domingo, 14 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 08/03 a 12/03

Iniciamos  a semana saudando as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher" (Os gatos dos segundos fizeram esse carinho, alguns, poucos, claro, a contragosto).


Nas aulas dos dias 08/03, 10/03 e 12/03, além de, em grupo, criar o perfil (autobiografia) do grupo, usando apenas uma linguagem não verbal, visual, (como apresentações Serão Nesta segunda-feira, dia 15 / 03, Juntamente, com uma autobiografia escrita individual em prosa / - Dois eventos avaliativos do 1 ° bimestre).


Na quarta, apenas iniciamos o estudo (apostila feita pelo professor) sobre os recursos poéticos presentes nos poemas autobiográficos (registrados em "Recados para os segundos anos - 2010"). Aprofundaremos o assunto na próxima quarta, com certeza (AH! Também os alunos vão explorar esse gênero literário nas próximas aulas futuras).


Sexta-feira, início da correção das tarefas em dupla com base na "Revista da SE" - Situação de aprendizagem 1 vol.4 / 1 º ano do EM que oportuniza, com as atividades,  os alunos retomar o gênero "Conto" ainda, e o melhor, desenvolver a capacidade leitora e escritora de texto literário.  Partimos de "Uma vela para Dario" (o conto está postado em "Recados para o 2 ° s anos - 2010"), De Dalton Trevisan (Dalton Jérson Trevisan sempre foi avesso à imprensa, criando uma atmosfera de mistério em torno de seu nome. Não dá entrevistas nem gosta de ser fotografado. Assina apenas "D. Trevis" e não recebe a visita de estranhos. O apelido de "O Vampiro de Curitiba" veio do título de um de seus livros.). Vá lá para ler mais sobre Trevisan: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u476.jhtm


Os contos desse contista paranaense (14/6/1925-) revelam personagens que compoem o lado humano eo grotesco da vida urbana. Nasce em Curitiba, cidade na qual ambienta  a maioria de suas histórias. Formado pela Faculdade de Direito do Paraná, lança em 1945 sua primeira coletânea de contos, Sonata ao Luar.

As histórias de Dalton Trevisan, um dos melhores contistas brasileiros contemporâneos, reproduzem um cotidiano angustioso numa linguagem direta e popular. A partir da gente de sua cidade, Trevisan chegou a uma galeria de personagens e situações de significado universal, em que as tramas psicológicas e os costumes são agudamente recriados por meio de uma linguagem precisa e de sabor genuinamente sabido, que valoriza os mínimos incidentes de um dia-a-dia sofrido e angustioso.


Dalton Trevisan é dos autores retratam um melhor que a sociedade brasileira por meio da ironia e do sarcasmo, sempre demonstrando uma falta de identidade e de Coerência das atitudes humanas. Ele sabe como mascarar suas histórias pela simplicidade, nunca se referindo Diretamente à sociedade, mas com as histórias sempre pertencendo a ela.


ASSISTA. VALE A PENA.


 
 






A APRESENTAÇÃO A SEGUIR É ÓTIMA PARA Revisitar ALGUNS ASPECTOS DE TEORIA LITERÁRIA, saber importante pois nos habilita nos Tornar escritores e leitores um pouco mais proficiente.

ATENÇÃO: A TAREFA É ASSISTI-LA ALGUMAS VEZES E, POR MEIO DE UMA RÁPIDA PESQUISA NA NET, (MESMA DUPLA JÁ FORMADA) TAMBÉM CRIAR UMA APRESENTAÇÃO PARA POSTAR AQUI NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA. ESTOU AGUARDANDO CONTATO PAR TIRAR DÚVIDAS, SE HOUVER.


66 comentários:

Evillyn disse...

Olá Professora
Bom, não tive nenhuma duvida essa semana, gostei muiito das aulas. Na segunda criamos um perfil para o grupo utilizando apenas a linguagem não verbal visual,adorei pois conhece mais o meu grupo, fiquei sabendo melhor o que cada um gosta. Na quarta, utilizamos a apostila e iniciamos o estudo dos recursos poéticos em uma autobiográfia como: metáfora, antitese e paradoxo.
Na sexta iniciamos a correção do caderninho do aluno, com o conto "uma vela para Dario" de Dalton Trevisan, eu gostei muito do conto, ele "apresenta" como é a sociedade urbana (que só olha p/ proprio nariz). a Senhora tambem falou um pouco sobre o estilo de epoca e o estilo individual que as duas estão ligadas a Razão e Emoção.
Então é isso Professora, ate segunda
um grande beijo
Tchau

Evillyn Faria 2° EM B

Pâam disse...

Não tenho nenhuma duvida sobre as aulas dessa semana, na segunda-feira montamos grupos para montar um cartaz com as nossas caracteristicas com recortes de jornal e revistas, eu gostei pois nos conhecemos melhor ainda.Na quarta utilizamos a apostila e aprendemos sobre : metáfora, antitese e paradoxo.
Na sexta eu não fui pois estava internada com poblemas de saude, mas ja procurei saber sobre a materia dada .

Pâmela Fortes Alves 2ºEMC

Erick CabriTo disse...

Nessa Semana foi mais light, fizemos cartazem obetendo as caracteriscas do alunos de cada grupo,aprendemos recursos poeticos :paraoxo,metafora e antitese.Fizemos correcao da tarefa do caderno do aluno.
Bom, nao tive duvidas e e isso.

Erick Vinicius D. Carneiro 2ºEMB

Eduardo (Dú) disse...

Oi Professora
Nessa semana não tive nenhuma duvida.
Na segunda feira nos se reunimos em grupo para montar o cartaz utilizando apenas a linguagem não verbal.
Na quarta feira nos falamos sobre o estudo dos recursos poéticos e uma auto biografia utilizando a metáfora, antitese e o paradoxo.
Na sexta demos inicio a correçao do caderono do aluno.

Bom é isso até segunda

Eduardo Leite Monteiro 2ºEMA

• Bia disse...

Olá professora !
Essa semana começamos descobrindo mais sobre as pessoas dos nossos grupos, pois fizemos um perfil montando cartazes.
Depois iniciamos o estudo dos recursos poéticos em uma autobiográfia como: metáfora, antitese e paradoxo.
Na sexta iniciamos a correção do caderninho, onde algumas duplas leram as atividades que fizeram em relação ao conto: "uma vela para Dario" de Dalton Trevisan.
E por ultimo a senhora falou um pouco sobre Razão e EMOÇÃO.
Não fiquei com nenhuma duvida e gostei muito das aulas!
Beijos'

Roger disse...

Professora estou gostando muito dessa área de literatura, as suas explicações são muita pontuais e, muito informativas!!!!!

Jú. disse...

Essa semana aprendemos sobre os estilos, onde existe estilo de época e estilo individual. Utilizamos a apostila e aprendemos também sobre o que é metáfora, paradoxo e antitese. Mas o que mais me chamou atenção foi os cartazes que fizemos, onde recortamos imagens que nos identificassem, ficamos sabendo mais sobre cada componente do grupo. Bom,ainda não tive nenhuma dúvida sobre os assuntos abordados!

Juliana de Miranda Silva 2° EM C

PaaTy (: disse...

Olá , estou eu aqui novamente para falar sobre as aulas de Lingua Portuguesa dessa semana. Bom, primeiramente iniciamos a segunda-feira com a produção de um cartaz [em grupo], dando continuidade ao 'Projeto autobigrafia e biografia ' , mas dessa vez criando um perfil para cada membro do grupo com uma linguagem nao verbal, utilizando imagens de jornais, revistas, etc.
Na quarta-feira utilizamos a apostila do projeto para definirmos alguns recursos poeticos, utilizados nos poemas 'Identidade' de Pedro Bandeira e Auto-retrato , entre outros .
Na sexta-feira começamos a correção da apostila de Lingua Portuguesa, realizada em grupo e definindo um pouco sobre ESTILO , que é o jeito de ser de uma pessoa. Mas em questao estavamos falando de ESTILO LITERÁRIO, no qual existem dois : Estilo literário EMOÇAO, que é aquele que predomina o romantismo,sentimentalismo.. e o Estilo literario RAZAO, que é aquele que predomina o racionalismo, o objetivo..
Entao é isso !
Até amanha .. Beijos !

Paola Cristiane - 2ºEMC

Rodrigo disse...

Ólá Professora
bom,nao tive nem uma duvida na sua aula.na segunda nos fizermos aqueles cartazes,das nossas caractristicas caracteristicas,gostei por que fiquei sabendo bastante dos meus amigos.na quarta iniciamos a apostica e o inicio dos recursos poeticos.na sexta começamos a corrigir o caderninho do aluno.
rodrigo alves lima 2ºEM c

willian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xDrih disse...

Olá Professora,
Nessa semana eu voltei a aprender a como trabalhar em grupo, o que foi uma experiência muito produtiva.
Em relação as aulas de quarta, pude aprender sobre figuras de linguagem, pois não sabia as diferenças entre metáfora, antítese e paradoxo.
Achei interessante o conto ' Uma vela para Dario', pelo modo sutil que o autor faz a crítica à sociedade. E muito mais que o conto, o próprio autor e todo seu 'suspense'.
Aqui no blog achei muito proveitoso e aprendi muitas coisas com os slides sobre literatura de uma forma simples e direta.
A senhora poderia explicar com mais detalhes o que deve ser feito no vídeo?
Obrigada.
Drielle Andrade 2ºEMB

Júlia Cardoso disse...

Professora, sobre as aulas dessa semana nao tive duvidas pois as aulas foram mais explicaativas. Superinteressante o uso da linguagem nao-verbal na nossa atividade do perfil dos componentes do grupo, assim percebemos que a linguagem nao-verbal esta muito presente no nosso ia a dia e nao percebemos. E a qustao de estilos literário foi muito interessante para podemos nos organizar quanto ao que lemos e ao que ainda vamos ler, e lógicamente aprender sobre os estilos literários.

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

DRIELLE(RESISTI E NÃO COLOQUEI "A"), O TRABALHO CONSISTE, POR MEIO DO PROGRAMA, POWER POINT OU MOVIE MAKER, TAMBÉM BUSCAR APRESENTAR CONCEITOS DE LITERATURA, FUNÇÃO DA LITERATURA(PRA QUE SERVE LITERATURA???????), GÊNEROS LITERÁRIOS, EXEMPLOS DE TEXTOS LITERÁRIOS. ESSES SERIAM OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES. TUDO ISSO COM UM TOQUE PESSOALISSÍMO DO GRUPO QUE IRIA FAZER DO TRABALHO UMA ATIVIDADE SINGULAR.

´SE PERSISTIR AS DÚVIDAS, VOLTE AQUI PARA EU BUSCAR SANÁ-LA.

aana. disse...

Essa semana não houve dificuldades os grupos se deram muito bem ao desenvolver a atividade biografiae está bem claro à respeito das biografias poeticas apresentada automaticamente voltando ao conteúdo que ja eramos a ter visto : "figura de linguagem" que nos esclareceu muitas duvidas> ao conrrigirmos o caderninho conhecemos mais sobre o autor Dalton e falamos muito bem sobre estilo.Por tanto a aula teve um ótimo rendimento.
Ana flávia 2ºB

Letícia disse...

Olá Professora,
No dia 8 nós fizemos, em grupo, o trabalho da autobiografia, que tinhamos que colar imagens referente á personalidades do grupo. Já no dia 10 de março nós retomamos o estudo dos textos literarios - gênero poema lirico. Revisamos algumas figuras de linguagem , como a comparação, antítese e a metáfora. Lemos o poema "Auto-Retrato", de Manoel Bandeira, gostei muito dos recursos linguisticos-semanticos e graficos que ele usou para se auto-representar. Ele uso bastante metáforas, antíteses e paradoxos, fazendo com que o entendimento do poema fosse melhor. Lemos tambem, no mesmo dia, o poema "Auto-retrato falado", de Manoel de Barros,esse é mais diferente dos outros, ou seja, a seleção vocabular o diferencia dos outros, mas, o eu lírico se caracteriza de forma mais explicita, dando melhor entendimento, nesse texto, ele usa duas figuras de linguagem, a personificaçao e a figura de linguagem. E , pra finalizar, lemos o "Gita", de Raul Seixas e Paulo Coelho, que na minha opiniao, foi o que mais gostei, ele é mais complexo,e faz com que entendemos melhor. E no dia 12, iniciamos a correção da tarefa do caderno do aluno, vol 4, do ano passado. Nao ficou nenhuma duvida referente á essas aulas.
Um beijo

Letícia Cristina, 2° EMB

Marieli 2° EMB disse...

Bom essa semana como a professora registrou os meninos fizeram uma linda homenagem a nós mulheres pelo nosso dia, foram todos super originais e comoventes. Depois criamos em grupo um perfil utilizando recortes de revistas e jornais cada imagem representando um membro do grupo. Na quarta retomamos o estudo da apostila e vemos vários exemplos de textos literários do gênero poema - lírico e demos continuidade ao estudo dos recursos presentes nos textos literários: metáfora, antítese e paradoxo. E na sexta feira iniciamos a correção da aportila da SE volume4 1ºanoEM

Vanessa disse...

olá professora
Não fiqei com nenhuma duvida.
gostei muito das aulas, na segunda conheci mais o meu grupo como o cartaz que fizemos utilizando linguagem não verbal visual. na quarta a senhora inicio a apostila falando sobre os recursos poeticos.na sexta iniciamos a correção do caderninho do aluno com o conto "uma vela para Dario" adorei, apesar das pessoas não ajudarem ele ;/

até segunda
beijo

Vanessa Aparecida 2° EM B

Renan disse...

Iniciamos a semana com uma pequena comemoraçao para as mulheres, depois fizemos um trabalho visual em grupo, e fez com que possamos conhecer mais os gostos e preferencias de cada um, e finalizamos com a apostila.

Felipe disse...

Começamos a semana rindo não é professora ? Com as declarações dos homens da sala para as mulheres. Foi divertido e vergonhoso. Fizemos o Trabalho da autobiografia em grupo que aliás foi muito bom, porque fazia tempo que eu não trabalhava com recortes. Na quarta feira infelizmente não pude participar da aula, por causa de uma reunião do Projeto Unibanco. E na sexta feira encerramos a semana, mais uma vez, não corrigindo os exercícios do Caderno do Aluno rs. Enfim, terminei a semana com nenhuma dúvida, mas sim com uma empolgação extrema de apresentar o cartaz da autobiografia em grupo.
Felipe 2ºEMA

gustavo disse...

oi profª
tudo bem?
estou hoje ansioso pra apresentação do trabalho de amanhã,esta semana foi bem interesante, só não gostei do final do do conto "Uma vela para dario", porque,coitado do homen morrer daquele jeito e ninguem o socorrer,mas como já ouvir fala,"se não a sanguem não tem graça".
gostei muito desta semana de aula e espero que continue assim
um abraso!
té segunda feira

NOME:Luiz Gustavo Cardoso 2ºe.m.C

- Ana disse...

Olá Professora,
gostei muito da aula de segunda que fizemos os cartazes com a autobiografia visual, deu pra colocar muitas imagens que caracterizam minha personalidade, e também deu para saber as personalidades dos meus amigos de grupo.
Na aula de quarta nos vimos os poemas da apostila e observamos as metáforas existentes neles, assim como as antíteses e os paradoxos.
Na sexta a senhora explicou sobre os estilos literários , tema da 1ª situação de aprendizagem do caderno do aluno, que fizemos em casa em dupla.

Ana Rúbia 2ºEMA

lucas disse...

Essa semana Naum Tive Nenhuma duvida em quanto a sua esplicaçao .
montamos Cartazes com perfil de cada um de seu grupo para reconher Melhor nossos amigos , Depois iniciamos o estudo dos recursos poéticos em uma autobiográfia como: metáfora, antitese e paradoxo , e também iniciamos a correçao do caderninho .

Lucas Lima 2°B

Higor Lisboa disse...

Olá Professora,
Bem não tive nenhuma duvida por enquanto mais em greve terei sim. Começamos corrigir o caderninho e fizemos um cartaz que ajudou a conhecer mais o grupo, mesmo conhecendo-os ajudou também, e foi muito produtivas as aulas e muitas explicações interessantes. Tchau.
HIGOR MENEZES RAMALHO LISBOA 2ºEMB

'Bruna Martino disse...

Oi Prof, não tive nenhuma dúvida essa semana também. Segunda iniciamos o dia com uma homenagem ao dia das mulheres, foi legal, depois fizemos o trabalho em grupo, com colagens de figuras de gostos de cada pessoal, gostei, pois conheci mais os parceiros do meu grupo! Quarta-feira, utilizamos a apostila e iniciamos o estudo dos recursos poéticos. E na sexta, não fui.. mas me falaram qe foi feita a correção da atividade do caderninho do aluno, com o conto uma vela para Dario de Dalton Trevisan.


Bruna Martino 2ª EM B

Gabriela disse...

Não tenho nenhuma duvida sobre as aulas dessa semana..
Segunda não fui á aula, mas fiquei sabendo que teve a montagem do cartaz com as caracteristica de cada pessoa do grupo.
Na quarta feira nós falamos sobre o estudo dos recursos poéticos e uma auto biografia utilizando a metáfora, antitese e o paradoxo.
E na sexta, começamos a correção do caderninho do aluno.

Gabriela Cristine 2°C

Stefano disse...

Entao ... quem esta postando isso é o aluno Stéfano do 2EMB ...

As aulas de segunda começou legal como sempre ... --' ... a senhora falo sobre muitas coisas que nao me lembro ... mais lembro do trabalho em grupo do cartaz ...

A aula de quarta começamos a usar a apostila do governo e começamos a estudar os recursos poéticos na autobiografia ,e dentro disso falamos de metáfora,antitese e paradoxo ...

E finalmente na sexta com aquela emoçao do final de semana o assunto da aula foi a correçao do caderno do governo ... --' ...tendo a discutir sobre o conto ..."Uma vela para Dário" ... nao me lembro bem porque nao prestei atençao necessaria nesse dia ...

Entao é só ... =D~

lucas disse...

Olá professora
Bom naun tive nenhum problema e nenhuma duvida essa semana como sempre suas aulas ben explicadas.
até amanha !

lucas pinheiro 2EMC

mm disse...

Professora essa semana não fiquei com nenhuma duvida.Na segunda feira foi muito legal montar as características de cada integrante do grupo.Depois falamos sobre estilo de época,fizemos o caderno do aluno onde também aprendemos algumas coisas.E conhecemos um pouco sobre Dalton Trevisan.E é isso Professora.

Michelle Pereira Viana 2ºEM C

, maynarapriscila @ disse...

Bom essa semana foi bem mais leve e bem mais rápida , acho que por ser mais interessante , como montar um grupo e fazer um perfil não verbal visual , não conhecemos só a si , como os outros integrantes do grupo também, falamos de recursos poéticos , o que eu gosto muito ,e que me interessa saber cada vez mais sobre o assunto, como antítese ,metáfora e paradoxo,e começamos a corrigir o caderninho , falando de Dalton , que ele gosta muito de escrever a hipocrisia , a ironia da sociedade. Até agora, não tive nenhuma dúvida.

Maynara Priscila 2ºEMB

Gabriella Louise. disse...

Não estou tendo dúvidas sobre as aulas, e isso é bom. As atividades, como disse nos outros comentários, de autobiografia, e trabalho em grupo sobre nosso perfil é muito interessante por nos fazer conhecer melhor os outros e nós mesmos. E sobre o conto 'Uma Vela Para Dario' eu gostei muito, e me chamou a atenção para o autor Dalton Trevisan. Ele teve uma visão bem realista da sociedade egoísta, que só pensa em si, e ainda nada mudou sobre isso.
Gabriella Louise 2°EMC.

lucas disse...

Lucas P 2 em-c
As aulas de segunda-feira começou com a atividade onde montamos cartazes.Meu grupo teve um pouco de dificuldade por falta de revistas.
achei muito legal a homenagem feita para as mulheres na quarta-feira.
entendi direitinho o significa da palavra estilo na sexta-feira.
Bom na semana não tive nenhuma duvida


desse modo tenha uma boa noite .
bjs tchau

Paulo disse...

Olá professora.
Bom o trabalho em grupo foi bem interessante porque eu pude descobrir o que meus parceiros mais gostavam e o que mais os identificavam, já na outra aula a senhora falou de estilos, gostei muito dessa aula, e teve o conto de “ Uma vela para Dario” tenho uma pergunta mais eu pergunto amanha para a senhora /Paulo Henrique 2ºEMB

Tamires disse...

Olá Professora!
BOm gostei muito das aulas dessa semana,principalmente da aula da segunda
Onde em grupo fizemos a autobiografica visual,que foi muito interessante ,pois cada vez mais podemos obeservar as caracterista da personalidade dos colegas de sala.
Tamires da Mota Ribeiro2°emA

Gui rique disse...

Achei as aulas da semana
interessantes .
Mais fiquei com dúvidas na montagem do tabalho visual em grupo , porque
acho que fizemos errado em vez de cada membro colocar figuras com sua
personalidade , colocamos figuras com personalidades que o grupo tinha
em comum , queria saber se a atividade podia ser feita assim ou esta errada ?


Guilherme Henrique , 2° em C

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

FELIPE, JÁ INICIAMOS O TRABALHO COM A "REVISTA DA SE", FALANDO SOBRE ESTILO. CONTINUAREMOS COM O CONTO DE DALTON TREVISAN. "UMA VELA PARA DARIO".

DÚVIDAS QUANTO AO CARTAZ: seria muito melhor se criasse a imgem de pontos comuns do grupo e individual.

alguns comentários estão bons, como, de Evellyn, Stefano, Paola, Letícia, Drielli,

vinicius disse...

Bom esta semana.' conclui minha autobiografia 'fizemos um cartaz para mostrar-mos nele o que somos apenas com imagens.' i na segunada dia 16/03 iremos expor os cartazes a sala explica-los i ler a nossa autobiografia..'

Vinicius Ricardo 2° em A

rrodiani disse...

A atividade da qual me chamou mais atenção, foi a Auto-biografia que vamos apresentar ainda... A atividade ela é uma proposta com varios seguimentos dentro dela, assim conheçeremos um pouco mais dos outros...

rrodiani disse...

A atividade da qual me chamou mais atenção, foi a Auto-biografia que vamos apresentar ainda... A atividade ela é uma proposta com varios seguimentos dentro dela, assim conheçeremos um pouco mais dos outros...

Rodolfo disse...

Olá professora, está semana foi muito boa porque eu aprendi no conto de "Uma vela para Dario" de Dalton Trevisan foi muito interessante porque mostrou uma sociedade que só pensa em si mesmo,
e não se importa com as outras pessoas
Rodolfo 2 EM B

Gabi...Bibi...Gabriela.... disse...

Achei interessante trabalhar autobiografia, fizemos o trabalho de forma descontraída e interessante.
Foi comentado em sala a respeito do romantismo e modernismo/pós-modernismo, no romantismo apresenta subjetividade, individualismo e emoção, no modernismo/pós-modernismo é o equilíbrio de razão e emoção(aprox. séc. XXI).

vinicius disse...

Bom, iniciamos a semana com uma simples homenagem as mulheres, espero que tenham gostado, em especial a bela professora, rs. Adorei o trabalho em grupo, onde foi possível conhecer um pouco mais do outro e de si mesmo.
Na quarta feira estudamos sobre os recursos poéticos em biografias/autobiografias, onde me ficou a dúvida sobre antítese e paradoxo.
Na sexta foi leve, iniciamos a correção da apostila onde vimos o dramático e irônico texto de Dalton Trevisan, "Uma vela para Dario" que eu particulamente adorei.
Que essa semana seja leve como a passada, rs. Beijo.

Camilinha disse...

Olá professora!!!As aulas dessa semana foram muito diversificadas,já que trabalhamos com o caderninho do aluno,com a apostila,além de fazermos o painel com as imagens representando o gosto de cada um o que nos fez conhece-los melhor,além de nos divertirmos com os comentários de cada um fez de acordo com nossas escolhas!!tambem fizemos comentários sobre algumas figuras de linguagem com Antítese e metafora!!!Um momento da aula que eu apreciei bastante foi quando lemos o conto "Uma vela para Dario"o que verdadeiramente relatou o que todos nós ja observamos,que a sociedade costuma se preoculpar muito com os próprios problemas e nao compartilham mais da solidariedade,o que é fundamental para uma convivencia mais humana!!!Estou ansiosa pelas aulas da próxima semana!!Bjus..Camila 2EMB

leonardo viniciu disse...

oi
No dia 8 nos fizemos um trabalho em grupo sobre a sua autobiografia, onde tinha que colar imagens de jornal, revista sobre o seu perfíl.Na quarta, utilizamos a postila.
Ja na sexta iniciamos a correção do caderninho do aluno volume 4.
E não gostei muito do conto " uma vela para Dario" porque ele tava morendo e as pessoas o roubando relogio,documentos e etc.
E depois debatem os sobre o estilo onde são ligada Razão e Emoção.
E é isso Professora
Tchau

willian disse...

Nessa semana nos fizemos a nossa autobiografia e que representamos em imagem que mostram que somos nós e do que nós gostamos.Depois fizemos nossa autobiografia num texto em prosa.
Estou gostando das aulas que tem como tema literatura e dos exemplos que a sinhora nos tem dado.


Um abraço!!!

Willian;2°EMC

xDrih disse...

Resista mesmo Professora, com A meu nome fica feio (rs).
Então, entendi a proposta e logo vou começar a montar com a Maynara.
Obrigada ;D

Gustavo disse...

Iniciamos a semana com uma homenagem
ao dia da Mulher, ai depois fizemos a auto biografia e apresentamos na frente da sala de aula, tambem fizemos uma atividade em grupo.
Não tive nenhuma duvida Professora

Gustavo Luiz Sanchez 2EM B

marcelinho disse...

Bom .. nao tive nenhuma duvida sobre as aulas dessa semana que passou , aprendemos um pouco sobre as caracteristicas de cada autor , vimos o exemplo de Dalton Trevisan , que é um autor que retrata o lado digamos ''mau'' das passoas em seus contos , e fizemos o trabalho em grupo do cartaz , no qual nós tinhamos que fazer colagem de imagems que tivessen nexo com cada pessoa do grupo , e isso

Marcelino 2EMB

w_almeida disse...

Nesta semana não fico nenhuma duvida pendente :D cada semana que passa as aulas vão ficando mais interessantes.Como eu ja disse da outra vez,estamos conhecendo nossos colegas de classe melhor com o Projeto "Quem sou eu" *-* .
Na quarta, utilizamos a apostila e iniciamos o estudo dos recursos poéticos em uma autobiográfia como: metáfora, antitese e paradoxo.
Na sexta iniciamos a correção do caderninho do aluno, com o conto "uma vela para Dario" de Dalton Trevisan, eu gostei muito do conto,pois ele mostra como a sociedade. :/
Então é isso,espero que as aulas continue interessantes. :D
Wellington 2ºEMB

Gaby disse...

ola professora essa semana não tive nenhuma duvida...eu estou adorando aprender a analisar os texto literario...é claro que tenho que estudar.MAS estou entendendo

GABRIELA SILVEIRA 2ºEM C

jessica disse...

Oi prof, adorei as aulas dessa semana .Ja pesquisei as figuras de linguagem e descobri coisas q eu nem imaginava q existiam.

Jessica Carolina 2ºem c

dallison disse...

Nesta semana trabalhamos com os cartazes seguindo o planejamento da apostila, achei interessante a confecção desses catazes porque foi um momento de descontração e do (encontro com o nosso próprio eu) pois muitas vezes nós não prestamos atenção em nós mesmos, e gastamos o nosso precioso tempo procurando e (achando) defeitos nos nossos colegas e pessoas próximas a nós !!!
Também falamos sobre literatura (correção dfo cadernos do aluno)
Enfim as aulas estão sendo (MARAVILHOSAS)



Sem mais,
Dallison Kévin da Costa soares
2º EmA

geisa disse...

Olá Professora!

Gostei muito de estudar as autobiografias da Apostila,realmente aprendi sobre elas,e sobre as metáforas,paradoxo,antìtese,cratesee paradoxo.
Na pròxima aula ainda espero muito mais conteùdo de qualidade para as aulas.
Geisa Neves 2ano EM A

Stéfany disse...

Essa semana também foi bastante interessante, com projeto "quem sou eu", na quarta utilizamos a apostila e iniciamos o estudo dos recursos poéticos em uma autobiográfia como: metáfora, antitese e paradoxo.
Na sexta iniciamos a correção do caderninho do aluno, o conto "uma vela para Dario",que com a leitura junto com a senhora, ajudou a entender melhor. Ah, e a pesquisa que a senhora pediu sobre as figuras de linguagem eu fiz, coisa que não foi a maioria ;/ rs
bjoos, Stéfany 2°EMB

Anna Karolina Massari disse...

olá profª essa semana se dividimos em grupos , fizemos um cartaz mostrando nossas caracteristicas , pra isso buscamos imagens em revistas , e exploramos nós mesmo , foi uma aula diferente , e eu particularmente gostei muito .

beijos

anna karolina massari
2ºEMA

Anna Karolina Massari disse...

olá profª essa semana se dividimos em grupos , fizemos um cartaz mostrando nossas caracteristicas , pra isso buscamos imagens em revistas , e exploramos nós mesmo , foi uma aula diferente , e eu particularmente gostei muito .

beijos

anna karolina massari
2ºEMA

Camilinha disse...

Olá professora!!Nessa semana o que eu posso relatar é que todos os assuntos comentados eu compeendi de forma ampla,aproveitando cada milímetro de informaçao dada pela professora.Gostei bastante de realizar o trabalho em que criamos nossa autobiografia,em forma de prosa e verso;gostei mais na hora de realiza-la em verso pois é uma maneira de chamar mais a atençao,e concerteza é mais divertido de realizar!! Espero que o meu esteja atendendo as expectativas!!Aguardo ansiosa pelas aulas da próxiam semana!!Bjus!!!Camila 2EMB

Jú. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jú. disse...

Essa semana começamos as apresentações dos cartazes e da autobiografia, foi um momento bem descontraido, onde pudemos saber mais sobre o outro. Começamos estudar sobre Início do estudo de texto literário em prosa, estudamos também sobre conto (uma narrativa curta, onde se fala muito em poucas palavras, são poucos personagens e uma única unidade dramática), a Senhora falou sobre as metáforas que já ficaram comuns, como : "não chorar pelo leite derramado", essas metáforas são chamadas de catacrase.
Bom, nessa semana não tive dúvidas, espero continuar assim!

Juliana de Miranda Silva 2° EM C

Allan disse...

Oi professora aki é o Allan Squizatto
Hoje eu li a minha biografia na sala 2°EMA.Confesso que fiquei muito nervoso,mas consegui ir e ler certinho.Porque devemos enfrentar nossos medos

Allan Squizatto 2°EMA

Gustavo disse...

Olá Professora, essa semana apresentamos os Cartazes em Grupo lá na frente da Sala de aula e em seguida lemos nossa autobiografia.
Não tive nenhuma duvida essa semana.

Gustavo Luiz Sanchez 2ºEM B

marcelinho disse...

Bom . essa semana apresentamos os cartazes em grupo .. e alghuns alunos lerao as autobiografias , e na sexta corrigimos um pouco mais du caderninhu .. nao tive duvidas .. e é issu.

Marcelino 2EMB

Roger disse...

Professora sobre a tarefa em dupla, eu já estou pesquisando sobre os assuntos literários, para poder montar no power point.É possível que nos dias 23 ou 24 de março, eu mande para seu e-mail a tarefa.
Até
Roger 2ºEMC

Mais&Mais disse...

Meu grupo ainda não apresentou o trabalho de autobiografia visual, achei confuso alguns grupos que apresentaram e outros muito bons. Não gosto muito de trabalhar com o caderno do aluno, existem coisas muito fáceis nelas e outras difíceis, ela é confusa. Quanto a apostila feita pela professora, confesso que me identifiquei com alguns dos poemas que existam La.

Jessica Lima 2º em A

Hadhawhana Hevilyn ( Dadal) disse...

Olá professora, permaneci com algumas dúvidas sobre o trabalho do PowerPoint, gostaria de esclarecer essas dúvidas na próxima aula.
Tenho também tantas dúvidas sobre escrever soneto, principalmente as regras. Quero muito aprender e prometo que vou me empenhar mais nas aulas.
Beijos

Ps: Amanhã terei oportunidade de conhecer todo o trabalho do Jornal Diário de Jacareí... Não é um máximo? rs

Hadhawhana Hevilyn ( Dadal) disse...

Peço que dê uma passadinha no meu blog e veja os textos de minha autoria.

www.cortesiagerada.blogspot.com

ESPAÇO DE LÍNGUA E LITERATURA disse...

Dadal, fazer sonetos, alguns dizem, que é uma camisa de força "um pensamento de ouro num cárcere de aço". Mas vamos as orientações técnicas:

O soneto perfeito ou chamado clássico deve ser feito sob regras: métrica, ritmo e rima. Como se sabe, é formado por 14 versos dispostos em quatro estrofes: dois quartetos ( ou quadras ) e dois tercetos ( ou terças).
Segundo a métrica, cada um dos 14 versos deve ser decassílabo na quantidade das sílabas fonéticas, isto é, dez sílabas.
Segundo a rima, os quartetos devem ter as rimas em número de duas e amarradas. Nos tercetos, deve haver também amarração entre as rimas, porém com maior variação.
Segundo o ritmo, deve haver cadência no soar das sílabas em cada verso. São as chamadas sílabas tônicas. Por ex. são conhecidos os versos usados por Camões em "Os Lusíadas". Em tais decassílabos, as tônicas caem na sexta e na décima.
Há também os sonetos alexandrinos. Sem entrar em detalhes, cada verso alexandrino deve ter doze sílabas.