sábado, 7 de maio de 2011

RECADOS DE LPT DAS PRFESSORAS PIEDADE E PATRÍCIA - MAIO 2011 PARA O 8ªs/9º ANOS - NARRATIVA DE ENIGMA

SUGESTÃO DE LEITURA Nº 1 "UM ESTUDO EM VERMELHO", DE SIR ARTHUR CONAN DOYLE. SIGA O LINK... E VÁ AO ENCONTRO COM A OBRA NA ÍNTEGRA.image

http://sites.google.com/site/mundosherlock2/arthurconandoyle-umestudoemvermelho1


Descrição da obra em questão


A Study in Scarlet (no Brasil, Um estudo em vermelho / em Portugal, Um estudo em escarlate) é um romance policial escrito por Sir Arthur Conan Doyle, publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887. A primeira edição, em formato de livro, só seria lançada em julho de 1888.



Essa obra é famosa por introduzir o personagem Sherlock Holmes, detetive mundialmente conhecido na literatura policial. É também, nessa obra, que acontece seu encontro com Dr. Watson, narrador e participante das aventuras do detetive através de um amigo comum.




Um Estudo em Vermelho propõe um enigma terrível para a polícia, que pede auxílio a Holmes: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto, uma expressão de pavor. Mas Sherlock Holmes comanda apenas a primeira parte do livro e dois capitulos da segunda parte, até desvendar magnificamente a identidade do assassino. Na segunda parte ele pouco aparece, e o autor parece escrever um conto sobre o que viria a ser conhecido como " Velho Oeste", demorando-se a contar a vida dos Mórmons em zona rural dos Estados Unidos, até que vários acontecimentos levassem ao vingativo desfecho em Londres.


Sinopse

Dr Watson conhecera Sherlock Holmes a fim de dividir com ele um quarto, para que pudessem dividir as dispesas. Quase que instantaneamente, o doutor Watson percebera o ser genial que o cercava. Holmes demonstrava em suas atitudes um senso dedutivo elevadíssimo e uma inteligência impressionante. O poder de ligação dos fatos que Holmes demonstrava fazia com que o seu novo companheiro de quarto ficasse admiradíssimo. Foi uma questão de tempo para o dr Watson tornar-se um fã incontestável e braço direito de Holmes. (http://www.facebook.com/pages/Um-estudo-em-vermelho/108133612553545




O que achei do livro:

Sem palavras, Conan Doyle é demais! Não é atoa que Sherlock hoje em dia é tão famoso. A história é super bem elaborada, com seus mistérios, e com aquele gostinho de quero mais.

Fiquei muito feliz em ler o primeiro livro de Sherlock, já havia lido outros dois, mas nunca pensei: Ah vou ler o primeiro. Foi então que no sorteio do nosso encontro do Clube do Livro saiu para lermos um Clássio de Sherlock, e por decisão de todos, optamos pelo primeiro. O que eu posso dizer é que a história não foi uma das melhores, porque para mim eu ainda gostei mais de o Cão dos Baskerville, apesar de ter lido a muito tempo, e lembrar poucas coisas. Mas acho que esse livro deve ter dado na época um grande estouro.

APÓS A LEITURA, DESENVOLVA AS SEGUINTES ATIVIDADES PROPOSTA PELO PROFESSOR EDUARDO RODRIGUES NO SITE:


1) Sherlock Holmes se intitula um detetive-consultor diferente, pois emprega o chamado raciocínio analítico-dedutivo. Como se caracteriza esse raciocínio?


2) Identificar no texto, passagens em que Holmes utilizou a dedução para desvendar o crime.

3) Qual é o foco narrativo e seu respectivo narrador? Ele narra todo o livro?

4) Qual foi o objeto de estudo que deu origem ao título do livro? (Dica: aqui cabem duas interpretações)

5) Quando a aliança caiu do corpo de Enoch J. Drebber, o detetive Lestrade da Scotland Yard afirmou: “Houve uma mulher aqui”. Há algum problema lógico nessa afirmação? Explique.

6) Sherlock Holmes afirma ter total desprezo ao estudo da astronomia. Qual o motivo desse desprezo? Com que ele compara sua mente?

7) Faça um resumo breve do que vem a ser a “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

O que ocasionou o êxodo que é descrito no início da parte II de “Um Estudo em Vermelho”? A poligamia faz (ou fez) realmente parte das práticas dessa religião?

8) Que ou quem era “a flor de Utah”? Qual a relação dela com o assassinato cometido em Londres?

9) Qual opinião heterodoxa de John Ferrier fez com que ele tivesse que fugir da Terra dos Santos?

10)Quem eram os “Anjos Vingadores”?

11)Brigham Young é um personagem fictício ou realmente existiu? Explique.

12)O assassino propunha às suas vítimas uma possibilidade de salvação. Calcule o valor da probabilidade de que o assassino sobrevivesse aos dois assassinatos.

13)Observe os dois trechos a seguir (que podem sofrer pequenas alterações de acordo com a edição que você adquiriu): “(...) Já comentei com você que um detalhe fora do comum funciona mais como uma orientação do que como um obstáculo. (...)” e “(...) Este assassinato teria sido infinitas vezes mais difícil de revelar se o corpo da vítima simplesmente tivesse sido contrado na rua sem nenhum desses outré (Em francês, no original. Tem o sentido de exagero, excessivo. N. do T.) e das características sensacionais que o tornaram tão notável. Esses detalhes estranhos, em lugar de tornarem o caso mais difícil, acabaram fazendo-o mais fácil.” Que analogia (comparação) você pode fazer entre essas frases e problemas de Física?

14) Discutir a afirmação feita por Holmes: “poucas pessoas são capazes de, a partir do desfecho da situação, refletir para trás e descobrir os fatos que desvendaram esse desfecho.”


SUGESTÃO DE LEITURA Nº 2 "ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE" DE AGATHA CHRISTIE. SIGA O LINK... E VÁ AO ENCONTRO COM A OBRA NA ÍNTEGRA.
http://www.lisandrosellis.kit.net/obras/AGATHA_CHRISTIE-assassinato.expresso.oriente.pdf







18 comentários:

fc303seannat disse...

Professora,eu sei que a senhora não da aula de Leitura e Produção de Texto para mim, mas eu gostaria muito de desenvolver as atividades postadas no Blog sobre Narrativa de Enigma pois sou apaixonado por tal gênero.
O livro "Um estudo em Vermelho" já o li 2 vezes e gostei muito, aconselho a senhora assistir o Filme "Sherlock Holmes" pois muito do filme lembra o livro.
Enfim...
Eu posso fazer as atividade? '(:

Aconselho a senhora a passar para os alunos, um livro da autora Stella Carr, "Monstro do Morunbi" e da mesma autora "Os criminoso Vieram para o Chá" está com,a prof° Patrícia ksoakso' ésó pedir (:

Paulo Henrique S. 8° Linus Pauling.

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

Obrigada Paulo, pelo interesse. Pode ficar à vontade, pois servirá também para tuas aulas de LPT.

G. Catelani III disse...

Professora,

Já ouvi falar desse livro. Pretendo lê-lo em breve. Agora não, já está tarde, hora de criança ir dormir.

Boa noite.

Guilherme Catelani - nº15
8ªA / 8ª J.Dalton.

Yohana_SouMunhoz disse...

Professora, também já ouvi falar desse livro, porém as palavras ditas não foram de bom gosto, espero não achar o mesmo!!

Yohana SM
8° Mendeleev

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

AGUARDO A LEITURA E MUITOS COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO SUGERIDO PARA LER.

Anônimo disse...

oi professora é a Gabriela que te escreve vou começar a ler o livro, pela biografia e a contra capa a historia é interessante.
meu irmao tem o livro que ganho da escola mas não sei se o mesmo.
na proxima aula que no caso é hoje,levo para senhora ver
xau ,bjs
GABRIELA LIMA 8ºJOHN DALTON A

andreza lucia de freitas disse...

Oi professora gostaria de saber se esse livro "Um estudo em vermelho"
é para ler a primeira e a segunda parte.

Andreza Lúcia de Freitas

8ªLavoisier -B

Déêboraa -* disse...

Professora, estou tentando pegar o livro na biblioteca, o livro ''Um estudo em vermelho" está em falta ! Muitas pessoas pegaram para ler.
E não dar para ler pela internet , pois é muito demorado e muito ruim,
vou tentar essa semana pegar o livro!

Débora Garcia 8° LINUS PAULING

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

DÉBORA, TAMBÉM GOSTO DE LIVRO E NÃO ME SINTO À VONTADE COM LEITURA EM TELA. TENTE PARA CONSEGUIR EMPRESTADO.
ATÉ

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

GABRIELA, TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR DO LIVRO. QUE ÓTIMO TEU IRMÃO TER GANHADO, AGORA VOCÊ TAMBÉ PODE ISUFRUIR DELE...

ATÉ, COMPANHEIRA.

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

ALUNOS, O LIVRO É PARA LER NA ÍTEGRA, TANTO UM COMO O OUTRO.

Fernando.fs disse...

oi prof estou a ler o livro, gosto mto desse genero de texto romance policial.

Déêboraa -* disse...

Prof eu já ouvir o nome desse livro,

e é muito legal..


Daniel g.g

tavinho disse...

Professora Piedade Gostei muito do livro "UM ESTUDO EM VERMELHO" e assisti o Filme Sherlock Holmes que tenha a ver com o Livro estou pronto para responder as questões

Luiz Otavio 8ºA Jonh Dalton

G. Catelani III disse...

Professora,

Encontrei um outro link do livro "Um Estudo em Vermelho". Para quem se interessar, o link é:
http://pt.scribd.com/doc/49954575/1-um-estudo-em-vermelho

Unknown disse...

Qual e o tempo o espaço do livro

Unknown disse...

Teria o gabarito, para que eu possa usar as questões para montar uma prova para os alunos.

Unknown disse...

mande todas as respostas?