segunda-feira, 22 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 7ªs SÉRIES "A" e "B" - FEVEREIRO /MARÇO DE 2010

Nos meses de fevereiro e março deste ano, as aulas da 7ª série estão centradas em leituras de textos com narratividade: reportagem e contos, como, "Tentação", de Clarice Lispector. A proposta, então, principalmente,é produzir documentários com base em reportagem cujo o assunto é  o adolescente (houve uma votação Quanto a esse aspecto).

Veja em seguida uma versão para o tal conto de Lispector:






Falando em narrativas e filmes nada mais justo que trazer algumas pedidas.

Assista e Comente...




ESSE EXEMPLO DE VIDA TAMBÉM É CONTADO EM DESENHO ANIMADO. AQUI ESTÁ A PRIMEIRA PARTE. BUSQUE AS OUTRAS PARTES NO YOUTUBE. TENHO CERTEZA QUE NÃO VAI SE ARREPENDER.



PORTANTO:

NESTE BIMESTRE, NAS 7ªS SÉRIES A e B, A ÊNFASE É LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, NÃO SÓ DE SEQUÊNCIA (TIPO) NARRATIVA (história de ficção), MAS TAMBÉM DISSERTATIVA PARA ATENDER ÀS COMANDAS EXPOSTAS NOS QUESTIONAMENTOS COM BASE NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR, “TENTAÇÃO”; “DEZEMBRO”, DE ..... E AINDA EM FRAGMENTOS DO ROMANCE “FELIZ ANO VELHO”, DE MARCELO RUBEN PAIVA. ALÉM DESSA FRENTE, O TEXTO JORNALISTICO TAMBÉM TEM ESPAÇO GARANTIDO, COM GÊNERO REPORTAGEM (ORIENTAÇÃO DA REVISTA DA “SE” 2009, VOL. 4) E O TRABALHO COM VÍDEOS(leitura, entendimento e produção). O ASSUNTO (votada e seleção dos temas em sala de aula) A SER ABORDADO EM UM DOCUMENTÁRIO (parte de leitura de reportagens)A SER PRODUZIDO EM GRUPO É SOBRE ADOLESCÊNCIA.



AO DISCUTIR PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO DE DIVERSAS FORMAS PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE, NÃO DEIXAMOS DE DESTACAR O TRATAMENTO DIFERENCIADO QUE É DEDICADO ÀQUELES COM ETNIAS, COSTUMES, TRADIÇÕES E ESCOLHAS DIFERENTES AOS OLHOS DE GRUPOS SOCIAIS, ORIENTAÇÕES SEXUAIS QUE FOGEM DE UM PADRÃO PREESTABELECIDO, DEFICIÊNCIA.


DENTRO DESSE CONTEXTO, HOUVE ESPAÇOS PARA FALAR DE HELEN KELER (Nascida Helen Adams Keller, em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, EUA, a criança desenvolveu uma febre aos 18 meses de idade. Em seguida, Helen ficou cega, surda e muda. Quando tinha seis anos, a professora Anne Mansfield Sullivan, da Perkins School for the Blind (Escola para cegos Perkins), foi contratada como professora de Helen. A moça, de 20 anos, ensinou a Helen a linguagem de sinais e o braile. A história da professora e sua aluna foi recontada na peça e no filme de William Gibson, "The Miracle Worker (O milagre de Anne Sullivan). http://www.dionariolibras.com.br/website/artigo.asp?cod=124amp;idi=amp;moe=6&id=798  





ATENÇÃO: há filmes e documentários que abordam a vida dessa personalidade que enfrentou preconceito, limites impostos pelas múltiplaas deficiências e pela família; deixando a história de vida para servir de referencia a todos;



1. O Milagre de Anne Sullivan (Professora tenta fazer Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, entender melhor as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e aa superprotegeram.).



2. Helen Keller:In Her Story (1954) (( Documentário: Sua vida virou filme. "Helen Keller in Her Story" (Helen Keller e sua História) recebeu o "Oscar" de melhor documentário da Academia de artes e ciências cinematográficas em 1955.



3. Hellen Keller: O milagre continua (1984) O filme retrata a história da americana Hellen Keller, que mesmo sendo cega, surda e muda, provou com a ajuda da professora Anne Sullivan a sua importância. Colorido; filme feito para a Tv, não foi lançado em vhs ou em dvd.



Quanto às tarefas, elas se relacionam às atividades sugeridas pelo livro didático, pela revista de “SE” e à leitura e produção de curtas-metragens/documentário.

COMO OS CURTAS ABAIXO A QUE DEVEM SER ASSISTIDOS E, EM SEGUIDA, HÁ ATIVIDADES EM GRUPO E INDIVIDUAL PARA SER DESENVOLVIDAS: 


O OUTRO É CLANDESTINA FELICIDADE, ADAPTAÇÃO DO DE CLARICE LISPECTOR: "FELICIDADE CLANDESTINA"  
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=311#

VAMOS APRENDER BRINCANDO?????


15 comentários:

G. Catelani III disse...

Olá Professora.

Sobre o curta "Ilha das Flores", já estamos trabalhando. Já "Felicidade Clandestina", ou "Clandestina Felicidade", iremos começar com a discussão.

Guilherme Catelani 7ªA

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

GUILHERME, APROFUNDE O COMENTÁRIO ACERCA DAS AULAS E ATIVIDADES DO BIMESTRE.

ATÉ... ESTOU AGUARDANDO...

Skate disse...

Professora adorei os videos "Ilha das Flores"e"Clandestina Felicidade" e os outros componentes do grupo também mas Mauricio assistiu os videos e não me entregou o que foi combinado de sua parte e não me deu explicações, entretanto o trabalho esta quase sendo finalizado e entre para a senhora e adorei o vídeo da Ellen Kellen. Estou aguardando postagens...
Gabriel Andrade Câmara 7ªA

Fernando.fs disse...

prof,

eu e meu grupo estamos terminandes o trabalho, das cutar estamos para resumir, so falta eu ver a clandetina felicidade que eu não consigo ver.

rafaelinha oliver ^ ^ disse...

acheio filme "Ilha das Flores" muito interessante ainda não assisti "clandestina falicidade".Eu tambem queria comentar sobre problemas no grupo, o lider não se decide no conceito das reuniões, e escolhe dias de semana para as reuniões apenas quando saimos 6:20.O que não é possivel pra mim.
sem mais obrigada
Rafaela 7°A

camylla disse...

Oiee
prof vc ta bem????
eu sou a camila da 5 serie A mor
e eu quero te fla q estou adorando As aulas e te adorei as aulas
de Portugues

beijos
de
Camila 5 serie a mor

fabio disse...

Professora
Eu não consigo abrir o curta "ilha das flores"

Fabio Augusto7°A

Julia Alves disse...

oi adorei essa nova pagina das 7ªseries..

jonatas disse...

ola prof
adorei fazer o trabalho de curta metragem os videos eram maquinificos e o mais maguinifico fazer o trabalho em grupo todos unidos e juntos estou aprovetando o macimo de sua aula e se interesando o posivel pof seu blog ta 10

jonatas souza 7A

Otávio Augusto disse...

professora é o Otávio 7ª A


Estamos aqui fazendo o trabalho , e nós entramos no blog e não foi postado as orientações para o trabalho dos curtas "Ilha das Flores" e "Clandestina Felicidade"
.Obrigado!!!

Julia Cortez disse...

Gostei muitos dos videos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oiie Professora aqui é a Bianca Bagattini da 7ªA to aqui para falar do jogo eu tava jogandoo agora é muito legal eu errei bastante mais também acertei... bjus atéh terça..

Breno de Luca disse...

Olá professora!!!

Bom, eu vi as postagens dos vídeos e aquele joguinho da ortografia, eu acertei quase todas, só errei três. Eu sei que eu demorei para postar um comentário, mas eu postei.

Breno 7ª série A

Unknown disse...

Oi Professora,
estou gostando das aulas da revista pois além de trabalhar com jornal, que é uma coisa que gosto muito ainda fala sobre jovens
é isso ai