domingo, 28 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 2º ANOS 2010... de 22/03 a 26/03

A semana foi movimentada com contato com o estilo machadiano de dizer por meio de "Missa do galo", premiações para mais de 40 alunos (Destaque de 2009) que se deliciaram dos brinquedos, chuvas e muitos vem-e-bebes e apresentações não Playcenter em grupo em Sampa "Quem sou eu / nós" que me deu o que pensar.



Por meio de imagens selecionadas pelos alunos, Juntamente, com explicações individuais, o destaque foi para "ter o", revelando que as metas alcançadas A SEREM ainda Centram se, quase que por Unanimidade, efeitos em riqueza e poder fazer apelo ao que se faz consumo, eo valor passa a ser TRANSFERIDO para a matéria.


Deixemos que falem as imagens ...

Assistam aos vídeos ... E aguardo nos comentários Consistentes Quais sobressaem, principalmente, comparações entre uma temática abordada ea realidade social da qual nós nos inserimos.



TAREFAS À VISTA:

1. Leitura de "Missa do Galo: Variações sobre o mesmo tema", um dos mais célebres contos de Machado de Assis é recontado por seis grandes escritores brasileiros: Antonio Callado, Autran Dourado, Julieta de Godoy Ladeira, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Osman Lins. O volume, idealizado por Osman Lins em 1964 e posto em prática 13 anos depois.

2. Leitura do artigo: "A reescritura de" Missa do galo "Através de um olhar feminino", de Lúcia Osana Zolin.


VÁ NO SITE: http://periodiocos.unem.br/ojs/index.ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/2749/1888 
Lá está o texto na íntegra.

QUEM É MACHADO DE ASSIS ?????????





MAIS UM POUCO SOBRE MACHADO ... ASSISTA. COMENTE.













ROTEIRO DE ESTUDO DO CONTO "MISSA DO GALO", DE MACHADO DE ASSIS.

1) O conto é narrado em flashback por Nogueira, um senhor que já é de idade, e faz uma retrospectiva de um momento importante em sua vida. Qual é a característica mais marcante de uma narração em primeira pessoa (ponto de vista não somente é narrador-personagem)?

2) Missa do Galo tem uma estrutura bastante rígida, em perfeita consonância com o que DEVE ser uma história curta. Há, marcadamente, três partes, não conto: o prólogo, o desenvolvimento da história propriamente dita eo epílogo. Delimitar essas partes?
 
3) Apesar de ter Sido escrito em uma época em que o cinema ainda não existia, o conto Missa do galo é bem cinematográfica, isto é, nele existem recursos visuais importantes. A figura de Conceição, por exemplo, é focalizada o tempo inteiro, fazendo "avanços e recuos", num autêntico jogo de sedução.

Exemplos: "Vestia um roupão branco, mal apanhado na cintura, Sendo magra, tinha um ar de visão romântica".

"Conceição ouvia-me com a cabeça reclinada não espaldar, enfiado os olhos por entre as pálpebras meio - cerradas, sem os tirar de mim."

Proposta: Continuar a fazer esse levantamento ao longo do texto

4) Conceição é a personagem central desse conto, entretanto aparecem outras figuras. Quem são? Como são? Dê ênfase, no entanto, na figura de Nogueira (Crie o perfil dessa personagem). Busque o texto de Machado como testemunha para sustentar o teu discurso, ou melhor, para comprovar afirmações.

5) O espaço-ambiente é elemento importante nesse relato. A história narrada passa-se em que lugar? Como ele é caracterizado? Justifique com fragmento do texto, usar voz de autoridade.

6) O tempo é outro elemento importante de qualquer narrativa, principalmente do conto, que é uma narrativa curta, o tempo Análise nessa história. Ele cronológico é? Psicológico? Ou há uso dos dois tipos de tempo? Comprove com trechos do texto.

7) Detenha-se agora na linguagem do conto. Diálogos Repare nos: como eles são? Você seria Capaz de falar sobre o conteúdo da conversa entre Nogueira Conceição? Por que a narrativa começa com o seguinte comentário: "Nunca pude entender uma conversação senhora com uma que tive, há muitos anos [...]"?

8) Faça um levantamento dos itens seguintes formal:

a) para qualificar os adjetivos que servem Conceição;

b) os longos períodos e conto os períodos curtos fazer;

c) o tipo de pontuação de que se vale nos diálogos o autor.

Após o levantamento, responda:

• O autor exagera nas qualidades (ou defeitos) de Conceição? Que tipo de visão fica de Conceição?

• Que tipo de linguagem foi mais utilizada conto não?

• O diálogo é sugestivo?

9) Missa do galo é uma história de amor? Explique.

10) NOTA: uma tarefa final é Recolher todas as perguntas e resposta em um texto único, construindo assim uma resenha. Titule-a.



Sugestão de leitura: "Uns braços", também de Machado de Assis. (vide o texto na Integra em "Recados para o 2 ° anos - 2010")

68 comentários:

Evillyn Faria disse...

Olá Professora ..
Obrigada pelo comentario, na verdade, é muito bom aprender com a senhora!
Vamos lá... na segunda-feira continuamos as apresentaçoes dos cartazes, usando a linguagem não verbal - visual/imagens. Foi otimo, pois, conheci melhor os meus colegas, as vontades, os sonhos, as saudades e os medos. a Senhora comentou, e eu reparei que as autobiografias de alguns alunos estavam parecidas como: meu nome é... nasci em ... no hospital... Mais apesar disso eu adorei os cartazes e as autobiografias!
Já na quarta-feira, continuamos com o conto "Missa do Galo" . Adoreii o conto de verdade, não gosto muito de "historias" com final feliz acho muito bobinha.. (kkkk), a senhora nos explicou o significado de maometana (suporta a situação que lhe deu) e os significas de Entretando (porém, mas, contudo e não obstante), nos falou um pouco do romance Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, dos 2 tipos de tempo (tempo psicológico e tempo cronológico), como Machado de Assis adora usar o tempo psicológico, ele também adora chamar a atenção nos olhos, braços e mãos. O personagem pricipal, o Senhor Nogueira, quer dizer ao longo do conto que a Dona Conceição esta lhe provocando, esta lhe seduzindo (chegando perto, sentando ao lado dele, mostrando o chinelinho de alcova e etc)ele vai deixando o livro, até se esquece da missa da hora de tudo e a sua atenção vai ficando totalmente para ela, mesmo ela sendo uma mulher "simpatica" que não era nem bonita e nem feia, mas naquele dia ela estava linda, e como ele disse: ficou lindíssima!
Já na sexta-feira, não tivemos aula, pois, alguns alunos (eu ;]) foram para o Playcenter, adorei lá, pena que a Senhora não queria brincar em nada, mas, acabou tomando uma bela chuva (kk)... Pode deixa que eu não vou falar para ninguem que a Senhora quase caiu na chuva .. é segredo ! ;D

Professora é isso, não tenho duvida! E desculpa a brincadeira...

Um grande Beijo
até segunda!

Evillyn Faria 2° EM B

Anônimo disse...

Olá Professora,
Eu nao fui na segunda feira, mas, por informaçoes de amigos, retomaram a apresentação das autobriogafias visuais e textuais.
Na quarta feira, dia 24, nós terminamos de ler o conto 'Missa do Galo' de Machado de Assis. Gostei muito dele, porque é um tipo de texto que nos surpreende, que exige nosso raciocinio, nossa participaçao.A senhora nos explicou que , nas obras de Machado de Assis, o tempo cronológico predomina, assim, se predomina ele, predomina o mundo interior, o tempo do pensamento. Nesse mesmo dia, como tarefa, pediu para qe lemos o texto "Missa do Galo" só que escrito por outros autores.Estou ansiosa para isso. Já na sexta feira, nao tivemos aula, pois 40 alunos foram premiados pelo Instituto Unibanco, pelo seu esforço e dedicação,e ganharam uma viajem ao playcenter,estava muito bom la, até a senhora gostou né professora, até tomou chuva, e foi no Misterio da Monga, kkkkkkk' Espero que tenhamos mais viajens como essa, vou me esforçar pra isso . (:
Nenhuma duvida referente as aulas . Até segunda

Beijos

Letícia Cristina, 2°EMB

Camila Oliveira disse...

Olá professora!!Nessa semana nós continuamos as apresentaçoes do trabalho refente ao cartaz,que atraves das figuras coladas representam o perfil de cada integrante do grupo!!Gostei muito de realizá-lo pois pude me auto avaliar para demonstrar minha personalidade á todos da sala.Tambem lemos nossa Autobiografia..Recebendo auxilio e orientaçoes da professora!!Lemos o Conto A Missa do Galo..com a professora e admito que compreendi muito mais a sua essencia com os seus comentários e explicaçoes.Já na sexta feira nao tivemos aula devido a ida ao Play Center que a propósito foi muito legal!!Principalmente a sua história da Monga né professora??!!rsrsrs..Bju!!Estou anciosa para apresentar meu trabalho segunda!!=)...Camila 2EMB

Unknown disse...

Ola Professora *-* Estou eu aqui novamente para mais uma postagem no blog.
Bom, começamos essa semana com a continuação das apresentações dos cartazes autobiograficos em grupo, e tambem com a apresentação [individual] dos poemas autobiográficos.
Na quarta-feira, pudemos continuar o estudo do conto litarário em prosa 'Missa Do Galo' de Machado de Assis. A senhora explicou que em uma narrativa existe DOIS TEMPOS : o tempo cronológico e o tempo psicológico [tempo do pensamento] que é o mais utilizado nas narrativas de Machado de Assis.Aproveitamos tambem [Ja que no conto Missa Do Galo diz sobre o romance] para falar um pouco sobre o romance 'Os Tres Mosqueteiros' do escritor inglês Alexandre Dumas ,escrito no início do século XIX..
Ja na sexta-feira , fomos curtir um pouco no Parque Playcenter [afinal,ninguem é de ferro], pena que a senhora preferiu ficar lendo um livro, ao invés de 'brincar' um pouco xD , mas enfim.. Adorei estar la com os amigos , concerteza esse dia ficará marcado !

Até amanha ; Beijos .

Paola Cristiane - 2ºEMC

RGPLAY Studios disse...

NA SEGUNDA CONTINUAMOS A APRESENTAR OS CARTAZES, APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE OS OUTROS ALUNOS.
JÁ NA QUARTA CONTINUAMOS FALANDO SOBRE TEORIA LITERÁRIA, LENDO O CONTO "A MISSA DO GALO" DE MACHADO DE ASSIS E EXPLICANDO SOBRE ROMANCE.
NA SEXTA INFELIZMENTE FICAMOS SEM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Unknown disse...

começamos essa semana com a continuação das apresentações dos cartazes autobiograficos em grupo, e tambem com a apresentação individual de cada componente dos poemas autobiográficos.
Na quarta-feira, pudemos continuar o estudo do conto litarário em prosa 'Missa Do Galo' de Machado de Assis. com a explicação das narrativas existente que são DOIS TEMPOS : o tempo cronológico e o tempo psicológico o tempo do pensamento era o mais utilizado nas narrativas de Machado de Assis.Aproveitamos tambem ja que no conto Missa Do Galo diz sobre o romance para falar um pouco sobre o romance 'Os Tres Mosqueteiros' do escritor inglês Alexandre Dumas ,escrito no início do século XIX..
Ja na sexta-feira não estivemos aula de Lingua Portuguesa.

Unknown disse...

no inicio da semana continuamos a apresentação de cartazes e a leitura da autobiografia .
na quarta-feira continuamos a leitura do conto da missa do galo onde teve uma explicação nas palavras mais difíceis de se entender.Não acompanhei muito bem a aula pois minha copia do conto deve te caido do caderno mas já providenciei outra.
ja sexta não tivemos aula por conta do play center

Higor Lisboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Higor Lisboa disse...

olá professora
Nesta semana continuamos as apresentações dos cartazes juntamente com a autobiografia, na 4ª feira a senhora continuou falando sobre o Machado de Assis, focando mesmo no conto dele "Missa do Galo", criando para nós a imagem de Conceição, sobre o Machado, aprendi que o tempo dele é psicológico. Na sexta não tive aula pois, fomos ao playcenter. Lembrando que o vídeo feito por mim e pelo Leonardo Vinícius já está no se e-mail. Abraço.
HIGOR MENEZES RAMALHO LISBOA 2ºEMB.

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

PARECE QUE OS ALUNOS QUE POSTARAM ACIMA NÃO LERAM MINHAS RECOMENDAÇÕES PARA ESSA SEMANA: ASSISTAM AOS VÍDEOS E COMENTEM...

POR FAVOR, VOLTEM E COMPLETEM A ÁRDUA TAREFA...

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

LETÍCIA, ATENÇÃO: O TEMPO QUE PREDOMINA NAS OBRAS MACHADIANAS É PSICOLÓGICO. REVER CONCEITO.

HIGOR, JÁ RECEBI O VÍDEO, VOU APRECIÁ-LO E VOLTO ENCONTRAR COM VOCÊS.

, maynarapriscila @ disse...

com as autobiografias , conheci meus colegas um pouco mais , e com as dicas que você deu , pude aperfeiçoar um pouco a minha , a senhora falou que a autobiografia , tem que falar quem somos , e que na maioria do que o pessoal da sala fez , era mais memória , mas eu estava vendo algumas biografias , e nelas falam o que os autores fizeram , então tem memória também ? , bom já na quarta-feira terminamos de ler o conto "Missa do Galo" , de Machado de Assis , e adorei , pois não começa com "era uma vez" , e termina com " e foram felizes para sempre" , como ele vai sencualizando o relato , e inserindo pitadas de erotismo, e sexta-feira , alguns alunos foram para o playcenter como eu , e eu gostei muito , mas começou a chover e a senhora quase caiu , rs , sem contar que experimentou um monte de lanches .

Maynara Priscila 2ºEMB

aana. disse...

Olá professora.
Na semana passada continuamos os trabalhos biograficos dos cartazes e cada um lendo sua auto biografia sendo que na quarta feira terminamos a leitura do conto "missa do Galo" com anotações de detalhes.

Fique tranquila professora, quase ninguem ficou sabendo dos tombos e nem foi tão comentado Rs'
até a proxima beijos.

mm disse...

Olá Professora!
Na segunda feira continuamos com as apresentações dos cartazes onde o meu grupo foi o segundo naquele dia, na quarta feira começamos a ler o conto "Missa do Galo" de Machado de Assis,e que nessa narrativa o tempo predominante e psicológico(tempo de pensamento)e também o mundo interior,monológico interior,e na sexta não tivemos aula .

Michelle Pereira Viana n 27 2 EM C

Pâam disse...

Bom, segunda demos continuidade as apresentacoes dos cartazes usando linguagem verba-visual.To achando bem legal pois Conheci mais pessoas da minha sala .
Na quarta continuamos com a leitura do conto Missa do Galo e a senhora explicou o significado de maometana que e suportar a sitacao.
Ja na sexta nao tivemos aula pois a senhora foi ao playcenter .

Pamela Fortes Alves 2°EMC

Pâam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erick CabriTo disse...

Segunda continuamos com as apresentacoes dos cartazes utilizando linguagem verbal atraves de imagens .
na quarta nao fuipor problemas ocorrido na escola mesmo, mas ja estou ciente da materia q foi dada,
q foi a continuidade do conto Missa do Galo e alguns significados de palavras .
Sexta nao tivemos aula por motivo da senhora ter ido ao playcenter.

Erick Vinicius Dias Carneiro 2°EMB

• Bia disse...

Olá professora !
Segunda feira continuamos as apresentações das autobiografias.
Quarta a senhora estava falando sobre Machado de Assis,que em suas obras predomina o tempo psicológico onde é mostrado o monólogo interior,e por falar em Machado de Assis gostei muito do video que a senhora colocou falando sobre a vida dele, pra mim é uma lição de vida tudo o que ele passou,pois mesmo com tantas dificuldades ele conseguiu se tornar um dos maiores escritores do Mundo!
Eu achei um video muito interessante de um poema dele que eu gosto muito:''Bons Amigos'',espero que a senhora goste também ! :) http://www.youtube.com/watch?v=Ptp3mcB_eQM&feature=related
Também gostei do video ''A história das coisas'', eu sempre tive a curiosidade de saber de onde vem essas coisas que consumimos,que nos faz virar pessoas consumistas,mas todos dizem a mesma coisa:''vem da China''(kkk).E concordo com uma frase dita no final do video,precisamos nos livrar dessa ideia de usar e jogar fora,temos que aprender a reaproveitar as coisas.
Pra terminar vou falar de sexta,não tivemos aula mas fomos ao Playcenter que foi muuuuuuuuuito legal,me diverti muito.E a senhora gostou? Apesar de a senhora não ter andado em nenhum brinquedo (kkk).
Não tenho nenhuma duvida !
Beijos :)
Beatriz Stephanie 2°EMB '

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

FINALMENTE, UM ALUNO COMENTOU SOBRE OS VÍDEOS. ÓTIMO, BEATRIZ!!!!!

QUANTO AO PASSEIO, FOI MARAVILHOSO E FOI UMA AULA SOBRE CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL E HARMONIOSA.PARABÉNS PRA TODOS NÓS.

ONG disse...

Olá professora Piedade!
Mandei minha apresentação no seu e-mail, depois dá uma olhadinha.
Foi passada alguma tarefa nos dias 26 e 29 de março?
Estou acessando seu blog por uma lan house, o acesso aqui não está muito bom, não consegui visualizar as imagens...mas já consegui acessar o artigo: " a reescritura de missa do galo..."
Gabriela Resende 2° EMC

Rodrigo disse...

Olá Professora!
Na segunda-feira continuamos com as apresentações dos cartazes,usando linguagem nao verbal,tambem a autobiografia.
Na quarta-feira,continuamos com o conto a Missa do Galo.Adorei.

Rodrigo Alves Lima 2° EM B

Rodolfo disse...

Na segunda-feira continuamos as apresentações das autobiografias,na quarta-feira terminamos a leitura do conto da "Missa do Galo"
Professora achei muito interessante o video de Machado de Assis,porque fala um pouco da biografia de Machado de Assis que foi um dos maiores estritores do Brasil
Rodolfo Martins Dias 2 EM B

Dállison Kévin disse...

Boa tarde professora,

Já que é pra comentar né ...

Bom nessa semana podemos ver um pouco mais das caracteristicas de Machado de Assis ... A princípio me encantei com o estilo de escrita com que ele escrevia (com diversos recursos linguísticos e varias metáforas para exemplificar determinadas situaçoes)só posso dizer que gostei muito embora esteja anbsioso para a próxima quarta feira ...
Bom até ... prometo que dessa vez eu estarei com o conto "Missa do Galo" em mãos

Abraços
Dallison 2º EMA

Renan disse...

Segunda feira abordamos o tema da autobiografia individual seguido dos cartazes que a intenção era mostrar o individual de cada pessoa, suas caracteristicas, qualidades e defeitos, na quarta demos enfaze no conto da Missa do Galo.

Renan Torres 2ºb

, maynarapriscila @ disse...

Professora , se a senhora quiser , minha autobiografia , eu coloquei no meu blog.

leonardo disse...

Oi Professora?
Na segunda-feira, continuamos as apresentaçoes dos cartazes,foi bom pois conhecvi varios amigos apesar de todos seguerem o mesmo padrão.
Quando eu apresentei de um pouco de nervosismo na hora mas deu tudo serto.E tambem, como a senhora falou a maioria dos alunos não fizeram nos cartazes onde tinha que colocar imagens que representase "você".E todos colocaram o que "você quer ser" ou o que gosta, praticamente colocar no cartazes como "gosto".
Na quarta-feira, continuamos o conto "Missa do Galo"e a senhora pediu para todos alunos ler o conto "Missa do Galo" em outras versões de autores ´por outros escritores.
Ja na sexta-feira fomos ao PLAYCENTER onde andei em todos brinquedos e me diverti muito.Mas a senhora sem comentário porque quase caiu na chuva, e comeu em quase todas lanchonete,(kkk).
Descupa a brincadeiras.
Um abaço até quarta-feira.

Leonrdo Vinícius 2ºEMB

LEITURA: O SAGRADO DO ESSENCIAL disse...

Beatriz, vou atrás do vídeo para assistir. Parabéns pelo teu comentário: nota 10.

willian disse...

Ola professora estou aqui para mais uma postagem.
Na segunda-feira continuamos com as apresentações dos cartazes com imagens que nos representavam e com os textos autobiográficos onde pudemos conhecer melhor os colegas de classe.
Na quarta-feira nos lemos o texto "Missa do Galo" onde a sinhora nos explicou que num texto literário existe dois tempos:O tempo cronológico e o tempo psicológico,tempo de pensamento.
Na sexta-feira não tivemos aula pois fomos ao Playcenter onde foi muito divertidopois a Cidinha pulou a serca e a sinhora saiu correndo por causa da chuva.
Um abraço,e ainda vamos fazer um funk pra sinhora.

Willian,2°EMC

Fannyh' sz~ disse...

Olá Professora !

Bom,essa semana,como as outras, continuou muito interessante,mas dessa vez, podemos aprender mais, sobre como Machado de Assis,de como usa as ccaracterísticas dos seus textos, posso dizer, que essa forma textual que ele utiliza é muito interessante, dificilmente se encontra um autor, que faz textos com essa estrutura.
Mas continuando, aprendemos que Machado de Assis, ama deixar seus leitores em dúvida, colocando detalhes em seus textos, em que devemos usar nossa imaginação para criar uma conclusão dessa história. Achei isso muito Legal. ;D
Mas, não querendo paparicar, mas já paparicando a senhora, posso dizer, que além das aulas serem maravilhosas, a senhora também é uma ótima Professora, além de ser uma ótima mulher, com muitas histórias boas , não é? ;D

é isso !! ..

Até o próximo comentário.

Beijos.

Stéfany Mitie 2ºEMA

Unknown disse...

Ola professora Piedade...
Essa semana foi mais do que otima.
Na segunda meu grupo começou a apresentaçao do painel e da autobiografia, nao deu pra terminar mas valeu...
Quarta-feira estudamos e entedemos um pouco mais sobre o conto de Machado de Assis e pelo conto juntamente com sua explicaçao coseguimos entender sobre tempo cronologico e tudo mais
Ja na sexta...nem me falee...foi o melhor dia da semana.Tivemos uma aula ao ar livre (PLAY CENTER)
Brincamos ate a chuva nos obrigar a parar e a hora tbm neh ?! (alias q chuva neh prof ?)
Foi muito bom so espero ter mais veses
Bjoss
JESSICA CAROLINA 2° EM-C

ONG disse...

Professora! Não se esqueça de que eu quero ser monitora!Se caso tiver novidades, me avise, por favor.
Gabriela Resende 2ºEMC

Jú. disse...

Então professora, essa semana, na segunda-feira meu grupo apresentou a autobiografia e o cartaz,eu gostei bastante. Já na quarta-feira eu faltei a aula, mais já peguei o conteudo dado. Na sexta infelizmente não tivemos aula.É isso!

Juliana de Miranda Silva 2° EMC

Gaby disse...

Ola Professora
nessa semana as aulas foram meio que light...rsrs
na segunda-feira...meu grupo foi apresentar o cartaz e a autobiografia ,tivemos alguns erros mais espero que nos proximos trabalhos eu superi , esse trabalho foi muito legal. Fiquei feliz com os seus elogios a mim, e espero não te decepcionar...
na quarta-feira a senhora falou sobre o estilo das narrativas machadinas...

tchau, Beijos

Gabriela Silveira 2ºem C

Gabriela Moraes disse...

Olá Professora !
Bom , na segunda terminamos ou boa parte dos grupos que faltavam a se apresenta , a autobiografia e o cartaz , pude fala um pouco de mim , e conheçer boa parte da sala , alias não eram todos que estudavam comigo o ano passado , mais foi uma aula muito interessante e bem aproveitada ! Já quarta - feira ( no caso hoje )terminamos o conto de Machado de Assis " Missa do Galo " fizemos anotações sobre partes interessantes . Gostei do conto sim , pois ele me interessou , só no final que não foi muito agradavel ( eu achei kk )
Ter aula com a senhora é como se você vivesse boa parte dos contos que a senhora fala , e eu pelo menos intendo sim , suas explicações e anotações rs !
Na sexta , eu nos não tivemos aula , pois fui pro play center , apezar de eu não ter anadando em quase nenhum binquedo ,porqe eu tenho medo , e a senhora pareçe que tbm ficou so observando kk :] '
A eu vi, as perguntas como a senhora falou de manha , vo começa a fazer , se eu tiver alguma duvida , eu a procuro !
Os videos que você deicho para ver , eu nao consegui visualizar no meu computador , vo procura sabe o que ta acontecendo e depois eu faço um comentarios sobre eles . O poema , to terminando e mando no seu e-mail , essa semana eu acho .

Professora , eu não tenho nenhuma duvida ate agora !

Um abraço ,
Gabriela Moraes 2 EMA

Júlia Cardoso disse...

Arcabouço

Alicerce de minha alma
sinto-me crua,
onde estará o meu eu...
Completo.
Imperfeições me rodeiam
e eu ainda busco em mim.
Sobrecarrego-me do eu,
seu eu.
A que posso ser
se meu ego, supre minha alma
só do que vejo.
E ainda crua, o que vejo de você
eu ainda busco em mim.



Esse poema retrata a minha autobiografia de uma pessoa em construção de sua personalidade, onde ela se baseia em outras pessoas para fazer-se delas, mais ela se surpreende ao não encontar os outros nela.Isto é, depende da leitura e da interpretação individual de cada leitor. O título abarca todo o tema do poema, pois "Arcabouço" significa um processo de construção, um delineamento inicial. Bom, este é o meu poema, espero que gostem.

Júlia Cardoso disse...

Arcαbouço

alicerce de minha alma
sinto-me crua,
onde estará o meu eu...
Completo.
Imperfeições me rodeiam
e eu ainda busco em mim.
Sobrecarrego-me do eu,
seu eu.
A que posso ser
se meu ego, supre minha alma
só do que vejo.
E ainda crua, o que vejo de você
eu ainda busco em mim.



Esse poema retrata a autobiografia de uma pessoa em construção de sua personalidade, onde ela se baseia em outras pessoas para fazer-se delas, mais ela se surpreende ao não encontar os outros nela.Isto é, depende da leitura e da interpretação individual de cada leitor. O título abarca todo o tema do poema, pois "Arcabouço" significa um processo de construção, um delineamento inicial. Bom, este é o meu poema, espero que gostem

allanskay disse...

Bom professora essa semana foi muito importante.Porque tinha ficado com umas duvidas sobre a MISSA DO GALO.
Mas com a boa aula que tivemos na quarta feira.Deu para entender tudo sobre a MISSA DO GALO.
Eu vi os videos.E me surpreendi quando falou que Machado de Assis.Nasceu muito pobre sofria preconceitos por ser gago, e sofrer de ataque epiletico.Mas teve muita força de vontade de seguir em frente na vida e se tornou o maior escritor brasileiro.

Professora estou apresentando umas duvidas no texto.Memórias de um sargento de milícias.Não consegui entender quase nada.E praticamente não respondi as questões

Allan Squizatto (2°EMA)

Unknown disse...

Oi Professora.
Bom essa semana,trabalhamos com Machado de Assis,com o conto Missa do Galo,a leitura da senhora feita em classe,pode tirar algumas duvidas,pelo fato de Machado de Assis complicar um pouco as coisas no ponto de vista meu,gostei muito da leitura dele em classe,pude intender bem melhor,um conto muito bom também.

Não estou tendo nenhuma dúvida,e é isso.

Amanda Paiva 2º EM-A

caique gdf disse...

oi professora
É finalmente terminamos a novela missa do galo né professora pô eu jà estava quase tendo a imagem de Conceição em minha casa:)
Mas eai professora qual vai ser o prossimo conto ?

- Ana disse...

Olá professora, bom gostei muito das aulas da semana passada e dessa.
Semana passada nós continuamos com as apresentações que por sinal a maioria foi igual pois, o povo meio que não entendeu que era pra colocar quem eles eram e não o que queriam ganhar ou o que gostavam.
Nas outras aulas começamos a ler e comentar sobre a obra machadiana "Missa do Galo", vimos os recursos lingüísticos utilizados por ele para nos mostrar o romance que acontecia entre Conceiçao e Nogueira.
Na sexta nós fomos para o Play center e tomamos uma chuva daquelas
né?
Mas o passeio foi muito divertido, mesmo com chuva.
Nessa semana nós continuamos com as apresentações e vimos mais sobre o conto " Missa do Galo " de Machado de Assis a senhora tirou nossas dúvidas, e vimos como acabou o conto, que continha muitas metáforas como a famosa ida ao teatro do marido de Conceição em plena noite de Natal, que seria a saída dele para ir trair a mulher enquanto ela vivia numa longa conversa com Nogueira que morria de amores por ela no meio dessa conversa.Eu gostei muito desse conto, e vou procurar ler outros contos machadianos.
Ana Rúbia 2ºEMA

Tales disse...

Tales Wiliam:2° EMC

Bom essa semana, na segunda terminamos as apresentaçoes dos cartazes e dos textos autobiograficos, com o grupo do Lucas Prudenciano.
No mesmo dia foi registrado sobre as tarefas do livro didático.
Ja na quarta nos terminamos a leitura e compreensao do conto "Missa do Galo", de Machado de Assis.Onde pudemos ver o jogo de seduçao de dona conceiçao para sr Nogueira (mas se pode duvidar desse jogo de seduçao pois o texto esta em 1° pessoa).
E na sexta foi o feriado.
OBS:nao consegui assistir os videos cima, por isso nao comentei sobre tal.

willian disse...

Ola professora,estou aqui para mais um comentáriosobre as aulas.
Na segunda-feira fizemo a apresentação dos cartazes onde o grupo em que eu estava,se apresentou.
Na quarta-feira ter,inamos a leitura do texto "Missa do Galo"
de Machado de Assis onde destacamos partes onde se encotra momentos de sedução,tempo cronológico,pausas e etc.E nesse texto o autor usou a 1°pessoa.
E sexta-feira foi feriado.

Willian,2°EMC

leonardo disse...

Olá professora...
Na segunda as apresentações da autobiografia,apresentação dos cartazes.E tambem a senhora passou tarefa do livro de dático para entregar no dia 05/04/2010.
Ja na quarta feira nos asistimos um video de machado de Assis que eu gostei muito, apesar de ser seu técnico para montar o data chou, mas veleu apena(kkkkk).
Na sexta não teve aula, porque foi feriado.
Um abaço.

Leonardo Vinícius 2ºEMB

- Tia Funny. e_ê disse...

Oi professora ,:D
como a senhora citou na segunda feira tivemos a apresentação das autobiografias foi aonde a senhora nos chamou a atenção mais uma vez que estavamos dando muito valor para o TER e para o GOSTAR e SER é diferente de ter e gostar de , logo vi o video "a historia das coisas" que a senhora postou e percebi como nós somos consumistas e convencíveis pensamos em tudo de material e prejudicamos cada vez mais ao meio ambiente e até a nos mesmos achei o video bem interessante pois ele diz como começou quem começou o que ele esta fazendo e quais são e quais serão suas consequencias, foi muito bom pra parar e pensar no que estamos fazendo com o nosso planeta '-'.
Na quarta feira continuamos a leitura da narrativa de Machado de Assis vendo como ele descrevia a personagem como ele formava exatamente a imagem na cabeça do leitor.
Ja na sexta não tivemos aula pois fomos ao playcenter 9sim eu também *-* ) nos divertimos bastantes cantamos dormimos e recebemos pastas na cara , pelo menos eu e_ê.

Mariana Morena 2EM B

Abilene disse...

Olá professora.
Na segunda-feira eu faltei.Mas a tarefa do livro, para amanhã eu já fiz.Na quarta-feira terminamos de ler o conto "Missa do Galo".E a senhora passou uma tarefa sobre o conto!

Obrigada

Abilene Melissa de Abreu 2°EM A

ONG disse...

Professora, hoje consegui assistir o video que mostra todo o percurso da matéria. É incrivel como o ser humano consegue destruir o próprio ambiente em que vive, mas alguns contribuem por falta de opção, é o caso do homem que vive onde tinha tudo que era necessário para a sobrevivência, ou seja; a floresta. São retirados esses bens dele e para a sobrevivência e devido a falta de opção vai trabalhar em fábricas.

São tantos aspectos importantes tratados nesse vídeo que, se for para comentar tudo, acho que não caberia, mas resumindo, de forma geral. O homem contribui para a poluição do meio em que vive até mesmo de forma indireta e por meio de mídias. Dizem que devemos comprar até mesmo quando não precisamos, para sermos bem aceitos na sociedade.
Uma solução para todo esse consumo é a reutilização, reciclagem.
O video retrata a realidade em que vivemos, uma sociedade consumista que contribui até mesmo de forma indireta e por meio de influências.

Unknown disse...

Bom passei pra vizualizar o blog e vi comentário da senhora.. :

'PARECE QUE OS ALUNOS QUE POSTARAM ACIMA NÃO LERAM MINHAS RECOMENDAÇÕES PARA ESSA SEMANA: ASSISTAM AOS VÍDEOS E COMENTEM...

POR FAVOR, VOLTEM E COMPLETEM A ÁRDUA TAREFA...'

Então passei para completar meu comentário, pois havia esquecido de comentar sobre os vídeos postados no blog. Peço desculpas! Enfim... achei os vídeos bem interessantes, pois de maneira geral, mesmo que nao nós nao percebemos,sempre estamos aprendendo algo novo. Ainda mais quando vemos uma 'lição de vida' como a de Machado de Assis, que mesmo apesar de muitas dificuldades , superou-se , deu a volta por cima e hoje é um dos maiores escritores do Brasil e do mundo. Em seguida vi o vídeo 'A história das coisas' e pude ver como o nosso mundo vem sendo destruído a cada instante, por nós mesmos.Infelizmente o vídeo retrata a realidade que estamos vivendo e que iremos viver se continuar assim,mais de forma cada vez pior! É bem triste..
Aproveitando o meu comentário, ja vou falar um pouco sobre as aulas dessa semana... Finalmente na segunda-feira, conseguimos finalizar as apresentações dos cartazes autobiográficos, utilizando a linguagem nao-verbal e os textos em prosa e versos.
Na quarta-feira pudemos finalizamos parcialmente o estudo do conto 'Missa do Galo' , pois tivemos alguns exercícios a serem resolvidos a respeito das explicações e leitura ; tiramos dúvidas e pudemos até imaginar as imagens do conto em nossas mentes.
Na sexta-feira nao tivemos aula por conta do feriado.. E então é isso !

Até amanha & Ótimo Páscoa (:

Paola Cristiane - 2ºEMC

Anônimo disse...

Olá professora, essa semana as aulas foram sobre o conto "missa do galo" que voce nos disse para fazer as questoes que estao no blog e a continuçao das apresentaçoes dos trabalhos em grupo com leituras das biografias (que meu grupo ainda nao apresentou).
Então, eu fiz as questoes(que nao estavam muito fáceis rs) referentes ao conto e ja montei a resenha. Segunda eu entrego (; bjoos, Feliz Páscoa :D

Erick CabriTo disse...

Professora nao estou conseguindo fazer o exercicio da pagina 233 do livro didatico.
nao to sabendo fazer pois nao sei o q e escala gradativa crescente .=/

Poderia me explicar pf?

Erick Vinicius Dias Carneiro 2°B

Anônimo disse...

ahh, professora esqueci de dizer qe sou eu no comentario ai nao consegui fazer de novo ;/ rs Stefany 2°EMB

RGPLAY Studios disse...

Estamos aqui mais uma semana.
Na segunda a professora nos passou os exercícios do livro didático e, o meu grupo apresentou o trabalho do cartaz e, assim finalizamos, mas não entendo professora aquela euforia quando eu acabei.
Já na quarta acabamos de criar a imagem da mulher conhecida como Conceição do conto "Missa do galo" e a professora nos passou o recado de haver um xerox sobre o texto. até amanhã
Roger 2ºc

Higor Lisboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Higor Lisboa disse...

oi professora,
Na 2ª continuamos as apresentações dos cartazes com o objetivo de mostrar quem era o grupo mais que saiu o que cada um ou cada grupo gostava , queria ter, mais em fim apresentamos mesmo assim, a senhora passou tarefa do livro didático(não entendi muito, não ficou claro, a pergunta do livro que falava pra citar o climax, desfecho... de um conto, romance... ai fiz uma resenha pois, num sabia se era pra fazer cada item separadamente. Também a questão da escala gradativa crecente). Na 4ª nós assistimos um vídeo falando do Machado de Assis, e depois do primeiro contato com o vídeo a senhora colocou o vídeo de novo (embora não tenhe dado tempo de passar todo) para que tentassemos pegar a resposta de algumas "perguntas" que a senhora nos passou. Na 6ª por conta do feriado não tivemos aula. Abraço até amanhã.

HIGOR MENEZES RAMALHO LISBOA 2ºEMB.

Unknown disse...

olá professora
na segunda feira meu grupo apresento o trabalho do cartaz e lemos a autobiografia em prosa.no mesmo dia ainda a senhora passou uma tarefa do livro didático em que tive muitas duvidas na hora de faze-las.
na quarta fiquei fora da sala por causa dos motivos que você já sabe e pesso desculpas a você por isso.
reconheço meu erro



lucas p 2emc

Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo disse...

Ola professora
Bom a aula de segunda feira foi a finalização das apresentações dos cartazes , já na quarta feira assistimos o vídeo ‘ Machado de Assis: Um mestre na periferia ‘ foi interessante, assistimos mais de uma vez, para podermos entender o que aquele vídeo queria nos passar sobre a vida de Machado de Assis, e que vida ele teve, começou sua carreira cedo, e se tornou um dos maiores escritores da literatura brasileira.
Bom as aulas estão claras para mim, não possuo duvidas
obrigado

Paulo Henrique 2º EMB

Pâam disse...

Bom, segunda demos continuidade nas apresentacoes dos cartazes e biografias dos alunos.
Ja na quarta vimos o video de Machado de Assis " Um mestre na periferia " ,que mostra sua vida com muita dificuldade mas com muita luta e força de vontade deu a volta por cima e conquistou seu espaço como um dos melhores escritores.

Pamela Fortes Alves 2ºEMC
Bom e isso.

Erick CabriTo disse...

Na segunda continuamos com as apresentacoes dos cartazes e biografias.
Na quarta vimos o video Um mestre na periferia de Machado de Assis, onde relato sua trajetoria de vida mostrando sua dedicacao pelo que queria fazer de sua vida. Por ter muita força de vontade conseguiu alcancar seu objetivo e se tornar um dos maiores escritos.
E isso .


Erick Vinicius Dias Carneiro 2°EMB

Unknown disse...

Assistimops videos sobre a historia d machado d assis e teve o inicio do estudo com livro didatico (eu num ternho livro didatico eu num posso pega o menino q eu fiz dupla ano passado sumiu do mapa)me disseram q c eu doar livros meus para a biblioteca eu posso pega livro d novu e vdd?eu tenhu uns livro la e eu posso dar pra bibliotca!

Jú. disse...

olá professora!
acabei de assistir os vídeos, e achei bem legal o vídeo "Machado de Assis, um mestre na periferia", pois fiquei sabendo mais sobre a vida de Machado de Assis, um homem que apesar de muitas dificuldades, deu a volta por cima e hoje é um dos maiores escritores do mundo.
Assisti também o video "A história das coisas", e vi como nosso mundo está sendo destruido com a contribuição do homem. Infelizmente essa é a realidade, muitas pessoas, até mesmo por meio de influências, contribuem para que o nosso mundo acabe cada vez mais!
Existem bastantes aspéctos importantes nesse video, é bem legal e interessante!

Juliana de Miranda Silva 2° EM C

Unknown disse...

Bom, essa semana começamos com a terminação da apresentação dos cartazes de alguns que não fizeram, e depois a apresentação (individual) dos textos autobiográficos. Na quarta terminamos de ler o conto "Missa do Galo" e também foi explicado sobre o romance. Na sexta nós não tivemos aula.

Marcos Paulo de Campos

2° EMC

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mm disse...

Olá Professora!

Na segunda feira demos continuidade as apresentações da autobiografia,na quarta feira terminamos a leitura do conto "Missa do Galo" e também explicou o que era romance e na sexta não tivemos aula.

Michelle Pereira Viana nº27 2ºEM C

Lukas Pinheiro disse...

Olá professora
primeiramente pesso disculpas por nao ter comentado neste final de semana pois meu computador estava em manuntenção !
Bom as aulas dessa semana tivemos a continuação da apresentação dos cartazes autobiograficos em grupo
Na quarta continuamos falando sobre teoria literária com o conto "missa do galo"
e na sexta infelismente não tivemos aula

lucas pinheiro 2EMC

Unknown disse...

Oi Professora,
Então, na segunda-feira teve a continuação das apresentações em grupo sobre a biografia, na quata-feira a senhora terminou de ler o condo "Missa do Galo" e deu algumas explicações e na sexta não tivemos aula, infelizmente!
As aulas estão sendo bastante produtivas, pois estamos aprendendo tudo aquilo que não vimos no 1ºEM. Mas também está sendo bastante pesado ao todo, pois está tendo muitas tarefas e trabalhos, acaba carregando muito, estou fazendo de tudo para dar conta daquilo que a senhora e também os outros professores estão pedindo.
Boa madrugada, pois tenho quase certeza de que a senhora está lendo isso agora que deve ser entre 2:00 e 4:00 horas da manhã, rs

Rebeka Rico Rosa, 2ºEMC

Hadhawhana Hevilyn ( Dadal) disse...

Fiquei com algumas duvidas sobre o conto. Porém, vou esclarecer contigo depois.
Beijos

xDrih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xDrih disse...

Olá
na semana dos dias 22/03 a 26/03, ficou mais clara a presença do TER, e não do SER nos cartazes. O vídeo da histórias das coisas mostra qe em tudo é necessário pessoas, e antes do 'ter coisas' temos que pensar nas pessoas envolvidas nesses processos.
Quarta feira, o conto 'Missa do Galo' foi o tema principal, nele pude rever sinônimos de Entretanto e algumas das características Machadianas, tais como o Tempo psicológico predominante e o uso do adultério.
Vendo os vídeos pude perceber a tamanha importância de Machado de Assis para a literatura, pela sua grande contribuição cultural, além da demonstração de perseverança de um rapaz que morava na favela se tornar um dos maiores e melhores autores de sua geração até hoje.
Sexta fomos ao PlayCenter, foi uma pena chover ;/
;*