domingo, 7 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2ºs ANOS 2010...DOS DIAS 01/03 e 05/03

Finalizamos as apresentações com base na proposta "Eu sou você. Retomamos o conceito de gênero discursivo, principalmente, poema lírico para entra de cabeça erguida nos poema-autobiográficos com o questionamento: Que recursos autorizam a afirmação que um texto é literário? Linguístico? Textual? Aspecto gráfico? Ou tudo isso e mais um pouco????  Portanto estamos iniciando nossas aulas de literatura por aqui; chegaremos logo, logo, no conto de Machado, "Missa do galo".

Algumas atividades foram orientadas para ocorrer esta próxima semana: individual e em grupo, a primeira, criação de autobiografia direcionada(apostila); já segunda, criação de painel, explorando apenas aspectos visuais com intuito de criar a imagem autobiográfica do grupo ( formado em aula, liderado por um dos componentes que deve estabelecer regras de relacionamento saudável, harmonioso e com responsabilidade). Aguarderemos a semana com perspectiva quanto a essas produções.   
Até

63 comentários:

Gabriella Louise disse...

A aula de hoje que sentamos com nosso grupo para fazer o cartaz onde teriamos que mostar, com imagens, como cada um de nós é, foi muito legal e interessante, e passou voando... Falar de mim atravez de palavras no meu texto já foi estranho, e apenas com imagens é mais ainda. Estou amando essas atividades porque estão nos dando opotunidade de nos conhecer melhor, prestar atenção em mais detalhes nossos, e dos nossos colegas.
Gabriella Louise 2°EMC

• Bia disse...

Essa semana a senhora falou sobre poemas literários e não literários.
Eu tirei todas as duvidas que eu tinha sobre esse assunto.
Aprendemos que existem varios tipos de poemas não literarios porém,existem poucos que são realmente literários.
Beatriz Stephanie 2°EMB

francielle disse...

boa tarde prof nossa adoreui a aula da semana passada achei muito interessante sobre o assuntosobre literario e não literario deiu pra percebe q a maioria é texto literario até agora ^não tive nenhuma dufida muito obrigado por essas Aulas bjus fica com DEUS

Unknown disse...

Não ficou nenhuma dúvida relacionado as aulas do dia 01/03 e 05/03. Falamos sobre textos literários e não literários. Fizemos a leiturea do texto de Manuel Bandeira, "Identidade"; e vimos o que seria metáfora.
Vinícius Vieira 2ºEMB

vanessa santos disse...

olá gostei muito dessa semana pois,falamos sobre esses poemas literarios sao bem interessantes e nao tive nenhuma duvida e tambem achei muito interessante sobre o que falamos de metaforas.
vanessa 2°EMB

Unknown disse...

Semana passada infelizmente não compareci a escola nos dias que tinha aulas de Língua Portuguesa porque estava muito mal.
Mas hoje sentamos em grupo na sala para fazer um cartaz apenas com figuras para representar as coisas que eu mais gosto de fazer, de comer e etc., as minhas coisas preferidas e eu achei muito legal, pois apesar de mostar sobre mim eu conheci um pouco mais das minhas colegas de classe e elas puderam conhecer mais sobre mim.

Rebeka Rico Rosa, 2º EMC

Evillyn Faria disse...

Olá professora ;D
tudo bem .. espero qe sim ;D
Nessa semana, continuamos a falar sobre nós com o projeto da autobiografia. E a senhora tambem falou um pouco do que era:Genero literário"poema lirico".
E como nao tivemos aula na quarta, nao conversamos sobre o Conto: " Missa do galo" , Professora eu ameii, gosteii muito do conto, gosto de personagens que são observatores, ele explica com detalhes tudo que estava acontecendo, como ela era,o que usava, como ela falava .. gostei muito.. Já que eu estou falando sobre isso, eu tenho uma pergunta .. Todos contos (Historias) tem que ser observador, ou não?
Espero que me responda ;D

um grande beijo
Evillyn Faria 2° EM B

P.s:Professora na semana passada .. eu postei o meu comentario na parte de Recados para o 2°.. é que eu entrei e a senhora nao tinha postado esse topico ainda, e eu só tinha aquele dia para postar, espero que aceite o meu comentario.. muito obrigada pela atenção .. beijos.

Unknown disse...

Bom .. gostei das aulas da semana que passou .. fizemos a leitura do texto '' identidade '' de Manuel Bandeira.Falamos tambem sobre textos literarios , e foi bem explicativo .. pude conheçer novos generos textuais que não conhecia .

Marcelino 2EMB

Gustavo disse...

Bom Professora eu faltei segunda fera passada e quarta feira não teve aula, mas nas paucas aulas que eu tive na semana nós vemos Literatura e sobre autobiografia falamos tambem do conto "Missa do Galo".

Gustavo Luiz Sanchez 2EM B

lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lucas disse...

A Aula de Hoje se reunimos em grupo para fazer um cartaz Onde tinhamos que destacar Como Agente é Com figuras Recortadas .
Achei Muito Interessante pois assim podemos descobrir um poquinho mais sobre nossos amigos de classe , gostei muito dessa atividade , a senhora também falou sobre os generos literários explicando melhor pra gente quais sao os generos literarios .

Lucas Lima 2° EM B

Samara ;) disse...

Ola professora! A semana que passou foi um pouco curta por nao ter tido aula na quarta-feira. Mas mesmo assim o pequeno tempo de aulas que tivemos foi de bom aproveito. Estou gostando desse trabalho sobre autobiografia, pois esta ajudando a deixar um pouco mais claro sobre o que pretendemos para o nosso futuro e para nossa vida.. Seim deixar de lado, a importancia sobre conhecer um pouco mais de nossos colegas..

Samara de Almeida 2ºEM A

, maynarapriscila @ disse...

bom , nessas aulas que tive , pude entender realmente quais são os textos literários e não literários , que ano passado era meio difícil de entender , e a diferença de sentido denotativo e conotativo , tudo deixa bem claro , e no projeto "quem sou eu" , a cada dia que vai passando , eu vou me conhecendo cada vez mais , isso fez com que eu visse que tenho mais qualidades e mais defeitos do que penso.

Maynara Priscila 2ºEMB

Anônimo disse...

Oi professora,
Nessa semana do dia 01/03 á 05/03 abordamos sobre texto nao -literarios e literarios. Lemos tambem o poema "Identidade" de Pedro Bandeira, que achei bem interessante, pelo jeito de como ele conseguiu fazer uma autobiografia pequena sobre si de uma forma tao esclarecedora e complexa. Espero que leiamos mais poemas desse tipo. Nao tenho duvidas por enquanto.

Letícia Cristina Rodrigues , 2° EMB

Unknown disse...

Bom professora
a semana que passou foi até q bem aproveitada tirando quarta-feira que não teve aula.
BOm estou gostando muito das aulas,
da apostila da parte autobiografia,
parece que nos mesmos estamos nos conheçendo mais,parando e prestando atenção e "pequenos"detalhes muito significativos em nossa vida.E tambem de uma certa forma conhecendo mais nossos colegas.
Tamires da mota 2°em A

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ONG disse...

Em sala realizamos o que foi proposto pela professora Piedade que seria o painel com recortes de jornal retratando a nossa autobiografia. Na última aula foi pedido também um texto e o conto de Machado de Assis já li!
Gabriela Resende. 2° EMC

rodolfo disse...

Hoje a aula de Lingua Portuguesa foi muito boa porque fizemos um trabalho em grupo cujo o tema é identidade que esta relacionado com o dia-a-dia dos estudantes
Rodolfo Martins 2 EM B.

Marieli 2° EMB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marieli 2° EMB disse...

Nessa semana as aulas abordaram o tema de poemas litarários, tivemos alguns exemplos de textos liteários e não literários. Minhas dúvidas foram todas esclarecidas e meu conhecimento ampliando nesse assunto.

Marieli 2ºEMB

Renan disse...

Nesta semana falamos sobre tipos de Poemas, abordamos mais o Poema epico "Os Lusiadas" falamos sobre textos Liricos e nao Liricos, sentido conotativo e sentido denotativo.
por inquanto nao tenho nehuma duvida.

Obrigado

- Tia Funny. e_ê disse...

O legal de saber os tipos de textos é conseguir diferenciar entre um e outro , e nas aulas eu consegui ver isso ,no modo da escrita e da historia, saber diferenciar o texto literario e o nao literario que as vezes está tão presente no nosso dia a dia e nem sabemos que genero que ele é e também saber distinguir quando um texto é literário ou não. Ainda não começamos as apresentações das autobiografias , mas na aula de hoje (trabalho em grupo) pude achar várias figuras que pudessem me representar , é uma forma de se conhecer mais e melhor.

Mariana Morena 2º EM B

Pâam disse...

Semana passada foi falado em aula sobre poemas literarios e nao literarios.
Teve tambem uma tarefa em q aprendi sobre as figuras de linguagem q nao foi passado no ano anterior.
Bom,nao tive nenhuma duvida ainda e espero nao ter.

Pamela Fortes 2ºEMC

Erick CabriTo disse...

Na semana passada foi aborado os seguintes textos: litererios e nao literarios.
Aprendi Sobre isso e sobre uma pesquisa sobre figuras de linguagens.
Enfim,nao tive duvidas por inquanto.

Erick Vinicius 2°EMB

Jú. disse...

Semana passada falamos sobre os poemas não literários (de sentido denotativo, exemplos: as noticias, manchetes, bilhetes, anúncios publicitários, artigo, etc.), e os poemas literários (de sentido conotativo,sentido metafólico da palavra, como exemplo os contos, poemas-líricos/épicos, crônicas, etc.). Onde pude observar a diferença entre eles.


Juliana de Miranda 2° EM C

Jú. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Oi professora!
Essa semana a senhara falou sobre textos literários e não literários.
conseguir entender tudo,sexta feira faltei,então nao sei muito bem o conteudo dado em sala de aula...mas vou pegar oque a senhora deu!

Rodrigo Alves Lima 2EM B

aana. disse...

Pois bem, nas ultimas aulas tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre poemas literarios necessitando atualmente de muitos conhecimentos por isso foi pedido para que fosse feito a pesquisa sobre as figuras de linguagem.Tivemos a continuidade da apostila e infeliamente não foi possivel proseguir com o conto de Machado de Asis pelo fato de não haver aula na quarta-Feira. As aulas estão bem esclarecedoras sem deixar nenhum vestigios de dúvidas.

Ana Flávia 2º B

Anônimo disse...

Não fico nenhuma duvida relacionado ao tema textos liteários e não literários. E enquanto ao projeto "quem sou eu",eu estpu gostando muito pois ele esta ajudando a me conhecer melhor e a conhecer melhor os meus amigos.
Wellington de Almeida 2ºEMB

mm disse...

Bom essa semana demos continuidade no projeto "Eu sou Você".E também começos a ler os poemas autobiográficos onde aprendemos sobre o texto não literário que tem sentido denotativo e os literários que tem sentido conotativo ,e aprendemos sobre o "poema lírico" e também sobre duas figuras de linguagem e Antítese e paradoxo.

Michelle pereira Viana 2ºEM C

- Ana disse...

Professora, as aulas da semana passada foram muito curtas né, mas deu pra gente ver bastante coisa sobre texto literario e não literario , foi bom aprender sobre isso, saber que textos literarios são aqueles que não tem compromisso com a verdade.Também fizemos a dinâmica "eu sou você" foi muito boa para podermos conhecer mais sobre os nossos colegas de classe.

Ana Rubia 2º EMA

Gabriela Moraes disse...

Boa tarde professora , as aulas da semana passa foi muito curtas , ainda mais por não ter tido aula na quarta , mais tudo bem foram boas !
na segunda fizemos o cartaz , foi uma aula criativa , eu gostei muito .
fiz a minha auto- biografia como a senhora pediu , fiz a tarefa do caderninho em dupla .
A aula de hoje foi muito boa por sinal , discutimos bastantes sobre os textos da apostila de hoje!

até sexta-feira professora
bjs - Gabriela Moraes 2EMA

xDrih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xDrih disse...

Olá Professora
Bom, na semana do dia 1 ao dia 5 pude entender a diferença entre textos não literários e literários.
Fiquei em duvida em relação á alguns recursos linguísticos, porem nas aulas dessa semana a senhora já a respondeu.
A respeito do cartaz foi interessantíssimo como os componentes do meu grupo tinham coisas em comum e como foi (de certa maneira) fácil liderar essa atividade. Já a autobiografia foi um pouco complicada, afinal não me lembrava de muitas coisas a respeito da minha infância, e sobre a minha adolescência, tive vários momentos importantes que tiveram que ser resumidíssimos (rs).
Até sexta ;D

Unknown disse...

A aula de hj foi muito boa discutimos sobre os textos da apostila e falamos sobre matafora,sobre o eu lirico,proza poética.
Ainda eu nao sabia muito bem oque era essas coisas mais agora deu para entender bem melhor.


Yohannes 2°A

Gaabyh-* disse...

Professora, nem parece que tivemos aula com a senhora essa semana porque quando a aula é interessante e criativa nem vemos o tempo passar.
Tirei algumas duvidas que eu tinha sobre o que era poema Literário e poema Não Literário.
Foi muito interessante a atividade que fizemos em grupo sobre quem somos nós mais dizendo em forma de imagem.
Espero que continue assim.

Beijos
Gabrielle do Amaral 2ºemA

Unknown disse...

Nas aulas do dia 01/03 a 05/03 não ficou nenhuma duvida. Nos sentamos em grupos para montar o cartaz. Tambem falamos sobre as metáforas.
Eduardo 2ºEMA

Saah' disse...

Nesta semana fizemos o painel com as figuras que mais tinha a ver com agente mesmo,e na outra aula retomamos o estudo dos poemas autobiograficos que sao os poemas que dizem sobre o proprio autor sendo bom ou mal a afirmaçao que ele fizer,sendo que essas afirmaçoes muitas delas sao conotativas.Foi muito boa as aulas,cada aula uma coisa diferente para fazer e isso torna as aulas mais interessantes!

Sabrina G. 2°EMC

Unknown disse...

Nas aulaas desta semana esclareci toodas as minhas duvidas em relação a textos NÃO LITERARIOS e LITERARIOS.Eu fuui escolhida a lider do grupo e não seei se isso foi boom rs'
Fizeemos uma autobiografia e um painel em gruupo coom fotos qe lembraça a nossa personalidade.

Lanaa Guedes 2°emA (:

Matheus Mariano' disse...

Estas aulas estão sendo muito importantes para a formação do conhecimento sobre literatura .. partindo de contos e poemas líricos, aplicando-os às comeptências aplicadas em autobiografia (apostila); usando recursos textuais e visuais para isto.

Pablito disse...

Professora, eu nunca havia assistido aulas assim... Além de ser interessante, eu vejo que é diferente de outras matérias, aprender sobre textos literários e não literários me ajudou a entender como é cada um deles... Isso é uma coisa que eu posso no futuro até mesmo passar aos meus filhos(as)!

Até +
Ruan Pablo 2ºEMA

_Amigos para Sempre_ disse...

ola professora gostei muito das aulas dessa semana não tenho nem uma duvida aprendi também a historia da literatura e que teve varias modificação ao decorrer do século.


Ate mais professora.
thau bjsss

igor almeida 2 em A

Tales disse...

Tales Wiliam: 2° EMC

Bom essa semana nos alunos do 2° EMC tivemos de construir um cartaz , explorando as personalidades de cada integrante do grupo.
Tambem estudamos os poemas autobiograficos, que com disso pudemos aprender um pouco mais sobre sentido conotativo, metafora, paradoxo,sinonimos e antonimos.
Aprendemos tambem nessa semana sobre razao e emoçao .
Bom ate agora nenhuma duvida.

Gabriela Oliveira disse...

Gabriela Carolina 2ºEMC

No começo dessa semana fizemos cartazes apenas com imagens para reresentar a nossa personalidade e a de nossos colegas de grupo. E durante a semana aprendemos sobre textos autobiográficos e como eles são feitos, aprendemos figura de linguagem, sentido conotativo, metáfora, paradóxo, antônimo e sinônimo. E ontem vimos sobre algunas estilos da literatura, entre eles o Romantismo.

Unknown disse...

A aula q sentamos junto com nossos grupos foi bem interessante pois ali podemos conhecer mais o perfil do outro, falar de mim atravez de um texto foi um pouco difícil mais conseguir e quero apresentar pra sala. E essas atividades estão sendo muito boa pois estamos nos conhecendo melhores os alunos da sala
Mateus MIranda 2°EMC

Anônimo disse...

Gostei da atividade em grupo, de montar um cartaz com figuras da nossa personalidade, as discussões dos poemas da apostila me fizeram entender melhor a linuagem deles... As aulas estao interessantes só me falta perder a vergonha de ler pra classe :D
bjoo, Stéfany 2ºEMB

# Miih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
# Miih disse...

As aulas de protugues foram muitissimo interresantee , ameii produzir a minha autobografiaa me fez lembrar de muitas coisas que eu até ja havia me esquecido e o cartaz entaão que definitavamente não somos iguais a ninguem . Muito bom . E a ultima aula sobre a razão e emoção foi muito boa


Tamires Santana 2 º EM A

Samara ;) disse...

Boa tarde professora! Muito interessantes as aulas dessa semana.. Gostei muito de fazer o trabalho de criar o cartaz com nossas personalidades.. Além de ser muito divertido. Mais o que mais me chamou atençao foi entender o que gerou o Romantismo e também o Realismo.. A emoçao e a razao.. Essa semana agora tenho certeza que sera muito divertida e interessante também, pois vamos apresentar nossos cartazes..
Até + ...

Samara de Almeida 2ºEM A

matthw disse...

Olá proff formamos grupos para confeccionar cartazes que falam sobre agente e nossa personalidade.
Depois a senhora pedui q fizessemos uma autobiografia nossa contando de nossa vida.Estou amando essas atividades porque estão nos dando oportunidade de conheçer pessoas novas apesar de conheçer ja a sala inteira.
Bjus...
Mateus de Paula 2em°c

Taamyh --* disse...

Olá Professora!
as aulas dessa semana foram muito interessantes.Aprendemos sobre textos literários e não literários,comentamos sobre metáforas e discutimos sobre os textos da apostila. Enfim a aula rendeu bastante e deu pra aprender tamem. Espero qe continue sempre assim! beijoos Tamires Ribeiro 2°EMA

RGPLAY Studios disse...

Nesse dia,logo depois de ter concluído a atividade "Eu sou você" começamos a criar o painel, com esse painel poderemos conhecer um pouco mais sobre os outros alunos da sala e, eles conhecerem um pouco sobre nos. atividade muito informativa essa!!!
Roger 2ºEMC

Abilene disse...

Nessa semana nos reunimos em grupo, e montamos um cartaz com imagem que representava cada pessoa do grupo e algumas coisas que gostávamos-Autobiografia.Cada pessoa também fez em seu caderno sua biografia que será apresentada juntamente com o cartaz na segunda-feira,15/03.Falamos também sobre texto literário (gênero poema lírico).Também alguns alunos fizeram a pesquisa das figuras de linguagens.Lemos os textos da apostila,são eles:Texto 1 "Identidade",de Pedro Bandeira, Testo 2 "Auto Retrato",de ManoelBandeira, Texto 3 "Auto-Retrato Falado",de Manoel de Barros.Desses textos grifamos muitas palavras como exemplos de figuras de linguagens.Não começamos ainda a correção dos cadernos do aluno.Mas provavelmente será nessa semana que virá!
Obrigada professora.
Tchau :D

Abilene Melissa de Abreu, 2ºEM A

Unknown disse...

Estou gostando muito das aulas em que agente pode conhecer melhor os nossos colegas e eles podem conhecer melhor a mim, tudo isso através de imagens, achei muito interessante...

Marcos Paulo De Campos 2° EMC

Dállison Kévin disse...

Estou go1stando muito das aulas dadas pela senhora, e também estou gostando muito do tema abordado (Quem eu sou) Meu grupo ainda não teve honra de se apresentar nessa semana, mas esperamos ansiosamente para as apresentaçoes de segunda(22/03/10).
Bom, nesta semana pude aprender uym pouco mais sobre po perfil do escritor brasileiro Daltom Trevisan, ouvi um pouco sobre as caracteristicas de seus textos que geralmente são apontados como uma crítica á aqueles que deixam a péssima situação da sociedade passar despercibida como pessoas "omissas" ...

Sem mais,
Boa tarde!

Dallison Kevin da costa soares 2EmA

Abner Vér disse...

Nessas duas ultimas semanas, retomamos os trabalhos em grupo e os estudos sobre literatura.
A professora também retomou os estudos sobre "conto" e, entramos na ultima fase do projeto "Autobiografia e Biografia"
-Apesar de eu ter feito minhas apresentaçães que seriam em grupo sozinho,sei que a maioria de nós alunos do 2°EMC gostamos muito de ter trabalho em grupo!
-Desenvolvi uma autobiografia em verso e uma em prosa...
Agradeço a professora Piedade pela oportunidade de podermos mostrar nossos talentos, gostos e estilo pera os nossos colegas!
Por: Abner Natã Noguera-n°1/2°EMC

Abner Vér disse...

Nessas duas ultimas semanas, retomamos os trabalhos em grupo e os estudos sobre literatura. Também foi retomado o estudo sobre "conto" e entramos na ultima fase do PROJETO "autobiografia e biografia 2010"
-Apesar de eu ter feito as apresentações em grupo sozinho, sei que a maioria dos alunos do
2°EMC gostaram de trabalhar em grupo!
Desenvolvi uma autobiografia em verso e uma em prosa...
-Agradeço a professora Piedade pela oportunidade de podermos mostrar nossos talentos, gostos e estilo para os demais colegas da classe!
Por: Abner Natã Noguera-n°01/2°EMC

fazeresedesfazeres disse...

Acho que não tivemos muito detalhes os alunos não conseguiram trocar muitas idéias um sobre a vida do outro, tivemos dificuldades em saber exatamente o que apresentar sobre a vida do parceiro, em minha opinião só vamos saber sobre cada aluno com as autobiografias. Não tive muitas duvidas neste trabalho, mas gostei da das aulas.

Jessica Lima 2º em A

fazeresedesfazeres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
camylla disse...

ola professora
é a camila da 5 serie a
eu passei para te diser q gostei muito do seu blog e gostei muito da aulas de lingua portuguesa e
ate a prossima
beijoosss
a dorei a senhora !!!!!!

Isabela disse...

ola prof...

se a senhora não sabe,eu amo língua portuguesa!!!
amei os quadrinhos dos livros!

isabela marcondes 5 serie b.

Leonardo Pimentel disse...

euu apredi bastante com as autobiografias dos meus colegas ,com os erros deles pudee perceber os meus !! falamos tbm dos escritosres ,dos estilos deles ,e da preferencias deles paraa escrever principalmentee de Machado de Assis !!

Leonardo - 2º C

Leonardo Pimentel disse...

Profº ,essa semana eu naum tive aula direito da senhora ,pois na segunta feira ,deu a confusão com o profº Narita ,quarta feira eu faltei e sexta naum teve aula !!

Leonardo 2º C