sábado, 6 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 3ºs ANOS 2010...DOS DIAS 02/03 e 04/03



AVANÇAMOS A DISCUSSÃO ACERCA DO PODER DA PALAVRA NESSA SEMANA. CRIAMOS COLETIVAMENTE O MAPA CONCEITUAL COM BASE NO TEXTO "Palavras e pensamentos: aspectos interdependentes", DE Elen Cristine Campos Caiado - Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia. 

NOS DIVERTIMOS COM A CRÔNICA "DEFENESTRAÇÃO", DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, CRIANDO HIPÓTESES QUANTO A POSSÍVEIS SIGNIFICADOS (ALGUNS BEM ORIGINAIS, SE DIGA DE PASSAGEM).

EM SEGUIDA FOI A VEZ DE "Desenvolva uma boa relação com a palavra 'não'", FALA DE MANDELA(ENFATIZAMOS A LUTA DESSE LÍDER SUL-AFRICANO A FAVOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ESCOLHA), ANTES, PORÉM, HOUVE A EXPOSIÇÃO DE ALUNOS QUANTO A DIFICULDADE DE SE OUVIR "NÃO".

COM O TEXTO "A PALAVRA MÁGICA" SE ENXERGA A FORÇA DA PALAVRA MESMO QUE NÃO SE SAIBA O SINIFICADO(ISSO TAMBÉM SE VÊ NA CRÔNICA DE VERÍSSIMO). NO CASO "INÓCUO" QUE, AO LONGO DESSA OUTRA CRÔNICA, SE DESPE DO SENTIDO DE "INOFENSIVO" E PASSA A QUALIFICAÇÃO PEJORATIVA QUE SE DESFAZ SÓ NO TRIBUNAL. 

ENVEREDAMOS, DE FORMA ACESSÍVEL, NA TEORIA INTERACIONISTA QUE DEFENDE A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM.

SUGETÕES DE PRODUÇÃO DE CRÔNICA TENDO COMO REFERÊNCIA O TEXTO DE VERÍSSIMO JÁ TROUXE BONS E APETITOSOS FRUTOS QUE IREI PUBLICAR AQUI(LEONARDO, RAFAEL DE SIQUEIRA E GABRIELA - 3º ANO B JÁ FORAM APLAUDIDOS E COM RAZÃO). 

LEITURAS EXTRAS: O PODER DA PALAVRA,  (Professora de Língua Portuguesa, Aida Santos); O PODER DAS PALAVRAS"(jornalista Sérgio Nogueira), AMBOS REGISTRADOS NA APOSTILA E A REPORTAGEM DA VEJA DE 02/12/09 - "NAS ASAS DA AUTOAJUDA" PARA FUTURAS DISCUSSÕES.

51 comentários:

danilopereira1607 disse...

professora sou o Danilo do 3c as aulas desse semana foram de mais facil comprienção por isso mais facil de se compriender e aprender

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

Danilo, para que eu possa avaliar o quanto você aprendeu, há a necessidade de expor com mais clareza o que aprendeu, por que está fácil. Precisa de tua participação efetiva com comentários consistentes. Reveja.

charlles disse...

Nesta semana continuamos a falar sobre o poder da palavra fazendo mapa conceitual e lendo outros textos da apostila como Defenestração,levantamos hipótese de falaria o texto mas esta palavra era difícil de acerta o significado e vamos ter que fazer uma crônica no estilo do texto “Defenestração”.Lemos os textos Palavra Mágica,Desenvolver uma boa relação com a palavra “Não” e escolhemos uma frase interessante deste texto de que é uma parte do discurso de Nelson Mandela.
Charlles Kaê de Paula 3°EMB

Diego Henrique disse...

Bom os textos Colocados essa semana,
falavam sobre o Poder da palavra, o quanto ela pode ser interpretada de varias formas, e como trabalhamos na sala , a palvra exerce um poder enorme sobre nós, Pq ao mesmo tempo que vc fala uma palavra de motivação pra mim em outro momento posso falar a mesma palavra que pode ter outro sentimento pra vc.
Nessas aulas ficaram bem claras que a mesma palavra pode ter varios outros sentimentos.

Diego Henrique Marcondes - 3EMC

gustavo.henrique145@yahoo.com disse...

bom os textos colocados essa semana falavam sobre o poder da palavra, e como ela pode ser interpretada de varias maneiras, que a mesma palavra pode ter varios significados ao mesmo tempo !

Gustavo henrique - 3EMC

mandiihsz disse...

Professora as aulas dessa semana foi mais facil de entender pois utilizamos varios textos e varios temas de discussão na sala , pois falamos de entender o "não"que nós adolescentes as vezes entra em crise pois seus pais "não" deixou sair ou ficar na internet mais tarde mais para os pais eles tem outra interpretação com oque esta acontecendo por isso agente nao aceita muito. E tambem ja estamos lendo há reportagem dos livros de "auto-ajuda" , esses livros tem seus contras e favor tem gente que nao vive sem eles mais será que ajuda mesmo ?
Tem que ver as proximas aulas
obs: gostei muito do video :D
Amanda Jessica dos Santos 3°C

Lucas Gouvea disse...

Retomamos nossas aulas nos aprofundando ainda mais no tema em questão. De maneira coletiva e organizada, construímos com base no texto "Palavras e pensamentos: aspectos interdependentes", um mapa conceitual, aonde a palavra e o pensamento estão diretamente interligados, e à partir desses 2 fatores, um universo se inicia; toda a existência é completamente dependente da palavra e do pensamento.
Posteriormente antes de acompanharmos o texto "Defenestração", sugerimos significados para essa então desconhecida palavra, e como de costume, apareceram palpites realmente bizarros. Logo em seguida, discutimos sobre a dificuldade de ouvir a palavra "não", principalmente de nossos pais, o que de fato gerou controvérsias em nossas opiniões, quanto a razão de estarmos certos ou não. Após essa saudável discussão lemos o texto "Desenvolva uma boa relação com a palavra 'não'".
E por fim, ao ler o texto "A palavra mágica", adquirimos conhecimento da capacidade que uma pessoa tem de inventar significados para uma palavra que ela desconhece, causando a maior confusão não só consigo, mas com quem também não compreende o significado real de uma palavra específica.

Lucas Gouvea 3ºC

Ariane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariane disse...

Boa tarde Professora =D
Então, as aulas dessa semana como as da semana passada foram otimas, mas essa semana em especial foi mais interessante para mim, pois aprofundamos mais no 'poder da palavra' porque além de entendemos o que é o poder da palavra, aprendemos também o valor dela, e o quanto ela influência nas nossas vidas. Aprendemos também que além de nós todo universo gira em torno da palavra e do pensamento.
O texto, "Palavras e pensamentos: aspectos interdependentes" tratou bastante dessa ligação de pensamento e palavra, que primeiro veio o pensamento e depois a fala, e trabalhamos também com o texto ' Defenestração' que primeiro fizemos um mapa conceitual, para sugerir ideia de significados para essa palavra, nos divertimos muito com esse texto e aprendemos que para ter uma palavra com poder, temos que ter conhecimento. A professora sugeriu que fizessemos uma cronica baseda no texto Defenestração e particularmente foi uma grande experiência para mim.

Beiijos proooofessora *-*

Ariane C. Gregório 3ºEMC

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

Destaque para os texto-comentários de Lucas Gouveia e Ariane, ambos do 3° C. Observações coerentes e já demostram entendimento que caminham para posições mais sólidas frentes a próximas leituras. abraços

carlos_corinthians92 disse...

Criamos o mapa conceitual, e a partir da palavra "linguagem", pudemos observar várias situações em relação a ela, como por exemplo a ligação ao pensamento, a comunicação, a aprendizagem,etc.A crónica "Defenestração", de Luís Fernando Veríssimo, chamou a minha atenção, pois pude notar que podemos criar várias hipóteses sobre o significado de uma palavra desconhecida. Com o depoimento de Nelson Mandela,"Desenvolva uma boa relação com a palavra 'não'", confirmamos que a maioria das pessoas possuem uma grande dificuldade em dizer e escutar a palavra "não", principalmente nós jovens, quando escutamos de nossos pais, quando nos proíbe de fazer algo ou de sair. Com o texto "A palavra mágica", podemos ver que as palavras possum um grande poder, uma grande força. Com ou outra crônica de Verissímo, sintetizamos que realmente a palavra possui tal força que no caso de "inócuo", de signifado inofensivo, torna-se um chingamento.E para finalizar, professora também nos propôs a escrita de uma crônica com base em "Defenestração" de Luís Fernando Verissímo.

Carlos Oliveira - 3ºEMB "Amizade"

Johnathan disse...

Nas aulas dessa semana lemos o texto "Palavras e pensamentos: aspectos interdependentes" e fizemos um mapa conceitual com a palavra linguagem, com base nesse texto vimos que ela é uma função inata, permite troca de experiências, promove a socialização, também de que o pensamento precede a linguagem, entre outros aspectos registrados no mapa e todas nos levam para uma única direção, a de que a palavra e o pensamento ambas são dependentes uma da outra.
Antes de fazermos a leitura da crônica "Defenestração", de Luís Fernando Veríssimo, foram sugeridos possíveis significados dessa palavra.Logo em seguida fizemos a leitura de dois textos, o primeiro texto"A Palavra Mágica", uma crônica que ficou evidente que muitas pessoas generalizam uma palavra diferente, apenas por ela apresentar um som estranho e a julgam mesmo não conhecendo seu verdadeiro significado, no caso desse texto a palavra inócuo significava inofensivo.Antes de iniciarmos a leitura do segundo texto "Desenvolva uma boa relação com a palavra não", um texto de gênero depoimento de Nelson Mandela, falamos sobre a nossa dificuldade de ter que aceitar um "NÃO", depois destacamos uma frase de seu discurso.
Além desses conceitos trabalhados, com base na crônica "Defenestração", de Luís Fernando Veríssimo foi proposto criar um texto semelhante ao de Veríssimo, porém com outras palavras desconhecidas.

Johnathan T 3°EMB

n@ty disse...

As aulas de Língua Portuguesa dos dias 2 e 4 de março, continuaram a relatar sobre o tema "O poder da palavra e a palavra do poder", na qual como proposta tivemos como tarefa fazer um mapa conceitual sobre a Linguagem aonde descrevemos ela como: função inata, simboliza pensamento, decodifica o pensamento de outra pessoa entre outros.
Chegamos a conclusão de que temos inteligências múltiplas e que pela linguagem temos o poder de convencer, aprender, influenciar.
Logo depois fizemos a leitura do texto de Luís Fernando Veríssimo "Defenestração"
aonde tivemos uma proposta de trabalho através do mesmo, de fazer uma crônica sobre uma palavra desconhecida do dicionário baseada do texto lido.
Lemos também os textos "A palavra mágica" e "Desenvolva uma boa relação com a palavra não"
E por fim e não menos importante falamos sobre textos literários e não literários.
Essas aulas estão fazendo eu aprender e compreender sobre palavras novas e deconhecidas.
Por aqui termino, esperando pelas próximas aulas sobre o tema.
Nathália Moura Santos 3°EMB-Amizade.=)

Marcelo Luis disse...

Nas aulas dos dias 02/03 e 04/03 continuamos com o tema "o poder da palavra e a palavra do poder" , corrigimos o Mapa conceitual , com a opiniao de varios alunos sobre a palavra "linguagem" , lemos a crônica de Luis Vernando Verissimo , "Defenestraçao" , em que o autor cria diversas interpretaçoes para a palavra que para ele era desconhecida , e Com o depoimento de Nelson Mandela,"Desenvolva uma boa relação com a palavra 'não'", que foi questionado a alguns alunos , inclusive a mim , qual a nossa relaçao com a palavra "nao" que para os jovens é bem dificil de se compreender.
MarceloLuis 3°EMB

Carolina Gisolfi disse...

Descobrimos que o ser humano já nasce com a capacidade da comunicação, e que por meio da comunicação há interação, e o mesmo se chega ao conhecimento. E que quanto mais conhecer, mas você terá facilidade para se comunicar e expor suas ideias. E antes é claro da comunicação/linguagem, há o pensamento. É um ciclo mais vicioso e bem sucedido que há!

Vimos a crônica muito bem humorada (como sempre) do Veríssimo. A crônica expôs a idéia de que a partir de qualquer palavra, mesmo sem saber o significado, nós temos a capacidade de criar a idéia do que a palavra pode significar, através também da ajuda do mapa conceitual.
Vimos também o texto com a mesma idéia a ser passada por Veríssimo, “A palavra mágica”.

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

tOCHIO E CARLOS, MUITO BOAS OBSERVAÇÕES. PARABÉNS POR ESTAR ATENTO ÁS AULAS. ATÉ

Tatiany disse...

Nesta semana, nas aulas de Língua Portuguesa continuamos a explorar o tema: "O poder da palavra e a palavra do poder", que nos leva a compreender a cada dia o poder que a palavra têm e que o poder do homem está sob o domínio da palavra, pois só posso interagir se eu dominar a linguagem.
Logo após isso fizemos o "Mapa conceitual", que conceitua a linguagem (verbal/não verbal).
Fizemos a leitura dos textos da apostila. Dou ênfase aqui nos textos "Defenestração" de Luís Fernando Veríssimo, que nos fez criar várias hipóteses do significado dessa palavra e "A palavra Mágica", que nos fez levantar hipóteses do significado de inócuo, pois são crônicas com um toque de humos e foram divertidíssimas.
Também tivemos a exposição das crônicas criadas pelos próprios alunos e foi bem legal nos surpreender com os significados das palavras que até podem estar no nosso vocabulário, mas muitas vezes não sabemos o seu real significado.

Tatiany Fernanda B. Souza 3º EMB - Amizade.

Gabriel Franceschini disse...

Bom, continuamos a dialogar sobre o poder da palavra, e tambem falamos sobre palavras que não sabemos o significado, sobre isso tambem aprendemos mais sobre o gênero crônica, e ficamos de entregar um texto sobre algum palavra que nós não conheciamos, em parte é isso, estou gostando muito das aulas, por eu ser uma pessoa auditiva aprendo muito mais ouvindo do que escrevendo.

Nome: Ant° Gabriel R. Franceschini
Série: 3°MC
N°: 03

Eduardo Henrique disse...

Olá professora Piedade!
Na aula do dia 02/03 foi lido o texto "Palavras e pensamentos:aspectos interdependentes" e foi feito um mapa conceitual em relação a este texto. Logo após esta atividade foi feita a leitura do texto de Luis Fernando de Veríssimo "Defenestração",como ninguem sabia oque vinha ser defestração criamos hipóteses.
Na aula do dia 04/03 foi lido os textos "palavra mágica" e "desenvolva uma boa relação com a palavra não"

Eduardo Henrique - 3°EMB

albert disse...

Boa tarde professora Piedade.
Bom, nas aulas da semana passada fizemos um mapa conceitual sobre a palavra "linguagem" que simboliza o pensamento, é uma função inata além de ser o resultado da comunicação entre as pessoas.
Discutimos o texto "Defenestração" de Luís Fernando Verissímo, levantamos várias hipoteses sobreo que poderia significar o título desse texto.
Nós estudamos esses assuntos importantes mas sem perder o foco no "Poder da palavra e a palavra. do poder"
Albert Fernandes 3EMC

Paulo Victor disse...

NA SEMANA PASSADA, HOUVE A ELABORAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL A PARTIR DO CONCEITO DE LINGUAGEM, LEMOS TEXTOS DA APOSTILA E TAMBÉM FOI PEDIDO UMA CRÔNICA DE UMA PALAVRA DO DICIONÁRIO, PARA QUE TODOS POSSAM SABER O QUE ELA REALMENTE SIGNIFICA.

PAULO VICTOR 3ºE.M. B

Paulo Victor disse...

NA SEMANA PASSADA, HOUVE A ELABORAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL A PARTIR DO CONCEITO DE LINGUAGEM, LEMOS TEXTOS DA APOSTILA E TAMBÉM FOI PEDIDO UMA CRÔNICA DE UMA PALAVRA DO DICIONÁRIO, PARA QUE TODOS POSSAM SABER O QUE ELA REALMENTE SIGNIFICA.

PAULO VICTOR 3ºE.M. B

Fernanda Cristina disse...

Oi professora td bem? bom as aulas da semana passada foram muito bem explicadas. deu para entender q a palavra tem poder de varias formas, pois a palavra pode ter varios sentidos até mesmo com as nossas atitudes e com as nossas ações.E os textos lidos nessa semana foram ótimos para melhor compeenção do poder que a palavra pode ter e tem! e não me esqueci da frase que vc nos falou na sala:`` Quanto mais eu penso, tenho mais capacidade para aprender!``

Bjoss Fernanda (Fefa) 3°C

Fernanda Cristina disse...

Ola professora gatona. os textos apresentados nas aulas anteriores foram mais faceis de entender pois a senhora explicou com mais clareza com a ajuda dos textos.Pude ver que a palavra tem capacidade de realização pessoal de cada um, apesar de eu acreditar tambem na palavra de Deus! Que tem o poder supremo.

Mandei no email da Fe pois ainda não consegui fazer o meu ta professora? mas ja estou providenciando o meu.

bjos Ariadne 3°C

junior disse...

Nas aulas da semana passada vimos o texto "Palavras e pensamentos" que fala que as palavras e pensamentos estão bastante interligados entre si e que primeiro veio o pensamento e depois a palavra,e vimos também a dificuldade que temos de entender um "não",para finalizar foi proposto fazer uma crônica com base na crônica "Defenestração" de Luiz Fernando Veríssimo.

José luiz da Silva Junior - 3ºEMC

Sophia disse...

Oii Professora,
Sou a Sophia do 3ºC
as aulas dessa semana que passou foi legal,mais facil de entender,e falar do texto 'O poder da palavra',da crônica me deixou mais atenta,quando falampos do "NÃO" que muitos não gostão de ouvir,participei mais das aulas do dia 2/3 e 4/3.

Kelly Liins disse...

Bom as aulas de semana passada , foram bem mais compreensivas , pois trabalhamos com dois textos MARAVILHOSOS , estou amando esse tema .
Estou fazeendo minha Crônica para lermos amanha , estou dando o melhor de mim , para que a Senhora goste Professora
Muito Obrigada '
Beijos e beijos

Daphne Prado II disse...

Retomamos o assunto sobre o " Poder da Palavra ", lemos o texto" Defrenestação" procuramos hipoteses para o significado da palavra e assim nos divertimos muito . Tambem lemos o texto " A Palavra magica " que nos mostra uma grande confusão pelo desconheçimento do significado da palavra "inoque ". Depois lemos o depoimento de Nelson Manguela, " Desenvolva uma boa relação com a palavra Nao" O trexo mais interessante foi " a formula do fracaso é querer agradar a todos" de John Kenney. Essas duas semanas professora , entendi que quanto mais eu amplio o dominio da palavra , maior sao os meus aspectos cognitivos.

Daphne G. Prado 3°EM-C

Bruh Traszi disse...

a continuação da aula sobre a palavra , cada vez eu estou aprendendo mais sobre o assunto e estou gostanto muito

guilherme disse...

boa noite professora!.
as aulas foram bastantes elaboradas onde pude esclarecer melhor minhas dúvidas, o assunto do poder da palavra "não" pude ver que ela é forte e lemos textos esclarecendo melhor o poder da palavra

aluno:guilherme
3ºC

Gabriella disse...

Boa Noite!
nas aulas desta semana estivemos aprofundando mais o nosso trabalho na apostila que estamos seguindo. Foram lidos vários textos, mas o que mais me chamou a atenção foram as crônicas que tiveram maior enfoque, acredito que eu tenha entendido bem o que foi explicado pela senhora e a partir disso busquei fazer a crônica que nos foi pedido e aguardo sua avaliação quando ela for exposta!
Obs: professora já descobri o que significa acabrunhada, mas não acredito que eu esteja assim, mas isso conversaremos quando possível.


Beijos

Gabriella 3ºC

ruan disse...

Nesta semana,foi dada continuidade ao assunto abordado "a palavra do poder e o poder da palavra".Logo em seguida corrigimos o mapa conseitual com a sujestão de cada um da sala.Acompanhamos também a leitura da crônica de Verissímo,"defenestração",onde surguiu uma atividade que é fazer uma crônica com uma palavra estranha.Depois acompanhamos outra leitura de "A palavra Mágica"e outra de Nelson Mandela "Desenvolva uma boa relação com a palavra não" e,logo fomos interrogados pela prof piedade se tinhamos dificuldade com essa palavra .

Leonardo disse...

Nas aulas da semana continuamos a trabalhar o tema "o poder da palavra e a palavra do poder" , corrigimos o Mapa conceitual , e foram lidos vários textos e crônicas, uma delas foi lemos a crônica "Defenestraçao" de Luis Vernando Verissimo, no qual o autor criou diversos tipos de interpretações para a palavra que para ele era desconhecida , nas crônicas lidas em sala de aula os alunos tambem usou de vários tipos de interpretações para a palavra desconhecida.

Leonardo R. 3ºEM B

† Gabii † disse...

Nas aulas da semana que passou o assunto continuou sendo sobre "O Poder da Palavra".
Entramos em contato com o texto de Luís Fernando Veríssimo "Defenestração" e com base nele produzimos uma Crônica envolvendo como tema uma palavra cujo nome desconhecido para o aluno. Na minha Opinião foi uma experiência bem legal,pois deu asas a imaginação de todos. =) .Foi proposto para a sala um mapa conceitual sobre o texto “Palavras e Pensamentos:Aspectos Interdependentes” de Ellen Cristine Campos Caiado,o que facilitou e ajudou muito na compreensão das aulas.Fizemos leituras dos Textos “A Palavra Mágica” e “Desenvolva uma Boa Relação com a Palavra Não”... As explicações envolverão todos na sala de aula,e a maioria foi bem participativa.Adorei! ;D

Gabriela de Siqueira Mesquita 3° E.M. B “ Amizade”

Beijinhos Prof° =)

Marco disse...

Nessas últimas aulas continuamos a trabalhar o tema "O poder da palavra" e começamos a trabalhar também a crônica de Luís Fernando Veríssimo "Defenestração".Com base na crônica fizemos um texto que foi avaliado pelo professor e também por alunos.Foi uma dinâmica muito legal e boa para nossa aprendizagem pois vemos outras opiniôes, espero que tenha mais exercícios desses em sala de aula.


Marco Antonio 2ºEMB

Leticia disse...

Nessa semana continuamos a falar do poder das palavras e a palavra do poder, lemos a crônica Defenestração, de Luís Fernando Veríssimo, uma crônica onde o autor relata sua duvida sobre o real significado da palavra defenestração.No decorrer dessa crônica ele levanta hipóteses sobre o que ele imagina ser o verdadeiro sentido da palavra,e depois de tanto pressupor significados variados para defenestração, ele resolve consultar um dicionário e descobre que defenestrar é o ato de atirar alguém ou algo pela janela.
Baseados na crônica de Veríssimo, a professora Piedade nos pediu que produzíssemos uma crônica com alguma palavra que não soubéssemos o significado, algumas belas crônicas já foram lidas, e muito bem elogiadas por nossa professora, e em minha opinião ela tinha toda razão de elogia-las, pois estavam realmente ótimas.

Professora Piedade , a curiosidade que eu mencionei na sala de aula é a seguinte:Dizem que no Tibete, quando duas pessoas se cumprimentam, elas se curvam e mostram a língua e as mãos umas pra outras, para mostrar que não possuem armas de fogo e nem nenhuma palavra má em sua boca.Eu achei isso muito interessante pois a palavra nesse caso foi comparada a uma arma perigosa, como uma arma de fogo, o que mostra a influencia,e o poder das palavras.

Letícia 3°EMB

gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabriel disse...

Estou aqui para comentar sobre as aulas da semana, que trouxeram como tema o "Poder da Palavra".
E também sobre as crônicas que a turma da sala produziu, sobre palavras desconhecidas do dicionário e a leitura lá na frente da sala! (Momento de muita Vergonha!).


Gabriel Moreira da Silva 3°E.M. B “Amizade”.

Luan disse...

Olá Professora!
Nas aulas passadas foram discutidos sobre a palavra ‘’não’’, se ela fazia parte do nosso cotidiano escolar ou ate mesmo na vida familiar, na escola eu costumo ouvir vários não em momentos diferente mais sei que a maioria é para me ajudar nas minhas atividades escolares ou alertar alguma coisa, em casa, não sou muito de ouvir ela por que sempre que sei que a resposta será não nem tento para não ter que me irritar, mas, às vezes na vida temos que ouvir uns não para que quando cairmos mundo a fora esses não, não vire motivo de revolta.
Às vezes e melhor ouvir um não para colocar rédeas logo no começo por que um adolescente que só vive de sim será um adolescentes muito egoísta e com super ego.

E isso aí que eu tenho para fala sobre o que eu entendi das aulas de Português dessa semana...


Luan 3ºEMB :*

Isamara disse...

Com base no texto escrito pela senhora , professora, e no video postado juntamente com o texto, pude perceber o poder que as palavras tem sobre as pessoas...o valor que cada uma tem.
Ouvir um "não" é ruim, mas muitas ele é dito para o nosso bem. Palavras são como ações,as vezes por menor que seja,ela pode fazer bem a várias pessoas,ou até mesmo prejudicá-las.
E ampliar nosso conhecimento sobre elas nos ajuda a compreender melhor esse poder que elas tem!

Isamara de Andrade Santos 3º EMB - Amizade

leonardo disse...

Como a Srª me deu mais uma chance, aqui estou eu!
As aulas da semana continuaram a falar sobre a palavra e seus poderes.
Fizemos um mapa conceitual sobre a palavra linguagem, baseado no texto da apostila!
Estudamos a crônica de Luís Fernando Veríssimo, "Defenestração".
Baseados nessa crônica a profª propôs para nós fazermos uma crônica sobre uma palavra desconhecida e alguns alunos leram suas crônicas!

Leonardo Henrique 3º EMC

albert disse...

Boa tarde professora.
Então... nas aulas dessa semana, nós nos aprofundamos o tema, "O poder da palavra e a palavra do poder", lemos um pequeno texto no livro didático da escola, mas o que mais fizemos essa semana, foi as leituras dos alunos sobre suas respectivas crônicas.
Albert Fernandes 3EMC

Gabriel Carvalho disse...

Professora essa semana nos trabalhamos muito a parte da cronica, com os alunos fazendo suas crõnicas baseado na crônica de Luís Fernando Veríssimo "Defenestração" e lendo para classe toda.
Tambem pude esclarecer algumas duvidas que tive sobre como fazer uma crônica. E de algumas palavras tambem

Gabriel Cauê 3°EMC

Gabriela disse...

Nas aulas da semana passada (02 e 04) nós demos seguimento no projeto ' O Poder da Palavra e a Palavra' nos vimos alguns tipos de textos e oque mais chamou a minha atenção foi 'Defenestração' de Luís Fernando Veríssimo.
Esta crônica me fez ver quão fascinante é a Língua Portuguesa e como nossa imaginação pode ir longe quando se trata de criar hipóteses.

Gabriela Sales - 3ºEM B

Rafael Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Santos disse...

Essa ja é a 4ª tentativa de postagem, as outras eu nao gostei...
Nas semanas que tivemos aulas, discutimos sobre o poder que a palavra tem em nosso cotidiano, o quanto ela pode influenciar e o quanto podemos influenciar dominando a palavra, lemos a cronica de Verissimo, onde ele criou hipoteses sobre a palavra "defenestraçao", e com base nesse texto os alunos montaram cronicas sobre palavras desconhecidas, todos souberam fazer de forma digna o pedido pela professora. Lemos o texto sobre a importancia de dizer nao e saber ouvir um nao, que chama "Desenvolva uma boa relação com a palavra 'não' " , onde muitas pessoas nao tem uma boa relaçao com essa palavra e se decepciona ao ouvir.

Rafael Santos 3° EM B

jessica costa miguel 3EMA disse...

Bom, essa semana nós continuamos a falar sobre o módulo do livro didático "Linguagem e Poder: O texto legal" juntamente com as apostilas (caderno do aluno) volume 4 e 1 do 2º e 3º ano, e a professora elaborou uma resenha sobre o desenvolvimento falando de tudo como começou, lá pelos seus 500 anos. E ainda fizemos a continuação das crônicas dos alunos.

Jessica Costa Miguel 3EM C

miria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miria disse...

Ola professora tudo bom!?Nas duas ultimas semanas estudamos os seguintes assuntos:continuamos a falar sobre o poder da palavra, fizemos o mapa conceitual, fizemos uma crônica de uma palavra desconhecida e a lemos em sala de aula essa atividade foi baseada na crônica “defenestração” de Luis Fernando Veríssimo, e com isso aprendi que podemos levantar varias hipóteses em relação aos sentidos das palavras, utilizamos também o lado humorístico e deixa um ar de suspense para se criar uma boa crônica.
A professora também nos questionou se temos a facilidade de receber um “não”.E por medo de ouvir ou de dizer não podemos perder varias oportunidades.
Falamos de leis,a professora fez uma resenha sobre o desenvolvimento da literatura nesses 500 anos onde se falou do Romantismo entre outros.