

Obrigada
Abilene Melissa de Abreu 2 º EM A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

la professora...
hoje terminamos as apresentaçoes
dos trabalhos dos grupos 6 , 7 e 8
bjs.. até
2ºc

Unknown disse...

ola professora..
hoj e a ula fo muito rapida
passou que nem vii
hoje corrigimos as atividades do caderno do aluno volume. 1º
2ºc

Abilene disse...

Nessa semana lemos os contos dos grupos,apresentou-se alguns grupos q faltavam e corrigimos o caderno do aluno.

obrigada
Abilene Melissa de Abreu 2º em A

Lukas Pinheiro disse...

bom , na segunda feira fizemos os contos em grupo junto ao livro didatico.Na quarta feira infelismente nao fui a aula e na sexta feira continuamos a correçao da apostila.

Lucas Pinheiro 2°EMC

Jú. disse...

Bom, na segunda-feira dessa semana não fui a aula, na quarta apresentei meu trabalho sobre José de Alencar, gostei bastante, e na sexta-feira continuamos a correção da apostila!

Juliana de Miranda Silva 2°EM C

rodolfo disse...

Olá professora,essa semana foi muito boa pena que passou tão rápido.
Na segunda-feira falamos sobre estilos individuais e coletivos das pessoas e sobre a influência que a mídia provoca nas pessoas até mesmo no modo delas se vestirem.
Os vídeos acima mostram a vida de Machado de Assis onde ele viveu e ainda fala de suas obras que produziu no Rio de Janeiro como "Dom Camurro" que foi uma obra de grande sucesso no Brasil e no mundo.
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

caique gdf disse...

oi professora queria que soubece que nunca vi tal resumo sobre CAPITU que nem a senhora fez hoje
E eu ainda vou criar um saiti de pesquisa
www.piedaderesume.com.br
rsrsrsrs

Tales disse...

Tales:2°EMC

Bom essa semana nos demos inicio ao preffacio do livro "Varias historias" de Machado de Assis,e tbm a cada trabalhoque deveremos fazer em funçao desse livro.

Lukas Pinheiro disse...

demos inicio ao preffacio do livro " Varias historias " e sexta nao tivemos aula pois tivemos que ajudar a organizar a escola para o evento Superação


lukas pinheiro 2°EMC

Abilene disse...

Oi Prof nessa semana começamos a fazer o resumo do prefácio do livro "Várias Histórias", de Machado de Assis.Entregamos também os trabalhos sobre romantismo do livro didático.E também a senhora passou as novas datas para apresentações do seminário sobre romantismo.
Falando nisso eu criei um blog, pois escrevendo lá, eu aprendo de uma maneira diferente, ao invés de ficar só lendo no livro, é: www.learn.teenbloguer.com

Unknown disse...

As aulas estao divertidas e estou adorando entender melhor sobre os escritores brasileiros e textos literarios e bem mais divertido do que ter q aprender o q e oxitona...
gostei d saber q machado d assis e um escritor super famoso e nasceu na favela!! da uma sensaçao d confiança d q c vc luta vc pode chegar aonde vc qer chegar!!!

rodolfo disse...

olá professora essa semana,terminamos o correção do Livro de didático e iniciamos o resumo do prefácio do livro "Várias Histórias", de Machado de Assis.Também entregamos o mapa conceitual sobre o Romantismo e na sexta-feira não tivemos aula porque a maioria dos alunos ficou de ajudar a escola a organizar as mesas,cadeiras,etc...
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

Tales disse...

Tales Wiliam:2°EMC

Bom, essa semana só tivemos aula na segunda, onde nos demos inicio ao conto escritos por nos mesmos.

Lukas Pinheiro disse...

essa semana tivemos apenas aula na segunda feira onde iniciamos os contos escritos por nos mesmos

lukas pinheiro 2° EMC

Abilene disse...

Nessa semana só tive aula na segunda-feira com a senhora.
Na segunda começamos a ler os contos feitos pelos alunos referentes à algumas páginas do livro didático.Eu já li o meu :D

Obrigada Prof.
Abilene Melissa de Abreu 2ºEM A

rodolfo disse...

olá professora essa semana só tivemos na segunda-feira.
Na segunda-feira iniciamos a leitura dos textos que tem o tema "Perigo a frente volte!"
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

Jú. disse...

Bom, nessa semana só tivemos aula na segunda-feira. Demos inicio a pág 253 do livro didádito, onde teríamos que fazer um conto e depois ler para a sala. Não tive dúvidas sobre isso!

Juliana de Miranda Silva 2° EM C

Unknown disse...

Ola professora! Na semana passada tivemos aula somente na segunda- feira,que comessamos a Produzir os textos Narrativos do livro didático.


michele Félix De Aleida 2°EMC

caique gdf disse...

ola professora
A senhora não nos falou como foi a viagem a MINAS mas na procima c quiser um acompanhante :)

professora a senhora pediu para tirar xerox dos contos q estão no livro VARIOS CONTOS mas quando iremos usar?

Tales disse...

Tales wiliam: 2°EMC

Bom nessa semana nos tivemos aula apenas na segunda e quarta, onde nos apresentamos os trabalhos sobre romantismo e tambem a coninuidade da materia sobre o mesmo.

rodolfo disse...

olá professora, está semana só tivemos segunda-feira e quarta-feira iniciamos as apresentações dos grupos que tem como o tema Romantismo e continuamos o conteúdo do livro didático sobre os textos narrativos
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

Tales disse...

Tales Wiliam: 2°EMC

Essa semana nos continuamos a falar sobre romantismo atraves dos trabalhos e tambem de suas explicaçoes.

caique gdf disse...

Oi professora
Andei penssando muito em uma coisa que a senhora disse a respeito da minha idade que quando eu deixar os meus 17 anos terei que equilibrar minha vida e não deixar só o lado emocional falar.
Entaõ, pô parece tão dificil viu !!!

rodolfo disse...

Olá professora,essa semana continuamos a apresentações dos trabalhos em grupos cujo o tema é o Romantismo e copiamos o poema "Meus oito anos" e começamos a trabalhar o caderninho do aluno do volume 1
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

caique gdf disse...

ola professora
Espero que este bimestre eu esteja indo bem pois pretendo ficar com azul em todas por isso q estou m esforçando.
pq meu pai ja c cansou de ouvir coisas ruins a meu respeito, e eu prometi a ele q teria mais responssabilidade esse ano
Espero q eu teja comprindo minha promessa professora ?

rodolfo disse...

olá professora essa semana só tivemos aula na segunda e quarta-feira porque eu faltei na sexta-feira
Segunda-feira voltamos a reler o poema "meus oito anos" e respondemos algumas questões relacionadas ao texto
Na quarta-feira iniciamos a leitura do poema Navio Negreiro
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

rodolfo disse...

olá professora estou postando esse comentário porque preciso de informações sobre o trabalho "A escrava Isaura"
Rodolfo 2 em b

rodolfo disse...

Perdão esqueci de mandar meu Email
Rodolfoazulao@yahoo.com.br
Rodolfo 2 EM B